segunda-feira, setembro 08, 2008

“Nesta piscina não se nada… voa-se”

Texto de Nuno Vitorino e Beba Água
Foi com estas palavras que David Grachat comentou a sua prova dos 100L classe S9. David Grachat terminou a eliminatória da prova em 57,93 estabelecendo assim um novo Recorde Nacional. Na final Grachat conseguiu ainda nadar mais rápido do que de manhã, estabelecendo assim um novo máximo nacional em 57.55, ficando no 6º lugar. A final que foi ganha pelo nadador australiano Matthew Cowdrey em 55.30 (novo Recorde Mundial) e o bronze foi ganho com o tempo de 56.80.

O outro nadador Luso em destaque foi Nelson Lopes que na final dos 50C classe S4, obteve o 8º lugar com o tempo de 53.38. Recorde-se que estes são seus os terceiros Jogos Paralímpicos. O tempo do 3º classificado foi de 49.02.

Nos 50C femininos, na classe S5 as nadadoras Simone Fragoso e Diana Guimarães estrearam-se em Jogos Paralímpicos e ficaram-se pelas eliminatórias com o tempo de 58.90 e de 1.06.57, respectivamente. A vencedora foi a nadadora checa Bela Hlavackova com em 41.03 (novo Recorde Paralímpico). O apuramento para a final fechou em 55.41.

Amanha será a vez das nadadoras Leila Marques e Joana Calado entrarem em acção nos 100B na classe SB8. Esperam-se emoções fortes…

- Transmissões On-Line de todas as provas
- Horas das transmissões na RTP
- Natação Portuguesa nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008
- Vídeo: “É Nisto Que Somos Bons”
- Post BA: “A Caminho de Pequim” (vídeo realizado no estágio de altitude)

Etiquetas:

25 Comments:

Blogger Luis K. W. said...

Grande David G.!!
Foi pena não ter sido suficiente para levares uma medalha.

Força Leila!! Vai Joana!!

segunda-feira, setembro 08, 2008 5:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Seria interessante haver um critério noticioso mais uniforme e não fazer subentender que os nadadores olimpicos quando não batiam recordes nacionais não cumpriam o esperado e os paralimpicos mesmo não batendo recordes nacionais estiveram em destaque.

segunda-feira, setembro 08, 2008 7:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 7.15pm, tu existes ?

segunda-feira, setembro 08, 2008 8:35:00 da tarde  
Blogger Nightkid said...

Estes atletas, mostram que apesar de tudo conseguimos bater todas as dificuldades!

FORCA COMITIVA PORTUGUESA!!!1

segunda-feira, setembro 08, 2008 10:20:00 da tarde  
Blogger pedrorijo91 said...

GRANDE DAVID!

BA, qual o site de resultados em directo? (se houver)

segunda-feira, setembro 08, 2008 11:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh 7.15 nao percebi. explica.me por favor o que quiseste dizer com isso.

terça-feira, setembro 09, 2008 12:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

site com resultados em directo

http://results.beijing2008.cn/WRMP/ENG/Schedule/SW.shtml

Nuno Vitorino

terça-feira, setembro 09, 2008 8:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 8:35 existo pois e vejo disparidade de critérios entre o que se disse dos atletas olimpicos e o que se diz dos paralimpicos. Só não vê isso quem não quer. Deem o valor que merecem aos paralimpicos mas não se faça deles uns coitadinhos e não se tire o valor aos olimpicos.
Quando 3 nadadores olimpicos fizeram tempos que em Portugal só eles conseguem fazer apesar de não terem sido recordes nacionais logo vieram dizer que não tinham cumprido. Quando nadadores paralimpicos fizeram tempos que nem recordes nacionais de natação com deficiencia são vieram dizer que tinham estado em destaque. E isto apesar de haver categorias que nunca mais acabam para este tipo de atletas.

Não há comparação possível entre a valia técnica dos nadadores olimpicos portugueses e os paralimpicos e du Toit veio provar que até é possível fazer essa comparação. Em Portugal os nadadores olimpicos são incomparavelmente melhores que os paralimpicos e acho que quando se tenta fazer reportagens sobre as competições se deve manter o mesmo critério seja para olimpicos seja para paralimpicos. Se um nadador não bate recorde nacional e se considera que não atingiu o que se esperava então esse critério deve ser mantido SEMPRE e não variar consoante as circunstancias. O critério não pode ser o politicamente correcto ou o amiguismo.

terça-feira, setembro 09, 2008 9:12:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Presumo k seja sobre isto k estás a falar: "O outro nadador Luso em destaque foi Nelson Lopes que na final...".

Como facilmente se percebe o destaque está obviamente relacionado com o facto de ter nadado a FINAL e não com qq recorde nacional ou tempo.

terça-feira, setembro 09, 2008 9:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das das 7:15 PM/9:12 AM
acorda pra vida!!!
deves ter a mania que es o Rei não????
faz uma analise a ti proprio e, vê se estás a falar com coerência!!!

por vezes algumas pessoas deveriam ter alguma deficiência para saberem como as coisas lhes são barradas!
e tu és um deles!!!!

Nossa SRª....como existe gente tão reles

terça-feira, setembro 09, 2008 11:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente o destaque está no ter nadado a final só que com tantas categorias nos paralimpicos quase mais se destaca quem consegue não ir a uma final do que quem consegue nela participar
O que eu quero dizer exactamente é que o desporto paralimpico, bem como o desporto de masters e outros tipos de desportos não ( disse mesmo NÃO ) podem ser tidos no mesmo plano que o desporto olimpico até porque quem tem valia técnica para participar nos Jogos Olimpicos pode participar e até ganhar medalhas. A prova disto foi a participação de du Toit e Dara Torres e muitos outros noutros desportos
A valia do desporto paralimpico tem de ser vista numa prespectiva de integração na sociedade e não numa tentativa de comparação com o desporto normal para depois se diminuir as proezas dos atletas normais. E se virmos nesta prespectiva temos vários exemplos em Portugal de que o desporto paralimpico cumpriu e continua a cumprir a sua missão como é o caso de Carlos Lopes ou Leila Marques e outros
Só que não há comparação possível entre os desportista de elite sem deficiencia e os paralimpicos. Quando houver uma du Toit portuguesa aí poderemos comparar. Até lá o máximo que poderemos fazer é acarinhar e apoiar todos e aprender com a África do Sul para vermos como poderemos ter atletas a seguir o que du Toit já conseguiu

terça-feira, setembro 09, 2008 11:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ok, nao existes mesmo

terça-feira, setembro 09, 2008 12:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha anonimo tu não existes...

mas nao podemos comparar o incomparavel uma coisa sao os paralimpicos outra são os olimpicos!!! uma coisa é uma pessoa deficiente outra coisa são pessoas sem deficiencias!!! todos podemos fazer coisas iguais mas de maneiras diferentes!!! nao sejas tão quadrado e valoriza os paralimpicos nos tambem apoiamos os nadadores olimpicos... temos varios amigos olimpicos... pa valoriza.... dahhhhhhhh!!!!!

Nuno Vitorino

terça-feira, setembro 09, 2008 12:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quadrado Vitorino
A du Toit provou que quando um atleta com deficiencia tem valia técnica para se bater com os sem deficiencia consegue. Só que ela quando teve a infelicidade de ficar deficiente ( penso até que por culpa própria já que foi por acidente e penso que por responsabilidade dela ) atirou-se à vida e não sendo uma "coitadinha" não precisou que se denegrisse os atletas não deficientes e apenas com o trabalho dela mostrou que era capaz de fazer o que mais ninguém consegue e ficou em 16º nos JO. Em Portugal, e nem falo deste blog mas muito mais abjecto é o que se passa na comunicação social profissional, em Portugal denegra-se os feitos dos atletas normais quando as coisas não correm tão bem quanto eles próprios quereriam e para os atletas com deficiencia aceita-se sempre tudo. Há que ter a coragem de se passar a felicitar os atletas todos bem como a dizer-se que falharam quando falharam mesmo, sejam atletas sem deficiencia ou com deficiencia

Quanto a valorizar os paralimpicos eu valorizo apenas e só na medida que acho justo e esse é um critério meu. Aliás como se pode ver eu sempre valorizei atletas paralimpicos no que disse e a prova está em que sempre falei da du Toit

Felicito no entanto o Vitorino porque expôs os seus pontos de vista, alguns dos quais eyu até concordo e tenho o direito a discordar dos outros.
Quanto ao anónimo das 12:11 só digo isto: quando não se tem fundamentação para se dizer o que se pensa escreve-se como tu

terça-feira, setembro 09, 2008 1:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das das 7:15 PM/9:12 AM
acorda pra vida!!!
deves ter a mania que es o Rei não????
faz uma analise a ti proprio e, vê se estás a falar com coerência!!!

por vezes algumas pessoas deveriam ter alguma deficiência para saberem como as coisas lhes são barradas!
e tu és um deles!!!!

Nossa SRª....como existe gente tão reles

11:16 AM



Faço minhas as tuas palavras dirigindo-me a ti. Era-me difícil caracterizar-te melhor
Quanto a ser rei seria difícil mas agora com as transexualidades e outras coisas dessas se calhar um dia serei

Beijos e abraços

terça-feira, setembro 09, 2008 1:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quadrado anonimo 1.36 porque anonimo?

Nuno Vitorino

"O Quadrado"

terça-feira, setembro 09, 2008 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Só que não há comparação possível entre os desportista de elite sem deficiencia e os paralimpicos. Quando houver uma du Toit portuguesa aí poderemos comparar. Até lá o máximo que poderemos fazer é acarinhar e apoiar todos e aprender com a África do Sul para vermos como poderemos ter atletas a seguir o que du Toit já conseguiu"

Eu passo a explicar-te porque é que nunca Portugal vai ter uma du Toit, primeiro ela aprendeu a nadar como normal e depois mesmo após o acidente continuou a nadar na mesma com os normais, algo que em Portugal é raro e sabes porquê, porque existe muita incompetência na natação portuguesa e isso vê-se quando metem atletas S8 e S9 excluídos das equipas de normais sendo eles muitas vezes os melhores atletas que os clubes têm...

E não digo mais porque não vale a pena, o país não apresenta condições para nenhum desporto mas a verdade é que é muito mais difícil ser atleta para um deficiente do que para um normal (uma distinção que é linda e nada discriminatória)...

terça-feira, setembro 09, 2008 5:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu passo a explicar-te porque é que nunca Portugal vai ter uma du Toit, primeiro ela aprendeu a nadar como normal e depois mesmo após o acidente continuou a nadar na mesma com os normais, algo que em Portugal é raro e sabes porquê, porque existe muita incompetência na natação portuguesa e isso vê-se quando metem atletas S8 e S9 excluídos das equipas de normais sendo eles muitas vezes os melhores atletas que os clubes têm...


OrA já estamos a chegar a um ponto de concordancia. A du Toit aprendeu a nadar antes do acidente mas parece-me que em Portugal também pode suceder isso. Aliás todos os normais que aprendem a nadar não estão livres de também um dia terem um acidente. Depois o facto de continuar a treinar com os normais não me parece que não possa acontecer em Portugal. Se calhar convém mais que não treinem para poderem ter uma desculpazita. Depois o facto de não nadarem nas equipas de normais também não me parece que seja argumento pois não há regra que o proiba. Se calhar é por outras razões que me "escapam".

Só mais uma nota. O que se passou com a du Toit, conforme dizes é uma coisa rara em Portugal. Parece-me que na África do Sul também é raro. Eu só conheço o caso da du Toit , portanto posso considerar que na África do Sul é um caso raro que , segundo dizes, em Portugal também acontece ser raro. Estamos em igualdade nesse ponto.

Parece-me, isso sim, que o que se passa é que em Portugal é muito difícil falar-se alguma coisa politicamente incorrecto e traz audiência dizer mal de quem é o melhor de Portugal e fica bem arranjar argumentos para chamar veladamente de "coitadinhos" a quem não podendo ser o melhor pode estar acima da média como é o caso da generalidade dos atletas que estão nos Jogos Paralimpicos. Mas nada de comparações entre aquilo que não é comparável , não pode ser nem é para ser.

Digam bem ou mal dos atletas normais quando eles merecem e digam bem ou mal dos paralimpicos quando eles merecem porque tanto uns como outros umas vezes superam-se e outras falham completamente os seus objectivos. É da natureza humana e da condição de desportista

terça-feira, setembro 09, 2008 7:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MRG:

Concordo em absoluto...

O clube nacional da madeira integra ja atletas com deficiencia em algumas provas, mas é o unico em Portugal...

E é facil por atletas a partir da classe S9 integrados, é uma mais valia para todos.

É um problema de mentalidades...

Nuno Vitorino

terça-feira, setembro 09, 2008 7:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Se calhar convém mais que não treinem para poderem ter uma desculpazita. Depois o facto de não nadarem nas equipas de normais também não me parece que seja argumento pois não há regra que o proiba. Se calhar é por outras razões que me "escapam"." (anónimo)

Pois, não há palavras para tamanha ignorância... a regra não existe mas os clubes têm a tua mentalidade logo tá se mesmo a ver... e mais a tua "desculpazita" só deve existir para ti mesmo que deves ser um frustrado que nem nadar sabes...

terça-feira, setembro 09, 2008 8:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas eu acho que nao há mais ninguém em portugal além de ti, que exija que algum dos nossos atletas Paralímpicos se transforme numa du Toit !

o que eu acho que os portugueses deveriam retirar dos Jogos Paralímpicos são liçoes de vida. lições de vida de heróis que podiam ter optado pelo caminho mais fácil, mas em vez disso preferiram não se render, e lutar, para poderem ter melhores condições de vida para si, e não por medalhas como o teu ignorante cérebro insiste constantemente em pedir, mas para mostrar às pessoas que não têm deficiencias, que como diz a nike 'impossible is nothing'.

e mais, estes atletas também mereciam que multidões os fossem esperar ao aeroporto, tal como fizeram com o nélson évora e a vanessa fernandes, independentemente do número de medalhas, records nacionais ou finais, porque repito, estas pessoas são heróis !

e para terminar, BA, acho que o tipo de comentários desse anónimo são os que deviam ser censurados, porque nao deve ser agradável aos atletas que estao em pequim, lerem comentarios deste tipo...

terça-feira, setembro 09, 2008 9:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

havendo familias a viver com 300€ mensais será justo o enorme investimento numa minoria? se sim , porque não investir na natação Master que também tem campeões do mundo?

terça-feira, setembro 09, 2008 9:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O comentário das 7:11 subscrevo totalmente

Para o 8:52
o facto de saber ou nao nadar é irrelevante até porque o que aqui se escreve não se aplica a natação mas sim ao desporto olimpico e paralimpico, logo a natação é apenas 1 dos desportos
quanto a nao treinatem e nao nadarem com os normais ser uma desculpa se calhar estou a ver da forma certa. Não disse que era desculpa para os paralimpicos ...se calhar é mais desculpa para quem às custas dos paralimpicos e do politicamente correcto se aproveita dos paralimpicos mas há pessoas que têm visões curtas


Anónimo das 9:22
mas tu leste o que eu disse ou usas palas? eu sempre disse que o principal do desporto paralimpico é a inserçao na sociedade e q esse objectivo tem conseguido. Falaste para te ouvires ou para mostrares alguma ignorancia tua caracteristica?
Eu nunca exigi medalhas a ninguem...apenas fiz a comparaçao com os atletas ( e nao nadadores apenas ) normais a quem todos disseram que nao tinham cumprido e agora usam criterios completamente opostos quando se trata de atletas paralimpicos. Sejamos coerentes e felicitemos quando um atleta , normal ou deficiente, cumpre os objectivos ou os supera e critique-se quando nao os consegue
Como disse atras o sucesso e o falhanço são inerentrs ao desporto e não só ao desporto normal. Use-se os mesmos critérios e não o politicamente correcto

terça-feira, setembro 09, 2008 10:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 9.22 diz quem es? gostava de saber quem é esta personagem e de que banda desenhada vens????????

um abraço

quarta-feira, setembro 10, 2008 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo da 1:41 PM
só tens a resposta que mereces.
sê um bocadinho cerente,e aceita que estiveste mal.
eu sei, quais as dificuldades que um portador de deficiência tem que ultrapassar, tu é que não!!!

continuo a dizer que deverias ter uma pequena coisa para saber o que custa!!

os olimpicos tiveram o maior destaque,para que estás a criar confusão??

deves ter mesmo a mania que és o rei

quarta-feira, setembro 10, 2008 3:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home