quarta-feira, agosto 15, 2007

Nando em 15:16.22

Abriu com 28.12, fechou com 29.32 e fez todos os outros 28 parciais em 30segundos (excepto um a 31.13, nos 1200/1250m). Deixou o anterior recorde nacional a 5segundos, o mínimo olímpico a 6segundos e acabou assim, por ao último dia de competições em Banguecoque, ser o maior destaque da selecção nacional na Tailândia.

Declarações de Fernando Costa: “Tudo correu na perfeição”
Fernando Costa há três anos que não melhorava o recorde absoluto e em três semanas bateu-o por duas vezes. “Foi preciso ser paciente para conseguir melhorar a marca. Há muito tempo que ambicionava baixar o tempo e consegui fazê-lo em Aveiro. Agora estava à espera de o voltar a fazer aqui nas Universíadas, porque há três semanas nos Nacionais ainda estava com carga de treino.” O nadador afirmou que a marca obtida “é muito boa. Nem tenho noção do que vale em termos de ranking mundial.”

O 4.º posto alcançado em Banguecoque “também é muito bom. Costuma dizer-se que o quarto lugar é injusto, porque é o primeiro fora do pódio, mas no meu caso, considero que é um prémio.” O estudante de nutrição revelou que “entrei na prova bastante mais rápido do que nos Nacionais e tudo correu na perfeição.”

A qualificação para Pequim permite-lhe “ficar mais tranquilo para preparar os Jogos Olímpicos. Agora vou tirar uns dias de férias e depois começo novamente a treinar, já sem a preocupação de ter de atingir os mínimos.” O nadador vai gozar férias em Portugal até dia 31 de Agosto, data em que parte novamente para os Estados Unidos, onde está a tirar o curso de nutrição. O facto de em Setembro mudar de Universidade e de Estado – saiu da Florida para estudar em Detroit – não o preocupa. “Tive de sair da Universidade em que estava porque o curso só tinha dois anos, que já completei.

Para acabar o curso superior tinha de ir para outra instituição e optei por Detroit, devido ao programa de treino. Escolhi a Universidade com melhor programa de treino para fundistas, por isso sei que fiz a opção certa.”

Fernando Costa afirmou que “a minha opção de ir estudar para os Estados Unidos obrigou-me a abdicar de algumas coisas e a ter de estar afastado da minha família. É um sacrifício que faço e é por momentos destes que vale a pena abdicar de tanta coisa. Nada vem facilmente e esta foi uma aposta ganha.”

O fundista fez questão de agradecer “aos meus treinadores, em especial ao Vasco Sousa [treinador do Leixões] que esteve aqui comigo nas Universíadas e que foi importante na obtenção dos mínimos.” (declarações à FPN On-Line)

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai se n faziam os 3 agora tava tudo lixado

segunda-feira, agosto 20, 2007 5:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai...
já cá faltava um desses comentarios

segunda-feira, agosto 20, 2007 11:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home