David Grachat deixou de ser considerado inválido pela SS

O nadador David Grachat representou Portugal nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008.
David Grachat é nadador paralímpico e até recebe uma bolsa de 320 euros mensais para treinar, valor concedido pelo Estado Português. Porém, a Segurança Social retirou-lhe recentemente o subsídio de invalidez vitalício de que usufruía por considerar que o atleta não é inválido, segundo avança na sua edição o Jornal I.
David Grachat nasceu sem a mão esquerda e desde 2002 que auferia um subsídio de invalidez concedido pela Segurança Social no valor de 115 euros.
A verdade é que em janeiro de 2011 deixou de o receber. O atleta contestou o sucedido e até foi presente a uma junta médica, onde foi verificado que não tinha a mão esquerda, e por isso teria direito ao subsídio.
Contudo, a Segurança Social não considerou isso suficiente e indeferiu o processo. David Grachat continua a lutar por aquilo que considera uma injustiça.
«Não faço isto por causa do dinheiro, mas por ser um direito meu, que deixou de ser respeitado sem qualquer justificação ou lógica por parte do Estado», referiu o atleta ao Jornal I.
David Grachat está neste momento a preparar a sua participação nos Jogos Paralímpicos que têm início no mês de agosto em Londres.
Trailer do documentário «S9 – David Grachat»
A curta-metragem, realizada por Felippe Gonçalves, foi distinguida, este ano, como Melhor Filme de Desporto no Erasmus Film Fest.
Trailer - "S9 - David Grachat" from Felippe Gonçalves on Vimeo.
Etiquetas: Natação Adaptada
5 Comments:
Que vergonha... não dá para entender! FORÇA DAVID!
Não é uma situação facil de avaliar.. Se nasceu sem uma mão então acho perfeitamente aceitavel que enquanto fosse suportado pelos pais tivessem direito a um subsidio (Despesas médicas extra, etc, sei la). Mas por outro lado felizmente que vivemos (ou deveriamos viver) numa sociedade em não ter uma mão não faz de ninguem inválido.
Não precisa da mão para estudar ou para mais de 50% dos empregos em Portugal. Portanto não acho estranho que lhe seja negado esse subsidio.
Vergonhoso
Eu só tenho um comentário: A Segurança Social, talvez com medo do grau de desemprego existente em Portugal, está a rivalizar com os Gatos Fedorentos no tocante à comédia.
Quarta-feira, Junho 13, 2012 7:22:00 PM
acho que este atleta não está só preocupado com a sua carreira profissional... esta situação vai lhe trazer problemas a outros níveis também...
Enviar um comentário
<< Home