quarta-feira, maio 24, 2006

Nadador Completo ANDS

Decorreu no passado sábado na piscina de Santarém (piscina de 25 metros) o Torneio Nadador Completo da Associação de Natação do Distrito de Santarém. Esta competição é dividida em duas sessões em que são obrigatórias as provas de 400L e 200E ficando à escolha de cada um uma prova de 100 metros e 200 metros de estilos diferentes entre si e diferentes de crol.

Mais uma vez os vencedores absolutos foram Pedro Diogo Oliveira do CNRM (3239 pontos) e Ana Catarina Boavista do CNLA (2750 pontos). Nos restantes lugares dos pódios absolutos ficaram André Jorge Vieira CNTN (2920 pontos), Fábio André Ferreira CNTN (2869 pontos), Vanessa Braga Salvador SFUS (2587 pontos) e Daniela Filipa Felício CNRM (2585 pontos).

Aproveito, e volto a fazer as mesmas perguntas de há uns tempos atrás: Será que esta não deveria ser uma competição igual em todas as Associações? Na mesma data e com as mesmas regas? Com a possibilidade de se apurar o nadador completo nacional? E até poderia ser uma competição a acrescentar na Taça de Portugal? Será para o ano?

- Resultados
- Ver todas as classificações por escalões

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns para o Pedro Oliveira. Eu bem digo que ele vai a Pequim. E agora em Plama de Maiorca... Vai bater os records. Força nisso!!!

quarta-feira, maio 24, 2006 12:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saudar o Beba Água pelo excelente blog que certamente com muito trabalho tem vindo a consolidar. Sou leitor habitual do blog e acho que aqui falta apenas um forum onde se possam colocar comentários menos relacionados com um post em particular. Eu próprio tenho uma questão desse género a colocar:

Tenho andado há procura de umas bermudas de natação pelo joelho (vulgos jammers) mas entre Sportzone e El Corte Ingles não tenho encontrado nada. Alguém me pode indicar na área de Lisboa uma loja onda possa encontrar este tipo de material menos vulgar? Ouvi dizer que os há na Decathlon mas essa loja é um tanto inacessivel... Obrigado

Desculpem lá o desenquadramento do comentário mas não encontrei mesmo local mais apropriado para o colocar.
Cumprimentos

quarta-feira, maio 24, 2006 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ha sempre a hipotese d mandar vir pla net...

quarta-feira, maio 24, 2006 2:54:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

1º anonimo,
esse tipo de info colocada no blog era publicidade... e portanto só em troco de retorno para o blog... enquanto isso n acontecer n coloco.

Aparte disso, qq info necessári, existe sempre o mail do BA para enviar duvidas, criticas, infomações... tudo. ok?

abraço e continua a participar

quarta-feira, maio 24, 2006 2:59:00 da tarde  
Blogger DM said...

Voltando ao nadador completo da ANDS, dei por falta nos resultados do Dr. David Gorgulho. Q se passou? Não quis expôr os seus bruços?

Aguardo esclarecimentos de quem estiver bem informado.

quarta-feira, maio 24, 2006 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa Pedro!!!! Certamente vais a Pekim.... não te estragues.... e pensa por ti ...

quarta-feira, maio 24, 2006 8:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Felicidades Pedro.. O Méninho não tá contigo!

quarta-feira, maio 24, 2006 9:05:00 da tarde  
Blogger CNLA said...

Grande Duarte!!! Essa relíquia que são os meus Bruços são algo que raramente é exposto. Ainda assim, teria nadado 100 Mariposa e 200 Costas, o que reservaria apenas 50 metros de gáudio nas bancadas, aquando dos 200m Estilos.
Foi com muita pena minha que não fui, mas era uma situação prevista no meu planeamento há meses. Os meus ex-caloiros da Universidade fizeram a sua Bênção das Pastas e não poderia faltar. Foi pena, porque é uma prova que gosto particularmente e sentia-me a subir de forma depois das provas em Sines no fim-de-semana anterior. E também teria sido um boa preparação para Loulé (estou para ver a borrada que vai sair daí, mas ok). Daí a ausência do "Dr." David Gorgulho! ;)

Grande abraço,

D.G.

quinta-feira, maio 25, 2006 12:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já que estamos em maré de entrevistas com treinadores não era engraçado entrevistar o team leader, BA?

quinta-feira, maio 25, 2006 1:05:00 da manhã  
Blogger DM said...

Com esse comentário e receio sobre Loulé, já pareces alguma malta do topo da natação portuguesa. Então agora só tens confiança e desejo de empurrar paredes?

Fico é à espera de ver-te transformar os tempos de curta já feitos esta época (Nac. Clubes e Tomar) em qq coisa proporcional em longa, uma vez q no Open nos privaste disso.

E olha q em final de Julho n há benção das capas p justificar ou apresentar como desculpa.

Abraço

quinta-feira, maio 25, 2006 1:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao pedro... ele é um grande atleta, acredito k irá alcanxar os seus objectivos desportivos, so é preciso acreditar.

quinta-feira, maio 25, 2006 1:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duarte Mendonça mas quando é que deixas de implicar com os nadadores da ands, já existem cá uns meio aparvalhados mas tu bates qualquer record de parvoiçe e de paciência, andam todos os portugueses a pagar impostos para te pagar uma bolsa de mais de 1500 euros 300 contos na moeda antiga que o sr presidente da madeira te deu e que tu nem defendes a região da madeira. Cala essa boca e mete-te caladinho no teu cantinho parasita da sociedade.
Olha para ti primeiro... pois pelo que sei tu não tens amigos caloiros para praxar... deve ser da termenda massa bruta que tens no cerebro ou algo que ocupa o seu lugar.

quinta-feira, maio 25, 2006 4:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duarte Mendonça não respondas para não baixar o nivel.Continua a comentar pois os teus comentarios são bastante validos.Abraço

quinta-feira, maio 25, 2006 10:30:00 da manhã  
Blogger DM said...

Albi: são gajos como este q justificam a minha existência neste espaço. Se fosse tudo malta entendida no assunto, bem formados e com substância nas críticas, eu não fazia cá nada.

Anónimo: "parvoiçe" não existe, consulta o dicionário. Bolsa de 300 contos? Dada pelo Presidente da Madeira? Nem defendo a Região? Parasita da sociedade?

Mas de q planeta veio você? Chegou à Terra há quanto tempo?

quinta-feira, maio 25, 2006 11:17:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

e sobre as questões k deixei no post... ninguém se prenuncia?

quinta-feira, maio 25, 2006 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto uma competição como o nadador completo reveste-se de muito maior importância (no meu planeamento coloco sempre como uma prova importante), do que o ranking do torneio de fundo, na minha opinião e pelos seguintes motivos:
1 - Evita de certa forma as especializações precoces;
2 - O atleta está mais receptivo à melhoria técnica, mantendo assim elevados níveis de motivação;
3 - As opções das provas a nadar são maiores;
4 - Contribui para a longevidade;
5 - Alguns atletas como referências que são, servem de exemplo para os mais pequenos, tornando-se também mais fácil incutir neles os gosto pelos quatros estilos.
6 - Melhora a competitividade entre atletas e clubes nos 4 estilos;
7 - Traz mais emoção aos campeonatos, pela maior imprevisibilidade dos resultados;
e por fim,
8 - Melhoria qualitativa e quantitativa da natação nacional;
Claro que não nos devemos esquecer, que por uma questão de igualdade, esta competição terá de ser disputada na mesma data em todas as associações.

Um grande abraço para todos os que contribuem para a melhoria da modalidade e um muito especial para todos os atletas (pelo seu esforço e dedicação).

quinta-feira, maio 25, 2006 1:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interessante: CNTN, CNRM, CNLA e ALDESP com duas vitórias cada, uma por sexo...

quinta-feira, maio 25, 2006 9:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será mesmo?!...NÃO FALTA aí qq coisa??...

quinta-feira, maio 25, 2006 10:14:00 da tarde  
Blogger CNLA said...

Bem, já vi que a minha simples troca de opiniões com o Duarte gerou aqui algumas animosidades. Calma malta, não é preciso tanta hostilidade... sei que o Duarte é um fervoroso adepto do nadador que consegue vingar em longa e compreendo-o bem. No meu caso não se trata de nenhum ataque aos nadadores da ANDS, seja lá o que isso for.
Pessoalmente, também admiro mais esses nadadores e esses são aqueles que ficarão para sempre nas nossas mentes com grandes campeões. Quem conhece o meu percurso na natação sabe que por razões óbvias sempre tive mais facilidade em nadar em Piscina Curta e sei que aí os meus tempos são minimamente competitivos. Treinei 14 anos num tanque de 16m (Duarte, lembras-te do teu treinito nesse magnífico espaço aquático antes de ires representar a selecção na Taça Latina?... not easy...) e nem para mim nem para nenhum nadador de Sines foi fácil fazer boas marcas em Piscina de 50m. A mais próxima que existe está a 1h de distância (Ferreira do Alentejo). Contudo, e apesar desta análise, nunca fui um atleta de arranjar desculpas com nada. Por isso vou mais uma vez à luta e em Coimbra vamos lá ver se justifico os tais tempos de Curta de que falas... mais uma vez estás desafiado para os 100m Livres... e desta vez ainda extendo mais o leque: 200 Livres? :)

Abraço a todos,

David Gorgulho

sábado, maio 27, 2006 6:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quando uma longa no Algarve ;)?

sábado, maio 27, 2006 9:34:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro Dr. David: alguns considerandos.

- A vantagem de se treinar 14 anos (esta sequência não inclui os anos da Covilhã?) em piscina de 16 metros é que a piscina longa passa a ser a de 25 metros, ou seja, não quebras tanto na transição de "curta" para "longa" (são apenas + 9 metros, enquanto de 25 p 50 são + 25). Aliás, os americanos se percebessem a verdadeira vantagens dos tanques de 16, abandonavam oas piscinas de 25 jardas.

- Permite-me sugerir o Porto de Sines como um local magnífico pra treinares e simulares a tua consistência em piscina de 50. É uma óbvia vantagem q tens em relação à malta de Trás-os-Montes, por exemplo. E até já aporveitas e preparas a prova de águas abertas deste ano, pq brilhar só até à 1ª bóia não vale de nada.

Não vou nadar 100 livres este ano aos Nacionais. Mas podes sempre ficar c a referência do meu tempo da edição do ano passado (Fanalicão): 52.83. Se achares injusto, ainda te permito uma abébia, o melhor desta época: 53.64 (Regionais de Inverno). Tá a valer um jantar.

200 livres tb. não nado, mas vou aos 400. Um proposta justa: ganhas a aposta se fizeres menos de 4 segudos do q a minha passagem a meio da prova dos 400.

Aguardo confirmação da aceitação das condições.

domingo, maio 28, 2006 1:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ena...
'Tou a gostar da onda "betandwin"...Podemos alargar estas apostas...logo a tarde vou falar com mais malta da ANDS para ver se querem...D.M, diz-me uma coisa, o jantar inclui passagens?

domingo, maio 28, 2006 8:21:00 da manhã  
Blogger CNLA said...

Em resposta aos considerandos "duartinos":

- Aceito o desafio para 53:64. Não tenho disponibilidade (infelizmente) nem ombros para se calhar algum dia entrar no segundo 52 em Piscina Longa. Sei reconhecer as minhas limitações. E como eu gostava de os ter... mas aí a minha dedicação seria para os 200m Livres, essa sim a minha prova.

- Quanto à aposta dos 200m Livres, julgo que isso pode ser muito variável. Por isso, nada feito.

- Em relação às gélidas águas da Baía de Sines, só treino lá se me fizeres companhia...

Abraço,

D.G.

domingo, maio 28, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger DM said...

Inclui viagem mas só de barco. Saída em Sines e chegada ao Funchal, em cargueiro, 2 dias de mar.

domingo, maio 28, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger DM said...

Fico então de olho nos 53.64.

domingo, maio 28, 2006 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a diferença entre treinar numa piscina de 16 para uma de 25 são "apenas" 9 m diz o sr. Duarte Mendonça.
Conversa de quem de certeza não sabe o que é treinar nestas condições.
Basta um pequenino pormenor: numa piscina de 16m não se treinam séries de 50m pois não é um multiplode 16m (16-32-48). Nem de 100m, 200m etc etc.
Para além do número de viragens (já não falando do n.º de braçadas) nãos er o mesmo.
Se alguns atletas já teêm dificuldades qdo treinam numa piscina de 25m e vão competir em piscina de 50m veja-se bem qual não é a dificuldade de treinar em 16m e competir em 50m

segunda-feira, maio 29, 2006 11:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o Duarte estava a ser irónico...

terça-feira, maio 30, 2006 4:40:00 da tarde  
Blogger DM said...

Vá lá q há malta q percebe o meu humor...

Eu próprio comecei a nadar em 1984 num tanque de 16, e posso confirmar a angústia.

quarta-feira, maio 31, 2006 12:10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home