segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Direito de resposta

Na sequência das declarações da direcção da ANNP, que foram publicadas no O Norte Desportivo e também aqui no blog Beba Água, surge agora o direito de resposta do Concelho Regional de Arbitragem da ANNP.

1.º Ponto – Gostaríamos de salientar que não somos elementos de um qualquer espectáculo ou Show para que a nossa actuação o possa manchar, nós regemo-nos por um regulamento (FINA) e limitamo-nos a aplicar o mesmo, são os atletas que não o cumprindo se sujeitam à sanções e penalizações previstas; Mais, para nós não existe excesso ou falta de rigor mas apenas e tão só, a aplicação das regras.

2.º Ponto – O vosso jornalista afirma terem sido «os Espanhóis do C.N. Sabadell os mais «perseguidos» pelos juízes do Conselho Regional de Arbitragem». Não nos move nenhum tipo de xenofobia ou racismo para perseguirmos atletas, seja pela sua nacionalidade, credo ou qualquer outro factor. É para nós um ponto de honra e qualquer atitude desta índole seria por nós imediatamente irradicada do nosso seio.

3.º Ponto – No artigo é afirmado que «até o Italiano Davide Cassol e o Checo Tomas Fucik foram impedidos de ir à final». O único factor que ditou a sua não participação nas finais, foram as infracções por estes cometidas. O facto de serem atletas de craveira internacional apenas lhes dá, em termos desportivos, uma maior responsabilidade e não um passaporte para as finais.

4.º Ponto – O vosso jornalista permite-se mesmo tirar conclusões sobre a constituição dos juízes de viragem e os motivos das alterações verificadas, afirmando que «os atletas mais penalizados foram os que nadaram na pista 4… tal facto levou à troca de juízes… e as desclassificações passaram a ser registadas noutra pista». Entendendo-se com esta alteração, que existiu uma conduta menos própria, errada e irresponsável por parte deste elemento e que levou à desclassificação de atletas. Bastaria o Sr. Jornalista ter olhado para as viragens para verificar que as alterações se deveram tão somente à introdução de mais um elemento que não esteve presente na primeira sessão e que ao ser integrado na sua posição levou à alteração dos outros posicionamentos. Mais, se algum dos nossos elementos tivesse uma conduta menos própria não seria mudado de pista, mas excluído do resto do evento e com consequências para além deste.

5.º Ponto – O juiz por vós apontado como responsável por inúmeras desclassificações, apenas o foi por 4 – 3 na pista 4 e uma na pista 2. De salientar que 3 delas foram avalizadas por outros juízes, isto é, sozinho apenas penalizou UM atleta! Quanto ao atleta Italiano Davide Cassol, também ao contrário do que dizem no artigo, este participou na final A dos 200 Bruços na pista 4 e aí sim, foi desclassificado pela mesma infracção que cometeu nas eliminatórias dos 100 Br., só que… por outros juízes e por cometer a infracção em TODAS as viragens!!

6.º Ponto – Existiram 41 infracções de que resultaram 35 desclassificações (alguns atletas tiveram mais do que uma infracção às regras) dessas 28 tiveram mais do que um juiz a sancionar. Isto, demonstra ponderação, saber estar, saber fazer e sabe agir!!

Etiquetas: , ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LOL...
Cá eu conheço situações em que se encobre a incompetência dos arbitros...tipo...."pá, isto não é motivo para desclassificar"..."bom, vamos alterar isso para outra coisa, caso venham averiguar o motivo"...

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 1:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É mesmo triste este comentário ......

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 2:23:00 da tarde  
Blogger DM said...

Não foi o Conselho de Arbitragem da ANNP que foi desautorizado pela FPN e sofreu pressões no sentido de serem aletardos os resultados da Travessia da Queimadela?

Curioso, nessa altura não vi nenhum direito de resposta ou indignação do CR da ANNP na exclusão da prova do circuito nacional (do género: foram lá mas afinal não contou pra nada, bom esforço).

Como agora é um jornalista, toma lá. Se fossem os senhores da FPN a dizerem o mesmo, ficariam mansos que nem cordeirinhos.

Coerência acima de tudo.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fico deveras estupefacto c/ alguns comentários, pois desconhecem completamente as regras e os procedimentos funcionais das provas.
DM, que eu saiba, não houve da parte do CR da ANNP, quaisquer alterações das classificações finais!!!
Portanto, se a prova foi excluida do circuito nacional, quem devia ter solicitado à FPN, os esclarecimentos E NÃO O FEZ, era a ANNP!!!
"O seu a seu dono"!!!!!
Tenho pena, que apesar de teres toda a razão, relativamente ao circuito nacional de AA, acabes por perdê-la, quando queres responsabilizar tudo e todos pelo ocorrido!!!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 6:21:00 da tarde  
Blogger DM said...

Sem dúvida q deveria ser a ANNP, mas eu se fosse árbitro do CRA e tivesse perdido uma manhã na Queimadela e arbitrar a prova, pra depois dizer q a FPN a meteu no lixo, ia pedir explicações, sobre tudo se a Associação Regional a q o meu Conselho de Arbitragem pertence nada fizesse.

A resposanbilidade, q fique claro, é apenas da FPN. O preocupante engolir e calar é da Direcção da ANNP, mas tb. do CRA, q se viu desautorizado e com o seu trabalho posto em causa.

Mais uma vez, é a minha opinião, vale o q vale.

Cumprimentos

terça-feira, fevereiro 13, 2007 2:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vale o k vale pk és tu.
quanto ao perder tempo fala por ti.
continua a tentar por as pessoas umas contra as outras e depois diz que és 1 coitadinho!

terça-feira, fevereiro 13, 2007 10:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde amigos.
Acerca da questão em debate, estava eu mudo e caladinho, que era a situação em que o CRA da ANNP se deveria ter mantido, segundo a minha modesta opinião, quando o amigo Duarte Mendonça lá do alto da sua cátedra diz que, se fosse árbitro, fazia e acontecia...
Amigo Duarte Mendonça se o senhor fosse árbitro, nunca iria perder tempo qualquer que fosse a prova, acontecesse nela o que acontecesse. Neste País os árbitros vão às provas porque querem, porque gostam e são fãs da modalidade e ainda porque são "malucos"; malucos porque ainda "pagam" para ir às provas. Depois, qualquer árbitro/juiz está na prova para cumprir uma determinada missão que é específica e regulamentada. Nem mais nem menos, apenas isso. Um árbitro/juiz tem perfeita consciência das suas responsabilidades e limitações. Um árbitro/juiz não se mete em questões que não são da sua competência. E se mesmo assim o Duarte Mendonça, sendo árbitro, fizesse o que diz que fazia, cá no "meu" conselho de arbitragem o mínimo que lhe acontecia era uma proposta para férias antecipadas, talvez para os lados das ilhas desertas e com a obrigatriedade de ler os regulamentos da arbitragem umas quantas vezes.

Mário Nunes
Árbitro

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 3:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sr. mario, eu so nao me identifico pk ainda sou atleta e sei k os arbitros alem de terem falhas a nivel regulamentar (nao saber algumas regras), gostar de as mudar a meio de campeonatos (caso do nacional de verao do ano transato- pernada vertical na braçada sub-marina), tem "a faca e o queijo", ou seja, eu podia vir a sofrer.

sei k numa dada associaçao k nao foi a k está em causa ja foram batidos records sem a presença de placar electronico e sem os 3 arbitros para confirmar/validar o tempo (confirmado pelo atleta)

tb e verdae k tem de ser fãs e de por vezes gastarem do seu dinheiro e a isso dou valor

Mas por favor, nao queiram ser os protagonistas,

DEIXEM OS ATLETAS NADAR

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Neste País os árbitros vão às provas porque querem, porque gostam e são fãs da modalidade e ainda porque são "malucos"; malucos porque ainda "pagam" para ir às provas."


Esta dá vontade de rir ..... é mesmo só para alguns

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 2:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"...lá do alto da sua cátedra diz que, se fosse árbitro, fazia e acontecia..."

Muito bem!

eu diria mais: "...lá do alto da sua cátedra (com ou sem bananas) diz que, se fosse árbitro, treinador ou dirigente, fazia e acontecia..."

sábado, fevereiro 17, 2007 11:03:00 da manhã  
Blogger DM said...

Caro Mário Nunes:

Está visto que gosta de pessoalizar as discussões comigo. Nada de problemático, bem pelo contrário, pelo menos é dos poucos que tem dignidade de assinar o nome quando discute questões comigo (penso que só intervém no blog pra discutir comigo, pq não vejo as suas intervenções em mais lado ou assunto nenhum - é mais um dos meus fãs, por certo).

Provavelmente você achará mto bem q andem árbitros pelo país a arbitrar provas pra não servir pra nada, pq depois a FPN mete-as no balde do lixo pq não lhe dá jeito contar c esses resultados. Eu não acho bem q isso aconteça, entendo q isso é um profundo desrespeito pelo trabalho dos árbitros. Em resumo, eu que não sou nem nunca árbitro, estou aqui a defender a dignidade dos mesmos e o respeito q temos de ter pelo seu trabalho. Você q o é, acha normal q se goze da cara e do trabalho deles, e q eles existem apenas pra dizer amén a todos as palermices e irregularidade q por aí se cometem. O papel de um Conselho Regional de Arbitragem resume-se a "comer e calar", é a sua grande máxima.

Temos por isso uma visão diametralmente oposta do papel e perfil de um árbitro no universo desportivo. Você fica c a sua opinião, eu fico com a minha, pq neste aspecto, será absolutamente impossível eu conseguir concordar um bocadinho q seja consigo.

Quanto ao "ser maluco" e "pagar para estar nas provas", conheço dezenas de árbitros e não tenho informação q nenhum deles pague para estar na modalidade. Penso até q recebem, mesmo q c algum atraso. Podem eventualmente não receber, em algumas casos, nas provas de águas abertas (recebem nas restantes ao longo da época), mas daí até dizer q pagam p estar na modalidade parece-me algo exagerado.

Aqui fica mais um esclarecimento q ficamos à espera q dê ao auditório.

Cumprimentos.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 2:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estas confusões apenas prejudicam os atletas que são os principais protagonistas da natação.
É uma pena!!!

domingo, fevereiro 25, 2007 8:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home