quinta-feira, agosto 09, 2012

JO Londres 2012: Eva Risztov vence 10km femininos

Terminou à poucos minutos em Hyde Park a prova feminina dos 10km em águas abertas com a vitória da húngara Eva Risztov. O pódio ficou completo por Haley Anderson USA e Martina Grimaldi ITA, que se impuseram nos metros finais a Keri-Anne Payne GBR (4ª) e Angela Maurer GER.

Até ao final da 4ª volta estava tudo muito equilibrado com muitas nadadoras na frente, mas a 5ª volta foi mais rápida isolando na frente as 5 nadadoras referidas acima. No sprint final Haley Anderson USA com uma trajetória melhor ainda pareceu perigar a liderança de Eva Risztov HUN, mas a húngara pareceu ter a prova dominada e foi mesmo a 1ª a bater nos placares eletrónicos. Na luta pelo 3º lugar a campeã mundial (2010) Martina Grimaldi ITA bateu a campeã mundial (2009/2011) e vice-campeã olímpica de Pequim’08 por 0.4s. Após a última boia Angela Maurer GER viu que já não chegava às medalhas e terminou já a 10 segundos da britânica.

Ao longo da prova as nadadoras foram frequentemente avisadas pela equipa de arbitragem, tendo mesmo sido mostrados 5 cartões amarelos. Não houve desqualificações. Poliana Okimoto BRA desistiu por hipotermia na 5ª volta e Jessica Roux RSA desistiu na 4ª volta quando já tinha mais de 2 minutos de atraso para o grupo da frente.

Destaque para as duas primeiras classificadas que garantiram o apuramento para Londres numa prova realizada em Portugal (Albarquel / Setúbal), deixando para trás 3 nadadoras apuradas no Mundial de Xangai’11.

Pódio Águas Abertas FEM:
1ª Eva Risztov HUN 1h57m38.2s
2ª Haley Anderson USA +0.4s
3ª Martina Grimaldi ITA +3.6s

10km Masculinos
Amanhã realiza-se a prova masculina com a presença de Arseniy Lavrentyev. A partida está marcada para as 12h00 portuguesas e é possível acompanhar em vídeo através do link abaixo.

- Resultados Completos dos 10km femininos
- Resultados em Directo dos 10km masculinos (amanhã com Arseniy Lavrentyev)
- Webcast em Directo dos 10km masculinos (amanhã com Arseniy Lavrentyev)

Etiquetas: ,