quinta-feira, abril 12, 2012

Artigo de Opinião de Paulo Costa sobre os Rankings Nacionais

Importância de um Ranking Nacional - in Site PORTINADO

No sentido de dar o meu contributo ao desenvolvimento da natação em Portugal, proponho-me a apresentar a minha reflexão sobre a modalidade, esperando que às ideias que irei apresentar, se juntem muitas outras de colegas de profissão que também pensam e sentem a natação de forma intensa e apaixonada.

A reflexão que proponho fazer agora resulta, fundamentalmente, da experiência que tenho retirado nestes últimos 8 anos enquanto treinador do Alexandre Agostinho, atleta a quem estou profundamente grato pelo enriquecimento que me proporcionou enquanto profissional da natação de alto rendimento e, sobretudo, por me ter ajudado a pensar hoje a natação de forma diferente.

Por outro lado, a oportunidade que me foi concedida nestes últimos 4 anos, de participar em congressos fora de Portugal, em diversas grandes competições internacionais (campeonatos da Europa e campeonatos do Mundo), bem como, em vários estágios fora do país, permitem-me hoje, identificar com alguma clareza alguns dos problemas que na minha óptica condicionam o desenvolvimento da natação em Portugal.

Não pretendo com isto iniciar qualquer tipo de confronto pessoal ou institucional, mas apenas, divulgar o que penso sobre a minha modalidade de eleição, esperando sempre, que seja um contributo válido para a mudança que espero venha a existir em Portugal no próximo ciclo Olímpico.

“O caminho que a natação portuguesa tem percorrido nos últimos anos, trouxe-nos aos resultados que conhecemos. Se não percorrermos caminhos diferentes, corremos também o risco de não encontrarmos resultados diferentes”.

Estou ciente que as ideias que irei apresentar, poderão colidir com os princípios de algumas pessoas mas, tenho por princípio na vida nunca deixar de dizer o que penso, desde que, esteja devidamente seguro da sua importância.

Quando, recentemente, publiquei um artigo de opinião sobre a formação de atletas, fi-lo fundamentalmente por estar convicto que a formação dos nadadores é, sem dúvida, um dos problemas de base que afetam a natação em Portugal e que impede uma adequada progressão dos mesmos até à excelência que todos queremos atingir.

Tenho que admitir que o facto de ter sido fundador da Portinado e vice presidente do clube desde a sua constituição, cargo que continuo a desempenhar, facilitaram muito o processo de implementação das ideias que tenho sobre a formação de atletas.

Enquanto diretor da Portinado nestes últimos 23 anos, procurei sempre “lutar” contra o princípio que rege a maioria das direções dos clubes de natação em Portugal, que é, quase sempre, os resultados.

Apesar das enormes resistências sentidas durante este percurso, tentei sempre que não fosse valorizado excessivamente o resultado, dentro do meu clube. Procurei, a toda a hora, desenvolver a ideia de que o importante seria concentrarmos os nossos recursos no processo de formação dos atletas e na procura da excelência desportiva.

Assim, todas as vitórias que a Portinado tem alcançado, quer sejam na natação pura, no polo aquático, ou anteriormente no triatlo, são motivo de grande orgulho e, corroboram com a cultura que procurei desenvolver desde os primeiros anos no clube.

Há alguns anos atrás, num congresso da APTN realizado em Portimão, entre uma plateia de treinadores e dirigentes que debatiam os problemas da natação em Portugal, lancei a ideia de ser introduzido em Portugal um sistema de ranking para a seleção dos nadadores aos campeonatos Nacionais de natação, em vez do atual sistema de TAC´s, que vigora desde há muitos anos.

Nessa altura, confesso, não dispunha de uma argumentação suficientemente sólida que permitisse explicar com alguma clareza as minhas ideias. Imediatamente fui confrontado com a palavra de autoridade de um treinador de referência nacional e um grande investigador científico da natação, de que isso era um puro disparate.

Disparate, porque no seu entender não seria possível de aplicar no terreno e, disparate, por desvirtuar o princípio fundamental da natação de competição, que é sobretudo o resultado. Nesse momento nada mais acrescentei ao assunto, porque não tinha argumentos que permitissem contrariar a palavra de autoridade desse treinador.

Quando, há alguns anos atrás, apresentei também aos responsáveis técnicos da FPN esta proposta, argumentando que a mesma serviria sobretudo para desviar o enfoque para as competências, em detrimento do resultado, fui de novo confrontado com pouca recetividade à ideia.

No entanto, quando comecei a participar em competições fora do país, apercebi-me que o modelo dos rankings era bastante utilizado, e que, numa primeira análise, só tinha a acrescentar valor ao processo desportivo. Senão vejamos:

- O ranking permite que as competições sejam organizadas segundo um plano previamente estabelecido (quanto ao seu tempo de duração e à própria estrutura de provas), nunca se correndo o risco de num ano termos atletas em número excessivo nos campeonatos, obrigando a jornadas intermináveis (como sucedeu em Alcobaça há anos atrás, que nem tempo houve para os atletas almoçarem), e noutros anos, devido a uma maior exigência nos TAC´s, termos atletas em número reduzido para uma competição tão importante.

Durante os últimos Nacionais de juniores e séniores realizados em Coimbra, tive o cuidado de contar o número de pistas vagas que existiram em toda a competição (a maioria das primeiras séries só teve 3 ou 4 nadadores).

Cheguei à surpreendente soma de 115 vagas em provas individuais sem, contudo, contabilizar as provas de estafetas, onde existiram também algumas pistas por completar.

Ou seja, poderíamos ter tido mais 115 participações na competição que não agravariam o tempo da mesma. A FPN teria mais encaixe financeiro resultante de mais inscrições e, os Nacionais teriam mais dignidade (pois todas as séries estariam devidamente preenchidas).

- Teríamos assim proporcionado a muitos outros nadadores a possibilidade de participarem nos Nacionais, pois alguns deles só foram a Coimbra nadar as estafetas.

Quantos nadadores não existem no país, que trabalharam de forma empenhada e determinada, mas que não conseguiram por diferentes razões efetuar os TAC´s por apenas algumas décimas, ficando fora da competição?

Quantos destes nadadores não sentiram uma enorme frustração por não estarem presentes nas competições Nacionais, que se desmotivarão e poderão abandonar precocemente a modalidade?

Quantos treinadores em Portugal não tiveram nadadores talentosos que ficaram de fora dos nacionais por tão pouco, mas que até apresentam competências técnicas muito mais desenvolvidas do que alguns que estiveram a competir?


Apenas os treinadores poderão entender a dificuldade em desenvolver estratégias que permitam continuar a manter esses atletas motivados e empenhados a trabalhar, que os convençam de que, dentro em breve, poderão ser melhores do que muitos nadadores que estiveram agora em competição.

- A existência de um ranking permitirá ainda aos nadadores acompanharem em cada momento (online), qual o seu posicionamento a nível Nacional e desta forma conhecer melhor a sua modalidade;

- O ranking permitirá também que os técnicos desenvolvam, de forma natural, objetivos individuais para cada nadador (como exemplo: melhorar a posição no ranking no seu escalão), partindo do seu atual nível de competências, em detrimento de procurarem um determinado resultado à custa, preferencialmente, dos resultados funcionais do treino;

Esta seria, na minha otica, uma forma diferente de pensar e abordar a natação, que levaria os nadadores jovens a pensarem e a focarem-se primeiro nas competências, como os requisitos que os poderão levar ao resultado e à excelência desportiva, e não no processo inverso.

Tenho consciência que não será apenas a implementação dos rankings, por si só, que resolverá todos os problemas da natação em Portugal. Existem muitos outros aspetos que são, tão, ou mais importantes do que a questão dos rankings.

Sei que existem muitas outras propostas pertinentes e inovadoras desenvolvidas por treinadores em Portugal, que gostaria que fossem também, amplamente discutidas junto da comunidade da natação Nacional. (continua brevemente)

Próximos assuntos a abordar:
- Escalões etários;
- Quadros competitivos;
- Plano de carreira;
- Plano de alta competição.

Paulo Costa – diretor técnico da Portinado

Etiquetas:

29 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou pai de uma atleta que sentiu o efeito de ficar de fora dos nacionais por pouco não atingiu os tac`s, respeito e aprovo este comentário que faz, já é tempo de repensar a natação deste país e não "bombar" os nossos nadadores para alcançar os tac`s.
Bem haja alguem que pensa.
A. E.

quinta-feira, abril 12, 2012 9:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

100% de acordo

Ass. Pai de 2 nadadores que segue a modalidade à cerca de 10 anos

quinta-feira, abril 12, 2012 9:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas anda tudo parvo ou quê?
onde está a proposta do Sr. Paulo Costa afinal?
alguém faça o favor de lhe indicar o endereço web dos rankings da geologix?

quinta-feira, abril 12, 2012 9:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordando que todos os assuntos abordados e os que ainda se encontram por abordar são fundamentais para o desenvolvimento da natação pura e não só, penso que efectivamente o local escolhido para o fazer não me parece o mais adequado. No entanto, parabéns pela ousadia de lançar uma pedra ao charco, mesmo achando que são o reflexo muito pessoal e não global da natação, uma vez que me parece um reflexão efectuada de forma muito redutora e castradora para a evolução da natação pura (50, 100, 200, 400, 800, 1500) e águas abertas (5000, 10000, e 25000). Obviamente que a percentagem de interesse das competências a abordar altera um pouco (muito) em função das distâncias/especialidades. Parece-me que nestes últimos nacionais o Portinado participou com 6 nadadores em provas até aos 200 metros. Os resultados obtidos foram muito positivos, uma vez que quase todos os nadadores evoluíram bastante e alguns com marcas de muito valor. Assim, parece-me que a análise efectuada se adequa melhor a este tipo de nadadores. Pergunto então o seguinte: se tivesse um nadador sénior especialista na prova de 1500 Livres quanto tempo passaria a desenvolver a competência partida ou chegada? se calhar não da mesma forma que o tem que fazer num nadador de 50 metros, onde efectivamente são competências cruciais.
Desta forma afirmo que a reflexão foi um pouco redutora quanto ao conteúdo, mas perceptível.
Um Grande Abraço ao Treinador Paulo Costa e obrigado pelos resultados vai tendo.

quinta-feira, abril 12, 2012 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente artigo, e aqui deixo o meu auxílio.

Campeonatos Nacionais de Juvenis, com 90 vagas apenas contabilizando as provas individuais...

Grande abraço Paulo e continua assim!!

quinta-feira, abril 12, 2012 10:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parvo és tu anónimo das 9:35 AM
Ele falou e bem, estás a comparar rankings da geologix com um sistema completamente diferente implantado lá fora.
Dá para ver que a tua capacidade argumentadora é limitada, mas podias fazer uma breve pesquisa ou até falares com os Portugueses que nadam nos E.U.A e eles dizem-te o que é um verdadeiro ranking.
100% de acordo com esta ideia. Força.

quinta-feira, abril 12, 2012 11:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 9:35, parece que sabe ler, mas não interpretar, aliás, a forma como inicia a sua participação revela muito "mas anda tudo parvo ou quê"...provavelmente anda tudo parvo sim, e apenas uma pessoa é detentora da verdade absoluta...
Como o Paulo referiu, a qualificação via ranking não é nova, alias, existe nalguns países muito antes do aparecimento dos rankinks da geologix e mesmo da Internet como a conhecemos agora.
Pode ser uma mais valia, até pode ser usada uma situação mista, é importante nesta fase é lançar ideias,e saber promover a modalidade, tendo sempre como base o respeito máximo pelos nadadores.
Era importante alguém coordenar esse processo, mesmo que seja informal.
Paulo...arranjar uma plataforma para debater esses assuntos entre técnicos?

quinta-feira, abril 12, 2012 11:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O porquê de, inusitadamente, termos que levar com publicações deste senhor que, desde a fundação do Portinado como diz, no longíquo ano de 1987, sómente apresenta como referência um nadador!

Mas como diz o anterior comentador..."mas anda tudo parvo ou quê?"

Que fez este senhor em 25 anos?

Quer agora provocar uma revolução, sem válidos motivos?

Parece-lhe bem a criação de acesso às provas nacionais, "rankeando"! Onde terá "bebido" tão ridícula ideia?
Talvez na necessidade de justificar, levando os seus perfeitos nadadores aos nacionais sem legitimidade!

Este blog ainda vai permitir mais publicações do autor? Se calhar porque como eu, no sentido de apurar realidades e não fantasias vou comentando...mas terminarei com esta publicação!

quinta-feira, abril 12, 2012 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se esse sistema de rankings fosse aplicado haveria algo sinónimo aquilo a que chamam FTL's ?

Penso que um dos grandes defeitos das provas a nível nacional é a existência desse falta de tempo limite.

Não percebo porque é que um clube tem de pagar ( além da estadia, transporte,comida, eventuais percalços,...) uma quantia significativa se um atleta por algum motivo falhar o tempo de acesso.
Se o atleta atingiu o Tac já provou que merece participar no nacional.
Conheço nadadores que quando vão a nacionais estão mais preocupados em não fazer FTL's em vez de se focalizarem naquilo que vão nadar...

Gostava que pensassem no assunto.

quinta-feira, abril 12, 2012 1:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bonito, mas esquecem-se que há gerações mais fortes que outras. num ano irão nadadores aos nacionais que noutro ano não iriam.
Os escalões etários, isso assim vale a pena abordar. é incompreensível que as raparigas só tenham 1 ano de juvenis.

quinta-feira, abril 12, 2012 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

salvo melhor opinião, penso que nos tempos actuais a FPN não cobra o FTL, embora apareça nos resultados.

quinta-feira, abril 12, 2012 4:26:00 da tarde  
Anonymous João Gomes said...

Penso que a questão principal aqui levantada se prenda com a forma de classificação para os nacionais. Em vez de todos os que fazem o tempo x participarem, passam a particpar os n primeiros nadadores do ranking de cada prova. Pessoalmente concordo com o método, e atendendo à realidade dos ultimos campeonatos acho que seria positivo(tac's inflacionados pelos fatos).

quinta-feira, abril 12, 2012 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 4:26:00:
- És da opinião que a FPN não deve cobrar ou estás a dizer que a FPN não cobra?
Se estás a afirmar, como parece ser o caso, não é uma opinião, é um facto, que eu desconhecia.

quinta-feira, abril 12, 2012 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A federação cobra FTL, disso podes estar seguro, sei disso.

quinta-feira, abril 12, 2012 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que desde alguns anos(poucos) deixou de cobrar.

quinta-feira, abril 12, 2012 5:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem pode apresentar uma fatura da FPN a cobrar FTL?

quinta-feira, abril 12, 2012 6:26:00 da tarde  
Anonymous O taco said...

oh anónimo Quinta-feira, Abril 12, 2012 1:03:00 PM sabes ler a primeira frase? acho que diz qualquer coisa como "Importância de um Ranking Nacional - in Site PORTINADO"

bom se diz que esta no site da portinado é porque alguém o foi buscar lá e não foi quem fez o texto que o mandou para o bebaagua, se tens algo contra, o email do bebaagua aparece do lado direito da pagina do blog, e acho que não preciso de te ensinar a usar um email.
Se ficas assim tão irritado/chocado e não concordas, tens bom remédio. NÃO LEIAS!


agora respondendo a tua afirmação de um único atleta em 25 anos, bem se calhar foi aprendendo ao longo dos 25 anos, e este foi o único nadador que o Paulo Costa teve com cabeça suficiente para seguir o caminho completo, sem esquecer que tem mais um a despontar neste momento.

gostava de saber o que fizeste tu na vida para poderes mandar bitaites sobre o que quer que seja.


beijinhos anónimo

Ass: O taco que bate na bola branca que bate na bola 7 mas que não acaba o jogo como dizia outro.

quinta-feira, abril 12, 2012 7:30:00 da tarde  
Anonymous Dr. House said...

Todas as questões sobre a natação em Portugal não podem escamotear o que, infelizmente, e custa a dizé-lo, é uma realidade:
A Natação é um desporto de cromos em Portugal.
E isto, porque, a partir de certa idade, só os cromos é que continuam. Porftanto, a principal questão para o desenvolvimento da modalidade é impedir o abondono da modalidade, muito mais visível e precoce no sector feminino.
Outro ponto é aprender com os melhores. Porque piscinas não faltam ( não deve haver nenhuma freguesia em Portugal que não tenha uma piscina coberta), e praticantes na altura da pré competição também não. Então porque que é que países do sul da Europa, que morfologicamente não são muito diferentes de nós, como a Espanha, Itália, França e Grécia tiveram uma evolução fantástica na modalidade, sendo hoje poténcias de topo, e nós somos uns tristes, da 30ª divisão (não é da 3ª!), em que perante a proximidade de uns Jpgos Olímpicos, os nossos objectivos não são ganhar medalhas ou sequer atingir finais, porque isso é impensável, mas sim conseguir apuramentos para as meis finais ( e bater records nacionais)?

quinta-feira, abril 12, 2012 8:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom artigo.
As questões levantadas são pertinentes. Obrigam a pensar. Criam discussão. E da discussão podemos evoluir. (Como é normal, é mais facil criticar o que é feito do que fazer!). Haja mais artigos destes. São mais valia para este blog. Atentamente,

quinta-feira, abril 12, 2012 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh das 7.30 pm...bem me parecia... até pela forma como te despedes... que deves amar cegamente o autor!
para isso sabes...existem outros blogs...
quanto ao que eu fiz...posso dizer-te que quando esse senhor apareceu no Portinado já eu tinha sido várias vezes internacional e campeão nacional pela modalidade!
Tenho outra formação e exerço outra actividade mas fiz curso de monitor, dei aulas de natação, escrevi sobre a modalidade num grande jornal nacional, sou amigo de vários olímpicos, treinadores e dirigentes de vários níveis Assisto à natação nacional desde há 40 anos...e tu que fazes para além de contares ou veres contar umas piscinas ou veres se consegues seguir o risco do fundo?

devias assinar como taco que está empenado daí ao bater na bola branca que bate na preta NÃO CONSEGUIR TERMINAR O JOGO

quinta-feira, abril 12, 2012 11:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na realmente esta ideia de rankings já nem é nova e até parece que em Lisboa ja esteve para ser implementada este ano.

sexta-feira, abril 13, 2012 8:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paulo Costa

fazes parte daqueles que acordaste tarde

só porque, deu jeito

Olha para "artigo tenico" está fraco. faz muitas considerações e alguns dados.. de tenico só para os papás dos meninos

Rui

sexta-feira, abril 13, 2012 9:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro ao Anónimo de Quinta-feira, Abril 12, 2012 10:42:00 AM

"Pergunto então o seguinte: se tivesse um nadador sénior especialista na prova de 1500 Livres quanto tempo passaria a desenvolver a competência partida ou chegada? se calhar não da mesma forma que o tem que fazer num nadador de 50 metros, onde efectivamente são competências cruciais."

Na minha opinião tem razão até certo ponto mas o que é certo e caso seja um espectador assidúo da natação deve ter verificado, como eu o fiz, que em termos de piscina muitos nadadores de longa distância (1500, 3000 e 5000) já perderam provas não devido ao salto propriamente dito mas porque NÃO sabem fazer uma boa viragem e aproveitar ao máximo o impulso.

e ISSO conta muito mesmo em longas distâncias... diria até especialmente!

Quanto aos artigos que o Paulo tem publicado os meus parabéns pois desta forma tem lançado um debate com um nível de conhecimentos que desde à largo tempo já não se via neste blog pelo que dou também os meus parabéns ao BA pelo discernimento de aqui os colocar.

É com opiniões divergentes mas todas elas podendo ser válidas que a natação deverá avançar e sair da estagnação em que se encontra neste momento.

Debates para pessoas adultas, conscientes dos problemas, tecnicamente informadas e que sabem "ouvir".

Talvez fosse melhor em "casa própria" mas infelizmente por cá é o que se arranja.

Opiniões\soluções válidas e construtivas são Urgentemente necessárias.

sexta-feira, abril 13, 2012 10:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

dasse lá bauburdia. isto era só uma fogueirinha pra gente se aquecer enquanto coversava, no entanto tá aqui um incendio. alguem ouvio falar de fraternidade? e de neuroses? - opostas vocações que podem querer dizer que há gente absurda que jamais se entenderá!

sexta-feira, abril 13, 2012 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimos das 9:35 e 1:03, vocês não são parvos, mas devem estar a acabar o curso e vão concretizá-lo com distinção!!!

sexta-feira, abril 13, 2012 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 11:03, andas à 40 anos nisto e, não percebes nada de "agricultura".
Homem, tem juízo e vai tomar um banho de água gelada.

sexta-feira, abril 13, 2012 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 3.04 és sempre o mesmo o erro traí-te ...não é " andas à 40 anos..." mas sim há 40 anos (há de existem 40 anos) nem sequer escrever sabes mas comentas muito!
Deixo-te, não com pena...porque de ti ou como tu pensas(?pensas?)não preciso de ler nem aprender...afoga-te se quiseres nao não leves ninguém contigo! és com uma "pedra"...logo só te afundas!

sexta-feira, abril 13, 2012 5:16:00 da tarde  
Anonymous o giz do taco said...

mas voces são deficientes da tola ou que?

FALAM FALAM FALAM FALAM E NAO OS VEJO A FAZER NADA

FICO CHATEADO, COM CERTEZA QUE FICO CHATEADO!

ate porque a razao esta toda do lado o anonimo bla bla bla-feira pelas 399287:4675237:39876 AM que diz que
N A T A Ç Ã O
É
P R A
C R O M O S

obrigado e bom dia

sexta-feira, abril 13, 2012 10:56:00 da tarde  
Anonymous Wista said...

oh anonimo Quinta-feira, Abril 12, 2012 1:03:00 PM
Antes de dizeres que o Sr.Paulo Costa so têm um nadador bom que é o que tu queres dizer vai ver os resultados dos nacionais de Coimbra ainda este mês:

Ariana Nunes ficou em 2º lugar aos 50m Bruços e em 3ºlugar aos 100m (foi a primeira vez que foi a um pódio nacional como sénior)

Miguel Nascimento nem vamos falar no que ele ganhou tamos a falar do segundo atleta mais medalhado desta prova maioritariamente medalhas de ouro. para nao falar que tambem conseguiu minimos para os europeus de juniores

O Alex teve muito bem aos 50m livres ao conseguir o 1ºlugar

Para nao falar que a estafeta de 4x50m estilos e tambem de livres consegui o melhor tempo junior da prova apenas nao conseguiram ir ao podio devido ao facto de terem um atleta sem nacionalidade portuguesa na equipa.

Muitos Parabens aos 6 atletas e ao Sr. Paulo Costa continuem com o trabalho que so me dao prazer de ver os nacionais

sexta-feira, abril 20, 2012 7:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home