quarta-feira, julho 03, 2013

Proposta FPN de alteração regulamentar

Junto anexo os documento da proposta da Federação Portuguesa de Natação (FPN) para alteração dos regulamentos das competições nacionais de natação pura e águas abertas para a época 2013/2014, bem como as tabelas de tempos mínimos de acesso às competições nacionais de natação pura.

- Proposta de Regulamentos das Competições Nacionais de Natação Pura 2013/2014
- TAC’s para os Campeonatos Nacionais de Natação Pura 2013/2014
- Proposta de Regulamentos das Competições Nacionais de Águas Abertas 2013/2014

Etiquetas: ,

49 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Absurdo! É o maior ataque a natação portuguesa que vi na minha vida

quarta-feira, julho 03, 2013 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta aposta é a maior palhaçada de sempre!

quarta-feira, julho 03, 2013 1:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Federação tenha juizo e deixe tudo como está porque so vão fazer porcaria! acham mesmo que os atletas seniores nao merecem ter nacionais em abrl? nadam em dezembro e depois em julho só? isto é a maior parvoice de sempre, nenhum atleta concorda com estas medidas. Acabem com a natação a nivel senior que vão ver o que é bom! Proposta mais ridicula de sempre! Um atentado à natação portuguesa!

quarta-feira, julho 03, 2013 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a serio? só pode ser piada de mau gosto nao?

quarta-feira, julho 03, 2013 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida FPN isto não tem pés nem cabeça!

quarta-feira, julho 03, 2013 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta porcaria ja esta aprovada? vão adoptar a politica do quero posso e mando ou vão consultar os clubes e fundamentalmente os atletas?

Tantas mudanças boas que se podiam fazer na natação portuguesa e vão transformar o pouco que temos de bom em péssimo? a serio? é este o caminho?

quarta-feira, julho 03, 2013 1:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bom assim posso continuar a treinar 3 vezes por semana e fazer mínimos, estava com medo porque com estes mínimos teria que começar a treinar todos os dias, assim voltamos a ser o Portugal que eu conheço. Obrigado FPN

quarta-feira, julho 03, 2013 2:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bebaagua, isso é certo? Ou ainda tem de ir a votação?

quarta-feira, julho 03, 2013 2:30:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

deve ir a votos nos nacionais de Famalicão (18/21JUL)

quarta-feira, julho 03, 2013 2:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É urgente que as actas das AGs sejam publicadas para sabermos o que os "nossos" delegados votam e o sentido desse voto, para sabermos com quem podemos contar.
Tambem sabemos do passado recente, que quem mandava lavava as mãos sobre o que propunha afirmando que quem tinha aprovado não tinha sido ele.
Com este exemplo que de diferente podemos esperar?

quarta-feira, julho 03, 2013 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava que a FPN explicasse em que medida é que este calendario vai ajudar em alguma coisa a natação portuguesa? zero!

quarta-feira, julho 03, 2013 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Patético! Destruir o torto para construir ainda mais entortado só neste país é que se anda para trás

quarta-feira, julho 03, 2013 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Preocupa me bastante que isto vá para a frente. O calendário é inaceitavel. Onde ja se viu nao haver nacionais para os seniores em março/abril? Que desrespeito é este? Não venham com cantigas a dizer que nadam nos nacionais de clubes porque nos nacionais de clubes nada se em função da equipa e das suas necessidades, nem todos os seniores têm equipas nas divisões superiores e ha atletas individuais. Relembro que por exemplo um nadador olimpico é nadador individual (pedro oliveira) portanto nunca poderia fazer pico de forma para março abril porque não ha nacionais. Isto é ridiculo.

Vão desvirtuar completamente o nacional de clubes, a prova especatulo da natação portuguesa, com mais participação em espectadores e interesse e uma prova que estava desenhada na perfeição e que tem todo o sentido ser em piscina curta?

Ja pensaram nos atletas que estão na faculdade? Exames em fevereiro, muitas vezes a apanhar o inicio de março vão treinar o quê para os nacionais de clubes? 3 semanas? Com estas medidas vamos andar ainda mais para trás em termos de performances. Os nacionais de verão ainda são de maior dificuldade por exames da faculdade e exames do 12º, enfim, não se vai poder ter um pico de forma decente e o nacional de clubes vai deixar de ser importante. Vão acabar com os clubes pequenos, os clubes com poucos nadadores, com os nadadores com mais de 18 anos. Mas é isso que querem? Então apostem mesmo só na formação e digam já que assim os seniores todos deste país (que são os que têm mais hipoteses de ir a provas internacionais absolutas, tirando o miguel nascimento) deixam já de treinar e a fpn fica com uma natação portuguesa só até a categoria junior.

quarta-feira, julho 03, 2013 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este calendario e medidas entristece me

quarta-feira, julho 03, 2013 4:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desde quando é que isto vai ser bom? epá expliquem se!

quarta-feira, julho 03, 2013 4:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas quem é que vai votar nisto? só quem tiver louco é que vai votar a favor disto!!!!!

quarta-feira, julho 03, 2013 4:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto começa a parecer as eleições para o governo de a dois anos. Toda a gente achou que iam ajudar o país, agora toda a gente os quer de lá para fora! Toda a gente achou que as medidas iam ajudar o povo, no entanto todos os dias se vêm medidas que prejudicam e degradam cada vez mais o povo. Está a acontecer isto com a federação e se estas medidas forem para a frente! eu não sei quem vai votar mas se eu votasse era contra sem duvida e todos os meus cvolegas nadadores que ja leram isto são contra tambem. Por isso se forem os nadadores a votar não vão ter sorte

quarta-feira, julho 03, 2013 4:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de fazer um apelo para que quem vai votar este calendário o chumbe categoricamente!

Tem que ser igual ao que tem sido, nacionais de curta inicio de dezembro, nacional de clubes em curta no meio de dezembro, nacionais de juniores e seniores (ou absolutos) em março/abril e open de portugal em final de julho/agosto

Não vão em cantigas!

quarta-feira, julho 03, 2013 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

miserável

quarta-feira, julho 03, 2013 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

wow conseguem pior o que tinhamos de melhor? o nacional de clubes era a joia da coroa da natação portuguesa

quarta-feira, julho 03, 2013 4:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estas mudanças são de loucos e de quem vive muito pouco a natação portuguesa

quarta-feira, julho 03, 2013 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É interessante ver que o pessoal está contra o calendário, mas ninguém diz nada dos novos tacs. Em termos de evolução a longo prazo (sem falar só de seniores), diz no ficheiro que a progressão foi ajustada à realidade nacional e a conversao de longa para curta também. Vai funcionar ou só é bonito em teoria?

quarta-feira, julho 03, 2013 5:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

zonal de juvenis?? nao ha nacional de inverno? palhaçada

quarta-feira, julho 03, 2013 5:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigos, há no meio um ponto positivo que parece ninguém ter reparado ainda, em juniores e juvenis femininos passa a haver dois anos 1997-1998 e 1999-2000

quarta-feira, julho 03, 2013 6:14:00 da tarde  
Anonymous Uma pessoa said...

Sinceramente , até acredito na vontade de inovar da Federação e que nalguns pontos as alterações até nem tenham sido más ( como em ter criado dois anos para os juvenis femininos e ter introduzido os zonais de juvenis ) . Contudo , há outras que não consigo entender , e que penso que não passariam pela cabeça de ninguém ! Então os absolutos agora não têm direito a nacionais de inverno ? Os campeonatos de clubes de 1ª e 2ª divisão são em Março ? Isto são medidas que não fazem sentido , principalmente tendo em conta a carga escolar dos jovens mais velhos , e só propencia a que haja mais desistências no escalão absoluto .
Em relação aos TAC's propostos... Os tac's zonais e nacionais de juvenis são os mesmos ? Então que sentido faz haver uns zonais ? E os TAC's infantis ? Não acham que ficaram um bocado "puxados" ? Principalmente os infantis B . Aqueles tempos a mariposa deram-me um ataque no coração ! Não compliquem tanto assim as coisas . Há que motivar os nadadores mais novos , porque normalmente só depois de atingir a puberdade é que eles dão o "salto" em termos de rendimento , e há sempre pessoas que são mais tardias , e com tempos tão difíceis começam a desmotivar e a querer sair .
Não vamos acabar de vez com a natação , está bem ? Não há nada como incentivar os mais novos a continuar e os mais velhos a permanecer . Só assim teremos uma natação com futuro em Portugal ! :D

quarta-feira, julho 03, 2013 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem apesar de nao concordar com tudo do calendário, penso que é o melhor para a nataçao e para nós atletas que nos esforçamos diariamente para obter resultados de cariz nacional, por outro lado, em relação aos mínimos exigidos pela fpn, acho que estão aceitaveis para qualquer atleta que vá aos treinos diariamente.Feito isto, a alteraçao de 2 anos para raparigas em juvenis estou de acordo, pois elas ficam seniores bastantes anos antes de irem para os estudos superiores.Em conclusao, eu aceitaria esta proposta de alteraçao mas, o calendário teria de ser reajustado consoante a escola/universidade , pois bastantes equipas recorrem ainda aos seniores para se fazer representar nos nacionais de clubes

quinta-feira, julho 04, 2013 10:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tamos entrgues aos bichos

quinta-feira, julho 04, 2013 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo:
-2 Escalões etários para Juvenis Fem.
-Torneio Zonal de Juvenis

Discordo:
-Novo calendário, sobretudo na eliminação do Nac. de Jun/Sen em Abril
-Novos Tac's dos escalões de Inf e Juv, estão muito puxados!

Em soma, sou contra a nova proposta da FPN. Para fazer M.r&@ (borrada) mais valia deixar lá o Sr. Frischknecht... Ao menos já sabíamos com o que nos tava à espera!

quinta-feira, julho 04, 2013 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou completamente contra o novo calendario. O nacional de clubes em 25 em dezembro era a melhor prova que havia em portugal.

Eu sou senior e o meu clube nem esta na 1ª nem na 2º divisão e ia ver o campeonato de tão espectacular que era e pelo ambiente incrivel.

Face a estas alterações para a natação senior o que vou fazer é treinar até dezembro, depois vou parar quase 3 meses e tentar um regresso em abril para ir aos nacionais de julho. É o que vai acontecer com a maioria dos seniores que não são da Elite, porque estar tanto tempo sem ter uns nacionais nao é compativel com a pratica de natação. É para loucos. A federação está a fazer uma natação para 3 ou 4 mas na verdade devia pensar numa natação para todos. Eu quero acreditar que esta proposta vai ser chumbada. A unica medida que faz sentido é passar a haver dois anos de juvenil para miudas. O calendário está ridiculo.

quinta-feira, julho 04, 2013 12:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui mesmo ao lado em espanha têm uma natação muito melhor que a nossa. Dezembro têm nacionais de curta, março tÊm nacionais absolutos, 15 dias depois têm o nacional de clubes e em julho têm os nacionais juvenis juniores e seniores. 4 campeonatos, nenhum sem os seniores. Meus amigos isto é so para exemplificar que não se deve cortar no topo da piramide. Os cortes a terem que se fazer é na base. Obviamente que em portugal temos qu fazer aumentar a base mas o topo não pode ser irradicado ou completamente desprezado.Não haver nacionais de juniores e SENIORES vai ser a morte da natação portuguesa. E os nacionais de clubes serem em dezembro faz todo o sentido para a realidade portuguesa e todos os atletas gostam mais assim. Para além de ser a prova mais espectacular da natação e com um ambiente espetacular em piscina curta que nunca se vai conseguir recriar em longa. Por alguma coisa se deixou de fazer nacionais de clubes em longa! Este calendario nao pode ir para a frente

quinta-feira, julho 04, 2013 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era bom que os verdadeiros Iluminados de cada proposta escrevessem por baixo o seu nome... Apenas para memória futura!
Para um dia mais tarde dizer aos meus filhos quem é que matou a natação!

quinta-feira, julho 04, 2013 12:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nem vale a pena andarmos a comentar contra isto pq as decisões estão tomadas e vivemos novamente numa ditadura na natação portuguesa. é claro que estas propostas não têm qualquer cabimento (tirando talvez a de mais um ano nos juvenis) mas por mais que estejamos contra estas propostas vão para a frente porque quem as vai votar são exactamente as mesmas pessoas que as andaram a fazer. Os clubes não vao ter uma palavra a dizer e fundamentalmente os atletas não vão ter uma palavra a dizer. O calendario de nacionais vai ser o maior facto de desistencia precoce para atletas de 18 anos ou mais. Ou mesmo que não desistam não vão levar tao a serio a epoca. Treinam até dezembro e em janeiro quando o treinador disser para treinar vão responder "epá calma ainda faltam 7 meses e meio para o campeonato tenho tempo". Acham que a natação e as performances dos atletas vão melhorar assim? loool sou um burro nao vê isto. Acham que toda a gente nada no nacional de clubes? acham que todos nadam as suas provas no nacional de clubes?

Mas nem vale a pena lutar para que se mantenham a maioria das coisas pq isto vai para a frente mesmo contra a opinião de todos os nadadores deste país

quinta-feira, julho 04, 2013 12:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como nadadora revolta me a maioria destas medidas principalmente o calendário

quinta-feira, julho 04, 2013 2:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um dos comentários anteriores refere-se ao exemplo de Espanha, país com melhores resultados que Portugal. Os novos responsáveis federativos terão visitado recentemente o anterior clube da Mireia Belmonte.
Se a inspiração deste calendário e dos escalões não vem de Espanha, pergunto: qual o país que adopta semelhantes escalões e calendário aos agora propostos por esta federação ?

quinta-feira, julho 04, 2013 4:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nenhum país adopta o calendário ridiculo que é proposto. Este calendário e a maioria das mudanças que querem fazer é uma anedota! uma brincadeira de mau gosto. Se querem mostrar trabalho não é desta maneira

quinta-feira, julho 04, 2013 5:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


meus amigos.. NACIONAIS DE CLUBES , o que têm para oferecer a não ser, minha rua contra a tua.

mais nada oferece.. é uma campeonite agradável.. não há duvida

no fim é , para o ano há mais

quinta-feira, julho 04, 2013 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanto em masculinos como em femininos dois anos em juvenis e juniores, muito bem, e as classificações nas provas são por ano de nascimento ou todos juntos

sexta-feira, julho 05, 2013 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E não é que o que se disse ontem, não corresponde ao que é dito hoje?

Durante a campanha foi afirmado que o projecto era por um ciclo olimpico.

Não é que agora passou para um projecto a três ciclos?

Vejam a entrevista no canal a bola e até percebem O QUE PARA AI VEM.

Como será daqui a algum tempo?



sexta-feira, julho 05, 2013 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dá para nao mudarem o calendario? dá para nao incentivarem os seniores a abandonar precocemente? dá para deixarem de propor disparates?

Se isto for para a frente é uma calamidade!

sexta-feira, julho 05, 2013 12:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho bem que alterem em relação às nadadoras juvenis. Um ano apenas neste escalão sendo já um ano mais novas que os rapazes e a ter que lutar por tempos tão difíceis no primeiro ano de juniores é injusto para elas. Já estava na hora de reverem esta situação.

sexta-feira, julho 05, 2013 10:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

até setembro isto vai derreter tudo. alguem embaralhou e distribuiu. esta revelação é deslumbrante, cheia de pormenores e de segredos impossiveis, tentam-se empreendimentos crescentes e associações inconciliàveis ,sensiveis paradigmas. juvenis percentagens. conciliar sem transcender é mais do mesmo. juniores sem seniores é como 2 sem 3. como podemos fazer telhados sem ter as cabanas? isto não é um modelo de evolução é só uma pequena mudança. tacs torneios e campenatos, nada disto fez o que tinha a fazer. neste caso são todos inocentes, as ideias são complexos sistemas do pensamento, tanto podem ser boas como não prestarem para nada, sobretudo quando não se inova. era bom que se acreditasse nisto, só que mais uma vez isto é um projeto adaptado às fantasias da natação, não serve os anos vindoiros. teremos de aprender a nadar de olhos fechados e voltar ao sonho; não valem a pena os telhados se ainda não temos a cabana feita. no tempo tanto poderemos viajar para a frente como para trás. não é nos gabintes que se melhora (muda) a natação é nas piscinas. a natação tá doente será preciso tratá-la primeiro, e cuidado com asas de cera: lembro-vos que drretem com o calor do sol, não vamos por aí.

sábado, julho 06, 2013 1:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esta FPN quer acabar com a natação! Nem se lembra dos seniores que tem exames na faculdade e alguns 12º anos e exames nessas alturas! Se agora já é uma vergonha com os poucos atletas que vão aos nacionais então a partir de agora quase vão deixar de existir!
Assumam de uma vez e se querem acabar com a natação acabem mas tenham a coragem de o fazer e não usar medidas
para que os atletas deixem aos poucos e poucos de exercer esta modalidade. Tenham vergonha e assumam!

domingo, julho 07, 2013 4:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA os TAC'S dos nacionais já são definitivos ??

domingo, julho 07, 2013 6:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vendo ARENA CARBON PRO MARK 2 no.30, Bom preço. Motivo mudança de ramo, vou-me didicar à pesca.

quinta-feira, julho 18, 2013 3:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente com novo regulamento

quarta-feira, julho 24, 2013 11:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Espero que a acta desta AG seja divulgada, pois a "dita transparência" só se consegue com ampla divulgação.

É tempo da NATAÇÂO saber o que os seus representantes dizem e como votam. Até para que num futuro em que tenhamos de os escolher saibamos o que cada um deles fez.

Que não haja medo e se cumpra o que foi escrito durante a campanha eleitoral.

quarta-feira, julho 24, 2013 4:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O melhor são os dois anos de juvenis femininos e os zonais de juvenis porque o resto não presta.

sexta-feira, agosto 23, 2013 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tacs de porcaria isto ja foi aprovado ?

segunda-feira, setembro 23, 2013 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os tacs femininos de estilos claramente a beneficiar as meninas de 99 e 97 e a prejudicar as de 98.

terça-feira, setembro 24, 2013 9:10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home