segunda-feira, outubro 29, 2012

Ateliê de arquitectura quer pôr londrinos a nadar até ao trabalho

 Artigo publicado em GreenSavers
Chama-se Lido Line e é a proposta do estúdio de arquitectura [Y/N] Studio para um novo meio de transporte para os londrinos fazerem o trajecto entre casa e o trabalho. É um meio de transporte sustentável e inovador: a natação.
A ideia, desenvolvida pelos arquitectos Alex Smith e David Lomax, utiliza um canal pouco utilizado de Londres, o Regents Canal, estendendo-se por 15 quilómetros. É uma gigantesca piscina. Os arquitectos responderam com este trabalho a um concurso de ideias da cidade de Londres e arrecadaram um honroso segundo lugar.
Apesar de todos os obstáculos à efectivação desta proposta, sobretudo ligados à inexistência de chuveiros nos locais de trabalho e ao longo Inverno londrino, a verdade é que a ideia está a ser mencionada por vários jornais britânicos de referência.
“Os canais sempre foram rotas funcionais para a indústria, mas agora são puramente para o lazer. Pensámos em tornar estes canais de água em algo útil, ligando as pessoas aos seus locais de trabalho”, avançou Smith.
Segundo o Guardian, a Lido Line seria constituída por uma espécie bacia limpa que, inserida no canal, permitiria aos londrinos nadar calmamente ao lado dos barcos – mas separados.
As principais estações entre os 15 quilómetros de piscina estariam equipadas com balneários e vestuários. Por outro lado, nos meses de Inverno, as áreas de natação poderiam ser geladas e transformadas numa pista de ski ou patinagem.
Mas há mais: as áreas de serviço – que têm os balneários – poderão transformar-se em locais públicos nocturnos, com cinema e eventos de entretenimento.
“Inspirámo-nos com o triatlo olímpico, ver pessoas a nadar na Serpetine”, concluiu Smith.
O que acha desta ideia? Será funcional? O leitor nadaria até ao seu local de trabalho?

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a ideia bateu...
contudo! não podemos dizer todos os dias "bora lá a londres".
uma cidade a funcionar onde ainda vivem pessoas que olham para o lado macaco das coisas.
nota: quando disse macaco referia-me a humano! enfim... não são só centros comerciais e extinções.

segunda-feira, outubro 29, 2012 10:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interessante a ideia, mas apenas como exercício mental e criativo. No entanto, esta ideia poderá ser um ponto de partida para chamar as pessoas às piscinas.

segunda-feira, outubro 29, 2012 1:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

adorava ter isto na minha cidade, mas só porque sou nadador, acho que uma pessoa normal nunca iria utilizar este meio

é verdade que se calhar as pessoas comecavamm a desclocar-se mais ás piscinas, principalmente os mais novos para poderem aprendar a nadar e divertirem-se depois entao nesta piscina de 15km

mas ainda assim nao acho boa ideia

segunda-feira, outubro 29, 2012 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vais ser uma excelente piscina para todos os sem abrigo, grandes banhos... Uma coisa é certa, como esta ideia os habitantes de londres estarão todos muito mais cheirosos.

segunda-feira, outubro 29, 2012 3:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home