sexta-feira, janeiro 19, 2007

Entrevista a Susana Barroso

De seguida apresento a entrevista realizada pelo Nuno Vitorino / Blog Natação Adaptada que fala da aposentadoria da natação adaptada da mais medalhada nadadora portuguesa de sempre.

Susana Barroso, quase que me apetece perguntar quem não a conhece? A nadadora mais medalhada de sempre a própria o diz, um dinossauro da natação diz o treinador e eu digo uma grande competidora, de feitio difícil a Susana não deixa ninguém indiferente com quem ela se cruza, eu disse feitio difícil? Não! Queria dizer feitio competitivo, mas será isso um defeito?

Passei muitas horas na água com a Susana kms atrás de kms, muitos treinos juntos e acreditem que só uma vez lhe passei á frente pois bem, julgo que agora é tempo de todos agradecermos a Susana a divulgação que ela deu á modalidade e natação em geral, os teus feitos são inigualáveis, fica o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado…

Esta entrevista surge no momento que a Susana abandonou a natação deixando na mente dos atletas de todo o mundo que o mito nunca morre, renasce…

Natação Adaptada (NA) – Qual foi os jogos que mais te marcaram e porque?
Susana Barroso (SB) – Jogos Paralimpicos de Sidney, por todo o ambiente, organização, sensações vividas e resultados alcançados.
NA – Analisando todas as tuas medalhas qual é a que te marca mais?
SB – As medalhas do campeonato do mundo em Malta 94. Conquistei 3 medalhas de Ouro e bati os 3 recordes do mundo. E a medalha de Prata em Sidney2000, com recorde nacional que ainda hoje não sei como fiz aquele maravilhoso tempo.
NA – A nível organizativo qual é que achas que ainda hoje é a maior lacuna?
SB – Existe muita falta de informação, dialogo e por vezes incompreensão.
NA – As bolsas de alta competição foram de alguma forma uma causa para o teu abandono?
SB – Não. O meu abandono deve-se simplesmente ao cansaço físico e psicológico que a alta competição acarreta após alguns anos.
NA – Nos treinos, qual é a vertente que provocava maior desgaste?
SB – Tentar, superar-me a mim própria.
NA – Em termos de apoio do clube que representavas, a GesLoures, o que é que sentias que te fazia mais falta?
SB – O Clube sempre me deu todo o apoio, sempre resolvemos da melhor maneira alguns problemas que foram surgindo.
NA – Esta é uma pergunta comum mas achas que a iniciativa do Blog Beba Água e do Blog Natacao Adaptada de fazer parcerias ajuda de alguma forma a promover a natação adaptada?
SB – Sem dúvida, visto ser um site muito importante, consultado por muita gente do desporto é uma forma de dar a conhecer o desporto adaptado e todas as nossas conquistas.
NA – Agora que o teu abandono é oficial o que é mais sentes falta?
SB – Da competição em si, das aventuras e do espírito de grupo.
NA – Como é que vês que é sentido/reconhecido o vosso mérito no meio da família da natação?
SB – Penso que ainda há um longo caminho a percorrer de uma maneira geral. Já existe sem dúvida algum reconhecimento mas não o merecido. Temos a Leila e o David que têm ajudado muito para este reconhecimento, visto serem atletas com uma deficiência mínima e que dão luta e por vezes saem vencedores. PARABÉNS AOS 2!
NA – Achas hoje em dia que dão valor ao teu currículo? Porque?
SB – Penso que sim, pois fui a atleta mais medalhada na natação até hoje e isso abriu as portas a muitos atletas. Sendo reconhecida por todos.
NA – Agora que não tens a carga de treinos o que é pensas fazer para preencher esse vazio?
SB – Comecei em Outubro no Boccia, e estou a gostar muito. É um desporto diferente, mais calmo de estratégia, perícia e concentração.
NA – Este espaço é livre e serve para dizeres o que te vai na alma.
SB – Gostava de agradecer a todos os que me apoiaram e que estiveram sempre ao meu lado nas horas boas e nas más. Podem contar comigo sempre que acharem necessário. Um beijinho muito grande em especial para o meu treinador Carlos Mota. E para ti Nuno tenho que te dar os parabéns pelo excelente trabalho que tens feito em prol da natação adaptada e de todos nós.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

BA mais uma vez obrigado pelo apoio. É importante dar a conhecer o desporto paralimpico e os seus feitos. Quando houver provas conto com a vossa presença. Obrigado a todos e a ti BA mais uma vez.
Nuno Vitorino

sexta-feira, janeiro 19, 2007 9:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns por tudo! Felicidades para o futuro.

domingo, janeiro 21, 2007 6:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Susana

Graça Vilarinho

domingo, janeiro 21, 2007 9:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home