quinta-feira, maio 31, 2012

Meeting do Porto: Portugueses lutam por mínimos para Londres

Seis nadadores portugueses vão tentar obter mínimos para os Jogos Olímpicos no 30.º Meeting Internacional do Porto, a ter lugar nos dias 2 e 3 de junho na Piscina Municipal de Campanhã, onde estarão em competição 423 atletas (250 masculinos e 173 femininos) em representação de 54 equipas, entre as quais 14 são estrangeiras, em que se destacam o francês Hugues Duboscq, recordista europeu nos 100 metros bruços, e os recentes campeões europeus, a espanhola Mercedes Peris Minguet nos 50 costas e a checa Petra Chocova nos 50 bruços.

Tiago Venâncio (Naval Setubalense/Hamilton Aquatics), Duarte Mourão (Amadora), Alexis Santos (Sporting), Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Luís Vaz (Famalicão) e Mário Pereira (CNAc), que participaram, na última semana, no Campeonato da Europa de Debrecen (Hungria), esperam no Porto garantir o «passaporte» para Londres, naquela que é uma das últimas oportunidades de obtenção de marcas de acesso para os Jogos Olímpicos.

Com Sara Oliveira (FC Porto) a cancelar, na terça-feira, a sua inscrição nas provas individuais, Diogo Carvalho (Galitos) apresenta-se como o único nadador português no Meeting do Porto com mínimos para Londres (mínimo A nos 200 metros estilos e mínimo B nos 400 metros estilos).

Angélica André (Leixões), que bateu recentemente o mais antigo recorde da natação portuguesa (1500 livres), é outra das presenças nacionais confirmadas, bem como Inês Fernandes (Sporting), Joana Silva (Lousada Século XXI), Paula Oliveira (FC Porto), Diana Durães (Foca) e Tomás Silva (FC Porto), com mínimos para os Europeus juniores de Antuérpia (Bélgica), que se realizam de 4 a 8 de julho.

Entre os estrangeiros, o principal destaque é o francês Hugues Duboscq, recordista europeu nos 100 metros bruços, com 58.64, obtido nos Mundiais de Roma em 2009, e detentor do recorde dos campeonatos nos 4x100 estilos na mesma prova. O nadador, de 30 anos, que integra a seleção de Grand Ouest, da região da Normandia, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, nos 100 bruços, e subiu ainda ao último lugar do pódio nos Jogos de Pequim, nos 100 e 200 bruços, tendo sido o primeiro francês a percorrer os 100 metros bruços abaixo de um minuto, em março de 2008, em Eindhoven.

Também de França vêm as equipas do Comite Ile de France de Natation, Dunkerque Natation, Stade Francais Olympique Courbevoi, Montrouge e Institut National du Sport.

A Espanha far-se-á representar com o Club Natación Coruña e Club Natación Santa Olaya, onde nada a espanhola Mercedes Peris Minguet, já com mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres e campeã europeia em Debrecen nos 50 metros costas.

A Lombardia Rane Rosse é o representante italiano na prova portuense e um dos principais candidatos a vencer coletivamente.

As seleções da Argélia e da Suécia marcam também presença, bem como os britânicos do Ealing Swimming Club.

A checa Petra Chocova, do Vodni Sporty, já com mínimos A para Londres e campeã da Europa em Debrecen nos 50 metros bruços, e a sérvia Tijana Vukanovic, do Club Vojvodina Novi sad Srbija, recordista dos 100 e 200 mariposa e líder do ranking do seu país nos 200 e 400 livres, são outras figuras estrangeiras que vão estar na cidade Invicta.

O FC Porto, com 40 nadadores inscritos, é o clube com maior número de atletas em competição.

Suécia e Ealing Swimming Club vão permanecer no Porto após a prova para cumprirem um estágio.

Integrado na programação do 30.º Meeting Internacional do Porto, o documentário «S9 – David Grachat» será exibido no Auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, no dia 01 de junho, com a presença do nadador paralímpico. A entrada é livre.

A curta-metragem, realizada por Felippe Gonçalves, foi distinguida, este ano, como Melhor Filme de Desporto no Erasmus Film Fest e conquistou o segundo prémio de documentário no Odemira Film Festival em 2011.

O 30.º Meeting Internacional do Porto, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, é uma prova aprovada pela Federação Internacional de Natação para obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres.

As eliminatórias no sábado e domingo têm início às 09h00 e as finais às 16h00.

- Site Meeting Internacional do Porto

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que se passou com a Sara?

quinta-feira, maio 31, 2012 12:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que foi barraca atrás de barraca, o que se passou nas inscrições com o meeting do porto e o de barcelona foi de um "profissionalismo" atroz por parte desta FPN.

quinta-feira, maio 31, 2012 3:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Marta Miranda não vai? e os outros que falharam a tentativa de mínimos por pouco também não?

quinta-feira, maio 31, 2012 4:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem medo de piorar os tempos.

quinta-feira, maio 31, 2012 5:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este meeting não conta para europeus
E dp se fossem lá piorar? Depois de toda a barraca havia de ser lindo!

sexta-feira, junho 01, 2012 8:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com a mesma FPN Barcelona também não contava para os Jogos!!!

sexta-feira, junho 01, 2012 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

alem disso para algumas tem de aproveitar agora para a epoca de exames e se ja atingiram os objectivo vão tentar atingir o outro objectivo, pois a natação não da de comer a muitos atletas

sexta-feira, junho 01, 2012 1:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se estiverem atentos podem ver que a Ana Monteiro também tem mínimo B aos 200 mariposa

sábado, junho 02, 2012 12:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A natação não dá de comer a muitos atletas nem a alguns treinadores. Sim pq a ser verdade que num clube a meio da época os treinadores passaram a receber metado do ordenado. Esses tb vão ter q apertar o cinto ou então mudar de ares.

É a crise!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, junho 03, 2012 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Será que esses clube para a próxima época continua com a competição na natação e no polo aquático?Tenho as minhas dúvidas. Aguardemos pelas transferências.....

segunda-feira, junho 04, 2012 11:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito no que acabo de ler, anónimo das 11:09:00.

O que vão fazer então os "magníficos" dirigentes desse clube.
Eram os reis do cais das piscinas.
Era tudo em grande!
Eram os q sabiam tudo!
Eram os maioresssssssssssss!!!!
Eram os melhoresssssssssssss!!!!!
O Clube pagava tudo!!!!!!!!!!!!
Dava para tudo. Até parece que o piriquito (para não ficar sózinho em casa) tb tinha alojamento e comida paga.
Sinceramente, quem acho que não merece passar por isto (a ser verdade) são os atletas, esses sim, que tornaram grande o nome do clube, com tantas glórias dadas ao desporto nacional.

Boas braçadas, onde quer que as vão dar.

terça-feira, junho 05, 2012 9:09:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home