sexta-feira, outubro 09, 2015

Regulamentos FPN 2015/2016

Já estão disponíveis os regulamentos das várias disciplinas para a época de 2015/2016. Destaque para a alteração dos Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª e 2ª divisões, que voltam a ser disputados em Dezembro, ainda que se mantenham em piscina de 50m.

- Regulamento FPN 2015/2016 – natação pura
- Regulamento FPN 2015/2016 – águas abertas
- Regulamento FPN 2015/2016 – pólo aquático (provas nacionais)
- Regulamento FPN 2015/2016 – pólo aquático (provas oficiais)
Regulamento FPN 2015/2016 – masters
- Regulamento FPN 2015/2016 – sincronizada
- Regulamento FPN 2015/2016 – natação adaptada
- Regulamento FPN 2015/2016 – formação

Etiquetas:

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

qual a razão pela qual os campeonatos de Clubes voltam a Dezembro?
Ou fazendo a pergunta de outra maneira, qual a razão então, porque os colocaram em Abril na época passada?
a quantas andam estes senhores? será q sabem o q andam lá a fazer?
não chega de asneiras, já?

quarta-feira, setembro 23, 2015 8:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se é em Abril, queixam-se porque é em Abril e não em Dezembro. Se é em Dezembro queixam-se porque mudaram... assim é difícil ser padre nesta freguesia.

O poder da Internet e das redes sociais é este mesmo "DAR VÓS AOS PAROLOS", todos se queixam todos emitem opinião mas em anónimo :-)

Ass. Anónimo Dasdezepicos

quarta-feira, setembro 23, 2015 10:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em minha opinião os Nacionais de Clubes deveriam ser em Dezembro e em piscina de 25m. O ano passado não entendi a escolha das datas, mas este ano a FPN voltou a colocar a competição em Dezembro. Um claro sinal de que estão atentos ao mundo da natação e perceberam que não foi a melhor opção colocar a prova em Abril.

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vós é fixe ahahahah

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

andam ao sabor da maré e dos pedidos dos amigos.
viva o BA para dar VÓS (?!) aos parolos :)

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aqui temos a confirmação de que alguns já sabiam do regulamento pelo menos 20 dias antes de ser lançado!

quarta-feira, setembro 23, 2015 2:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanta gente a falar dos Nacionais de Clubes, que nem reparam que parece que a FPN quer destruir a natação senior portuguesa com TACs que não cabe na cabeça de ninguém.
E para os que dizem "ah e tal, trabalha mais", deixo aqui os mínimos para os trials australianos, que não andam muito longe dos nossos, e que como se sabe, são 1 potência da natação mundial, ao contrário de nós.

http://swimswam.com/swimming-australia-releases-2016-olympic-trials-time-standards/

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FPN a enterrar a natação Sénior!
Vai haver provas que nem vai encher uma série...

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nada como tentar experimentar a tese que se criou. A modalidade passou a ser objecto de observação, para qualquer um projecto/tese a ser escrita.
Como sabemos quanto maior for o objecto, melhor se conclui algo.
Se no ano passado foi diferente, este ano diferente vai ser e se lá ficar mais um mandato, poderemos esperar outras tantas experiências.

Aos atletas a prática, aos técnicos o treino e aos dirigentes o dirigismo.
Quando se altera esta máxima, dá o que deu antes e está a dar agora.

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quarta-feira, setembro 23, 2015 11:17:00 da tarde

Queres-te divertir a nadar sem pressão? Escreve-te nos "Masters". E assim podes fazer "bolinhas" todos os dias durante os treinos. E vê ser alguns que bem treinam.

Há muitas piscinas a oferecer aulas de manutenção. Inscreve-te. E aí tens tempo para dar à língua que deve ser a tua preocupação.

quinta-feira, setembro 24, 2015 6:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As regras de inscrição para o campeonato nacional de infantis é uma autentica ...

quinta-feira, setembro 24, 2015 11:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estão a matar a natação em Portugal

quinta-feira, setembro 24, 2015 1:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a maioria das regras do Nacional de Infantis.
Boa medida que a FPN tomou e até pode e deve ir mais longe.

quinta-feira, setembro 24, 2015 2:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vergonhoso estes tempos....
Vergonhosa esta FPN

Nos 400L e na época transacta, apenas um atleta (salvo erro) conseguiu fazer o tempo... Tempo B claro
com tempos A e B temos 18, todos em 2013. Refiro me a piscina 25m

Isto vai bem vai.

quinta-feira, setembro 24, 2015 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de vos chamar a atenção para uma conta do facebook, a de um nadador símbolo da modalidade que é e foi.
Leiam o que por ali vai sobre estes ditos "regulamentos".
Quem pouco sabe de dirigismo produz "coisas" destas..

quinta-feira, setembro 24, 2015 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quinta-feira, setembro 24, 2015 6:48:00 da manhã

Deves viver numa utópia, ou só nadas 50 metros e vens para aqui mandar vir com os outros, se achas que os TACs são justos. E não, fazer 3 bidiários por semana e 3 sessões de ginásio não é "andar a se divertir" ou a "fazer bolhinhas", deixo isso para ti, que pelos vistos falas por experiência própria...
Além disso ainda há quem treine tudo isso (ou mais) e ainda tenha que conciliar com os estudos ou com o trabalho, que deve ser algo que tu não fazes, já que achas que só não faz aqueles TACs quem anda a "brincar"...
Ah e já agora escreve-se "inscreve-te" e não "escreve-te", mas não poderia esperar melhor de alguém que não sabe argumentar sobre a dificuldade dos TACs... talvez devesses te "escrever" (lol) num curso para aprenderes alguma coisinha :)

quinta-feira, setembro 24, 2015 3:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quem não acha estes mínimos difíceis deveria fazer uma pesquisa rápida antes de vir para aqui escrever M....!

Então vejamos (para os mínimos de piscina de 25):
A ultima época olímpica - 8 pessoas abaixo dos 50.16 (8º Alexandre Agostinho)
Última época - 7 pessoas abaixo dos 50.16 e + 3 abaixo dos 51.18

Se isto não mostra a dificuldade dos mínimos... então não sei!

Ao que parece este vai ser o ano em que a natação Portuguesa se torna uma potencia europeia.

sexta-feira, setembro 25, 2015 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É a treinar que se melhoram os tempos, não há nem formulas matemáticas nem milagrosas... é treinar, treinar... treinar.

☺ Treinar mais e blogar menos ( não sei se blogar está no português correto)

sexta-feira, setembro 25, 2015 12:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sexta-feira, setembro 25, 2015 12:18:00 da tarde

Concordo com tudo o que disseste, mas isso não invalida o que as pessoas pensam dos TACs seniores, ou seja, estão desajustados à nossa realidade. Se há pessoas insatisfeitas, então devem mostrar que o estão e o porquê, e lutar por aquilo que acreditam.
Aliás, até vou dar 1 exemplo: imagina um sénior de 1º ano nesta época, e que na época passada fez o TAC de Junior de 2º ano à rasca. Ele agora vai para a universidade e olha agora para esta tabela. Achas que vai ter vontade para treinar, sabendo que tem que se dedicar muito mais aos estudos?
Isto é apenas um de muitos exemplos que poderia dar, mas é uma das razões que leva à desistência e ao desaparecimento dos nossos seniores.
Na minha opinião só conseguem fazer estes TACs quem teve toda a sorte do mundo em ter boa genética e bons treinadores (e dedicação obviamente), e/ou aqueles que ficam eternamente a acabar o 12º ano ou que demoram 10 anos a concluir a licenciatura.

sexta-feira, setembro 25, 2015 1:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vejam só o que foi dito à 1 ano... cada um tira as suas conclusões.

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=19453117&postID=1743715839563507146&isPopup=true&bpli=1

segunda-feira, setembro 28, 2015 3:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se soubesses escrever...é que era!!! Fazes um esforço mas não é "à" mas sim "há"...de existe...um ano! e que tal ires "à" fava?!

segunda-feira, setembro 28, 2015 7:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela correção.

terça-feira, setembro 29, 2015 9:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nunca aqui tinha escrito mas depois de ler este vergonhoso regulamento não posso deixar de mostrar aqui a minha indignação com tamanhas inovações parvas e sem sentido.

Senão vejamos, que sentido faz existirem os ditos minimos A, a média dos melhores tempos dos ultimos 4 anos! quem faz aqueles tempos senão tem lugar garantido nos Nacionais, então quem tem?

As estafetas Mistas nos Infantis? Será que li bem? Estafetas Mistas? E sem minimos? Pode-se inscrever quem se quiser? Aquilo vai ser uma enchente... Então e não temos também a estafeta 8x25m?

Torneio de Fundo e Meio Fundo Infantis, Infantis B 400L, Infantis A 800L. Será que é engano? É que o mesmo torneio de Cadetes costuma ser Cadetes B 400L, Cadetes A 800L. Será que adaptaram o regulamento de Cadetes para os Infantis? é que não vejo a prova de 25m pernas, será que se esqueceram?

Confesso que estou mesmo baralhado com o dito regulamento, nos Nacionais chamam Fundo/Meio-Fundo (1500L/800L e 400L) presumo que meio fundo seja 400L, no entanto no torneio com o mesmo nome, onde deveriam nadar precisamente Fundo ou Meio Fundo só podem nadar 400 ou 800 conforme sejam A's ou B's.

Das duas uma ou este regulamento é um tremendo de um engano ou então é uma tremenda de uma estupidez de algum iluminado!

quinta-feira, outubro 01, 2015 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nunca houve nem nunca haverá um regulamento imune a criticas, mas efectivamente este regulamento nacional concretamente no que toca a categoria de Infantis e nomeadamente os campeonatos nacionais de PL (ainda bem que há só um) tem uma forte carga experimentalista, discricionário, "confuso" e sobretudo depauperadamente objectivo. Quem foi o pai dos mínimos A e B? Terá sido aquele que vai explicar a um miúdo de 12 13 anos, vá lá não fiques triste, trabalhaste para alcançar um mínimo para participares nestes campeonatos mas, infelizmente não vais poder nadar porque o objectivo que tu e o teu treinador traçaram era afinal uma ilusão. Querem que as sessões demorem menos tempo? apertem os TACS, assim ficamos todos a saber atletas, técnicos, dirigentes e pais, as regras do jogo atempadamente ou então acabem com a palhaçada da última sessão que pode até parecer interessante em teoria, mas que em minha opinião não vai funcionar, para além do que a alínea a) do ponto 6 me parece extemporânea para não dizer inexequível. Então e aquele atleta que embora menos completo conseguiu apenas dois mínimos A LOL 1500 e 400 Livres por exemplo, apenas lhe vai ser permitida a participação numa das provas? qual a razão? especialização precoce? não me parece. Finalmente que dizer da classificação final e prémios? A nível individual ocorre-me dizer que vamos passar da idade do metal para a idade do papel, sem dúvida mais ecológica, A nível colectivo, estafetas se bem entendi, passaremos da era da campionite para era da clubite. Enfim, deixo aqui esta reflexão que se faz tarde e desejar a todos os miúdos de norte sul muito sucesso para esta nova época, nem que para isso tenha que dar a mão à palmatória.

sexta-feira, outubro 02, 2015 2:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como se devem lembrar, um que disse ser mandado, veio dizer que em Setembro iria-mos ter conhecimento de grandes mudanças.
Tinha sido mandado dizer isso e aconteceu isto.
Nas reuniões do Jamor, parece que foi dito que a época se iniciaria em meados de Setembro, que nos serviços da federação haveria grandes alterações, que desta vez é que era a GRANDE MUDANÇA.

E foi, e está a ser.
Além destes regulamentos,nunca a época começou tão mal. Então não é que falta a divulgação do processo de filiação dos Clubes? Então não é que o GRANDE ÊXITO da época passada, o portugal a Nadar, não mereceu até este momento uma única palavra? Então não é que se alterou o fpnsystem sem haver formação sobre o mesmo e com um novato a meio tempo para responder aos Clubes? Será que vamos tambem a continuar a ter uma emissão de cartões de licença desportiva por ano com as despesas que isso dá, os tais que tinham fotografia do titular, e que permitiam controlar os nadadores nas provas e deixaram de ter na época passada? Que mais surpresas iremos ter antes do flop final?
Não vão embora não...

sexta-feira, outubro 02, 2015 8:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

No torneio de fundo, todos os nadadores tem de ter as mesmas condições de prova! Então umas AT vão realizar a prova com 2nadadores por pista e outras não são obrigado a isso? Que merda é está?! Sou de Lisboa e vou ter de levar com outro nadador na mesma pista ! Vou nadar do lado direito ou esquerdo! Vamos ver se não vou parar a outra pista na viragem!

sexta-feira, outubro 09, 2015 8:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

uma questão...
a ANL sabe que já comecou a época certo? E que, teoricamente, há provas daqui a pouco tempo e que são eles que as têm de organizar certo? E que convém avisar com alguma antecedência os clubes certo?

sexta-feira, outubro 09, 2015 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os regulamentos regionais só podem ser publicados depois de aprovados pela FPN.

sábado, outubro 10, 2015 9:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

No Porto tbem vão nadar dois por pista!!!! As associações com mais nadadores prejudicam assim os seus nadadores!!!! De não houvesse classificação nacional! Todos teriam as mesmas condições assim ... NÃO!

sábado, outubro 10, 2015 7:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

10.52 Qual é a pressa ? O calendário já foi publicado, só falta saber os locais das provas o que em princípio não deve ser muito diferente dos locais das épocas anteriores. Bem, a menos que tenhas necessidade de marcar viagens e dormidas, mas mesmo assim e sem ter conhecimento dos locais uma coisa te garanto, ....não vamos nadar à Madeira.

sábado, outubro 10, 2015 7:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nadar dois por pista até tem as suas vantagens, assim podemos apanhar as ondas que o colega de pista vai fazendo, qualquer coisa do género body surf :-)

sábado, outubro 10, 2015 7:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O regulamento já foi publicado.

sábado, outubro 10, 2015 8:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na Adaptada falam dos tac's mas ainda não dizem quais são os tac's.

domingo, outubro 11, 2015 4:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem calma, a época só termina em Setembro 2016. Tudo o que falta vai aparecendo, de forma escalada ao longo do tempo. Se fossem só os tacs...Está tudo planeado...

domingo, outubro 11, 2015 10:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epa não percebo... Na década de 90 na altura em que era infantil, os TAC's eram sensivelmente os mesmos que são agora passados quase 20 anos... Pela lógica, do que vejo, da evolução dos tempos a nível mundial... Os ditos tac's cá em Portugal já deviam ser bem mais baixos...e nós, Imaginem só... numa prova, como os 100 bruços... ia-se ver a lista dos resultados e estavam lá mais de 70 nomes sem FTL's...!! Não via ninguém a chorar pelos TAC's serem complicados... via pessoal a treinar, com prazer, em piscinas sem condições!! Quem não estava bem saía da modalidade. O mais fantástico é que na minha equipa íamos praticamente todos aos nacionais, hoje em dia vejo um ou dois meninos a irem aos nacionais e tenho a noção, pelo menos das realidades que conheço, que os treinadores não são em nada inferiores, em algumas situações são os mesmos.
Agora é mais "fixe" treinar os dedos no telemóvel!!

Quem tem culpa não é a FPN... São vocês...!!

Bando de Xoninhas!!

domingo, outubro 11, 2015 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém me explica a piada dos "dois nadadores por pista"?!

Ass. Anónimo das 10:39

segunda-feira, outubro 12, 2015 10:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É a nova dos " aí a tolas" da fpn e de algumas associações!

segunda-feira, outubro 12, 2015 5:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que está escrito nos regulamentos é que a partida é feita dentro de água com o uma mão na parede, isso implica que sejam dois atletas por pista ?

segunda-feira, outubro 12, 2015 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não interpretei assim, mas obrigado pelo esclarecimento.

terça-feira, outubro 13, 2015 10:37:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home