Meeting do Porto: Ataque aos mínimos para os Mundiais

A prova portuense, apresentada hoje em conferência de Imprensa, vai contar com a participação de 398 atletas (224 masculinos e 174 femininos) em representação de 50 equipas provenientes de Espanha, Itália, França, Suíça, Dinamarca, Kuwait e Portugal.
“Apesar da conjuntura atual, temos mais 70 participantes do que no ano passado”, afirmou Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte Portugal, que realçou a “longevidade e qualidade da prova” e a possibilidade de, no próximo ano, alargar a competição “para três dias”. “Se fossemos aceitar todas as inscrições, dois dias é muito pouco”, acrescentou o líder associativo.
Entre os portugueses, destaque principal para a presença da olímpica Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), recordista nacional de todas as distâncias de mariposa e já com «passaporte» para os Mundiais de Xangai.
No setor feminino, Nádia Vieira (Gesloures), pré-selecionada para esta última competição, é outra das figuras no Meeting do Porto, tais como Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), com mínimos para os Mundiais de juniores de Lima, e Marta Marinho (FC Porto/Dolce Vita), recordista nos 50 e 100 costas que procura um lugar nos Campeonatos do Mundo de Xangai.
No setor masculino, Paulo Santos e João Carvalho (FC Porto/Dolce Vita), Adriano Niz e Jorge Maia (Famalicão), Alexis Santos e Gustavo Santa (Sporting), César Faria (Bairros dos Anjos/Mr. Pizza), e Fábio Pereira (Fluvial Vilacondense) são alguns dos nomes portugueses mais cotados em competição.
Do lote de estrangeiros, a equipa da Lombardia, vencedora das últimas edições, apresenta-se para atacar de novo o triunfo coletivo com os recordistas do meeting Alberto Catalano, Davide Cova, Elisa Apostoli e Stefano Iacobone. A Itália é ainda representada pelo Grupo Sportivo Modena e o Rane Rosse Aqvasport.
O Comite Ile de France de Natation, Team Grand Ouest e Stade Francais Natation são as equipas francesas em competição. Esta última tem como principal referência o senegalês Malick Fall, que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim e foi medalha de prata nos 50 bruços e de bronze nos 100 bruços durante os Campeonatos de França de Elite recentemente realizados.
De Espanha vem o Club Natacion Santa Olaya e da Suíça o Schwimmclub Aarefisch Aarau. O Farum Svømmeklub, da Dinamarca, e o Kuwait Swimming Association estreiam-se no Meeting do Porto.
Aníbal Cabral Pires criticou ainda a Federação Portuguesa de Natação por não se apresentar com uma Seleção Nacional: “Este Meeting devia ser mais utilizado e procurado para que os melhores atletas portugueses estivessem presentes. Não entendo a razão da Federação não aproveitar o meeting para trazer uma Seleção Nacional”.
Por sua vez, Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara Municipal do Porto frisou o “forte envolvimento e a capacidade organizativa da Associação do Norte” e espera que a presença de várias equipas estrangeiras tenha, do ponto de vista económico, “impacto na cidade”. “Esperamos que o tempo ajude”, acrescentou o responsável autárquico.
A probabilidade de serem estabelecidos novos recordes do meeting é elevada, já que 14 tempos de inscrição estão abaixo das melhores marcas da competição.
A prova de 1500 metros livres femininos está pela primeira vez incluída no programa, tendo como objetivo a tentativa de obtenção de mínimos para os Mundiais de Lima. Inscreveram-se Angélica André (Leixões) e Andreia Gomes (V. Guimarães).
O FC Porto/Dolce Vita, com 39 inscritos, é a equipa com maior número de atletas na 29.ª edição da prova. A Lombardia, com 19 nadadores, é a formação estrangeira mais representativa.
As provas começam a 3 de junho às 9h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais), enquanto a 4 de junho se iniciam às 9h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais).
O Instituto Português da Juventude disponibiliza voluntários para apoio organizativo à competição.
O 29.º Meeting Internacional do Porto, inscrito no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN) e da Federação Internacional de Natação (FINA), é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e Câmara Municipal do Porto.
- Site oficial Meeting do Porto
- Resultados em directo do 29º Meeting do Porto
Etiquetas: ANNortePortugal, Meetings Internacionais, Provas das Associações
16 Comments:
mostrem à Federação como se trabalha em prol da Natação.
ba uma sugestao!
podias por o link dos minimos pros mundiais tanto absolutos como juniores
Tudo pelo meu clube. Federação não mereçe o nosso suor e lágrimas. Federação muito mal representada e exemplo a não ser seguido. A juventude é facilmente manipulável, quando os seus progenitores também se deixam envolver de ánimo leve sem analisar, causa efeito do acto. Pensem bem. Um defeito de uma grande parte da siciedade portuguesa.
Pelo amor de DEUS Catia Martinheira aos 400L, para quê .... onde quer o Teixeira chegar ... COSTAS ... ja perdeu o recorde do 50C para a Lisa e não chegou ??? ... para quê estafar a miuda em Crawl se ela pode ser uma bomba a Costas ... sobretudo no dia dos 100 e dos 200 Costas ... Haja paciência ...
Parece mesmo que a Patricia Marinho desistiu não aparece na Start List nestes ultimos eventos.....
O Alex Ribas tambem não vai estar presente neste meeting ?
o record dos 50 não era dela, era da escaria.
Sim eu sei que era da Escaria, mas a Catia aproximou-se por 2 ou 3 vezes desse recorde ainda esta época, tal como dos 50 em curta ... contudo perdeu a oprtunidade de o bater para a Lisa ... e acho muito bem a Lisa ter batido esse recorde, acho que ela tem um grande potencial pouco explorado ... a critica é mais no sentido que a Catia esta sempre inscrita em 3550 provas!!!
Esta mais competitivo este meeting do que o da semana passada!
O campeão mundial dos 200 e 400 livres, primeiro homem a bater Phelps na prova mais curta, não poupou críticas à Federação Internacional (FINA) na ressaca de algumas decisões. Obrigado "a usar na touca e fato nomes de sponsors que não me pagam nada, mas sim à FINA" o campeão alemão não hesitou: "É uma nova forma de escravatura. Nós nadamos, ele ganham dinheiro. São primitivos." E explicou que "muitas vezes esses sponsors conflituam com os nossos próprios patrocinadores, o que nos corta completamente as pernas". Na entrevista à agência alemã DPA, e em vésperas dos Mundiais de Xangai, onde espera revalidar os títulos, Biedermann critica "a falta de coragem de avançar para os testes ao sangue", deixando no ar a insinuação que nem todos nadarão limpos. Sem se deter, nada foi esquecido pelo meio-fundista: "Nunca estive contra os fatos têxteis. Mas os formatos agora aprovados, que transformaram os novos equipamentos em verdadeiros sacos de batatas têm um único propósito: tornar-nos mais lentos e assim poupar à FINA muito dinheiro em prémios."
Aníbal Cabral Pires criticou ainda a Federação Portuguesa de Natação por não se apresentar com uma Seleção Nacional: “Este Meeting devia ser mais utilizado e procurado para que os melhores atletas portugueses estivessem presentes. Não entendo a razão da Federação não aproveitar o meeting para trazer uma Seleção Nacional”.
cá em portugal também hà permitivos
E analfabetos!!
permitivos???? ou primitivos?
este blog é demais
loool
quem é o alex ribas?
Mas os melhores nadadores portugueses não são nadadores de clubes? não poderão os melhores nadadores portugueses participar neste meeting em representação dos seus clubes? é obrigatório os melhores nadadores portugueses participarem pela seleção nacional e quando esta não se faz representar esses nadadores estão impossibilitados de participarem em nome dos seus clubes?
O que pretende a ANNP dizer com esta crítica à FPN?
Este meeting esta mais competitivo do que o da semana passada!!
Enviar um comentário
<< Home