terça-feira, setembro 11, 2007

Observações BA ao 5º Challenge

Viegas sempre em mariposa
Daniel Viegas tem sido presença habitual no Challenge, só faltou em 2004 na sua 2ª edição. Na 1ª grande aventura de Águas Abertas em Portugal – 1º Challenge 15km – Viegas foi 10º, mas em 2005 e 2006 voltou a participar mas com maiores ambições, que lhe valeram um 4º e 5º lugares, respectivamente. A grande curiosidade prende-se que nestas 4 presenças na Aldeia do Mato, o nadador amadorense terminou sempre em mariposa. Este ano coincidiu com os festejos da sua 1ª vitória em Castelo de Bode. Em 2008 se chegar ao sprint com um adversário como será?

A surpresa – Vasco Gaspar
Ainda no 1º ano de júnior, o nadador da Cova da Piedade (SFUAP) não era apontado como favorito e a sua presença no 1º pódio nacional de 10km surpreendeu tudo e todos, até o próprio. De qualquer forma trazia do mês de Agosto bons desempenhos no Algarve com o 5º lugar na Praia da Rocha, 1º em Tavira, 2º em Faro, 3º em Quarteira, 4º em Altura e 4º em Albufeira. Nos seus primeiros 10km, nadou sempre na defensiva, com uma prova bem equilibrada, onde apenas atacou na 5ª volta atrás de Duarte Mendonça isolando-se do 2º grupo e passando Lavrentyev para o 3º lugar final. Um nadador para observar o evoluir e apostar já num futuro próximo!

Água Quente
A temperatura média da água estava a 26ºC o que á partida indicava uma maior probabilidade de cãibras, principalmente na prova mais longa. Dos 34 nadadores à partida nos 10km apenas 3 nadaram sem touca por este motivo: Arseniy Lavrentyev, Nuno Vicente, Miguel Arrobas, Pedro Varela e Saul Morais. Quase todos os que terminaram sofreram cãibras, com especial destaque para o vencedor Daniel Viegas que quando se preparava para festejar fora de água teve de recuar cheio de dores. Arseniy Lavrentyev acusou na 5ª volta além das “tradicionais” cãibras nas pernas, cãibras também nos braços, o que o fez descer do 2º para o 5º lugar.

Acabar de barco
Por motivos de organização da competição e em virtude de haver 5 provas em disputa a organização resolveu retirar da água alguns nadadores nos 10km e muitos nos 5km. A FPN deve rever os critérios de aceitação de inscrições nos 10km e a organização deve retirar todos os nadadores 30minutos após o 1º masculino e 1ª feminina. Nos 5km a organização devia deixar os nadadores na água até 60minutos após o 1º absoluto, de modo a permitir que esta seja uma prova para “todos” e não apenas para alguns. É esse o brilho do “Challenge = Desafio”, não o deixem perder-se.

Daniela Inácio de alto nível
Cada vez mais se assume como a grande dominadora de Águas Abertas em Portugal. Mesmo sem liderar o CNAA provou em Porto Santo e no Challenge que é a melhor, na prova mais curta venceu com 5 minutos de vantagem e na prova mais longa 16! O sonho de ir a Pequim na estreia das Águas Abertas é um sonho possível. Falta conquistá-lo.

Mourão vence duas vezes
Embora inscrito no Circuito Nacional, onde no ano passado foi 2º atrás do seu colega de equipa, Arseniy Lavrentyev, parece que o algesino não aposta tudo este ano. Mesmo assim pontuou em 1º classificado nos 5km controlando a prova de inicio ao fim, “poupando” força para os 1500metros seguintes… Nessa sua segunda prova com cerca de 1 hora de repouso, também venceu, batendo ao sprint David Gorgulho, que regressado do Europeu Master, mostrou estar num nível competitivo elevado.

Irmãos Ribeiro apostam nos 5km
Tal como Duarte Mourão, Hugo e Soraia Ribeiro também estão inscritos no CNAA e preferiram disputar os 5km em vez dos 10km. A estratégia valeu-lhes um 2º e 1º lugares, guardando energias também para uma segunda prova, mas apenas no dia seguinte. Domingo trocaram de posições na Barragem do Alqueva, com Hugo em 1º e Soraia em 2ª.

Jorge Viegas Faria – outro Viegas em destaque
Com 43 anos é um dos Masters de referência em Portugal, sendo usual vê-lo vencer não apenas na sua categoria mas no geral das categorias Master. Na prova dos 1500 metros foi 6º apenas atrás de nadadores com idade para serem seus filhos e de equipas de 1ª e 2ª divisão. Ficou a apenas 7 segundos de Duarte Mourão.

Colégio Vasco da Gama vence
Mesmo sem ser a equipa mais numerosa, mesmo sem participar nos 10km, mesmo sem qualquer elemento nas competições Kids, venceu por larga margem. Apostaram e dominaram os 1500 metros, com as 3 melhores femininas e 7 nadadores do Top-Ten masculino.

- Contas provisórias do CNAA: MAS & FEM / Geral
- Resultados Completos do 5º Challenge Open Water
- Vídeos 5º Challenge Open Water
- Report 10km

Etiquetas: ,

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é de facto triste ver o challenge a perder-se e estatelar-se ao comprido por andarem a reboque da FPN.
como master sinto-me mal por ser ignorado face aos federados quer nas partidas, quer nos prémios, quer nos 30min, etc.
estão claramente a perder a identidade que tinham e a perder o que tinham conquistado.
façam contas e pensem.
poix assim a tendência é mesmo para irem perdendo os populares que são a alma das AA.
os feds tanto aparecem como desaparecem, são como o vento.
os masters são bastante mais assíduos.
mais, repensem os preços, poix para o que se paga a vocês (e vocês À FPN!!) merecemos mais respeito!

terça-feira, setembro 11, 2007 9:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao Vasco da Gama, Guimarães e Famalicão. E ao Luz e Vida que como sempre e em todas as provas que se deslocam, marcam a sua presença em número, resultados e animação!
E não quero deixar de dar os meus parabêns aos meus amigos Viegas: Daniel: um verdadeiro campeão dentro e fora de água; Jorge Viegas Faria: um SENHOR MASTER, um exemplo para todos.

terça-feira, setembro 11, 2007 9:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só para dizer que a actual época se é a de 2006/2007 o Vasco Gaspar é Junior do 1º ano, se é a época de 2007/2008 já é junior do 2º ano

terça-feira, setembro 11, 2007 10:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quem me desiludiu foi o freitas..

terça-feira, setembro 11, 2007 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mais uma observação: falta de casas-de-banho

terça-feira, setembro 11, 2007 12:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, eu tb nadei sem touca :D

abraço

terça-feira, setembro 11, 2007 1:02:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

A epoca da 2006/2007 só termina dia 30 de Setembro de 2007.

terça-feira, setembro 11, 2007 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para os preços que praticam (8/9euros) para inscrições e alimentação (8euros por aquela refeição é um roubo!!) devem dar-se a mais respeito pelas pessoas.

terça-feira, setembro 11, 2007 1:38:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

esqueci-me disso
o preço da refeição é realmente um grande abuso
n é por acaso k levo o meu almoço de casa desde a 2ª edição...

terça-feira, setembro 11, 2007 1:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e as tranferencias BA?

terça-feira, setembro 11, 2007 2:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem me sabe dizer se sempre se vai realizar a prova de cascais??prevista pa dia 15.

terça-feira, setembro 11, 2007 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vai realizar-se este ano qualquer prova em Cascais. Mas ficam surpresas para o ano que vem...

terça-feira, setembro 11, 2007 11:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá deêm mais uma semaninha e depois logo se falam das transferencias.Agr ainda é cedo e o pessoal esta agr a começar a epoca.ainda vai mexer bem.

quarta-feira, setembro 12, 2007 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tal com ja referi em outro post: a organização serve apenas de intermediaria entre quem compra e quem fornece os almoços (restaurante da zona), não ficando com qualquer parte do valor pago por refeição, os tais 8 euros. Fel

quarta-feira, setembro 12, 2007 12:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O meloulli foi apanhao com doping e foram-lhe retirados os resultados...Acho que ha ai um jogo BA pa rever...
Abraço

quarta-feira, setembro 12, 2007 12:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Será que o presidente da FPN lê o BA?
Pois se lê deve reflectir sobre as asneiras que tem feito. Assim não vai loge. Só quer para ele. Coidado com os federados que vão e vem são como o vento e os populares sim tem espirito de desportivismo, mas parece que esse sr da FPN não compreende. Precisa de mais dois dedos á frente da testa?

quarta-feira, setembro 12, 2007 10:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, B.A.!!! E como ficam os resultados do jogo dos Mundiais? É preciso rever a verdade desportiva também desta questão!!!!!

quarta-feira, setembro 12, 2007 10:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por falar em desrespeito pelos populares, aqui vai o comunicado da ANL referente à travessia Bessone Basto do próximo domingo:

Face a alterações solicitadas pela Federação Portuguesa de Natação pelas normas estabelecidas para as provas do Circuito Nacional de Águas Abertas, os atletas populares não podem participar em prova conjuntamente com os atletas federados. Desta forma, e atendendo às alterações que teriam de existir no modelo de prova já organizado para este ano, foi necessário tomarmos a posição incómoda de não aceitar populares nesta edição. Certos de que na próxima edição retomaremos o modelo do ano anterior, obedecendo igualmente a todas as condições e restrições das normas federativas, esperamos o melhor entendimento possível.

Santa tristeza!!

quarta-feira, setembro 12, 2007 3:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a FPN deve ter mesmo gozo em estragar as AA.
talvez se lebrem de novo dos populares quando os federados perderem a corda e desaparecerem novamente.
O inatel por outro lado, não deixa este ano nadarem nos seus torneios os Masters federados na FPN. Ou se desvinculam da FPN ou nadam como extra-competição.

pena que as instiuições em vez de CONVERGIREM tendo por fim o bem comum, se distanciem por politicas!

tou farto disto!!!!!!!!

quinta-feira, setembro 13, 2007 9:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda sobre o Challenge, + algumas reflexões...

Bom:
- Cobertura fotográfica do evento
- Presença dos principais responsáveis (Pedro Brandão, Nuno Dias, Custódia, Vice-Pres. J.Sacadura)

Mau:
- Não actualização do site q fizeram específico para o circuito nacional
- Ausência do Presidente (ainda n foi desta q pôs lá os pés)
- Taças miseráveis para entregar a um campeão nacional de 10 Km (devem ter custado 1€ nos chineses)

Algumas contas:

Lucros/taxas de inscrição:
5 provas x 400€ = 2000€
38 atletas x 30€ = 1140€
Total= 3140€

Gastos/Prémios pagos no circuito:
Masculinos = 2000€
Femininos = 2000€
Absolutos= 1000€
Total = 5000€

Saldo final: 3140 - 5000 = 1860€ de prejuízo.

Preparem-se q para o ano a inscrição por atleta vai passar para 50€/cabeça. Era suposto isto dar lucro, pra gastar c os 10 estrangeiros q vêm à Taça do Mundo de Setúbal, não?!

sexta-feira, setembro 14, 2007 2:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se das 38 boas almas que resolveram doar dinheiro à FPN (com tanta gente a dormir na rua) pensarem uns segundos e virem que a inscrição no CNAA sá vale a pena para quem conseguir alcançar os prémios (uns 4/5 se tanto) e as organizações virem que os 2000euros (400inscrição + 1200prémios mais o limite de 5euros por nadador) que lhes custa inscrever no circuito lhes faz mossa no orçamento, uma de duas:
- ou volta tudo ao ponto de partida que é existirem provas e a FPN não meter o bedelho para não estragar
- ou acaba tudo de vez e dasse os parabêns à FPN. Volta Morgado estás perdoado!

sexta-feira, setembro 14, 2007 9:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bom comentário DM!! infelizmente dá vontade de rir

sexta-feira, setembro 14, 2007 9:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Será o anónimo das 9.13 o próprio Morgado? Pela escrita parece... ;)

sexta-feira, setembro 14, 2007 10:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A FPN só estraga tudo, será que esse tipo ainda não viu que nem os Federados e os Populares não o topam. Que pestinha, deve ser um grande falhado para fazer tanta asneira junta e depois só estraga o "DESPORTIVISMO". COMPREM-LHE OCULOS FPN em vez de Mercedes.

sábado, setembro 15, 2007 10:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home