sexta-feira, junho 29, 2007

Reacção da ANAN à carta da PORTINADO

Em 11 pontos a nova direcção da Associação Nacional de Árbitros de Natação reage às críticas da PORTINADO apresentadas após a final do Campeonato Nacional da 1ª divisão masculina, ganha pelo Clube de Natação da Amadora.

2) A análise particular e subjectiva dos poucos lances específicos aí mencionados não espelha de maneira nenhuma a realidade de um jogo intenso e equilibrado como o que está em causa, sendo que a estatística do mesmo demonstra exactamente o contrário do que é afirmado
3) A equipa de Arbitragem em causa era constituída por dois árbitros internacionais, um deles inclusive membro do Conselho Nacional de Arbitragem, inúmeras vezes avaliados em competições Nacionais e Internacionais por entidades e pessoas com conhecimentos técnicos nesta área nunca comparáveis aos das pessoas que reclamam da sua actuação.
4) Relembramos que as incompatibilidades de acumulação de funções encontram-se salvaguardadas nos Estatutos e Regulamentos da Federação Portuguesa de Natação, aprovadas em Assembleias-Gerais.
5) Os árbitros são nomeados de acordo com competências e capacidades demonstradas, pelos órgãos respectivos.
7) O levantamento de suspeições desta ordem coloca em causa a imagem pessoal de pessoas que podem, e devem accionar os meios à sua disposição com vista ao ressarcimento que acharem por conveniente.
8) Pela primeira vez nesta disciplina em fases finais é levantada uma questão como esta. Tal facto deve-se eventualmente à falta de maturidade de alguns dos participantes, que devem evoluir e não utilizar a arbitragem para desculpar aquilo que, aparentemente, parecem considerar como um resultado desportivo inferior.

- Ver Press Release completo
- Blog “Os Árbitros pela Arbitragem”

Etiquetas:

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"...Aos clubes compete apresentarem-se da melhor forma em competição, da mesma forma que compete aos Conselhos de Arbitragem, neste caso o Conselho Nacional de Arbitragem a apresentação da melhor equipa de arbitragem para o evento..."

Sr. Tomé, aquilo é a melhor equipa de arbitragem????

só rir...

poupe-nos às suas proteções ao amiguinho barradas. estamos atentos

sexta-feira, junho 29, 2007 10:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para quem não viu o jogo, o jogo esteve parado inumeras vezes.
Como é que numa final de um campeonato estão na mesa 2 pessoas que não sabem utilizar o placard electrónico?! Como é possivel?
Até na final isto acontece...
CONTINUA TUDO NA MESMA. SÃO PUROS AMADORES...

Acusam os praticantes de falta de maturidade...que lata! Cresçam! Tiveram 2 década à frente da modalidade, o que fizeram? nem mesa sabem fazer após 20 anos!
Se não conseguem fazer melhor dêem o lugar a outros!

sexta-feira, junho 29, 2007 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É bom que ANAN se vire para as outras disciplinas da natação,porque na natação pura está mesmo muito mal,senão vejam o que se esta a passar em várias associações em especial na ANNP estão a fazer-se provas com uma minoria de árbitros nas viragens não existem segundo dizem os dirigentes dessa associação que nas viragens não é preciso ninguém,Aveiro não tem CRA,árbitros que passam a nacionais sem terem passado por regionais e muito mais há para dizer.Agora não se virem só para o polo.

sábado, junho 30, 2007 1:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem, esta reacção da ANAN é extremamente infeliz, e mostra que entraram de facto com o pé esquerdo...

a) Fala em estatística do jogo (pelos vistos no Pólo a estatística justifica a arbitragem, coisa q eu não sabia), mas não apresenta números. Mais valia não terem falado, portanto.

b) Um árbitro por ser membro do Conselho Nacional de Arbitragem é melhor árbitro? Q idiotice pegada! Quando muito é mais amigo da malta q nomeia os árbitos para as finais, nada mais do q isso.

c) Justificam a sua actuação inferiorizando o conhecimento dos q reclamam dela ("pessoas com conhecimentos técnicos nesta área nunca comparáveis aos das pessoas que reclamam da sua actuação"). E eu q pensava q a conduta dum árbitro era nunca rebaixar os atletas/equipas. Será q estes senhores faltaram ao bloco de aulas de ética e deontologia do curso de arbitragem?

d) Avança logo para a ameaça ("devem accionar os meios à sua disposição com vista ao ressarcimento que acharem por conveniente"), o q cai sempre mal. Ameaçar no exercício das suas funções durante o jogo, faz parte das suas tarefas. Terminado o jogo, o árbitro (e sobretudo a sua Associação Nacional) deveria saber-se comportar, o q manifestamente não sabe.

e) O Portinado colocar em causa a actuação da arbitragem é ofensivo para a imagem dos árbitros. A ANAN dizer que no Portinado ninguém percebe nada de Polo-Aquático quando comparado c o Sr. Barradas, não é ofensivo para o Portinado. Brilhante!

f) Pq razão a ANAN tem de mandar papaias acerca da "maturidade dos jogadores", do que ainda "devem evoluir", etc? Q terá a ANAN a ver c esse assunto, relativamente à equipa da Portinado ou a qualquer outra? Será q a sua actuação como árbitros pauta-se de acordo com a maturidade, evolução e percurso das equipas, como parecem dar a entender?

g) Por último, e o + grave de tudo, nada explicam sobre a nomeação, depois não-nomeação e nomeação de novo do Sr. Barradas, q a Portinado dá a conhecer na sua missiva. Sendo esta uma das questões centrais do processo, a ANAN curiosamente esqueceu-se de se pronunciar sobre o assunto, o q me parece bastante esclarecedor...

Enfim, ainda agora começaram e já fizeram asneira da grossa logo na estreia.

Conclui-se q mudaram apenas as moscas, portanto (algumas, pq muitas são até as mesmas).

Seria de enorme interesse arranjar um grande baú, e meter lá dentro todos os árbitros e dirigentes q andam a contaminar a natação portuguesa há já mais de 20 anos. E mandá-los para a Guiné Equatorial. Eu ofereceço-me para pagar os portes de envio.

domingo, julho 01, 2007 2:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

boa Duarte!

estes gajos têm de aprender, fora com o 'Barra(ca)das'!

segunda-feira, julho 02, 2007 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o duarte os teus comentários só se justificam porque não percebes nada da modalidade, és daqueles letrados que se julgam conhecedores de tudo, mas que afinal não conhecem nada. Tantas criticas que fazes aos arbitros, já agora porque não tiras um curso e vais arbitrar, natação ou polo, para ver se estavas um pouco mais calado e tivesses em atenção o esforço daqueles que lá andam, para inda verem o nome deles atirado para a lama, como se de criminosos se tratassem.
já agora será que tu n´~ao andas a contaminar a natação nacional com o que nadas fases para que este estado de coisas se altere. Porque não vias para dirigente e apresentas propostas concretas de mudança?
Falar é facil mas fazer é muito dificil.

segunda-feira, julho 02, 2007 8:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 11.24.
Se fazias melhor porque não foste para a mesa, assim o jogo não parava.... é muito bom falar mas fazer é muito dificil.Por isso fazias melhore em estar calado.
Já agora porque não criticas o Conselho de arbitragem pelas nomeações, ou estavas distraido quando se foi á bancada buscar um elemento para fazer mesa. Tinhas ido tu e tudo tinha corrido melhor.
Como és profissional tinhas ido para a mesa, ou seja tinham te dado o lugar.

segunda-feira, julho 02, 2007 11:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se querem fazer alguma coisa... a primeira é correr co barradas.. assim nao existem mais barra(ca)das... :P

segunda-feira, julho 02, 2007 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tu queres é os manos a apitar e os botas para fazer o vosso jogo á vontde, por isso é que houve só 15 faltas graves para o cna e 5 para o portinado, aqui o vosso treinador não falou das diferenças da arbitragem e mesmo assim não ganharam, interessava não é...
és um pouco obtuso....tens mau perder..... por isso é que foram aos penaltys e na amadora levaram 11, mas mesmo assim não falam....
aprendam a perder e deixem os outros ganhar com mérito.

terça-feira, julho 03, 2007 1:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 8:09 PM:

De facto não percebo nada de pólo. Aliás, n é preciso perceber da poda pra analisar as intervenções da ANAN.

Mais: conhecendo o "ilustre" currículo das pessoas envolvidas, poderia até comentar a suas intervenções nos bastidores do criquet, do qual nada percebo também.

Eu não sou árbitro (embora tb. faça o papel mtas vezes, em competições não federadas), pq não posso ser tudo, e já tenho sido mta coisa (demasiada, até).

Sobre o não fazer nada, posso concordar q pode não ter sido o suficente, mas nestes 24 anos de natação já fiz mto + do q 98% das pessoas q conheço na natação.

Mas claro q é apenas a minha opinião, e essa é bastante suspeita, e nada comparável à dum gajo q nem dá o nome.

terça-feira, julho 03, 2007 1:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"A força da Capital"
É sempre mais difícil a quem vive longe dos centros de decisão fazer prevalecer as suas idéias, as suas opinioes e, mesmo no desporto, mais simples e amador, essas dificuldades não desaparecem.
É assim em todas as actividades do quotidiano e não poderia deixar de ser assim nesse "esquecido", ou "desconhecido", desporto que é o Polo Aquatico.
Nesta prespectiva, parece-me óbvio que, para um clube da provincia chegar ao estrelato ou ser campeã do que quer que seja tem de fazer um sacrifício muito superior às que orbitam na zona dos grandes centros.
Os seus atletas acumulam o dobro ou o triplo dos quilómetros em deslocações penosas e tardias em relação às de Lisboa e do Porto; os meios são mais escassos, pois a riqueza e os apoios também são menores, etc...etc...
Claro que ninguém deseja que, por estes restolhos inultrapassaveis, se leve os "provincianos" ao colo até ao pódium. O que se quer, e espera, é seriedade de quem manda. Que o poder seja usado de forma sensata. Que haja imparcialidade de quem julga.
DE facto não importam os nomes. Se é A ou B a nomear e se este é conhecido, ou amigo, de C ou D que arbitra.
O que importa é que o resultado deste conjunto de agentes desportivos seja liso e imaculado para que não se lhes possa apontar o dedo e levantar suspeições que só fazem mal à modalidade e desmotivam os seus praticantes. Já nos basta o futebol !!!
Agora vos digo: Se alguém, neste sistema não se considera em condições de imparcialidade, por qualquer motivo, seja por laços emocionais fortes a determinada equipa ou seu atleta; seja por pertencer à mesma associação regional ou local, então, espera-se, que dê o exemplo e peça excusa da sua intervenção no jogo.
Tal exigência deveria ser requerida, em especial, num torneio de qualquer fase final para atribuição do título de Campeão Nacional.
O que se passou na Amadora, no último jogo da temporada, parece demonstrar não ter sido requerido, por parte de um dos árbitros e/ou de seus dirigentes, a conjugação dos factores mencionados por forma a que se pudesse chegar ao fim e dizer:
- "O título foi bem entregue" ou de forma mais diplomática: - "num jogo tão equilibrado e árduamente disputado venceu a equipa mais feliz, parabéns".
A. Oliveira

quarta-feira, julho 04, 2007 11:40:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home