quarta-feira, outubro 27, 2010

Diana Gomes: “Precisava de ganhar motivação”

Entrevista de Miguel Candeias in Jornal A Bola de 26-10-2010
Com dois Jogos Olímpicos no currículo e na difícil missão de conciliar treinos com estudos, aos 21 anos Diana Gomes necessitava de reencontrar a alegria de nadar ao mais alto nível. Conseguiu-o em Barcelona, onde frequenta o 3.º ano na Escola Tècnica Superior d'Arquitectura del Vallés e juntou-se ao poderoso Natació de Sant Andreu. Em Portugal continua no CN Amadora.

- Porquê esta aventura em Espanha, ou será que foi uma aposta para manter a carreira sem prejudicar os estudos?
- Primeiro foi uma aventura mas, rapidamente, tornou-se numa aposta. Foi a arquitectura que me levou para Barcelona no final de Agosto. O programa Erasmus abriu-me as portas para conciliar os treinos com os estudos e, entretanto, com a motivação que sinto a treinar, tudo se tem tornado numa aposta. Estou super feliz!
- O que tem sido diferente em termos de natação?
- As condições do clube, que já tem alguns anos. Nota-se que apostaram desde início em ter uma piscina olímpica, um grande ginásio... Ter condições antes mesmo de terem os atletas. Essa é a maior diferença. A nível de treino não posso dizer que seja melhor mas, no meu caso, está a ser óptimo mudar um pouco. Conhecer mais gente também nos faz bem. Somos muitos atletas, o grupo de raparigas tem muita gente da minha idade, o que ajuda a tornar as coisas mais motivantes. É uma equipa muito competitiva. No início avisaram-me logo que na água somos pessoas diferentes, mas fora somos amigas. E é verdade. Por vezes chateamo-nos a sério durante os treinos, porque alguém não nada mais rápido. Existe um ambiente diferente ao qual não estamos habituados. Não só no meu clube como no país. Mas quando acaba o treino essa picardia termina. No início isso deixou-me um bocado perturbada. Nem sabia como estar. Agora não. Para quem estava a precisar de uma motivação extra, fui parar ao sítio certo.

NOTA: Não percam a entrevista completa em breve.

Etiquetas:

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Diana estava era com medo para encarar outras atletas que estão a surgir.É uma atleta que tem muito valor mas uma grande atleta não foge.Estava a ver-se aflita aqui em Portugal e fugiu.De lovar são os atletas que quase sem condições de trabalho estão a crescer agora com condições...se repararem ela nem aparecia nas provas com medo de perder com mais novas.

quarta-feira, outubro 27, 2010 9:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se deva criticar o ridiculo das desculpas desta menina, ou a capacidade dela em prolongar a carreiram, quando não nada há praticamente 2 anos, e não melhora desde 2004...

É fácil enganar quem n percebe de natação.

quarta-feira, outubro 27, 2010 3:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo Quarta-feira, Outubro 27, 2010 9:12:00 AM

Não faço ideia se a Diana tem ou não medo das adversárias. Duvido, mas não sei...

Independentemente disso o teu comentário é DEPLORÁVEL!

Boa sorte para a Diana, para os estudos e para a natação


E boa sorte também para as que ficam!

quarta-feira, outubro 27, 2010 3:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A única aposta ganha da Diana é o facto de estar em ERASMUS, isto porque é o melhor para se fazer tudo menos estudar. Tiram-se grandes notas que em nada correspondem a conhecimento, a não ser dos passeios e da curtixão.

quarta-feira, outubro 27, 2010 5:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou com o anonimo das 3:17PM, nao tem que ter medo de nada, pois ja deu muito a nataçao.
E normal surgiram novos atletas com bons resultados, mas ainda ninguem fez melhor.

Boa sorte Diana nesta tua nova etapa.

quarta-feira, outubro 27, 2010 6:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma filha na natação pura, senior e bem vejo a dificuldade que tem em conciliar o estudo com o desporto, a tristeza de por vezes nnão tirar as notas que pretendia pelo cansaço dos treinos matinais, se lhe fizessem uma proposta destas era o primeiro a empurra-la para esta nova etapa. A natação é muito limitada no tempo os estudos vão proporcioner-lhe uma vida mais afogavel "a ver" se puder conciliar ambas as coisas porquê não tentar. A Diana ja deu alegrias a Portugal penso que ainda tem records Nacionais, se ali lhe dão melhores condiçoes de trabalho e treino "e não devem ser todos que la conseguem chegar" porquê não tentar. Devemos alargar os nossos horizontes e não ter uma mente pequena que não vê mais nada para alem da fronteira de Portugal.

quinta-feira, outubro 28, 2010 1:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

B.A. queremos o resto da entrevista

quinta-feira, outubro 28, 2010 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixem-se de criticas! Força nisso Diana!

sexta-feira, outubro 29, 2010 9:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E lá também treinam um bocadinho… coisa que na Amadora é mais manutenção… dos ditos valores mais sérios da natação (melhoram é certo! mas até onde podiam ir ……?) Mesmo assim, sempre é melhor estarem por lá que não estarem, e sempre vão ganhando uns títulos nacionais. Porque efectivamente são melhores tem mais talento, muito mais! São uma selecção da natação nacional. Mas quando toca a internacional toda a gente nos passa a frente. E ai a culpa não é deles, nem da Amadora ,é da F.P.N. que alimenta o topo com alguns nacos suculentos. Mas um topo sempre diferente (depende de quem mais brilha na altura). Muitos deviam estar nesse topo mais tempo.
Parabéns a Diana que finalmente encontrou motivação( pode ser que se aperceba que pode ser uma das melhores brucistas europeias )Parabéns a Sara Oliveira que continua, nem sei onde , a encontrar a tal motivação.
Parabéns a todos os outros nadadores de elite nacional que conseguem mesmo sem nunca atingirem valores de registo europeu a treinar e a estarem motivados (contra tudo e contra todos). E já agora parabéns a Amadora, que a par de mais dois ou três clubes é responsável pelo facto de ainda existir natação em Portugal .( embora consiga estrangular o crescimento internacional da natação sempre a vai mantendo viva cá dentro.) Só não posso dar os parabéns a F.P.N. continuamos de todas a modalidades amadoras a mais fraquinha em relação a resultados internacionais ( quer nas modalidades individuas quer nas colectivas) e por isso….infelizmente não merecem parabéns.

sexta-feira, outubro 29, 2010 12:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ESTÁ TUDO MALUQUINHO??? A DIANA FEZ TANTA COISA POR PORTUGAL ACHO QUE É HORA DE AGRADECERMOS E DESEJARMOS BOA SORTE, ELA MERECE! DIANA, QUE CORRA TUDO BEM E FORÇA NOS ESTUDOS! BEIJINHOS

sexta-feira, outubro 29, 2010 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2 FACTOS:

A Diana não melhora os seus tempos nos 100 e 200 em 50m. há 6 (?!) anos.
A Diana o ano passado quase nem molhou o fato de banho

sábado, outubro 30, 2010 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A Diana estava era com medo para encarar outras atletas que estão a surgir.É uma atleta que tem muito valor mas uma grande atleta não foge.Estava a ver-se aflita aqui em Portugal e fugiu


Estou plenamente de acordo com este comentário particularmente da parte em que é dito que uma grande atleta não foge e que se estava a ver aflita em Portugal. Podemos até fazer uma comparação por exemplo, e para usarmos nadadores de lingua portuguesa, o Cesar Cielo que também estava a sentir-se apertado no Brasil e fugiu para os Estados Unidos. Ah mas espera aí...ele depois de ter melhores condições de treino foi campeão olimpico..será que o medo era tanto que até nadou mais rápido para fugir dos outros atletas? será que quando a Diana, como espero, fizer marcas que ainda nem ela nem nenhuma outra nadadora portuguesa consegiu, se vai dizer também que o medo da Diana era tanto que tratou de nadar mais depressa que as outras para fugir da piscina?
Não seria uma explicação muito mais aceitável que a Diana tentou a sua sorte utilizando muito melhores condições de treino e de conciliação de treinos e estudos e que espera ela e muitos outros que tudo corra pelo melhor?

sábado, outubro 30, 2010 1:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois era mesmo só o que faltava, comparar a diana com o cielo. só mesmo aqui neste pais.

sábado, outubro 30, 2010 11:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente um grande comentário, o do anónimo de 30/10, 1:10:00 PM!

Plenamente de acordo! Aliás, aconselho o conjunto de maldizentes e invejosos que por aqui andam a poluir o blog que o releiam várias vezes - pode ser que passem a perceber, um bocadinho que seja, como funciona a natação de competição e que, consequentemente, tenham mais atenção e respeito antes de começar a escrever mal sobre atletas que, como a Diana Gomes, tanto fizeram, e por certo irão fazer, na (e pela) natação portuguesa.

domingo, outubro 31, 2010 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Credo! Esta gente nao tem mais nada que fazer do que criticar a vida dos outros? Que tristeza...

Força Diana, estou contigo!

sábado, novembro 06, 2010 5:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home