terça-feira, abril 12, 2011

Comunicado IDRAM: Piscina Olímpica da Penteada a 24ºC

Por motivos de gestão financeira, vimos pelo presente informar V. Ex.ª que a temperatura da água da piscina de 50 metros do Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal irá, a partir do próximo dia 12 do corrente mês, encontrar-se a 24º C.

Apesar desta redução, a temperatura da água irá manter-se dentro dos valores preconizados pela Directiva CNQ 23/93, que define no Capítulo 10 – Requisitos Térmicos e de Ventilação, para os tanques desportivos, uma temperatura entre os 24º e os 26º C.

As últimas duas análises à água da piscina atrás mencionada, efectuadas pelo Laboratório Regional de Saúde Pública, revelaram-se impróprias para os fins a que se destina.

Tendo estes Serviços conhecimento que, muitos atletas dos Vossos filiados que utilizam diariamente esta piscina não passam pelo duche antes de iniciar o treino e que alguns trocam de roupa no deque, em vez de utilizarem os balneários para esse efeito, solicitamos a V. Ex.ª que nos informem quais os procedimentos que pretendem adoptar para corrigir estas frequentes irregularidades, que prejudicam a manutenção da qualidade da água, em prejuízo directo para os próprios.

Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira, IP-RAM
Secretaria Regional de Educação e Cultura
Direcção de Serviços de Gestão das Infra-Estruturas Desportivas

Etiquetas:

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Interessante comunicado.

24ºC para alguns nadadores vai ser complicado, mas mesmo assim para treino não é mau, agora para quem vai em lazer...
Concordo que por uma questão de exemplo e visibilidade os nadadores não devem vestir-se no cais da piscina, concordo plenamente que sejam obrigados a tomar duche como qualquer outro utente e devem mesmo dar o exemplo. O que é incompreensivel neste comunicado é que deixe a entender que a responsabilidade das analises negativas a água seja dos nadadores. Se os nadadores entram para agua sem tomar duche é porque a instalação não tem essa obrigatoriedade definada nas normas e regulamentos ou porque não os faz cumprir e depois vamos lá ser sinceros, os nadadores que estão todos os dias na água, as vezes até mais do que uma mais vez por dia, não serão concerteza eles que vão contaminar 2000 m cubicos de agua que são necessários para encher uma piscina de 50 metros.
Mais, se os nadadores não são obrigados a cumprir regras (que nem sei se existem) é obvio que os restantes utentes também não devem ser obrigados, mas é sempre mais facil culpar terceiros.
Resumindo, tomem duche, usem balneários (pelo menos nos treinos), estabelecem regras e façam-nas cumprir de forma coerente.
É importante que cada um assuma as suas responsabilidades. Os procedimentos devem ser tomados e implementados pela entidade gestora e não pelos utilizadores, penso que isso é obvio.

terça-feira, abril 12, 2011 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Assisto a alguns treinos e realmente verifico que muitos atletas não passam no duche; tiram a touca dentro de água e sacodem os cabelos; vão aos balneários descalços e voltam para dentro de água com os pés sujos.Também verifico que alguns treinadores entram e saem do recinto das piscinas para o exterior e não resguardam o calçado que é usado sem protecção; existem atletas que entram pelas portas laterais directamente para a piscina onde trocam de roupa e entram na água.
São atitudes a corrigir e os treinadores é que deveriam estar mais atentos e dar o exemplo.

terça-feira, abril 12, 2011 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com os dois comentários das 10.49 e 11.24 pergunto: onde está o responsável pela piscina para controlar todas essas situações? É mais fácil culpar alguém do que estabelecer responsabilidades a determinadas pessoas? Será que os responsáveis dos clubes foram alertados para este problema?

De qualquer forma, os nadadores terão de mudar de hábitos.

Deixo algumas questões:
- Ir descalço ao balneário para o xixizinho tem algum mal?normalmente nem se entra na parte dos vestuários e caso a piscina tivesse limpeza este problema não teria (tanta) importância
- Pessoal que vai por lazer entrar na água com calção de praia sem trocar a roupa interior também não é de rever?
- Pessoal que vai por lazer e usa touca de licra não tem tanta importância para a qualidade da água do que os atletas tirarem a touca para refrescar a cabeça depois do treino?
- Pessoal da manutenção/limpeza e alguns profs, que andam sempre de chinelos ou protecções, vão várias vezes a zonas onde se pode andar com calçado normal e depois regressam para a piscina. Isto também não implica graves resultados na qualidade da água?

Esta questão não é tão linear para ser resolvida com o pressuposto de que os nadadores é que têm culpa. E estas questões que levantei repetem-se em todo o País.

terça-feira, abril 12, 2011 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quanto a mim deveriam baixar ainda mais a temperatura da água e depois faziam um recinto de patinagem no gelo.
Quanto às razões acima apresentadas concordo plenamente e acho que os responsáveis deveriam ser isentos e não dizer para uns irem tomar duche ou tirar os ténis e quando questionados o porquê de outros não o fazerem dizerem que eles podem.IGUALDADE PARA TODOS

terça-feira, abril 12, 2011 1:28:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

"As últimas duas análises à água da piscina atrás mencionada, efectuadas pelo Laboratório Regional de Saúde Pública, revelaram-se impróprias para os fins a que se destina"- Incrivel este fim de semana o torneio de simultaneas envolveu, centenas de crianças que arriscaram alergias etc... e bastaria um pouco de disciplina
LA

terça-feira, abril 12, 2011 2:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

treinar a 24 º é de morrer a rir, estou a ver que o nadadores vão começar a treinar no mar, pois a temperatura deve é parecida (18º).

e ir a casa de banho e voltar deve sujar imenso os pés qualquer dia temos de limpá-los com alcool antes de entrarmos na piscina.

Quanto as regras de higiene acho bem que sejam cumpridas, mas se não há qq supervisão dos funcionários nem dos responsaveis do recinto, como é que conseguem controlar?

Esta situação é claramente surreal

terça-feira, abril 12, 2011 3:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem pode me explicar em que é que se vestir no deck da piscina contamina agua?

terça-feira, abril 12, 2011 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

24 é frio, mas comparar com 18 é absurdo.
Às tantas as centenas de crianças que tiveram no festival é que podem ter causado a analise negativa.
Vestir é nos balneários (pelo menos nos dias de abertura ao publico), obviamente que tens razão quando dizes que isso não contribui para as analises negativas.
Se a qualidade do tratamento da agua for igual ao do controlo do cumprimento das regras, está explicado o motivo das analises fantasticas...

terça-feira, abril 12, 2011 4:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

surreal é obrigarem os nadadores a tomar duche antes de entrar na agua e a agua do duche estar sem aquecimento!!

terça-feira, abril 12, 2011 5:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O facto de se despir no deck da piscina tem influência já que de repente os agentes patogénicos ganharam asas e deste modo conseguem voar até à piscina! Ridícula essa justificação do IDRAM!

terça-feira, abril 12, 2011 5:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora os treinadores têm de passar a dar treinos de fato-de-banho já que esses nem a roupa se tiram no deck da piscina e a contaminação nesse caso é ainda mais grave!!! lol

terça-feira, abril 12, 2011 5:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

grande M!!

terça-feira, abril 12, 2011 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Têm uma piscina coberta de 50m paga com o dinheiro dos portugueses contribuintes e estão preocupados com a temperatura da água?? Quantos distritos em Portugal dispõem de piscina olímpica coberta??
Haverá alguém a achar isto razoável??

quarta-feira, abril 13, 2011 12:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dá para entregar a Madeira ao FMI para pagamento da divida soberana, Tipo permuta de imóvel?

quarta-feira, abril 13, 2011 9:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É triste a mentalidade desta gente.
Deviam era agradecer as condições das instalações e tentar preserva-las a todo o custo.
POBRES DE ESPIRITO.

quarta-feira, abril 13, 2011 9:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Capítulo 10 – Requisitos Térmicos e de Ventilação, para os tanques desportivos, uma temperatura entre os 24º e os 26º C."

Isto inclui a temperatura da água ou só a do ar? Pergunto por referirem "ventilação".

quarta-feira, abril 13, 2011 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Encontrei agora:
http://www.apppages.com/DIRECTIVA_CNQ23_93.pdf

Refere-se à temperatura da água, sim, mas resta saber se isto é um tanque desportivo ou de recreio, ou ambos.

"- Tanques desportivos, em geral: 24° a 26° C
- Tanques de aprendizagem e recreio: 26° a 28° C"

Caso seja considerado tanque de recreio a temperatura que se refere no comunicado não está conforme a directiva.

quarta-feira, abril 13, 2011 1:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

têm de criar uma unidade de isolamento para os contaminados

quarta-feira, abril 13, 2011 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VAMOS FECHAR AS PISCINAS A CADEADO!!

quarta-feira, abril 13, 2011 1:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos estes comentários são tipicos de tugas.

Nos países com sentido de responsabilidade, existem regras para preservar a qualidade da prática, são compreendidas por todos. E respeitadas.

Aqui exigesse um policia para fazer respeitar as regras de bom senso, questionasse as regras, defende-se quem as quebra.

E pronto a culpa morre solteira, e continuamos a fazer ....

não será possível entender que o duche é essencial para retirar restos de shampoo, de poluição das ruas, cabelos que podem cair na piscina e entupir filtros.

E que a roupa e sapatos da rua têm bactérias que podem afectar a qualidade do pavimento e da atmosfera?

E que temos que ser todos responsáveis a cumprir para termos qualidade?

E como se sabe que existe sempre um tuga daqueles... que é necessário infelizmente te um controle das regras por alguém responsável

quarta-feira, abril 13, 2011 7:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não se trata de um policia para fazer cumprir regras, mas não se pode é responsabilizar utilizadores se ninguém sensibiliza, ou obriga caso a sensibilização falhe, a cumprir regras.
Sim as pessoas deveriam ser levadas a cumprir, mas é um processo que tem que ser planeado e não é com este tipo de comunicados ridiculos que se vai lá.

IDRAM tem responsabilidades directas, tem que fazer cumprir as normas, mas esta conversa podia levar-nos bem mais longe.

quinta-feira, abril 14, 2011 11:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que discutir o modo como os Nadadores se comportam é indiferente nesta situação... aliás o artigo começa com "Por motivos de gestão financeira" o problema é que andam as Cameras a cortar gastos, e especialmente nas Piscinas... nunca vi tanta piscina com problemas de Água como agora... Os politicos estão pouco a lixar para a Natação e para o Desporto "Amador"... Outro exemplo Piscina Municipal Caldas Rainha em Janeiro fechou 3 semanas !!! Esta semana está novamente fechada até data incerta... acontece que as Cameras Municipais receberam fundos europeus para a Construção de Piscinas, toda a Camera tem agora uma Piscina, toda a Freguesia... acontece que esses equipamentos tem custos, mas nisso não se preocuparam... Agradecemos por terem criado esses equipamentos, mas queremos agradecer tambem por conseguirem realizar manutenção necessária, para que possam estar abertas... Este problema não é de Comportamento dos Nadadores / Treinadores mas sim do Comportamento das pessoas responsáveis pelos Equipamentos... falta de €€€

quinta-feira, abril 14, 2011 11:47:00 da manhã  
Anonymous Paulo Gomes said...

Realmente seria ideal que se cumprissem as regras mais básicas das piscinas, nomeadamente o duche antes e a não retirada da touca antes de sair da água. Não acredito que seja por aí que as análises da água deram no que deram. Também não vejo atletas a entrarem na piscina com outro calçado, eles às vezes mudam de roupa na lateral da piscina, mas entram sempre descalços. E as análises foram da piscina de 50m, não da piscina onde se realizou o Festival Simultâneas!
O IDRAM não tem dinheiro para atletas, mas paga a tanta gente que lá está por favor. Querem que os atletas tomem duche de água gelada, já não aquecem o tanque de saltos há meses sem fim, não metem papel nas casas de banho, enfim uma data de situações que se devem à falência do sistema. Basta ver que a maioria das piscinas da Região está fechada por falta de dinheiro para a manutenção, das proprias piscinas e para pagamento do gás para aquecimento.
E para o anónimo que sugeriu entregar a Madeira para pagar dívida do país, estou de acordo com a ideia, mas poderíamos entregar os Açores, a Amadora, Leiria ou qualquer outro sítio do território português, começando pelo Terreiro do Paço e zona envolvente, até ao Palácio de S. Bento e pasteis de Belém.

quinta-feira, abril 14, 2011 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ou então entregar a MAdeira a Alemanha ou aos Estados Unidos...

quinta-feira, abril 14, 2011 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

carissimos o pais já foi entregue ao estranjeiro, FMI diz-vos alguma coisa.

falar da madeira, como bode espiatório de todas as aldrabices que existem é ridiculo, é para crianças vitimas de media.

abram os olhos antes que seja tarde demais.

quinta-feira, abril 14, 2011 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Urgente serem feitas novas analises a Penteada para transmitir confiança aos nadadores

sexta-feira, abril 15, 2011 9:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não tem sentido culpar os nadadores pela situação da água imprópria.
O número de utilizadores daquela piscina é mínimo, até ridículo. Resume-se, quase, às equipas de competição do Naval, Nacional e Marítimo: pouco mais de uma centena de nadadores.
De nenhuma forma, os utilizadores poderão ser a causa da água imprópria.
Quanto à água a 24º é ridículo se gastar 30 milhões numa instalação e torna-la ineficiente para o fim a que se destina: é mesmo só para os treinos das equipas principais.
A poupança energética entre manter a piscina a 24º ou a 26º é zero ou perto disso. O gás poupado não deve chegar a 1% do total consumido.
O grande custo é no aquecimento da água de rede até aquelas temperaturas, a piscina de 25, os duches, o aquecimento do ambiente.

quarta-feira, abril 20, 2011 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se a água esta imprópria não será possivelmente culpa só dos utilizadores.
Há produtos para tratamento que não estão a ser utilizados.
Para poupar põe-se em risco a saúde das pessoas. Só visto.

sexta-feira, abril 29, 2011 9:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No final dos anos 80 inicio dos 90 nadei na madeira com água muito fria (matur). A temperatura rondava os 17ºc era terrível…
Sou da opinião que 24 º c não é a temperatura ideal para nadar, por acaso quando nadava regularmente gostava de realizar os treinos (bi - diários) com valores muito próximos.
Mas nestas coisas tem de existir bom senso e inteligência para contornar o problema.

domingo, maio 01, 2011 11:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não percebo como é que o Estado dá benefícios fiscais a particulares e empresas para incentivar a utilização de energias renováveis e depois num complexo novo não colocam uns paineis solares para aquecimento de água... é do mais básico... estou certo que a poupança de gás em 6 meses pagava o investimento, além de que não seria necessário pôr o pessoal a passar frio :-s

segunda-feira, agosto 08, 2011 6:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home