sexta-feira, junho 27, 2014

Setúbal Bay 2014 recebe 91 nadadores para a Taça do Mundo FINA

Noventa e um nadadores dos cinco continentes participam amanhã no Parque Urbano de Albarquel em Setúbal, na FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup.

O número recorde de participantes, num total de 91 nadadores em representação de 23 países, marca o regresso a Setúbal de uma etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas, naquela que é a única prova da competição realizada este ano na Europa.

O desafio nas águas do Sado é abraçado por 46 nadadores masculinos e 45 femininos, atletas da elite mundial da disciplina que percorrem os 10 quilómetros da "Setúbal Bay" ao longo de um percurso retangular delineado numa zona defronte do Parque Urbano de Albarquel.

A etapa de Setúbal da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16h00, seguida, dez minutos depois, da partida da feminina.

O elevado número de participantes atesta que a prova setubalense, integrada no calendário desportivo dos 12.os Jogos do Sado, pela organização e condições naturais, é uma das etapas mais disputadas do circuito mundial, contando com a presença dos melhores atletas do ranking mundial.

Setúbal recebe pela sétima vez uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, depois de provas entre 2006 e 2011, a que acresce, em 2012, uma qualificação olímpica, e nesta nova edição o destaque vai para a participação de sete nadadores medalhados nos Jogos Olímpicos de Londres e noutras competições internacionais recentes.

Entre os homens, Thomas Lurz, Spyridon Gianniotis e Simone Ruffini, atual número um da disciplina, são os nomes mais sonantes, enquanto nas mulheres as atenções centram-se em Poliana Okimoto, que defende o primeiro lugar do ranking, Haley Anderson, Ana Cunha, Martina Grimaldi e na veterana Angela Maurer.

Após a realização de uma prova de qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro provas da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, competição que se mantém no Sado até 2017.

A "Setúbal Bay" regista a participação de uma equipa de sete nadadores portugueses, uma seleção nacional renovada, num misto de experiência e jovens promessas, composta por Hugo Ribeiro, Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.

A competição internacional é antecedida de uma prova aberta para de promoção das águas abertas, às 10h30, na distância de 1500 metros, onde estão inscritos 186 nadadores de todas as idades.

A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, com um total de oito provas, começou em fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

- Start-List Taça do Mundo FINA 10km
- Entry-List Prova Aberta 1500m

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uns milhares de euros depois(até com camisolas com quem se demitiu)foi quem costuma não estar, apanhado entre duas viagens e ESTEVE PRESENTE !!!!!!!!!!!!!

sábado, junho 28, 2014 9:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora é que se vê quem é o melhor nadador português de águas abertas da actualidade!

segunda-feira, junho 30, 2014 3:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

foi uma vergonha nacional estas AA. Classificações desastrosas e desistências de 80% nos nadadores da selecção nacional

segunda-feira, junho 30, 2014 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tiveram friuzinho e sairam, não se podiam constipar. Grande angélica, não há nada q te chegue. Parabéns Hugo Ribeiro

segunda-feira, junho 30, 2014 5:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E viva o Top 10.......

segunda-feira, junho 30, 2014 10:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema da natação portuguesa não são dirigentes, nem treinadores muito menos atletas....são os pais.

terça-feira, julho 01, 2014 8:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pois é, ainda andaram com o menino bonito ao colo no inicio da época e bem tentaram queimar o mais promissor e talentoso nadador de águas abertas, mas aqui está ele a mostrar quem é que merece as apostas da FPN.

terça-feira, julho 01, 2014 9:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pais responsáveis? Sim, pais treinadores e pais nas direcções claro. Até um cego vê quanta panelinha de interesses. São as capelinhas, claro.

terça-feira, julho 01, 2014 11:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pais nas arbitragens, nas associações... famílias inteiras... da mulher a dias ao motorista todos nadam bem... todos se superam.

terça-feira, julho 01, 2014 12:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quase dois anos depois...Nem se notam as mudanças.

Algo tem que se começar a preparar para o final dos outros dois que faltam.

terça-feira, julho 01, 2014 7:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home