quarta-feira, julho 12, 2006

Entrevista a Pedro Oliveira

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 11/07/2006 a Pedro Diogo Oliveira (PO). Esteve em destaque no Europeu Júnior de Palma de Maiorca com uma medalha de prata, dois recorde absolutos e três juniores nas provas de 200C e 200M.
É desde sempre nadador do Clube de Natação de Rio Maior onde aprendeu a nadar aos 4 anos de idade. Hoje tem 18 anos (nasceu em 01-01-1988), 1.90m, 82kg e concilia a natação com o 12º ano de Científico-Natural na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira em Rio Maior.
BA: Antes de mais Parabéns pela medalha.
PO: Obrigado!
BA: Estávamos todos cá em Portugal à espera de duas ou três medalhas e só veio uma. De qualquer forma para ti o Campeonato correu bem? Ou querias mais?
PO: Bem, eu acredito que estivessem à espera de um melhor desempenho de todos nós. Nós próprios também estávamos à espera de melhor… Em relação a minha pessoa, o campeonato correu bem, penso que cumpri a minha obrigação, apesar de sentir que aqueles 200C poderiam ter valido 2:01. Não saiu, talvez não estivesse em dia "sim".
BA: Esses 2:01 não saíram por causa do excelente tempo do 1º classificado (2:00.32) ou tiveste alguma falha durante a prova?
PO: Eu geri a prova como costumo fazer. Entrar controlado e arrancar dos 100 para os 150, eu treino para realizar a prova deste modo e é assim que gosto e que consigo alcançar boas marcas. Realmente houve 2 falhas: a 2ª viragem foi muito próxima da parede devido ás bandeiras dos 5m estarem a fazer arco devido ao vento; a outra "falha" foi a partida, em que poderia ter arriscado um pouco mais.
BA: Pois, essas partidas... quando melhoras isso de vez?
PO: Eu tive a 3ª melhor reacção da final dos 200C. Em todo o campeonato não acho que tenha sido assim tão mau. Ando a trabalhar no sentido de as melhorar e penso que tenho feito progressos tanto nas partidas como nas viragens.
BA: OK. É que quando estou presente ainda não observei isso... Se nos 200C foram 2 recordes juniores e absolutos (2:02.96 e 2:02.75), nos 200M foi mais um júnior (2:01.46). Estavas a apostar numa medalha nesta prova?
PO: Não vou esconder que queria pisar o pódio aos 200M. Depois de ter ficado em 4º no ano passado, este ano queria tentar o 3º. Mas a final foi muito forte, ficou o recorde!
BA: Depois do tempo do Diogo Carvalho nas eliminatórias dos 200M (2:02.33) ainda pensaste que ele te podia "roubar" o pódio?
PO: Sinceramente pensei, ele esteve muito bem na eliminatória e pensei que ele melhorava na final e nadaria abaixo do recorde nacional (2:02.12). Isso acabou por não acontecer, mas se ele fosse ao pódio em vez de mim, eu ficaria contente na mesma pois era a natação portuguesa que ganhava.
BA: Desportivismo. O vosso ambiente na selecção é realmente o de uma família onde os irmãos se dão todos bem. É mesmo assim?
PO: Sem dúvida, todos nos damos bem! Somos realmente uma família! Criam-se laços afectivos muito fortes, quer entre atletas, quer entre treinadores e atletas. Fazem-se realmente amigos para a vida.
BA: O resultado da Susana Miguel no 1º dia (400E) serviu um pouco para "abafar" o mau momento do Carlos Almeida? Ou a equipa também sentiu o seu mau resultado?
PO: Eu não penso que o Carlos tenha tido maus resultados apenas não esteve no seu melhor e se formos ver em Portugal não há ninguém melhor que ele, mesmo em dias maus. Acho que foram dias menos bons para o Carlos, eu próprio também os tive. Quem não teve! Mas ele "levanta-se" e vai mostrar que todo o esforço dele vai aparecer sob a forma de resultados que nos vão deixar a todos muito orgulhosos. O resultado da Susana foi realmente muito bom! Parabéns para ela! Vem mostrar que a natação feminina não está morta em Portugal!
BA: Sem dúvida. Os tempos dele no Open é que fizeram sonhar o pessoal. De qualquer forma depois deste momento menos bom, e como é forte mentalmente o Carlos voltará a surpreender-nos em breve?
PO: Eu tenho a certeza que sim! Ele realizou um trabalho de grande qualidade tendo em vista estes europeus, esse trabalho não "foge" e para breve teremos razões para lhe dar os parabéns, como todos queríamos ter dado este fim-de-semana!
BA: Sendo este vosso espírito de união tão grande, não ficaram tristes por não nadar os 4x100E?
PO: Por acaso falámos disso. Eu penso que tínhamos grande equipa, e que todos no seu melhor e com muita garra, poderíamos sonhar com o bronze. Mas em termos de calendário era difícil, pois tínhamos dois elementos a nadar nesse dia os 200E. Não seria bom por em cheque a prova individual deles.
BA: Individualmente ainda nadaste os 100C, não foi o teu melhor tempo. Sabias que não estavas tão bem preparado para esta prova como para as de 200?
PO: Sabia. As minhas provas são as de 200 metros, os 100C funcionam como catalizador para os 200M. Apesar disso atingi a meia-final, o que é sempre positivo.
BA: E ainda vais a tempo de bater o recorde júnior do Niz (57.95)? É o único que te falta...
PO: Era objectivo para estes campeonatos. Vou tentar em Coimbra, apesar de ter consciência de que é um tempo de grande nível.
BA: Em Coimbra é só para cumprir calendário? Ou vais levar a competição a sério?
PO: Eu levo qualquer competição a sério. Onde entro é para ganhar! É algo que o meu treinador me ensinou.
BA: Mas preferias ir ao Europeu Absoluto de Budapeste?
PO: Claro! Poder voltar àquela piscina fantástica e "partilhar" a água com todos aqueles tubarões seria óptimo!
BA: E quando é que queres voltar a ver esses "tubarões"? Melbourne 2007 ou Pequim 2008? Ou ambos?
PO: Vou ver esses tubarões nos europeus de piscina curta! Depois vou tentar vê-los em Melbourne embora não seja nada fácil. E espero ir a Pequim 2008, afinal é o sonho de qualquer atleta participar nos Jogos Olímpicos.
BA: Segue esse sonho que vais conseguir! Só uma última pergunta: Quem é que em Espanha andou a acompanhar o Beba Água? É que vi umas quantas visitas...
PO: Sinceramente não sei! Nós no hotel não conseguíamos apanhar wireless.
BA: Ok, então deve ser alguém em Calella... Obrigado pelo tempo e Parabéns pelos resultados. Abraço.
PO: Obrigado, eu. Forte abraço.

Fica ainda uma palavra do Pedro para:
O seu treinador, Vladimir Smirnof a quem agradece o seu conhecimento, empenho, motivação e ajuda.
À Câmara Municipal de Rio Maior nomeadamente ao Sr. Presidente Dr. Silvino Sequeira por todo apoio dado.
À FPN, nomeadamente ao Prof. Paulo Cunha pelo apoio e disponibilidade.

Etiquetas:

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o pedro e 1 fofo

quarta-feira, julho 12, 2006 12:35:00 da tarde  
Anonymous JP said...

o pedro é uma pessoa razoavel...consciente e com um comportamento exemplar... é o mue idolo!

quarta-feira, julho 12, 2006 12:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o pedro é um fofo e revelou alguma inteligencia na entrevista.

Força pedro

quarta-feira, julho 12, 2006 12:45:00 da tarde  
Blogger Don Corleone said...

Acho que cada vez mais o PO nos mostra que temos um nadador para o futuro. Acredito que ele inda nos vai dar grandes alegrias um dia destes, tem qualidades fisicas e psicologicas como mostra na entrevista...grande desportivismo e tal. continua assim que inda vais ter bandeiras nas janelas pa puxarem por ti.

Abraço

quarta-feira, julho 12, 2006 12:55:00 da tarde  
Anonymous C.A. said...

eu amuth pedrituh du meu curacum......brigadoh por td msm

quarta-feira, julho 12, 2006 7:23:00 da tarde  
Anonymous Beba Ice Tea de Pêssego said...

Beba Água, só alguns pormenores de cariz pragmático: "82g" de massa corporal? Erros de ortografia?
Eu sei que este blog dá muito trabalho e provavelmente não será a tua única preocupação, mas para condizer com o nível a que estamos habituados tens que ter cuidado com estas falhas (para te poderes distinguir daqueles jornalistas que nem sabem o nome dos atletas, ou que trocam as fotografias destes).

quarta-feira, julho 12, 2006 8:31:00 da tarde  
Blogger Duarte Mendonça said...

Pedro, e onde está no fim da entrevista o agradecimento ao Presidente da ANDS?!

Ou já te esqueceste (segundo palavras do próprio), que a natação de Rio Maior e mesmo a tua carreira não seria nada sem o seu esmagador contributo?

Vá lá, não sejas mal agradecido :)

Um abraço e + q vez parabéns pelos resultados.

quarta-feira, julho 12, 2006 9:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens!

quarta-feira, julho 12, 2006 10:29:00 da tarde  
Blogger Méninho said...

Boa entrevista com boas respostas da parte do PO, é sempre bom ler de vez em quando umas entrevistas assim. Parabéns!

quinta-feira, julho 13, 2006 12:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela pessoa que és mano!

Continua assim!!

=D

quinta-feira, julho 13, 2006 1:03:00 da manhã  
Anonymous Diogo C. said...

Muitos parabens por td,pedrito.beijinhus.gosto mt d ti.eu creio k sim,cr*.=).és o maior.=)

quinta-feira, julho 13, 2006 12:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Es grande puto ..e eu teamute :) amigo e irmao pa vida .. DC

sexta-feira, julho 14, 2006 1:33:00 da manhã  
Anonymous F.F. said...

grande pedro... n só dentro mas tambem fora d'água! bj

sexta-feira, julho 14, 2006 11:57:00 da manhã  
Anonymous Pedro Diogo Oliveira said...

So agradecer tds os comments de apoio e de parabens que foram escritos para mim. UM MT OBRIGADO pois sao estas "pequenas" recompensas que fazem os atletas terem vontade de treinar e dão-nos a capacidade de sonhar cada vez mais alto. Obrigado tb ao B.A. pelo interesse demonstrado.

sexta-feira, julho 14, 2006 1:37:00 da tarde  
Anonymous Swimmer said...

E é de "pequenas" coisas que se fazem grandes homens que por acaso são grandes atletas .
Parabens Pedro .

sexta-feira, julho 14, 2006 5:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Beba Água, ainda não corrigiste os erros de ortografia?

sexta-feira, julho 14, 2006 8:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Swimmer:

Esse é o caso do Pedro, mas nem todos os grandes atletas são grandes pessoas! Nem precisas de ir muito longe para chegar a essa conclusão. Basta dar uma vista de olhos pela seleção absoluta.

Parabéns Pedro.

sexta-feira, julho 14, 2006 10:11:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

ANONY 8:55,
faz de conta k sou mto louro... ajuda-me nesses erros!

sexta-feira, julho 14, 2006 10:47:00 da tarde  
Anonymous Maria Cunha said...

Muitos Parabens Pedro :D
Continua assim *
Beijinhos

domingo, julho 16, 2006 4:59:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Agradecimento ao anónimo pela ajuda na correcção ortográfica!

Mas perdoa-me por manter a palavra Parabéns com letra grande a meio das frases... é que me custa dar os Parabéns ao Pedro com letra pequena!

Se o feito é grande porquê não dar os Parabéns em grande? Desculpa mas neste post Parabéns vai mesmo assim, só para não ir "PARABÉNS".

PARABÉNS PEDRO

segunda-feira, julho 17, 2006 11:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é chato é saber que pessoas que estiveram em calella não ficaram contentes com estes resultadaos... algum atleta do cfv....

segunda-feira, julho 17, 2006 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Beba Água, só mais uma correcção: ainda vi por aí um "ás", quando devia ser "às". Talvez ainda haja mais (apesar de achar que não) mas não tempo para verificar o texto todo mais pormenorizadamente.

Continuação do bom trabalho (mas atenção aos erros ortográficos...)!

quarta-feira, julho 19, 2006 8:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home