quarta-feira, outubro 25, 2006

“Tomar possui as melhores piscinas do país”

Este é o título de uma entrevista da última edição do Jornal Cidade de Tomar onde Carlos Gonçalves, Presidente da Direcção da ANDS nos últimos 15 anos fala da sua despedida e da rica “herança” que deixa.

Garante que já há sucessor para a presidência da Associação e que a ANDS é a terceira melhor do país… por ter registado 35 clubes filiados. (Nota BA: Mais de metade destas equipas nem sequer tem competição!)

Deixa obra feita nos seus mandatos com a construção de 22 novas piscinas sendo 3 delas das melhores do país: Tomar (25m), Santarém (25m) e Rio Maior (50m). (Nota BA: Só faltou dizer em que divisões se encontram essas mesmas equipas: Rio Maior na 3ª Masculina e 4ª Feminina e as equipas de Tomar e Santarém nem se apuraram para a 4ª divisão na época passada!)

Destaco ainda algumas frases emblemáticas desta entrevista (havia mais, mas já estava a exagerar no espaço):
“Ao mesmo tempo que valorizo a influência da ANDS a nível nacional, apoiamos a Federação, cujo presidente é um tomarense, no caso Paulo Frischknecht, sinto-me bem a participar na vida da colectividade, incluindo os bailes quinzenais.”
“Podia falar dos momentos em que recebi telefonemas directos dos próprios ministros. Eu a trabalhar normalmente na minha actividade da EDP e a receber telefonemas de ministros.” “Tenho uma pedra no meu quintal onde me sento e deixo escorrer os pensamentos à espera que a harmonia da natureza lhes molde a necessidade de equilíbrio.”


- Entrevista Completa

Etiquetas:

43 Comments:

Anonymous Anónimo said...

HiHi...
...Eu depois escrevo mais qq coisa

quarta-feira, outubro 25, 2006 10:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As associações têm cada Presidente...
este tb deve ser do tempo em k eram os pais dos meninos e os treinadores k estavam nas pistas a tirar os referidos tempos...
É detes homens k a natação precisa!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 11:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Daí o dito nas praias “Caiu homem ao mar, há aí alguém de Tomar”?

Actualmente quando se propõe uma prova para Tomar mais nenhuma associação apresenta candidatura porque todos os clubes querem vir a Tomar.

A continuidade está assegurada e a apraz-me registar que a ANDS é a terceira mais importante do país, temos cerca de 35 clubes filiados, temos dos melhores nadadores portugueses, temos em Rio Maior o Pedro Oliveira, o melhor português e dos melhores da Europa. Isto numa associação que tem sede em Tomar.

Estas tb sao perolas... lololo temos dos melhores nadadores portugueses... n sera o pedro o unico?

quarta-feira, outubro 25, 2006 12:19:00 da tarde  
Blogger DM said...

Eu já ouvi dizer q o B.A. foi sondado para numa das listas q será candidata (parece que só haverá uma)...

Estará o passarinho q me contou a notícia correcto?

Ficamos a aguardar mais notícias sobre o assunto.

quarta-feira, outubro 25, 2006 12:51:00 da tarde  
Blogger DM said...

Só hoje percebi o porquê da candidatura do actual Presidente da FPN ao cargo.

É q quando se anunciava a queda de Isidoro Morgado, alguém gritou: "Caíu homem ao mar, há aí alguém de Tomar?".

E pronto, havia mesmo. :)

É por estas e por outras q a sabedoria popular tem mta razão de ser.

quarta-feira, outubro 25, 2006 12:54:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

DM,
Andas mesmo mt mal informado...

quarta-feira, outubro 25, 2006 1:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora vamos la por partes:
- A ANDS tem tido alguns nadadores com bom nível nos grupos de idades, o Pedro foi o unico que manteve o nível nos absolutos;

- 35 clubes???!!!onde??!!CLAC-GDFE-CNTN-CNRM-ALDESP (agora com outro nome)-SFUS-JO-ADCM (Mora)-SFGP-CNCA-ENS-SCALBISPORT-CNAB-BUZIOS e ja estamos a esticar a corda...da 13 com participação +/- regular;

-As instalações referidas são realmente boas e até posso também achar que uma delas é a melhor do país, mas com que fundamento? Isso é só falar para inglês ver ou ler neste caso;

-Apoiaram a FPN?! Parece-me que não foram apoiantes desta lista, ou pelo menos não inicialmente;

-"Caiu homem ao mar, há aí alguém de Tomar”? Isso existe mesmo?!

-E para acabar...ANDS 3ª associação mais importante do país de acordo com que critérios?

Para concluir gostei muito dos telefonemas dos "ministros" e da "Pedra Filosofal".

Desejo as maiores felicidades ao sucessor do CG, espero que a ANDS aposte finalmente na formação dos técnicos, que volte a ter boas iniciativas como os estágios dos cadetes efectuados nos finais dos anos 90 e que por coincidência ou não tiveram a maioria dos melhores nadadores que houve nesta associação (nadadores de 86/87/88), que se tente por todos os meios tornar a modalidade mais atractivas principalmente para cadetes (modalidades combinadas por ex) e finalmente que as provas sejam mais organizadas.

quarta-feira, outubro 25, 2006 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Outra coisa: Paulo Frischknecht é de Tomar? Desconhecia esse facto, eu até pensava que ele era natural da Suiça.

quarta-feira, outubro 25, 2006 1:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

devo começar que eu não tenho nada a ver com esta direcção nem no presente nem no passado.

mas parece-me óbvio que houve obra e grande podemos criticar isto ou aquilo e até o estilo, mas factos são factos e a obra está a vista.
muitas das criticas que se fazem são relativas a falta de resultados que a ANDS tem, e é verdade. É práctica corrente imputar as culpas ao presidente e a direcção por isto, mas afinal o que querem querem que CG vá treinar os atletas?! RIDICULO.

o facto da ANDS ser a 3ª associação do país, certamente não é pelos resultados, mas o critérios estão definidos no nº de votos na asssembleia geral da FPN (3ª sem contar com as associações de classe como é óbvio) é nesse sentido que a ANDS é a 3ª maior, consultem os critérios.

Em termos de resultados temos 2 atletas de topo, o Pedro Oliveira ao nível de absolutos e o João Paulo Paias que me parece ter um grande futuro à sua frente. Quanto ao futuro a deus pertence, mas lembro-me de ver em cadetes o ano passado uns miudos do CNLA e do CNTN bastante pormissores... mas são ainda cadetes.

Quantos aos clubes sim basicamente são estes, substituindo GDFE por CNTEJO e mais o CNLA e o Salvaterra de Magos, fecham o lote, não me lembro de mais nenhum. Há mais alguns participaram no circuito de cadetes.
Quanto as instalações de Tomar em piscina curta, certamente estarão no topo nacional, melhor é sempre discutível.

Muitos parabéns à direcção que sai e o maior sucesso à direcção que entra, certamente que os desafios de agora são diferentes dos da 15 anos.

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E ninguém fala do facto da a ANDS pagar do seu bolso parte do ordenado de dois técnicos de clubes… e isto com dinheiro de todos os outros clubes da ANDS e FPN. Desleal, no mínimo…
Se o nível técnico é mau na ANDS, a solução não é pagar técnicos, mas sim formá-los!!!
Sempre ouvi dizer que a quem tem fome nunca se deve dar peixe mas sim ensinar a pescar…

BA, parabéns por este espaço

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pipi, Isto é exagero!? Teorias da conspiração!? Mas se é mesmo verdade, gostava de saber mais pormenores antes de ir votar no relatório de contas, antes das votações! Quem são os treinadores / clubes? Para depois questionar a futura direcção se este comportamento é para continuar! Isto de ser ingénuo tem de acabar, nisto não há filhos e enteados!

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o BA, tal como outros e tal que tanto criticam tudo e mais alguma coisa, normalmente (entenda-se sempre!!), nunca estão em lista alguma, pois isso os poria em situação de critica, e isso seria por demais heróico !!!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os critérios estão definidos anonymous das 2:59, mas vou-te explicar...andar a filiar putos das escolas de natação para dizer que se tem muitos nadadores filiados (usando ainda por cima argumentos de que é obrigatorio fazerem o seguro pela ANDS, o que pega para quem nada sabe) e filiar clubes que nunca tiveram nem nunca vão ter actividade...vale o que vale.
O maior merito desta associação, foi ter pressionado as câmaras para a construção de piscinas...maior e unico digo eu.

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Contazulejos, tas sempre a dizer mal do teu padrinho que tanto contribuiu para o Tacho que tens ai na piscina de Tomar... Continuas a não valer nada, pensava com a idade e com o nascimento da tua filha ficasses mais maduro, mas enganei-me...
Enfim com pessoas como tu é k a natação não vai lá, isso tá mais que comprovado...

quarta-feira, outubro 25, 2006 5:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já estava com saudades tuas amigo...não te vou explicar outra vez a historia do meu "tacho", só não entendes se não quizeres ou então não consegues mesmo.
A tua participação foi muito esclarecedora.

quarta-feira, outubro 25, 2006 5:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois mas quando se fala que a ANDS é a 3ª é com base nestes critérios.
Se são discutíveis?!
Claro que são. Como qualquer critério é discutível, mas é o que a FPN usa para distribuir os votos na sua assembleia.
E não me parece que o CG ande a criar clubes só para os filiar na ANDS (mais uma vez uma critica ridicula).

Em relação a ANDS pagar a 2 técnicos, acho isso muito estranho e pouco credível, porque faz-me um pouco de confusão por 2 motivos: um a ANDS ter dinheiro para isso, numero dois os clubes aceitarem esta situação.

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este contazulejos é o mesmo que fala mto na formação dos miudos e incentivar os miudos, a começar nos cadetes, bla, bla isto e aquilo...
Será o mesmo que abandonou a ultima prova do circuito regional de cadetes antes de todos os miudos receberem uma t-shirt e que por acaso até havia uma atleta do cntn que ia receber um premio e n recebeu pq este contazulejos decidiu abandonar a prova.
será q é o mesmo?
ou será q é façam o q eu digo n façam o q eu faço?
ou será q é hipocrisia?

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai ai, mais uma vez se mostra que um desporto "enorme" em portugal tem de sofrer com as guerras internas :P, parecemos os pobres a lutarem por um pedaço de pão (isto é dizer mal só por dizer), em vez disso se calhar deviamos era pensar me arranjar trabalho, ou um dia destes voltamos a nadar nos rios, que não é assim tão mao se não o Batista Pereira não tinha chegado onde chegou ;
Os atletas querem é condiçoes para serem os melhores não querem buzinanço nos ouvidos sobre assuntos directivos q deviam ser menores.

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

apoio incondicional às palavras do anónimo das 6.16 p.m.

quarta-feira, outubro 25, 2006 11:27:00 da tarde  
Blogger DM said...

Ainda sobre a entrevista é sempre bom ficar a saber que a ANDS "apoia a FPN e o seu Presidente, que é um tomarense".

Eu era capaz de jurar q no processo eleitoral de Novembro de 2004, o Sr. Carlos Gonçalves tinha estado até à última a incentivar a recandidatura do seu amigo (e excelente presidente) Isidoro Morgado, e que como tal não aconteceu (a ANDS estava sozinha nesse propósito), tinha votado em branco nessa eleição...

Mas afinal foram tudo fantasias minhas, a ANDS apoiou o actual Presidente deste início e sempre foram grandes amigos desde pequeninos.

Ao q chega a hipocrisia, meu Deus...

Mas o homem agora vai embora, por isso é um herói. Deixá-lo ser então.

quarta-feira, outubro 25, 2006 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem que a ANDS ofereça prémio para incentivar os atletas....a prova referida pelo anonymous não foi a ultima prova do ano e mais, foi a primeira prova de cadetes em que o contazulejos participou, após cerca de 2 anos de paragem. O regulamento especifico da prova não referia nenhum prémio...o contazulejos não abandonou prova nenhuma, foi-se embora no final.

Para finalizar, se é do mundo da natação, é capaz de se lembrar que nesse mesmo dia o contazulejos, nadadores e pais a ele ligados tinham motivo mais do que justificativo para estarem ansiosos por sair rapidamente...o BA pode ajuda-los a recordar o motivo, mas se fosse a ele não me dava ao trabalho.

quinta-feira, outubro 26, 2006 9:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"...Ao q chega a hipocrisia, meu Deus... "

Caro Mendonça, por falar em hipocrisia, é impressão minha ou você apoiou (e de que maneira...) o actual presidente da FPN e agora é o que se vê da sua parte?
Ou só funciona num sentido?

Agora digo eu:

Ao q chega a hipocrisia, meu Deus...

quinta-feira, outubro 26, 2006 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa Salchichinha !

O PF foi mais que pai dele quando esteve por cá no continente.

quinta-feira, outubro 26, 2006 11:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

so fico admirado do CG n dizer k e o pai das aguas abertas em portugal... ele k d 5em5 segundos diz isso...

quinta-feira, outubro 26, 2006 12:16:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caros anónimos das 11.07 e 11.32:

Hipócrita seria eu se, depois de todas as asneiras e equívocos q têm vindo a ser cometidos, ainda andasse a defender as pessoas só por ser ou ter sido amigo delas. Infelizmente, é o mais comum por aí.

A minha frontalidade, independência e imparcialidade vai muito para além disso. Defendo causas e princípios, não amizades ou ex-amizades. E a causa em apreço é a natação portuguesa. Os valores são a honestidade, a transparência, a verdade desportiva. As amizades pessoais de pouco servem quando estes princípios são colocados em causa. É a minha forma de analisar a questão.

Numa 1ª fase, apoiei pq acreditei. Numa segunda fase, analisei o q tem acontecido, e tirei as minhas conclusões. Numa terceira fase, decidi passar a denunciar as irregularidades e desonestidades. As convivências do passado não turvam nem afectam a minha capacidade de análise.

E se repararem bem, consultando a super-extensa lista de apoiantes aquando da candidatura da equipa da FPN em funções, a mesma era constituida por dezenas e dezenas de nomes ligados à natação nacional (se não a tiverem, posso vos emprestar), mas não encontram lá o meu nome, o q não deixa de ser curioso...

Portanto, não se percebe o "apoiaste e de que maneira", pq nem o meu nome lá está.

Sobre o meu pai, não creio que alguém, a não ser o próprio, alguma vez tenha desempenhado tal papel. Muito menos os meus treinadores.

Cumprimentos e treinem melhor a vossa argumentação.

quinta-feira, outubro 26, 2006 12:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cá para mim tanta conversa desviada do assunto so pode ser para desviar as denuncias do pipi....

quinta-feira, outubro 26, 2006 1:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o pai da AA em portugal???? essa seria hilariante!!!

até porque o circuito dele nem depende de uma prova organizada por um clubezeco que nem da ands é!!!

não me façam rir!!!

quinta-feira, outubro 26, 2006 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas denuncias denuncias e saber.s que o DTR (director tecnico regional) o grande Sebastiao, desse grande clube k e o CNT (clube de nataçao do Tejo), e treinador graças a uma menina... que o deixou copiar no exame final... eheheh

quinta-feira, outubro 26, 2006 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao sr. do clube preocupado e a todos os outros cegos (sem com isto tar a kerer rebaixar a classe…),
Os dois que são pagos pla ands pa andarem a treinar os clubes trabalham em duas das três “melhores piscinas de Portugal” como diz o nosso amigo CG…
Queres mais? Ou pa bom entendedor meia palavra basta?
Beijinhos a quem tem paciência pa ler estes montes de comments, porque esses de certesa que estãoa aperceber o que por aki se passa! É um escandalosinho à nossa medida: desporto piquinino e uma associção ainda mais piquinina (isso de ser a 3ª é de morrer a rir, areia pós meus olhos lálá lálá)

PS: desculpem, mas só volto amanhã. à mesma hora ;)
PS2: essa do Sebastião, não acredito. Pode ter muitos defeitos técnicos, mas é bom rapaz!

quinta-feira, outubro 26, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"...mas não encontram lá o meu nome, o q não deixa de ser curioso... "

Está a dizer que não apoiou o Actual Presidente da FPN de nenhuma maneira???

Mau...mau...


Começo a pensar que a sua perturbação é patológica!

quinta-feira, outubro 26, 2006 4:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora para que não haja equivocos, EU È QUE NÂO APOIEI o ACTUAL PRESIDENTE...
No entanto, só o facto de se ter incompabilizado com o DM já merece o meu aplauso ;)

Que falta de vergonha meu deus...

PS. Eu não treino a minha argumentação, deixo essas manhas para advogados e outros escroques como você, eu digo o que me vai na alma, chama-se a isso sinceridade!

quinta-feira, outubro 26, 2006 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a do sebastiao e bm verdade...

quinta-feira, outubro 26, 2006 9:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

curtia ser mosca na assembleia da ANDS, para ver se vão falar dos privilégios de alguns clubes com subsidio para treinadores....

sexta-feira, outubro 27, 2006 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mosca na assembleia da ands e o k n deve faltar! e gordinhas... afinal elas comem M*r*a

sexta-feira, outubro 27, 2006 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para mim a parte mais engraçada da entrevista é quando ele diz, k recebia telefonemas de ministros...kem sabe se ele não se está a demitir para exercer futuramente ministro do desporto em portugal..isso era cagar a rir, assim podia ir beber a "água pé com o socrates" e deixarem os pensamentos do pais a escorrer pela alma. Este senhor o merito de ter criado a associação, mas não se enganem, muitos no lugar dele teriam feito melhor. Ainda me lembro quando fui uma vez receber uma medalha e não levei tshirt, este senhor que estava a entregar as medalhas não me deixou subir ao podio por tal facto e recebi a medalha no chão. Eu era puto nem liguei mt mas foi desde aí que começei a reparar nos atrofios deste senhor, um senhor k em muitas provas fazia grandes jantares com ALGUNS arbitos, um senhor que nunca soube por a arbitragem do distrito em condições criando estruturas para o seu sucesso. Sim tem muitos arbitos nacionais e mts clubes filiados..mas pronto esta conversa já foi referida em posts anteriores.

e prontos foi neste post que deixei escorrer os meus pensamentos..Agora vou mamar água-pé...

sexta-feira, outubro 27, 2006 2:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este CG está anos luz à nossa frente…
Alguém aqui referiu que há uns anos sem os atletas sem t-shirt recebiam as medalhas no chão. Também já aconteceu atletas equipadas serem desclassificadas depois de receberem as medalhas, também já ouve quem não as recebesse por ir de tanga e molhado para o pódio…. Ainda havia mais, mas para não vos maçar…

Voltando aos anos luz que ele está, vejam abaixo a herança que este personagem deixa (regulamento ANDS para 2006/2007), nem a FPN nem ninguém ainda tem isto, só mesmo a ANDS, a 3ª melhor do país! Se o critério fosse este, a ANDS em rigor merecia o 1º lugar.

“CERIMÓNIA/PRÉMIOS

Os Prémios serão indicados nos regulamentos específicos de cada Competição ou Cerimónia, e a sua entrega prescreve no final das mesmas.
Os nadadores que obtenham a classificação mas não cumpram os Tempos de Admissão aos Campeonatos (TAC) ou os Tempos a Cumprir (TCC, TCT), conforme a Competição, não terão direito ao prémio (medalha ou outro)

A cerimónia de entrega de prémios faz parte integrante da Competição sendo o momento mais alto e solene da mesma. É o momento da atribuição da distinção em reconhecimento do feito conseguido pelo nadador, restante equipa e entidades envolvidas.
Para a cerimónia de prémios o Clube é responsável pelo envio do nadador atempadamente em conformidade com os regulamentos ou por solicitação da organização.
O nadador deverá usar calções adequados, com camisola do clube que representa. Aquando da entrega da medalha ou trofeu o nadador não poderá ter mais medalhas ao peito, assim como não deverá ter colocado o chapéu.
Os participantes nas Competições devem-se apresentar correctamente vestidos e identificados com as insígnias da entidade que representam"

sexta-feira, outubro 27, 2006 4:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

contazulejos:
"a prova referida pelo anonymous não foi a ultima prova do ano"
caso saibas ler: "a ultima prova do circuito regional de cadetes"

"foi a primeira prova de cadetes em que o contazulejos participou, após cerca de 2 anos de paragem."
bem-vindo e quero referir que não tenho nada contra ti, apenas quando se é muito critico também temos de aceitar criticas, porque tens uns discurso e depois actuas de outra forma.

"O regulamento especifico da prova não referia nenhum prémio"
O regulamento do circuito refere que há prémios (trofeus) para todas as equipas participantes

"o contazulejos não abandonou prova nenhuma, foi-se embora no final."
A prova acaba após a entrega de prémios.

"é capaz de se lembrar que nesse mesmo dia o contazulejos, nadadores e pais a ele ligados tinham motivo mais do que justificativo para estarem ansiosos por sair rapidamente"
Eu sei qual é o motivo não preciso do BA, nesse mesmo dia o Nuno Vicente fazia a travessia Alhandra-Expo, mas para mim qualquer motivo até poderia ser válido (há outros que acham que ir ver o Benfica-Sporting é um motivo válido) se não fosse esse teu discurso muito critico - as vezes com razão. Para teres legitimidade para ter esse discurso tens de dar o exemplo, não foi o que aconteceu naquele dia.

E mais não digo...até sempre.

sexta-feira, outubro 27, 2006 4:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL.
OK...esta tua intervenção melhorou muito e aceito agora os teus argumentos (que não passam pelo nascimentos de filhos ou outras coisas ainda mais descabidas.)
Sinceramente, ando tão desiludido com a forma como decorrem as coisas na ANDS que não li o regulamento geral (até pq participei só numa prova do circuito) mas acho que seria bom que estivesse la referido isso no regulamento especifico da prova (os regulamentos têm tantas gralhas frutos copy paste que não ha pachorra).
Ultima coisa, Sporting-Benfica ou seja la o que for nunca será um motivo válido...o motivo que me levou a estar apressado era tão ou mais motivador para os putos do que para o contazulejos...

sexta-feira, outubro 27, 2006 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alô, Alô!...
Está por aqui alguém com paciência para me explicar o que existe de mal e de tão criticável quanto às regras para as cerimónias de entrega de medalhas?

sexta-feira, outubro 27, 2006 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, expliquem-me como se eu fosse muito loira...

sexta-feira, outubro 27, 2006 8:10:00 da tarde  
Blogger DM said...

Loira: eu explico.

- O momento mais solene da competição não é a entrega de medalhas. É a disputa da prova. Só é solene pra quem vai lá meter a medalha no pescoço, pq é a oportunidade e o momento de sentir-se importante e aparecer na fotografia. Pra quem compete, solene e sério é a disputa em si.

- TAC's ainda se conhece. Tempos a cumprir (TCT ou TCC), penso q nem em Moçambique existem. Simplesmente não sei o q é. Conheço os TPC (da escola), a BBC (TV), o BCC (dos mails), o CCB (em Belém), o TVG (comboios), mas porra...do TCT e do TCC nunca ouvi falar!

- "Para a cerimónia de prémios o Clube é responsável pelo envio do nadador atempadamente em conformidade(...)"

a) E se o nadador for individual (a ANDS até costuma ter alguns td os anos), quem o envia? Se o clube não enviar, quem é castigado? O nadador é desclassificado? Com q base? O dirigente penalizado? Como? O Clube marginalizado? Porquê?

b) E se o atleta quiser ir de calças em vez de "calções do clube"? Estará a violar os regulamentos! É desclassificado? E as meninas de saia? E se os calções estiverem molhados, e tiver de ir de fato de banho? Fica sem medalha? E de for de toalha, serve ou não serve? Se a toalha estiver curta, do tamanho dos calções? E se estiver comprida? E se forem calções dos compridos, abaixo dos joelhos?

c) E se o atleta for c uma t-shirt da selecção nacional? É desclassificado se for um badameco, mas não é se for o Pedro Oliveira? E se for c uma imagem da careca do CG, será elogioso ou desprestigiante?

d) E se não tiver chapéu mas tiver óculos de sol, pode receber a medalha? E se não tiver óculos de sol mas tiver um brinco, um piercing, a barba por fazer, ou for fã de música metálica ou de rap, hip-hop? Fica com ou sem medalha?

Enfim, são coisas q até se podem pensar, e no limite segredar ao ouvido, mas nunca escrever num regulamento.

É por demais ridículo pretender instituir como regulamento um conjunto de conceitos caducos e ultrapassados, militarizados e estanques.

Sendo a competição cada vez mais espectáculo, dispensa-se estas exigências protocolares. É por estas e por outras q a natação tem cada vez menos assistência nas piscinas, e o fresstyle, o downwill, o bodyboard e o paintball e tanta outra tontice sem grande substância cada vez mais. É q eles não pregam seca aos espectadores nem perdem tempo c estas palermices.

Para Jogos Olimpicos ainda se pode compreender uma ou outra exigência. São milhões de espectadores, a imagem do país em causa, os patrociandores, as verbas envolvidas, o prestígio das organizações. Mas tanta coisa só pra receber uma medalha das mãos do magnânimo Carlos Gonçalves nos fantásticos Regionais da ANDS, só pode ser uma anedota...

sábado, outubro 28, 2006 4:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o que é trite é quando uma entrega de prémios é alvo de mil e uma atenções e que se fique feliz quando tudo corre mal menos a entrega...nem se tem em conta se é ou não a melhor altura para os nadadores, isso não importa...desde que esteja la o sub secretaria do adjunto do administrativo da junta de freguesia a entregar a carica...

sábado, outubro 28, 2006 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lololol isto td pkausa d uma entrega de premios numa taça de natacao... em k so s nadam estafetas... lolololol estamos a marginalizar os clubes pobres k n tem dinheiro para dar ekipamentos aos atletas...lolol mt bom isto... mais um bocado e o presidente da ands e o baixinho bigodes do tejo...

sábado, outubro 28, 2006 8:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home