sábado, maio 03, 2008

Larissa Ilchenko é mesmo a rainha dos 10km

Terceiro título mundial consecutivo nos 10km e 7ª vitória em Campeonatos do Mundo para a nadadora russa. Nunca perdeu e hoje confirmou o porquê de ser a melhor. Saiu forte, fez com que a 1ª volta fosse mais rápida que a 2ª e 3ª, onde deixou Cassandra Patten GBR liderar. Deixou tudo para os últimos 400 metros, onde foi exemplar e venceu de forma aparentemente fácil e destacada – 3 segundos…

O 2º lugar de Cassie Patten foi o corolário de cerca de 8km de liderança efectiva da prova, repetindo assim o 2º lugar do ano passado em Melbourne. Os tempos das voltas foram sensivelmente 30 + 31 + 31 + 30 minutos.

O 3º lugar foi surpreendente obtido pela espanhola Yurema Requena, que passou a prova sempre à defesa na cauda do 1º grupo, passando mesmo no final a sul-africana (nadadora adaptada) Natalie Du Toit que cumpre assim o seu sonho olímpico. Grande prova desta nadadora, sempre perto das primeiras e com uma boa ponta final.

Destaque para o Brasil, que a par com o Reino Unido, apurou duas nadadoras para Pequim, com Poliana Okimoto em 6º e Ana Marcela Cunha em 10º. As inglesas tiveram ainda como apurada além de Patten, Keri Anne Payne (8ª).

Palavra de reconhecimento para as duas mães bem trintonas, Angela Maurer GER (7ª) e Edith Van Dijk NED (11ª – melhor europeia fora do TOP 10) que se apuraram para a sua primeira olimpíada.

Jana Pechanova CZE 5ª (vencedora em setúbal 2006), Aurelie Muller FRA 9ª, Yanqiao Fang 12ª (melhor asiática), Andreina Pinto VEN 17ª (melhor americana fora do TOP 10) e Melissa Gorman AUS 25ª (melhor da Oceânia fora do TOP 10), fecham o quadro das já apuradas para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Daniela Inácio foi 45ª
A prova da nadadora portuguesa até apontava para uma boa prova na sua fase inicial, já que seguia no grupo da frente. Mas o facto de ir muito no centro do (grande) grupo que se formou, fez-lhe sofrer com os muitos contactos nos primeiros 1000 metros, até à 1ª viragem. Altura em que descolou do grupo ficando a restante parte da prova acompanhada de Nina Rangelova BUL e de Darija Pop MNE.

Não percam as fotos BA, onde se vê Grant Hackett na sua 1ª caída no rio e David Davies a gritar pelas britânicas numa das pontes que cruzam o Guadalquivir. Muitas fotos também das nadadoras antes, durante e depois da prova, com claro destaque para as 3 nadadoras que subiram ao pódio

- Report BA em Sevilha dia 3 de Maio (10km femininos): Fotos / Vídeos
- Report BA em Sevilha dia 2 de Maio: Fotos / Vídeos
- Resultados em Directo de Sevilha / Resultados dos 10km femininos
- Site Oficial do Mundial de Águas Abertas 2008 em Sevilha
- Start-List: 5km / 10km / 25km
- Percursos das Provas 5, 10 e 25km
- Post’s BA relacionados: Estágio Rio Maior / Curiosidades / Antevisão / Véspera

Etiquetas: , ,

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Natalie Du Toit mostra que quando se tem qualidade não há necessidade de se refugiar em para-olímpicos

sábado, maio 03, 2008 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o hackett tá com grande barriga xD

sábado, maio 03, 2008 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai esta a grande du toit!!

sábado, maio 03, 2008 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem quiser saber da historia de vida dessa menina , que perg.
Ja nadei com ela, ja pertence-mos ao mesmo team, é um prazer enorme saber desta noticia. GRANDE NAT


Nuno Rola

sábado, maio 03, 2008 3:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fpn????

Aposta ganha????

TAAAnto dinheiro!!!!!

Até repórter fotográfico!!!!!


STOP

OUT

OUT

sábado, maio 03, 2008 7:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande BA. Este texto publicado na Best Swimming :)

Mas sem duvida, os parabéns neste comentário vão para a Natalie. Que força incrível! Oxalá fossemos todos como tu..

sábado, maio 03, 2008 8:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"pertence-mos ao mesmo team"!lol

este rola é mesmo o maior! e o schoeman e o neethling tb eram do teu team??

sábado, maio 03, 2008 9:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 9:03, porque nao te "apresentas" e dizes o nome quando elaboras essas críticas de caixão pa cova..? há gente muito medricas. Só comentam e criticam no anonimato. Anormais.

Não devia ser anónimo disse... mas sim anormal tentou dizer...

domingo, maio 04, 2008 9:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sou o maior gracias.
Não sabes não fales meu amigo fica-te mal.
beijinho

Nuno Rola

domingo, maio 04, 2008 4:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para conhecimento:
um team é composto por vários elementos, uns melhores, outros piores, uns ( por vezes ) grandes estrelas, outros que só conseguem ser "mais um" mas todos fazem parte do mesmo team e só por um team ter elementos de todos os níveis é que um team pode pertender ser um grande team.

domingo, maio 04, 2008 8:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo da 2.14 não é para-olímpicos que se escreve mas sim paralímpicos (está na lei de bases) e se conhecesses a essência dos jogos paralimpicos não opinavas dessa maneira.

Nuno Vitorino

segunda-feira, maio 05, 2008 9:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nuno Vitorino
chamando-se paralimpicos mas comportando-se como para-olimpicos ( se conheceres o significado do prefixo "para" entendes o que quero dizer ) verificou-se que quando um atleta tem realmente a mesma valia técnica que os ditos normais chega ao topo não necessitando de andar a competir em provas paralelas, muitas vezes de qualidade duvidosa, e pretendendo o mesmo estatuto que o que é dado aos atletas sem limitações. Du Toit demonstrou que as limitações dos paralimpicos estão na mentalidade que parece ser de interesse de alguns ( ou muitos ) mas não dos verdadeiros campeões como é o caso desta fabulosa nadadora.
Atletas como Du Toit não necessitam de que se os mandem para para-olimpicos para mostrarem a verdadeira capacidade deles próprios

segunda-feira, maio 05, 2008 12:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A melhor atleta fez 2.02, a 39ª fez 2.05, em 3,5 minutos chegaram as atletas mais válidas.

A partir daí as nadadoras, e até à última (50ª) já chegam com muito atraso e completamente descoladas, como foi caso da Daniela com 2.16 (45ª).

Conclusão: a Daniela, que até é a melhor portuguesa, não apresenta ainda competitividade internacional para disputar estas provas.

segunda-feira, maio 05, 2008 4:22:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Não digam asneiras!
A Daniela foi 6ª no europeu junior.
Foi 6ª na taça do mundo do Dubai.
Foi 10ª na taça do mundo de Singapura.

Nem fiz as contas, mas esta nem sequer foi a sua 10ª prova de 10km... dá tempo ao tempo, pq a qualidade está lá. Isto foi um campeonato do mundo onde os primeiros 3km foram realizados com um grupo de 45 nadadoras!

Não é bem a mesma coisa que a daniela enfrentou nas 3 provas que apresentei acima, onde o grupo formado na frente não passava das 20 nadadoras.

Falta experiencia e o k aconteceu sábado foi apenas uma etapa na sua formação neste tipo de provas!!!

Força Daniela!

segunda-feira, maio 05, 2008 5:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A melhor atleta fez 2.02, a 39ª fez 2.05, em 3,5 minutos chegaram as atletas mais válidas.

A partir daí as nadadoras, e até à última (50ª) já chegam com muito atraso e completamente descoladas, como foi caso da Daniela com 2.16 (45ª).

Conclusão: a Daniela, que até é a melhor portuguesa, não apresenta ainda competitividade internacional para disputar estas provas.




Por esta ordem de ideias que este anónimo utilizou o Hackett também não tem competitividade internacional para disputar estas provas , ou será que o critério é um para homens e o oposto para mulheres?


Conclusão: os cães ladram e a carvana passa e a "caravana" da Daniela tem passado até muito bem

segunda-feira, maio 05, 2008 6:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho piada a quem critica quem (com muito esforco) vai representar portugal pois verdade seja dita sao os melhores que existem no país e que tirem conclusoes no 1º ano em que a fpn aposta nesta modalidade , este ano olimpica. Quem me dera estar no papel daqueles que la estao a representar o pais e a contribuir para os nossos primeiros passos nesta modalidade

segunda-feira, maio 05, 2008 9:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso q a Daniela teve um dia mau, apenas isso. Já provou noutras competições internacionais (e nacionais, entre os homens) q pode estar entre as melhores. Lógico q falta alguma experiência e consistência de actuações, mas isso só se aquire fazendo provas a este nível. Ela pode mto bem supreender no test-event e lugar por uma vaga nos Jogos, basta q acredite nisso e a prova lhe corra de feição (será novamente uma prova c mta gente, mas ela já terá esta experiência acumulada).

Já com o Viegas, a situação é diferente. Fez o q pode, mas não deve ser pêra doce andar num pelotão de estrelas daquele nível. A diferença de andamento dele para os melhores é maior à da Daniela para as melhores mulheres. Fez o possível e o impossível para aguentar o grupo, enquanto conseguiu. Pagou por isso mais tarde. Quem acha q fazia melhor, devia tê-lo ganho no circuito nacional de AA, nos 5 Km indoor, etc. Como não houve ninguém (tirando o Arseny), é sinal q é com ele q temos de ir a jogo.

Não há dúvida q a prestação tuga foi uma desilusão, em ambos os sexos, mas não uma catástrofe, como tentam pintar alguns.

terça-feira, maio 06, 2008 1:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Espero, muito sinceramente, que nunca o anónimo das 2:14 veja um filho seu a competir nos paralímpicos, e que se o fizer, que o filho dele não sinta o desprezo que alguns sentirão ao ler o seu triste comentário.
É admirável que uma atleta com "handicap" compita com atletas sem nenhum, mas dizer o que esse anónimo disse, é no mínimo indecoroso. É insultuoso.

terça-feira, maio 06, 2008 10:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Espero, muito sinceramente, que nunca o anónimo das 2:14 veja um filho seu a competir nos paralímpicos, e que se o fizer, que o filho dele não sinta o desprezo que alguns sentirão ao ler o seu triste comentário.
É admirável que uma atleta com "handicap" compita com atletas sem nenhum, mas dizer o que esse anónimo disse, é no mínimo indecoroso. É insultuoso.



Só fala assim quem se sente um "coitadinho". Du Toit não sente se concerteza "uma coitadinha"

terça-feira, maio 06, 2008 11:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

comment das 11:48 'Só fala assim quem se sente um "coitadinho". Du Toit não sente se concerteza "uma coitadinha"'

Longe disso, pois graças a Deus ou sorte, não tenho handicap algum.

Mas quem fala como o Sr/Srª, não tem o mínimo de decência para guardar essa ideia estapafúrdia para si mesmo.

Reitero os votos: espero que nunca sinta na sua pele as suas próprias palavras e seu próprio desprezo.

quarta-feira, maio 07, 2008 9:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

comment das 11:48 'Só fala assim quem se sente um "coitadinho". Du Toit não sente se concerteza "uma coitadinha"'

Longe disso, pois graças a Deus ou sorte, não tenho handicap algum.

Mas quem fala como o Sr/Srª, não tem o mínimo de decência para guardar essa ideia estapafúrdia para si mesmo.

Reitero os votos: espero que nunca sinta na sua pele as suas próprias palavras e seu próprio desprezo.



Portugal é mesmo um país tocado pelo infortúnio. Então não é que todos os atletas portugueses que íam ganhar medalhas de ouro nos Jogos Olimpicos até agora realizados tiveram o azar de ter um handicap de qualquer ordem e não puderam disputar de igual para igual com os atletas dos outros países , tendo de ficar os atletas portugueses menos válidos mas sem handicap com a responsabilidade de defrontarem os estrangeiros??????? azar mesmo deste país. Vá lá vá lá que ainda escaparam a este azar nacional 3 e que tal como iriam fazer os que tiveram o infortúnio de terem uma deficiência, também esses 3 ganharam o ouro.

As coisas são como são e se é verdade que é de respeitar o esforço dos atletas "deficientes" também é de respeitar de igual modo o esforço dos atletas "normais" e não como tantas vezes se tem visto dizer que nos Jogos Paralimpicos Portugal brilha enquanto nos Jogos Olimpicos não faz a mesma figura. é que obviamente, e só não vê isto quem é cego mesmo ( não estou a referir a invisuais mas a quem não quer ver ) e só não vê que os atletas "normais são no mínimo tão competentes quantos os "deficientes" e estes não dão lições de qualquer tipo aos atletas "normais". A discução centra-se UNICA E EXCLUSIVAMENTE neste ponto: os atletas "normais" de topo não recebem lições de qualquer tipo dos atletas "deficientes". Note-se que apenas estou a dizer isto e não inventem que estou também a dizer que os atletas "normais" dão lições aos "deficientes"

Por mim fico por aqui e nem perco tempo a ter pena da mentalidade do anónimo das 9:34

quarta-feira, maio 07, 2008 4:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem se julga sem handicap algum já está a mostrar que tem pelo menos um.
Anónimo das 9:34 AM ( Nuno Vitorino penso que é esse o seu nome mas se não for será outro qualquer) este comentário é para si

quarta-feira, maio 07, 2008 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 4:18:

Creio que não percebeu o motivo do meu comentário, que se centrava apenas na falta de respeito que o comentário das 2:14 tem para com os Paralímpicos ao dizer que estes são um refúgio.

Se acha que não respeito os atletas ditos "normais", está redondamente enganado e peço desculpa se foi essa a interpretação, pois não foi a intenção.

quarta-feira, maio 07, 2008 9:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 4:22 PM

Eu fui atleta paralimpico em atenas 2004, sou tetraplegico...

Representei este pais a nivel internacional sempre desde 2001 ate 2005, actualmente ainda detenho todos os records nacionais de todas as distancias que nadei... fui em 2003 o 9º melhor atleta do mundo nos 50m costas, tenho ainda a responsabilidade de comandar os destinos da natacão a nivel nacional no que á deficiencia motora diz respeito.

Tenho orgulho nas centenas de vezes que subi ao podio, tenho orgulho de ter treinado horas á fio, de ter sido colega do Duarte Mourão na Gesloures, de ter amigos transversais a todos os deportos e ainda de ter amigos que me respeitam e confiam ainda hoje em mim como é o caso do BA, participo ja desde 2006 neste blog a informa-los sobre a natação adaptada.

Não admito suposições nem cobradias...

Mas respeito todas a opiniões...

E nunca deixei aqui um comentário sem o assinar...

O meu nome é NUNO VITORINO

quinta-feira, maio 08, 2008 12:10:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Nuno,
Grande Abraço!!!

quinta-feira, maio 08, 2008 12:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home