segunda-feira, outubro 03, 2011

Travessia da Baía Sesimbra 2011

A Travessia da Baía, uma das mais tradicionais competições desportivas do concelho de Sesimbra, realiza-se no dia 5 de Outubro, quarta-feira, pelas 11 horas. A prova disputa-se entre as praias da Califórnia e Ouro e os nadadores, federados e não federados, vão percorrer, em estilo livre, cerca de 1500 metros.

A comemorar 65 anos, esta competição é uma das mais apreciadas e concorridas do calendário nacional de natação do país. Organizada pela Câmara Municipal a iniciativa conta com o apoio do Clube Naval, Delegação Marítima, Bombeiros Voluntários e Polícia Marítima.

Informações e inscrições:
Tel.: 21 228 82 46/60 93 998 24 85
E-mail: desporto@cm-sesimbra.pt

- Inscrições online
- Normas da Travessia

Etiquetas:

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Depreendo pelo regulamento q se pode usar fato de natação completo c/fecho!!

segunda-feira, outubro 03, 2011 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sei onde se depreende que se pode usar fato com fecho. Nada fala dos fatos diretamente. No entanto o regulamento diz:
"Os casos omissos serão resolvidos pela
organização, com base no Regulamento de Provas de Águas Abertas da
Federação Portuguesa de Natação." Como o regulamento das águas abertas da fpn e da fina não permite fatos com fecho não vejo como se pode chegar à conclusão do anónimo anterior.

segunda-feira, outubro 03, 2011 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Demasiados atletas para uma partida simultanea de Federados e Não-Federados e ausência de controlo (atletas federados a nadar no grupo de não-federados...)
Uma prova destas merecia melhor em termos de organização.

quarta-feira, outubro 05, 2011 9:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente vários pontos menos bons nesta edição de 2011. Todas as provas são bem vindas, mas pior que não nadar é não haver verdade desportiva. Desde uma partida em sumultâneo FED e N/FED, uma chegada com tempos errados, pois houve atletas a boiar durante quase 2 minutos para poderem chegar ao tapete do chip, tal era a fila parada. Outros então ainda foram mais prejudicados, pois ao não se aperceberam nadavam até á areia e depois o juiz mandava-os para a fila, claro está atrás de atletas que chegaram depois.
E convinhamos, uma entrega de prémios onde as primeiras palavras ao micro que se ouve é " é possivel haver enganos nas classificações, qualquer reclamação enviem mail para CMSesimbra"....

quinta-feira, outubro 06, 2011 10:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o comentário anterior, aliás deixo um extracto do regulamento : "Serão
considerados como não federados os
nadadores cujo último ano de filiação
foi na época de 2010-2011 ou anterior".
Qual é a parte que não está clara?

quinta-feira, outubro 06, 2011 10:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Serão
considerados como não federados os
nadadores cujo último ano de filiação
foi na época de 2010-2011 ou anterior".

Impressão minha ou com esse regulamento todos os federados podiam nadar nos n/federados!!

quinta-feira, outubro 06, 2011 11:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

resultados desta travessia onde podem ser encontrados?

quinta-feira, outubro 06, 2011 12:17:00 da tarde  
Anonymous Alexandre Pereira said...

A ideia de todos partirmos juntos até é interessante pois quanto mais gente na mesma prova melhor. Até porque há nadadores que vão como não federados que nadam mais do que federados e é interessante haver uma comparação real que não seja só com base nos tempos, pois só nas mesmas condições é que se podem comparar tempos. Obviamente que aquela partida é muito perigosa para a integridade física mas para resolver a situação bastava mover a primeira bóia para mais longe. Outro ponto fundamental a mudar é a chegada. Onde se controlavam os atletas depois de terem terminado a prova devia ser bem mais longe de água de modo aos nadadores passarem pelo chip e desimpedirem a zona de chegada. Isto evitava aquela fila que se formou que tem os impactos já aqui falados. Terceiro ponto importantíssimo. Entregaram-se medalhas sem saírem as classificações. Quando se vai a uma travessia a classificação é importante. Eu pessoalmente gosto de a ver. Se quiser ir dum lado ao outro a nado na Baía de Sesimbra sem ter uma classificação não preciso de esperar por 5 de Outubro. Vou em qualquer dia. Se entregaram medalhas é porque já tinham uma classificação. Não a mostrarem (talvez por medo das contestações) é retirar às pessoas, naquele dia, o pleno gozo de tudo o que implica uma travessia. Depois houve coisas que ao pé dos 3 pontos anteriores são menores.Por exemplo houve um nadador que não esteve em Sesimbra e que foi anunciado como tendo ganho uma medalha. Outro exemplo: quando virei na última bóia encontrei um barco parado à minha frente a impedir-me de prosseguir na direcção da meta. Tive que o contornar... Como conclusão, é importante valorizar o trabalho das pessoas que realizam estas travessias que tanto nos dão gozo. Esta deu-me gozo a fazê-la e espero que continue a existir durante muitos mais anos. Mas espero que oiçam os nadadores e tentem melhorar estes pontos para nos dar maior gozo.

quinta-feira, outubro 06, 2011 12:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos colocar o assunto aos advogados para avaliar a legitimidade do texto e saber se os federados podem ou não nadar com os não-federados.
Aliás até me parece que tem lógica que alguns federados que não têm hipoteses de ganhar nada na sua categoria venham ganhar umas medalhas a competir com os não federados, não concordam?

quinta-feira, outubro 06, 2011 12:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho q o inicio da prova deveria ser em agua e separar os atletas fed dos nao-fed no inicio da partida.

Nao gostei da travessia por causa desse pormenor.

Ja agr, os resultados?????

quinta-feira, outubro 06, 2011 3:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para os interessados as classificações estão no site da CM Sesimbra, apesar de me parecer que os tempos estão engatados a partir de determinada altura (filas na água como já foi referido atrás...)

quinta-feira, outubro 06, 2011 11:39:00 da tarde  
Blogger JR60 said...

Não consigo perceber a azia de alguns por nadarmos todos juntos, só a espectacularidade de um inicio de prova como a que foi proporcionada por esta travessia diz tudo sobre uma partida conjunta. Concordo que os atletas mais credenciados tenham uma zona de exclusividade na frente, mas todos os outros apenas precisamos de um pouco de mais respeito (sim porque distribuir murros, pontapés e unhadas não tem nada de nobre)uns pelos outros e grande parte das dificuldades que sugiram serão debeladas. A organização teve pontos menos bons, concordo plenamente, mas não se esqueçam que esta foi a 1ª vez que uma prova de AA reuniu tantos participantes e muitas vezes em provas com apenas 30 ou 40 atletas surgem grandes confusões,não é de admirar que nesta também tenham aparecido. Aquilo que acho importante é que foi uma excelente jornada de divulgação de AA e se todos ajudarmos com a nossa compreensão e sugestões da próxima vez seremos mais e as coisas correrão melhor.
VIVAM as AA.

sexta-feira, outubro 07, 2011 8:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

..resultados já estão no sitio da CMSesimbra. Como era de esperar os tempos não estão correctos devido á situação de espera á chegada, largos metros antes do tapete de controlo.

sexta-feira, outubro 07, 2011 9:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma questão: E que tal repensar-se a partida dos atletas dos escalões femininos. Em nome da verdade desportiva que se exige em provas como esta, seria importante que a partida das nadadoras pudesse ser feita não só com maior segurança, mas com maior justeza, dado que as diferenças físicas potenciam evidentemente, diferentes recursos de desempenho. Numa prova em que a explosão da corrida que iniciou a prova, colocou desde logo as atletas (muitas delas ainda muito jovens), em desvantagem, bastaria apenas criar-se um desfasamento (embora que curto), entre as partidas.
O que presenciei, mais me pareceu um jogo de “Flipers”, em que as atletas sobreviveram ao atropelo desenfreado e fervoroso dos nossos atletas masculinos, ou ficaram-se muitas delas na prudente defensiva de uma partida para a água, mais tardia. Várias atletas com quem conversei, coincidentemente se queixaram do mesmo, fazendo todas elas, referência ao facto de que se sentiram de facto ameaçadas, e por isso decidi tecer este comentário.
Pelo que presenciei, não me pareceram de todo reparos de fragilidade, encaro-os pelos resultados que muitas delas obtiveram no contexto das classificações para absolutos, um acto de bravura, e pensando no futuro, porque não sugerir a criação de uma partida faseada (talvez com um intervalo de 1 ou 2 minutos)? Estou em crer que esta sugestão daria dinamismo à prova e ajudaria a descongestionar também as chegadas, sem contudo quebrar a espectacularidade.
Estamos habituados a que Sesimbra nos proporcione excelentes momentos de convívio desportivo (este ano alargado para o DOBRO DOS PARTICIPANTES), por isso será desde já importante repensarem-se alguns pormenores que potenciem a segurança e evitem os possíveis esmagamentos resultantes da bonita partida dos atletas no areal.
Em nome desta belíssima modalide desportiva, bem-haja, Sesimbra.
Carlos Costa

P.S. : Reli os comentários anteriores e testemunho também lamentavelmente a presença de um pequeno barco a remos, que remando entre os primeiros atletas que chegaram à meta, se foi posicionar junto à bóia.

sexta-feira, outubro 07, 2011 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, é! Acabei de ver o vídeo que está na página do Facebook da CMS, e lamento. Lamento que com tanta entrega de prémios, se tenha escolhido para ilustrar a vitória de todos os atletas, apenas o pódio do escalão Absolutos masculinos. Pergunto: E os femininos? Não serão igualmente importantes? Não seria interessante deixar registado num vídeo institucional, ambas as participações? Ou porque não, simbolizar com o pódio dos vencedores Absolutos, masculino e feminino juntos, onde penso que foram premiados os atletas Vasco Gaspar e Joana Guerra? Ou, porque não mostrar também no vídeo, a chegada das primeiras atletas femininas, dado que vimos os primeiros concorrentes masculinos?
Bom, desculpem-me este reparo, mas é que nem à chegada à meta, nem no pódio. Não se entenda este comentário como feminista, mas acabei de ler o pertinente comentário do Carlos Costa (que concordo em pleno), e julguei relevante questionar. É que com as imagens escolhidas, deixamos de lado a importante representação feminina nesta prova (se não me engano estiveram presentes 83 atletas, entre atletas federadas e não federadas) num total de 376 participantes.
Esta minha opinião vale o que vale, mas penso que é fundamental lembrar, que nesta especialidade da natação, embora todos nadem em conjunto, as chegadas são igualmente importantes e pontuadas em separado.

sexta-feira, outubro 07, 2011 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se as partidas forem feitas dentro de água sem pé, resolvem-se grande parte dos problemas que aconteceram em Sesimbra (e fica mais próximo do que está regulamentado pela FPN), em todo o caso recordo que aqui mesmo ao lado em Espanha se realizam muito mais provas de Águas Abertas (e com tantos ou mais participante) com partidas em simultâneo de todos os participante e raramente surgem os acontecimentos deste feriado (a falta de civismo de alguns participantes é mesmo o maior problema).

sexta-feira, outubro 07, 2011 4:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home