quarta-feira, março 14, 2012

SCALABISPORT vence Taça ANDS Cidade de Rio Maior 2012

Decorreu no passado dia 10 de Março, nas Piscinas Municipais de Rio Maior (p50m) a edição de 2012 da Taça ANDS Cidade de Rio Maior, prova organizada pela Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS). Estiveram presentes 145 nadadores em representação de 13 equipas.

As melhores performances desta competição foram para André Mendes CNAB nos 100M com 59.66 (582p) e para Mariana Vitoria CNAB e Júlia Lopes SCALABISPORT nos 200E com 2:33.67 (553). Seguiram-se Hugo Nunes CNTEJO nos 100B com 1:10.27 (579p), Ivo Lopes SCALABISPORT nos 200L com 2:03.25 (566p) e Inês Rodrigues SCALABISPORT nos 200B com 2:54.19 (520p).

Por equipas o grande vencedor foi o SCALABISPORT com 298 pontos, seguido do CNAB com 224, do CNLA com 192, do CNTN com 176, do CNTEJO com 128, do CLAC com 92, do CNMJ com 89 e do BUZIOS com 85.

- Resultados e Classificações Taça ANDS Cidade de Rio Maior 2012

Etiquetas: ,

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alguém me diz o que se terá passado na manhã do sábado?

sexta-feira, março 16, 2012 6:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que se passou no ábado de manhã?

domingo, março 18, 2012 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O mesmo de sempre. 2 a 3 minutos entre cada serie. Assim afastamos as pessoas da nossa modalidade. Vergonhoso

domingo, março 18, 2012 11:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo Março 18, 2012 11:20:00 PM
O que é vergonhoso é haver sempre críticas. Estamos com uma crise grande no recrutamento de árbitros e sabem porquê? porque criticam aqueles que fazem alguma coisa. Um dia destes vamos chegar a uma prova e esta não se vai realizar por falta de árbitros.

segunda-feira, março 19, 2012 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr anonimo Segunda-feira, Março 19, 2012 1:34:00 PM
As criticas visam ser construtivas.
O dia que você refere já aconteceu, no regional que decorreu há 2 semanas não houve ninguém nas viragens na sessão de sexta-feira, 3 treinadores foram recrutados para cronometrista e o presidente da associação assegurou a câmara de chamada.
Repito, as criticas visam ser construtivas, e num momento particularmente delicado da vida social, devemos saber divulgar e promover esta modalidade que é sem duvida espectacular. Acontece que, demoras de 2 e 3 minutos entre series, que acontecem desde sempre, com muitos ou poucos elementos da arbitragem, em nada promovem a natação.
Partidas com os nadadores na água, como se faz em todo o lado, deveria ser norma (mas só se for para não demorar óbvio).
Este fim de semana, por exemplo, em Santo António de Cavaleiros, na sessão de Domingo de manhã, houve 5 series de 1500, 6 de 400L, 4 de 200 bruços, 8 de 200 costas, 6 de 200 estilos e 2 entregas de medalhas, tudo realizado em menos de 3h30, sendo que esta foi a sessão mais longa.
Na ANDS estas 29 series iriam demorar no mínimo mais 1hora por causa das demoras entre series, e isso não é bom para a modalidade, quebra ritmo.
Um dia destes vamos chegar a uma prova e esta não se vai realizar por falta de nadadores...

segunda-feira, março 19, 2012 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lamento se esta a sua opinião. Tem razão naquilo que disse porque também assisti aos zonais. Agora perde a razão quando usamos palavras como vergonhoso devia sim apoiar mais os árbitros. Enquanto tivermos treinadores mal formados especialmente nos cadetes que não aceitam desclassificações, dirigentes mal-educados e mal formados não vamos a lado nenhum. Quanto ao nosso regional uma sexta-feira, dia de trabalho, dia de escola para os universitários está tudo respondido. De qualquer forma se eles árbitros entenderem como crítica construtiva a palavra vergonhoso uma adjetivo muito forte para uma construção seja daquilo que for. Bem haja. E coloque a sua crítica em prol da Ands.

segunda-feira, março 19, 2012 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só é vergonhoso porque é um erro que se repete vezes sem conta, para emendar basta querer, basta reconhecer a falha.
Compreendo que seja complicado à sexta, mas experimente fazer um pequeno exercício:
- Procure quantos nadadores do distrito são "profissionais";
- Procure quantos treinadores tem nesta actividade a sua única ou principal actividade profissional...

Ou seja compreendo, mas não vejo justificação.

Quanto as desclassificações nos cadetes, a única critica que tenho a fazer é que poderiam ter uma postura muito mais didáctica.

segunda-feira, março 19, 2012 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venha fazer um curso de árbitros e logo percebe?

terça-feira, março 20, 2012 2:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiz, e por isso mesmo não percebo.

Cursos de bom senso não se tiram infelizmente.

terça-feira, março 20, 2012 4:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então se tem venha ajudar e não criticar. Já que esteve em Coruche podia ter libertado um treinador.

Bem haja

quarta-feira, março 21, 2012 4:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui está uma discussão que se pode chamar de profícuo.
De um lado um árbitro sensível e que se melindra com pouca coisa, e do outro um pseudo-árbitro que fala mas de actuação ...nada, zero, nicles...
A ambos. Boas e más arbitragens existem em todo o lado, seja na ands seja na anl. A polémica das partidas já foi chão que deu uvas na ands e quem não se recorda das polémicas entre atletas e alguns árbitros. Agora quem atira pedras que também mande soluções. Creio que a ands as receberá de bom grado (ou não, não sei!!!).
Boa Tarde a todos.

quinta-feira, março 22, 2012 12:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL...o seu texto anónimo de quinta-feira, Março 22, 2012 12:52:00 PM é brilhante! Tão brilhante que parece não ter reparado que a solução está apontada, (apesar de ela estar contida no seu comentário). Partidas com nadadores na água, se for para diminuir a eternidade entre series.
Para bom entendedor meia palavra basta, para alguns nem explicações demoradas...

quinta-feira, março 22, 2012 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema da arbitragem no meu entender deve-se a falta de motivação que neste momento anda na ANDS, são sempre criticados, nunca lhes dão valor, fazem centenas de quilómetros por amor a camisola e o que a ANDS lhes paga mal dá para o gasóleo e portagens .
Temos de os respeitar o que ultimamente não o têm feito, os pais que tanto os criticam nunca os vi a fazerem um curso de arbitragem o a se voluntariar para as arbitragens enfim… criticar é fáci destruir tb construir é que é difícil…
A vida profissional de alguns deles também poderá não o permitir, alguns saíram da ANDS para outras associações em rota de colisão interna com a ANDS por esta não os apoiar…

sábado, março 24, 2012 12:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas os árbitros de natação andam na arbitragem para ganhar guito??? Julgava que era por amor à camisola!!
Arbitros a sair da ands por colisão interna??? Conta lá essa que até agora estava tudo no segredo...

segunda-feira, março 26, 2012 1:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Saem para onde?

segunda-feira, março 26, 2012 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O facto de ter amor a camisola não os leva a pagar as despesas do bolso deles, o arbitros de futebol ganham 500 euros e 1000 euros por jogo e os da natação 15 euros com almoço incluido?? huiii a crise chega a todos até a eles... será que vinhas por 15 euros arbitrar uma prova?? em relação a saida de arbitros saiu um mas pelo que sei nao foi em confluito mas sim por razões pessoais/ geográficas! Nota-se a união que existe na arbitragem da ANDS que não fez transparecer nada cá para fora. Deixem-os trabalhar com os poucos recursos que têm. Já agora uma mensagem para os pais destes pequenos nadadores que a ANDS tem... vejam os tempos de a 10 anos que os nadadores faziam e os de agora e comparem-nos e façam o mesmo nas outras associações e vão verificar que as vossas frustações pessois nada tem haver com os arbitros mas sim com a falta de competencia de algumas equipas tecnicas.
A ANDS tem meia dúzia de atletas com TAC e a grande maioria das equipas estão na 4ª divisão. Não sei se sabem do que estou a falar pensem reflitam e comparem…. os arbitros não inventam tempos mas anda ai muita gente a inventar treinos degradantes que degridem a natação de santarém…
A alguns pais eu digo claramente antes de criticarem os árbitros leia e aprendam as regras pois ouve-se cada estupidez das bancadas que até mete dó a ignorância que alguns têm… Não é só vir bem vestidos para as bancadas e mostrar-se, tem sim de aprender primeiro o que é a natação pois a grande maioria nem sabe nadar nunca entrou numa piscina ou nem leu o livro de regras.
Ps: As regras vem em ingles mas como vejo que o nível das pessoas que ficam nas bancadas é elevado se pedirem a ANDS eles devem vos dar pois tem as traduzidas para português.

Não sou arbitro mas PAI e admiro imenso os homens, mulheres,muidos e miúdas que em vez de andarem a perder tempo sem fazerem nada vem contribuir de forma quase gratuita e voluntaria para algo de bom para a sociedade portuguesa, o que a grande maioria dos que estão nas bancadas não o fazem nem se preocupam.

terça-feira, março 27, 2012 1:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa Tarde,

Antes de mais assino para que ninguém diga que é mais um anónimo. Quem escreve estas linhas é Jorge Salgueiro, árbitro da ANDS e da FPN. E como dizia alguém, é verdade que venho a este blogue pois tenho alguma dificuldade em encontrar na blogosfera um local com tanta compilação de informação sobre natação, seja ela considerada de bom ou de menos bom nível.

Creio que nos comentários a este post existem algumas verdades, referem-se aspectos importantes e a pensar, mas simultaneamente atiçam-se situações que em nada contribuem para a natação.

Alguém, no meio de tantos comentários, refere árbitros sensíveis e pseudo-árbitros. Ambos os cenários existem em todas as associações. Existem aqueles que não aceitam uma crítica, o que normalmente leva a que não se mantenham muito tempo nesta actividade e existem também aqueles que simplesmente criticam e não referenciam nem apontam nenhuma solução. Para bem da modalidade, creio que a maior parte dos intervenientes neste desporto que tanto gostamos, não se enquadra em nenhum dos dois tipos referidos.
As sensibilidades excessivas levam a choques constantes e a crítica gratuita não produz frutos.

Sobre o grupo de árbitros da ANDS. Existe neste grupo elementos variados e com perfis bastante distintos, mas é essa pluralidade que leva a que este grupo seja considerado pelo valor que tem. E, em boa verdade, aqui existe algum saber mas também muito amor à camisola. Os valores monetários que são distribuídos aos árbitros de natação são pequenos, mas ninguém esta nesta actividade para ganhar dinheiro e, desde que não tenhamos de investir do capital próprio, por cá andaremos. Mas esta dedicação muitas vezes não chega para ter equipas completas e como se desejavam. É nessas altura que o Juiz Árbitro utiliza a prorrogativa regulamentar de aumentar o número de elementos do júri. E como são referidas as regras FINA, esta prorrogativa está expressa na SW2.1.4. das mesmas regras.

De modo a que não fiquem dúvidas, no final da época passada houve a saída de um árbitro para a ANC. Este árbitro apresentou as suas razões e as mesmas foram aceites pelo Conselho de Arbitragem e pelos colegas. A troca de impressões foi interna e não tinha como nem tem de sair para fora do grupo. Assim foi e assim se vai manter até que o principal interveniente assim o entenda.

É este o grupo da arbitragem da ANDS. Tem muitas coisas boas e simultaneamente estamos cheios de defeitos. Alguns de nós ouvem as críticas, outros nem tanto. Alguns de nós tem maior espírito didáctico, outros nem tanto. Mas procuramos ser uma ajuda e não uma complicação nas provas em que estamos. Procuramos ser proactivos, alertando por antecipação para possíveis erros técnicos ou vícios que alguns atletas desenvolvem, pois sabemos que a correcção técnica é muito fácil de fazer em estados precoces do desenvolvimento.

Finalmente fica o repto.
Muitas vezes ouvem-se alguns comentários oriundos das bancadas que denotam uma grande falta de conhecimento das regras da natação, pois muitas vezes esquece-se que um árbitro não avalia técnica mas sim o estilo. Não é necessário frequentar o Curso Elementar de arbitragem, mas era excelente que todos os Delegados e porque não, os pais que mais apoiam os seus filhos, tivessem uma conversa com a sua associação regional e a mesma disponibiliza-se um árbitro para uma conversa calma sobre as principais regras FINA. Seria excelente para um diálogo futuro muito mais sustentado e garantidamente muito mais civilizado (e aqui não importa quem é menos civilizado pois muitas vezes até somos nós os árbitros).

Alguns esclarecimentos e algumas sugestões aqui ficam. Agora depende de todos avançar e crescer.

Cumprimentos e muitas vitórias.

Jorge Salgueiro

terça-feira, março 27, 2012 6:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jorge têm de deixar de ser o guarda costas da ANDS toda a gente sabe que sairam 4 arbitros da ANDS - Sardinha, Pedro, Luis, e o Alexandre existe mais 1 mas nao tenho a confirmação como tal nao divulgo o nome.

terça-feira, março 27, 2012 8:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então as comadres chatearam-se ... ahhaahhaahh

quarta-feira, março 28, 2012 1:07:00 da manhã  
Anonymous Alexandre Silva said...

Boa Noite, antes de mais quem esta a escrever é o Alexandre Silva arbitro da ANDS/FPN com alguma regularidade venho ler o bebaagua porque penso que contribui de uma forma positiva para dinamizar a natação e todas as suas vertentes.
Fui mencionado num post nesta noticia e com alguma tristeza minha verifico que infelizmente continua-se a dizer muita mentira e a inventar historias, com o intuito de denegrir a ANDS e sua história na natação regional/nacional e as pessoas que a ela fazem parte.
Não é verdade nem nunca passou na cabeça de nós anteriormente referenciados sair da ANDS, estamos e estaremos sempre ao lado da ANDS para contribuir com um pouco de nós para a melhoria da natação regional, não estamos zangados nem nunca estivemos continuamos amigos e bastante unidos.
Apesar de ultimamente não estarmos regularmente em provas não quer dizer que estamos afastados mas muitas vezes a vida profissional e pessoal não nos permite estar mais presentes no entanto não deixamos de colaborar com ANDS.
Não é mentira que um colega saiu da ANDS para ANC mas não pelo motivo que foi referido mas sim por um motivo pessoal que foi comunicado pelo mesmo numa reunião interna que os árbitros realizam sempre que acham que existe necessidade. Continuamos amigos e a apoiarmo-nos mutuamente apesar de estarmos em associações diferentes.
Aqui não existem comadres mas sim AMIGOS o que continua a dar alguma dor a alguns pseudo escritores.
Desde já despeço-me sem mais nenhum assunto desejando felicidades desportivas e com uma curta mensagem.
“( A arbitragem só existe para fazer cumprir as regras que foram devidamente elaboradas, nós não as inventamos simplesmente fazemos com que sejam respeitadas. )”
As estrelas da companhia são os atletas e são eles que tem de ser valorizados e elogiados.

Alexandre Silva

quarta-feira, março 28, 2012 11:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home