quarta-feira, janeiro 24, 2007

Entrevista a Tiago Venâncio

Não percam a entrevista ao nadador do Palmela no Jornal Margem Sul do passado dia 19 de Janeiro, onde o Tiago assume o desacordo com os critérios de convocação de treinadores por parte da FPN. Seguidamente apresento um excerto da entrevista:

Como é a sua rotina diária?
Complicada. Treino quatro horas por dia, sendo que das seis às oito horas da manhã estou no Complexo Desportivo do Jamor, e das 17 às 19 horas nas Piscinas Municipais do Pinhal Novo. Pelo meio ainda existem os estudos.
Como explica o facto de ter um treinador fixo, que o acompanha todo ano, que é preterido sempre que participa em competições internacionais?
É caricato. Neste momento sou dos melhores atletas a nível nacional, o que por si só demonstra o trabalho do treinador, mas por razões que se desconhecem a federação opta por levar treinadores de atletas que nem mínimos possuem para essas competições. Se quiser que o meu treinador me acompanhe tenho que desembolsar, juntamente com ele e com o clube, uma determinada verba para cobrir deslocações e toda a logística subjacente. Não faz sentido estar com o meu treinador – Professor Brito Rosa – 365 dias por ano, para mais tarde estar duas semanas em competição com o técnico da federação, que raramente se encontra connosco e que não sabe em que patamar está a evolução do atleta.

- Ver entrevista completa in Margem Sul (Pagina 19)
- Site oficial de Tiago Venâncio

Etiquetas:

61 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hummm....

interessante, mas parece mais 1 dakelas entrevistas em k se dão as respostas e depois é k se escolhem as perguntas.

mas é legitimo ou não fosse o jornal da terrinha!

tiago, tiago, ainda vais a tempo moço!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 10:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"professor" brito rosa???
"professor"????????
ehehehehehe

quarta-feira, janeiro 24, 2007 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

n tem nada a ver cm esta entrevista! mas o adriano ta cheio de pica! "estou pronto para bater records do meeting" conferencia de imprensa do meeting da povoa! eheh 1.49.9... 2.02.75... 56.56... ta forte o adriano

quarta-feira, janeiro 24, 2007 12:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

óóó é sempre a dor de cotovelo... do costume deixem as pessoas trabalhar,, sejam simpáticos o vosso tempo está acabar.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 12:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kal dor de cotovelo? k tempo ta a acabar?
ta tudo louko

quarta-feira, janeiro 24, 2007 1:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber onde e quando é q o "Sr Dr Ex.o" Brito Rosa foi esquecido em pretérito de outro treinador de outro clube para alguma convocatória!À frente desse senhor ainda está o o "arumador de carros" Pedro Vale! Ainda bem que a FPN ainda tem gente séria!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 1:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem e o pedro vale???

quarta-feira, janeiro 24, 2007 2:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prof. Brito Rosa?? só rir.
Ainda Mister, k o tipo tem pinta de teinador da bola, agora Prof. ´

quarta-feira, janeiro 24, 2007 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para rir são os treinos das 6:30 lol deve ser a hora a que acorada....heheheh pois lá no Jamor só por volta das 7:40 para banhoca....lolool( desculpem treino especifico)as vezes com o prof( lol) na banhoca tambem hehehhehe

quarta-feira, janeiro 24, 2007 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Coitado do jovem que ainda não viu que o dotado prá Natação é ele e não o "professor", que só o é da Tanga!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 4:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O facto de ser o mais novo da comitiva portuguesa a participar foi um elemento bastante importante para a minha carreira." Tiago Venâncio, acerca de Atenas 2004. hum... O elemento mais novo não foi a Diana?! Ok...

quarta-feira, janeiro 24, 2007 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu ia comentar mas cai para o lado com tanto veneno

quarta-feira, janeiro 24, 2007 6:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este gajo é um urso...Nos na natação portuguesa temos habito por ter nos melhores nadadores os mais broncos e convencidos! Começou com o José Couto e este rapazinho vai para o mesmo caminho! Se n tivesse tanta mania de vedetismo acredito que neste momento poderia estar entre os melhores do mundo com boas prespectivas para pequim 2008! Mas como num atleta a parte psicologica tambem conta muito, aqui esta um atleta que poderia ser fenomenal e que não passa de mais um no mundo da nataçao mundial!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 6:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este Tiago é mesmo arrogante e convencido...."Portugal é demasiado pequeno para mim." Lembram-se??Eu lembr-me...mesmo inocente o rapazito...

quarta-feira, janeiro 24, 2007 7:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para quem acede a este site e lê os comentários... sinceramente, há profs que nunca sequer molharam os pés numa piscina, e de treino só sabem copiar o que vem nos livros mesmo sem perceber cheta do que lá vem nem para o que serve... francamente deixem-se dessa M de profs e não profs, o Brito Rosa foi um grande nadador, coisa que os profs não perdoam porque alguns nem sabem nadar... a ignorância é muito atrevida... trabalhem e deixem trabalhar, e analisem os resultados...

quarta-feira, janeiro 24, 2007 7:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

aH aH

Essa de treinar duas horas de manhã dá para contar né. Faz um 500m e pinta está no ir, duas horas deve ser desde que levanta até que chega á escola.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 8:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu gostava de responder a todos...
1ro o tiago é das pessoas mais humildes que eu conheço, algo que acontece frequentemente e meterem palavras na boca dos atletas aquando entrevistas...
2do desde que foi para o brito rosa o tiago tem evoluido, logo calem.se!
3ro o treino da manha n especifico ou especifico n interessa diz respeito ao atleta e ao treinador... tem dado resultados ou n? calem.se!
4to o brito rosa n ir a melbourne e palhaçada, tal como n ir o filipe coelho... elio e ze silva mt a mais (mais o elio)!
5to dizer mal de uma pessoa que trabalha tds os dias e que tem resultados é muito facil aki na net, sera que sao vcs que lhe dao as palmadinhas nas costas knd ele ganha?

so para terminar, helsinkia? ja se eskeceram? qual sara oliveira qual que... quem e que fez 52.3? ok bm m parecia

Um abraço Tiago tou ctg! cm sempre estive!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 8:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

escola? qual escola? andar com os livros ( algumas paginas ) debaixo do braço também conta? será que foi afinal o tiago quem inventou? e eu a pensar que tinham sido os gatos fedorentos
E ir aos campeonatos regionais tomar banho e menosprezar os colegas-adversários que estavam a dar o seu melhor terá sido o que aprendeu nos Jogos Olimpicos?

quarta-feira, janeiro 24, 2007 9:26:00 da tarde  
Blogger DM said...

"Amigo" das 8.57 PM:

Ninguém duvida ou nega q o Tiago tem evoluído significativamente a mariposa. E q nas últimas competições internacionais (Europeus de longa, Europeus de curta) até foi dos melhores atletas da comitiva nacional. E q nos Campeonatos de Clubes até nadou 200 mariposa, coisa q nunca tinha feito.

Mas essa do "tem evoluido muito, então calem-se" parece-me q merece alguns reparos óbvios.

'Eu sou daquele tempo' em q ele, em júnior de 1º ano no Jamor, mandou 49 aos 100 livres em longa (melhor tempo mundial de sempre dum júnior de 1º ano), e até do tempo em q fez 1.49 aos 200 livres.

Por muito positivo q seja evoluir e bater recordes em provas secundárias, como seja a mariposa no caso dele, e em competições secundárias, como seja as de piscina curta, a verdade é que 0já estamos em 2007, e os melhores tempos dele nas suas provas principais ainda são de 2004 e 2005, treinado pelo Pedro Vale (48.3 de Cantanhede em curta também).

Por isso, sejamos justos, nestes 3 anos todos os adversários dele evoluiram, e ele não.

Tentar esconder isso não é um contributo para a sua evolução, independentemente de quem queira dizer q o Brito Rosa é um grande treinador (e eu digo exctamente o contrário, não pelo trabalho q possa desempenhar c o talento do Tiago, mas sim pelo seu percurso de 30 anos na modalidade).

Cumprimentos.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 9:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Das bancadas...

Vejo muita dor de cotovelo, muito sarcasmo e muita má intenção em alguns comentários anteriores.

Se eu fosse Nadador como o Tiago tinha medo de dar a próxima entrevista.
O Rapaz não disse nada que ofenda ninguém, e atacam-no e ao seu treinador desta forma. Irra!!

Quando atacam assim um dos melhores atletas de Natação... o meu filho é nadador por isso visito este Blog com frequencia... mas com um ambiente destes vou mas é fazer a cabeça ao miudo para mudar para o Atletismo ou outra modalidade onde não vejo tanta "rebaixaria" ; invejas, etc...

Quem comenta e se gosta da natação, deveria promover, apoiar o Tiago e o seu treinador e todos os outros atletas e treinadores que estão na modalidade.

O resultado é positivo porque o Tiago ao ler isto, ainda vai ficar com mais força para as próximas competições.
Eu ficava...
Até os "comia" ...

Tiago contamos contigo para calares estes malformados todos.
Dentro da Piscina da Povoa de Varzim é que é...
Dá-lhe! Força!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se és tao amigo pq é n metes o teu nome...? também és daqueles q dá a palmadinha nas costas e dps fala mal?

o venancio foi a pessoa mais cobarde com uma pessoa q dedicou parte da sua vida pra lhe levar a certos sitios..e chama lhe como " segundo pai" ...enfim..

...meus amigos..digo isto porque convivia com ele todos os dias..

quarta-feira, janeiro 24, 2007 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou adepto portugues de nataçao mas vivo há anos fora de Portugal apesar de actualmente estar uns meses em Portugal e gostaria de fazer uma pergunta, se me for possível

alguém me pode dizer que provas
internacionais de nivel mundial e/ou europeu o tiago venceu na sua carreira?
já foi mais vezes campeão europeu/ campeão europeu junior/ campeão mundial/ campeão olimpico?
antecipadamente grato pelas informações e se possível poderiam dizer-me se há algum(s) nadador(es) portugues que já tenha tido algum daqueles títulos e quantos?

quarta-feira, janeiro 24, 2007 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I love this blog. uma frase polémica e pimba! os commments disparam!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ISTO È UMA VERGONHA

Cada vez mais, o que se assiste neste site sao comentarios de COBARDOLAs anonimos que so sabem criticar pelas costas e dao, de facto palmadinhas nas costas quando encontram as pessoas pela frente.

Como é possivel esta critica toda, será ainda pelo facto de ele ter deixado o Pedro Vale?independentemente de quem teve razao, isso ja foi a muito tempo, o Tiago entretanto ja nos brindou com resultados que deviamos aplaudir.
As historias dos treinos de 600 metros de manha no Jamor deveriam ter acabado no preciso momento em que ele foi para helsinkia e partiu a loica, pelo menos foi o que eu fiz.
Duarte Mendonca, dizes que ele nao tem evoluido muito, porque so melhorou mariposa (e bem) mas nao melhorou crol, que é o seu melhor estilo. Dou-te este exemplo, o recorde do Tino dos 100 costas é de 95, 100 costas era a prova olimpica dele, logo a mais importante, entao para ti, como ele nunca mais a melhorou o que andou ca a fazer foi umas coisitas boas. Em vez disso tornou-se o atleta mais ecletico que Portugal ja viu (isto dos meus 22 anos de natacao) com desenas de rocordes por tudo o que era prova e trite aquele que nao o considere um dos melhores nadadores de todos os tempos.
Mais do que ninguem, o puto quer voltar aos 49 mas para nao seres diferente tambem tinhas que mandar a farpa.

Felizmente neste desporto temos um relogio que nos avalia, infelizmente, muitos ainda nao o perceberam e outros preferem reger-se por "criteros bastante vagos" de avaliacao.

MAIS UMA VEZ COBARDOLAS ANONIMOS... A ANDAR.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem a Diana já foi campeã da Europa Junior Sr das 9:59 :P. Pelo amor de Deus deixem-se de venenos, o rapaz tem 19 anos, descutam sobre aquilo que ele nada e não sobre aquilo que ele é, que me interressa a mim se ele estuda pouco ou muito ou se treina 500 metros em vez de 5000. A mim o que me interressa é que ele nade que nem um "maluco" pa deixar quem gosta de natação orgulhoso de ser portugês, agora para aqui falar do que não tem interresse. Baaahhhh

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais 2 gramas de veneno:

O treinador X diz mal do treinador Y ao ex-treinador Z do nadador do treinador Y. O treinador Z diz mal do teinador Y ao treinador X. O treinador X vai ter com o treinador Y e diz-lhe mal do treinador Z. ainda vou ver o treinador Y aos beijos ao Z. Sim, porque o treinador X até há um ano dizia mal do treinador Y e vá-se lá saber pk, agora andam aos beijos nos cais das piscinas! com o treinador Z a ver. ai ai!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e kem são so outros caro santo simao, padroeiro dos não anónimos?

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A velha mentalidade do português está bem patente neste comments, Quando alguém toca em alguns aspectos que nunca estiveram bem na natação portuguesa e que não trouxeram resutados, mesmo assim há sempre uma tendência fantástica par se mandar a baixo. Há sempre aquele que acha que o treinador não tem curriculo e por isso o melhor é dizer que ele é uma merda e que não pode ter opinião, ou aquele que diz logo que o rapaz é bom porque tem jeito e o outro treinador é que era bom! Existe também logo o outro, que só porque o rapaz falou daquilo que sente, então é arrogante e por isso já tem a carreira arrumada, e também aquele que diz que o rapaz faz só 500 metros só para banhoca e por isso os tempos que faz deve ser ilusão de óptica. Enfim um monte de disparates que só podem resultar do mesmo do costume - ignorância, incapacidade para fazer melhor e por isso despeja-se a frustração no blog em vez de tentar trabalhar melhor, obter os resultados que ambiciona e ter o desportivismo de perceber que todos têm o seu valor. Enfim, na minha opinião e já ando na natação há muitos anos, tenho observado que os critérios para os treinadores que acompanham os atletas nas saídas para o estrangeiro sempre foram polémicas e muitas injustiças foram feitas. Mas sempre me fez uma grande confusão ver os directores técnicos a papar viagens á conta dos nossos impostos vezes se conta, quando não treinavam sequer os atletas que eram selecionados. Se isto acabasse de vez, pelo havia sempre mais um lugar para um técnico que tem um atleta selecionado(as vantagens são óbvias). Sei que seria dificil levar todos os treinadores dos atletas selecionados, mas não tenho dúvidas que no dia em esse esforço acontecer a natação e os seus resultados vão melhorar. E, não me venham com a história de não haver dinheiro pois se não o têm, tratem de o arranjar. Porque para mim esse é claramente um papel da responsabilidade dos dirigentes. Se não o conseguem, demitam-se e venham outros.

Agora nã se cuspa mais para o ar!...

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

simao, fika-te mt bem o sermão (simão...sermão...juro k n foi de proposito lol), mas tens de respeitar os anónimos, pk muitos deles dão inputs positivos no blog e lá têm as suas razões (k n a falta de coragem) para n se exporem
além disso, cuidado a kem xamas cobardolas, pois já me disseram de fonte fidedigna k estes "cobardolas... a andar" como eu, podem estar na pista ao teu lado no treino, de apito na boca à tua frente, ou mesmo... em tua casa. isto n é 1 critica nem veneno. é 1 facto e 1 sugestão...

quarta-feira, janeiro 24, 2007 11:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

talves por o treinador nao merecer o merito de que se fala e em sequer saber como concegue manter um atleta assim , nao lhe sejam feitas mais solicitaçoes...

quinta-feira, janeiro 25, 2007 12:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E', de facto, impressionante a coragem do anónimo pessoal das bocas, não é? :-))

Desculpem a minha memória, isto não tem nada a ver, mas nao posso deixar de contar esta:
Na primeira prova que nadei oficialmente, como Federado, no Inverno de 1971 (isso mesmo, há 36 anos!), fui inscrito tardiamente e, em vez de me porem na série mais lenta, fui na mais rápida.
Entre eles iam o LUIS BRITO ROSA, o Pedro Ponce (um matulão como o LBR), o Pina Coelho, etc.
Fiquei em ultimo destacado, claro está. Quando o Luís Brito Rosa estava a chegar, ainda eu ia a virar aos 75m!
Aquilo deve-me ter traumatizado porque mesmo quando, uns anos mais tarde, eu já fazia menos de 1'16" aos 100B (naquele tempo nem era mau), continuava a dizer que Bruços era o meu pior estilo. :-))
(Luis K. W.)

quinta-feira, janeiro 25, 2007 9:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Voltando ao LBR , li algures que foi com ele que o Tiago começou a nadar antes de ir para o Naval Setubalense, e que depois sai do Naval (que até ao pé da sua casa) e vai para o Pinhal Novo ( acerca de 30KM) onde continua o LBR.
O Recordista de Bruços Juvenil André Silva tambem não é treinado pelo LBR?!
Em Janeiro de 2006 o Atleta do Mes da FPN não foi o Tiago Venancio treinado por LBR?!
Em Junho de 2006 o Atleta do mes da FPN não foi o brucista Andre Silva treinado pelo LBR (antigo nadador brucista)?!
Não foi o Andre Silva que "salvou" a participação Portuguesa da Selecção Portuguesa na Taça Comen com duas medalhas de Prata?!
Não foi o Tiago que em Helsinquia bateu o Record Nacional de Mariposa, e que chegou a meias finais e salvou a participação da seleção Portuguesa em Helsinquia?!
Por isto tudo não deveria haver mais respeito pelo trabalho do Sr. LBR por parte dos Bloguers que aqui comentam?!
Os que dizem mal do Tiago e seu treinador serão todos de Setúbal ou arredores?!

quinta-feira, janeiro 25, 2007 10:09:00 da manhã  
Blogger DM said...

Simão:

Eu não disse q esperávamos o regresso dos 49 em tom de crítica ao Tiago (pq também eu desejo q ele evolua, até pra benefício da natação portuguesa, uma vez q é uma das suas referências máximas).

Apenas esclareci o anónimo de que afirmar que "com o LBR é que ele tem evoluído" não é tão linear quanto isso.

Sobre a comparação c o Tino, não é bem a mesma coisa. O Tino não fez 56 a costas aos 17 anos, nem foi o melhor júnior de 1º ano mundial de sempre, nem foi aos Jogos com 17 anos, nem foi multi-medalhado em duas edições do Europeu de Juniores. Foi de facto o nadador português mais ecléctico de sempre (opinião minha), e fez a sua melhor época de sempre em 2002, ou seja, 7 anos depois dos 56 q lhe valeram final A no Europeu de Viena/95. É verdade que nunca conseguiu melhorar esse registo, e certamente mto gostaria de o ter feito, mas nadou mtas vezes em cima disso, melhorou essa mesma prova diversas vezes em curta, e evoluiu imenso em todas as distâncias e técnicas.

Luis K.W.: já cá faltavam as tuas comparações histórias. Depois do "brucista extraordinário" chamado Carlos Cruchinho, temos agora outro brucista extraordinário, desta vez LBR.

Uma dúvida: houve algum nadador português da tua época que não tivesse sido uma referência histórica da modalidade a nível mundial?:)

quinta-feira, janeiro 25, 2007 10:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

duarte,

confesso que te acho 1 chato de todo o tamanho, mas tb confesso k me fizeste rir com esse comentário ao LKW.

É k o tipo n se enxerga relativa/ às referências k faz, muitas vezes autoelogiosas!

quinta-feira, janeiro 25, 2007 11:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

muito bem o comentário das 11.45!

quinta-feira, janeiro 25, 2007 11:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Morgado (filho), para tanta coragem e peito feito, convinha esclarecer a ultima frase, pk isto de meias palavras n é propriamente 1 exemplo de verticalidade!

quinta-feira, janeiro 25, 2007 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aposto que essas coisas que se dizem por aí só lhe dao ainda mais força!
O que é certo é q ele tem estado sempre no topo e tambem estou certo que tem muito pra dar à natação!

Grande Veny! Abraço

quinta-feira, janeiro 25, 2007 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o venancio é o maior! ate doi de olhar :D

quinta-feira, janeiro 25, 2007 2:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os cães ladram e a caravana passa...O Tiago nunca foi campeão do mundo ou olimpico ou europeu, mas já houve algum nadador português que tivesse alcansado classificações melhores que as dele nos ultimos 10 anos pelo menos??? Coitados,a natação é das piores modalidades portuguesas a nivel internacional, e são tão mesquinhos e arrogantes. O tiago e o seu Treinador,o Brito Rosa, deviam é ter nascido noutro Paìs, bastava serem espanhóis para estarem no top mundial...agora neste atraso de vida onde o que impera é o compadrio e a inveja... não há saco, mediucres, não valem nada e nem vão a lado nenhum.Trabalhem, estudem e calem-se.

quinta-feira, janeiro 25, 2007 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o anonimo das 2.30:

TV e LBR, trabalhem, estudem e calem-se!

quinta-feira, janeiro 25, 2007 3:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para o anónimo das 2:30 a mediocridade, o compadrio e a inveja são pedra de toque do LBR

quinta-feira, janeiro 25, 2007 4:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olhe que não, anonimo 4:16... não é o que se pode constatar neste bloog;não vejo qualquer reacção do LBR nem do TV, talvez estejam mais ocupados a treinar do que a ler as baboseiras que aqui escrevem os invejosos, que nem altura têem para ser nadadores ... nem sabem o que é ser treinador... fora do sistema.

quinta-feira, janeiro 25, 2007 5:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E não vejo qual a diferença de estarem em portugal ou espanha. Na natação é tudo muito simples. Ou se é bom ou não. O que conta é o relogio e nao o que os outros pensam! Havendo condições materiais e qualidade pessoal os resultados aparecem sempre.

quinta-feira, janeiro 25, 2007 6:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 2.30 houve muitos atletas nos ultimos 10 anos a fazer melhor que o venancio em portugal.Diana gomes é a mais recente.Mas tb tens o exemplo do zé guilherme que só fez podios europeus abs em piscina curta quando foram no jamor e foi vice campeão do mundo de curta em moscovo. o laurentino tb fez 4 no mundial de curta em moscovo. o pedro oliveira por exemplo em primeiro ano de junior fikou em segundo nos europeus de juniores e em segundo ano bateu varios records e voltou a fazer segundo.para alem do maiseria 11º nos europeus de longa coisa que o tiago venancioi n fez.
Por isso n me venhas dizer que nos ultimos 10 anos ninguem fez melhor que ele. o k tu podes dizer é k desde do tempo do couto(para n falar do yokochi) que ninguem aparecia com a qualidade dele e com o impacto que ele teve ao ser o o melhor junior de primeiro ano de sempre aos 100 l e o melhor juvenil do mundo aos 200L.
A qualidade que o venancio tem é apenas e só comparavel à de atletas como o phelps, thorpe,hooganband,magnini ou mesmo o schoeman. o unico problema do venancio foi ter sido seduzido por meia duzia de trocos no palmela e deixar o grande treinador pedro vale. pior que isso é ter-se entregue ao desleixo e a preguiça de treinar como deve ser. tb podes dizer ainda que o venancio n tem os devidos apoios do nosso país(o que é uma realidade na natação) e os patrocinios que poderia ter.A verdade é que os campões n se fazem num dia nem num ano nem as vezes numa decada e o problema do venancio foir ter nascido já metade campeão....Enfim tinha tudo pa ser o melhor do mundo e melhor atleta portugues de sempre mas deixou as oportunidades voarem pelos seus dedos e agr tenta remendar e bem com grandes progressos a mariposa....Espero do fundo do coração que ele ainda consiga atingir o topo dos topos mas tem que mudar de atitude e mentalidade.

quinta-feira, janeiro 25, 2007 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alem do TV, que por acaso não se iniciou na natação com o Pedro Vale, quais os outros nadadores de nivel nacional ou menos, que esse treinador apresentou? eu que até estou de fora da natação, gostava de saber se o valor de um treinador de avalia pelos resultados de um único atleta (super talentoso), que por acaso continua a fazer bons resultados com o LBR...

sexta-feira, janeiro 26, 2007 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sou da natação, mas tive o previlégio, de conhecer o TV e o seu pai, e quero dizer que qualquer comentário que façam para manchar a personalidade, conduta e integridade do TV,como atleta e como pessoa, são despropositados, pois apesar do seu nivel atlético muito superior á média..., é do mais humilde, educado e sério que conheço. Tomara muitos atletas serem como ele.

sexta-feira, janeiro 26, 2007 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com os ultimos 2 comentários. O TV é a maior vitima no meio disto tudo. Entre os 2 merceeiros com k ele treinou venha o diabo e escolha. Até no facto de além do TV (predestinado) n terem tido mais nenhum atleta são iguais. até na arrogância e falta de humildade com k se apresentam nos cais das piscinas são semelhantes. é claro k agora o outro já baixou a geripa, como kem diz, desceu à terra. A diferença é k o actual na altura n tinha o apoio do compadrio e por isso foi cruxificado (e merecidamente), mas lá vai granjeando alguns apoios agora, se calhar algum treinador "amigo" k lhe vai sacar o TV como sacou outra nadadora... cambada de bimbos estes coaches cá da terra. resumindo, TV, EMIGRA! e Já!

sexta-feira, janeiro 26, 2007 7:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a educado não me pronuncio pois não conheço o TV suficientemente para opinar sobre isso. Quanto a humildade o TV devia estar de férias quando foi distribuída e por isso não a tem. Também tem direito a ter férias não tem?

sexta-feira, janeiro 26, 2007 8:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonymous said...
Os cães ladram e a caravana passa...O Tiago nunca foi campeão do mundo ou olimpico ou europeu, mas já houve algum nadador português que tivesse alcansado classificações melhores que as dele nos ultimos 10 anos pelo menos??? ....
2:30 PM

O problema do TV é que terá nascido algo cansado a julgar pelo verbo que utilizas e o seu orientador esse sim mais conhecido por o 'EL CANSADO' a avaliar pela postura que apresenta,no entanto penso que o TV depois do momento de sonho no Jamor em 2004 com que nos presenteou,tem condições para evoluir e nos dar muitas alegrias no futuro,mas no meu entender essa possibilidade passa por uma mudança de mentalidade e sobretudo por uma maior capacidade de trabalho,tanto a nível fisico como a nível técnico sendo que para mim nos últimos CE a sua técnica sobretudo nos últimos 25m da prova de 100m LIV deixou um pouco a desejar,denotando em meu entender um franco retrocesso na técnica de Crol.Não se pode tapar o sol com uma peneira ou seja esquecer o brilhante resultado de 2004 nos 100m LIV com o excelente desempenho nos 100m MAR nos últimos CE,por isso e porque o TV é sem sombra de dúvida um nadador de alta qualidade que esperamos dele e do seu orientador muito melhor,bom trabalho e o desejo de óptimos resultados.Hoje ouvi uma frase que dá para pensar e cito 'Não se pode passar metade da vida a pensar no que se vai fazer e a outra metade a pensar naquilo que se poderia ter feito'.

Um BULDOG qualquer.

sábado, janeiro 27, 2007 11:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa é que é essa nos 200m Crol demonstrou alguma falta de oxigenio ao respirar por vezes 1/1 ou será mais um ajuste técnico,(não me parece) ou terá sido apenas a forma que encontrou para controlar os seus adversários,(fraca opção),cego é aquele que não quer ver,parece-me evidente que a sua técnica degrada-se sobretudo na fase de inspiração em prejuizo do seu alinhamento sagital,traduzindo-se pois num aumento de resistencia frontal,que é tanto mais grave á medida que a sua frescura fisca diminui.

Um Cachorro quente

domingo, janeiro 28, 2007 12:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

será k o cachorro kente é xoco frrrito? hummm. acho k n! o xoco frrito nem sabe o k é alinhamento sagital!

domingo, janeiro 28, 2007 11:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

este gajo foi a maior desiluzao k eu tive! o Tiago foi o meu idolo duramte muito tempo e ate tiv ipotese de conviver algum tempo com ele... d inicio a imagem de pssoa exepcional e humilde até acentava... mas como dizem quem sai os seus nao degenera e a famazinha a subir lh á cabeça e as opçoes de merda nao tardaram em vir ao de sima, bem como a falta de humildade e outras coisas que tais que lhe sao elogiadas plaquelas pssoas que pensam connhecer o tiago mas nu fundo nao sabem nem d metad do que ele é... nunca se faz o k ele fez a um treinador que abdicava de todos os otros atletas em funçao d um gajo que lh virou as costas por lhe terem acenado com uns tostoes...dpos d tudo o que o pedro abdicou em funçao dele... nem um cao faz isto!! e´humano!? e' humilde?... n é nada!!! a uica coiza k tem é ter geito para nadar mas como ja ouvi dizer por mais q uma pssoa para fazer o k faz os 100 nem precisava de treinar... pk um gajo que faz um dos melhores tempos de semp a nivel mundial ficando na altura so atras do phelps e do thorp n pod estagnar come ele estagnou assim k trocou o optimo treinador que tinha por um gajo k nadou uu tempo dele mas d treinador n sab nada...


abre os olhos Tiago... pk tu ja fost u meu idolo...

e se dizes cmo ja dissest uma vez "portugal é pequeno de mais para mim" entao baza e faz plo teu futuro k kom esse treinador nao vais a lado ninhum... tens potencial... so precisas de capeça... talvez inda vas a tempo...

segunda-feira, janeiro 29, 2007 8:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epáo k dizes ate pode ser verdade em relação ao TV mas por favor n escrevas "sima" mas sim "cima" nem "geito" mas sim "jeito" é k como n são abreviaturas nenhumas até fere os olhos de quem está a ler!

terça-feira, janeiro 30, 2007 12:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó Mendonça, os dedos das tuas mãozinhas e pézinhos não chegam para contar os records nacionais batidos por atletas do LBR, quanto mais os campeões nacionais treinados por este. Esqueces que é treinador há mais de 30 anos, meu velhaco.

quarta-feira, janeiro 31, 2007 7:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esse tal 'professor' é o gajo k dispensou da equipa um atleta com bastante potencial, para colocar no lugar dele um gajo k tinha dinheiro e k pagou para la estar... é triste knd a corrupção chega a natação, e ainda tem a lata de elogiar tal 'besta'. mas o que ele nao sabe é k esse gajo k ele dispensou e k cntinua sem clube, ta a treinar para ganhar os regionais do desporto escolar... e ja ta com um tempo k chega para ganhar a mariposa... deviam ter vergonha é aqueles k elogiam esse bandalho, visto k nem potencial sabe reconhecer. venancio, experimenta a treinar com o pedro lin e logo ves se nao chegas a um nivel de topo... pois esse sim é um bom treinador, e em vez de treinar os putos k o brito nao quer treinar, devia treinar gajos com potencial.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 10:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 10:58 PM..

esse rapaz que esta a treinar para o desporto escolar e o meu melhor amigo... e ainda vai longe.. eu acredito!

quinta-feira, janeiro 31, 2008 11:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tb ja ouvi falar d um gajo k anda a tentar ganhar isso, mas pelo k ouvi foi treinado na Palmela Desporto e é especialista a mariposa e crawl. e a mariposa ja ta com um tempo abaixo dos 12seg. isto pelo menos é o k consta por ai, axo k ja andam olheiros a ir aos treinos do gajo para ver os tempos e comparar com outros atletas.

sábado, fevereiro 02, 2008 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, eu tb vou participar nos apuramentos para os regionais e o meu prof ja disse k esse gajo ta abaixo dos 12seg, é do pinhal novo. o pessoal ja se ta a preocupar com o segundo lugar pk o primeiro esquece la

sábado, fevereiro 02, 2008 10:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cuidado com esse gajo! no desporto escolar aquili esta cheio de olheiros de clubes prontos para recrutarem novos atletas. se ele for tao bom como falam entao pode ter muito boas hipoteses de arranjar um clube.

sábado, fevereiro 02, 2008 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esse gajo vai limpar os regionais... é em individuais e nas estafetas pk o pinhal novo parece k tem uma ganda equipa

domingo, fevereiro 03, 2008 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No q me disseram ha 15 dias atras é q ele ta com 11,90seg. A equipa de estafetas nao sei se ja esta formada...
Mas eu estou a apoiá-lo, força!
Espero q ele ganhe isso tudo!

domingo, fevereiro 03, 2008 10:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home