quinta-feira, março 19, 2009

AquaReport entrevista Cesar Cielo

Depois das entrevistas a Adriano Niz, Roland Schoeman e à GoldNutrition, chegou a vez do AquaReport (do Clube Desportivo de Campinho) entrevistar o 1º nadador que fala português a ganhar o ouro olímpico em provas de natação.

Não percam este excelente e completo trabalho de reportagem e entrevista a Cesar Cielo, o brasileiro campeão olímpico dos 50L em Pequim’08 e que ainda foi bronze nos 100L, também em Pequim.

Destaco as seguintes 3 perguntas / respostas:
AR: Vai ficar para sempre a sua imagem a chorar. Que comentário faz a essas imagens?
CC: Até hoje quando vejo as imagens das provas de Pequim e do pódio me emociono. Fico torcendo para a prova acabar logo para ver se ganhei mesmo as medalhas... Não consigo controlar algumas emoções.

AR: Voltando um pouco atrás, como foi a sua preparação para os Jogos Olímpicos? Em algum momento colocou em causa todo o trabalho desenvolvido para os Jogos? Se sim, como superou essa dificuldade?
CC: É um grande sacrifício ficar em Auburn (EUA), longe da minha família e amigos. É uma cidade pequena. No Pinheiros, em São Paulo, o clube onde eu treino, tem mais gente do que lá. Mas fica mais fácil manter o foco. Durante a preparação para a Olimpíada tropecei no Maré Nostrum - estava nadando contra quatro caras que iam competir comigo e quase entrei em desespero. Mas voltei a treinar porque recuperei a motivação, precisava daquilo, acreditava no sonho. Sou muito visual. Para ajudar espalha bilhetinhos pela casa, com as marcas que eu quero fazer. Isso me ajuda. Também escuto muito os meus pais Flávia e Cesar.

AR: O que pensou antes e depois da prova dos 50 metros estilo livre?
CC: Depois dos 100 m e da medalha de bronze tudo mudou. Deixei a piscina confiante, certo de que o ouro nos 50 m livre era meu. E isso não mudou. Depois que eu bati foi muito bom ver que tudo tinha se confirmado. Confesso que ganhei grande confiança para nadar os 50 m livre. E confesso que foi incrível ver o número um na frente do meu nome. Vencer é uma das melhores sensações do mundo. Ainda na salinha, esperando para entrar eu me sentia incrivelmente tranquilo. E pensei no que o meu técnico disse: 'Vai lá e põe a mão na parede. O (Michael) Phelps ganhou por um centésimo (os 100m borboleta). Você vai querer perder por um centésimo? Está dentro de você, deixa sair. Todo mundo viu que você está mais rápido. Não fica pensando muito'. Foi o que eu fiz".

- Entrevista AquaReport a Cesar Cielo
- AquaReport do Clube Desportivo de Campinho
- Secção de Natação do Clube Desportivo de Campinho

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso sim é que é nadador!
Aí gente falamos a mesma língua e a mesma pronuncia!!!
FORÇA BRASIL!!! FALA AÍ GENTE!!!!
GRANDE CIELO!.
SAUDAÇÕES A TODOS NADADORES!
FORÇA BRASIL E FORÇA PORTUGAL!!!

quinta-feira, março 19, 2009 9:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

este é o gajo k ficou mais conhecido por perder com o venas há uns anos?
lol

quinta-feira, março 19, 2009 1:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perdeu com o Venas e agora é Campeão Olimpico!

Alias, ele na entrevista refere que acompanhava (passado!!) os tempos do Venas...

quinta-feira, março 19, 2009 1:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol
quando o venancio fazia 49 em longa ele n baixava dos 50...pcos anos dpois um faz 50/51 e o outro 47,6!
dos 50m n vale a pena dzr nada...

quinta-feira, março 19, 2009 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto muito de ver estes comentários sobre os outros.. e vocês por acaso já chegaram perto dos tempos de ambos?

quinta-feira, março 19, 2009 4:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu já, faço 45 aos 75 metros, pk?

quinta-feira, março 19, 2009 4:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É pena..o nosso Venas podia estar entre os melhores.

Mas grande Cielo...a disciplina realmente é o trunfo para o sucesso!!

quinta-feira, março 19, 2009 6:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhem, gostei muito desta entrevista. Os tipos do AquaReporte do campinho, mais uma vez estão de parabens. força aí pessoal. boas noticias tambem para o bebaagua.
Amilcar Luis

quinta-feira, março 19, 2009 8:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"lol
quando o venancio fazia 49 em longa ele n baixava dos 50...pcos anos dpois um faz 50/51 e o outro 47,6!
dos 50m n vale a pena dzr nada..."

Isto é que é falar... as pessoas realmente não têm noção do que é preciso trabalhar para se conseguir alguma coisa de jeito no desporto ao mais alto nível.

Se o venâncio tinha 49 quando era júnior o mérito foi todo dele. Trabalhou, sofreu, abdicou , tudo para conseguir aqueles resultados. A maior parte das pessoas, uns 98%, não atingem nem metade. A treta do talento é muito bonita, mas como já dizia o Einstein, 90% é do trabalho.

Quando perguntaram ao Phelps o que é que ele mais gostava na natação ele respondeu que era o facto de que na natação se não se treinar o mais a sério possível ninguém consegue ter resultados, por mais talentoso que se seja.

O Venâncio atingiu resultados incríveis enquanto nadador júnior devido ao seu excelente empenho no treino físico e à sua bagagem mental para treinar e competir o melhor possível. Mas perguntam, e porque é que ele não continuou?

À medida que se vai evoluindo, é cada vez mais difícil melhorar, como toda a gente sabe. Muitos chegam aos 52s e já não sabem o que fazer mais para retirar tempo, o Venâncio chegou aos 49s...

Chega a um ponto que a obtenção de melhores marcas pessoais não depende só de nós e do nosso trabalho. O Venâncio chegou mais longe que qualquer outro nadador português chegou (pelo menos nos 100 livres). O que é que querem mais? Nunca ninguém fez melhor e não. O brasileiro tem condições que o Venâncio nunca teve nem nunca terá, pois já não vai a tempo de ter. E mesmo que as tivesse tido, não podemos exigir a ninguém mais do que é possível. E para o Venâncio nunca foi possível ter o nível do Cielo. Como a mim não é possível ter o nível do Venâncio. E não é por falta de talento... penso que é por não ter vontade, nem a mínima capacidade para sofrer o que o Venâncio sofreu nos treinos para ter o nível que tem.

Assim como eu, para já, nenhum português fez o que o Venâncio fez. Por isso só temos de o respeitar e apoiar, porque ele é o maior. Força Venâncio

quinta-feira, março 19, 2009 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta entrevista está muito conseguida.
Em elação ao Venas, ele é realmente muito bom. Talvez não tenha seguido pelos caminhos certos, mas o que já conseguiu é de louvar ao nível da natação portuguesa.
O Cesar Cielo é muito bom e espero que ele consiga grandes resultados em Roma. Um WR era excepcional!!

quinta-feira, março 19, 2009 10:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

10.30

isso é k é atirar a toalha ao chão!

quinta-feira, março 19, 2009 11:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o venas devia ter ficado com o vale...

sexta-feira, março 20, 2009 8:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não será de bom tom esquecer tudo aquilo que o Venâncio já deu á natação portuguesa.
Quem, como eu, já nadou com ele sabe que é um nadador de um enorme talento,talento esse que o poderia levar a ser um dos melhores a nivel internacional.
A vida é feita de escolhas e a escolha dele não parece ter sido a dedicação total á natação, no entanto ninguém o poderá julgar por isso uma vez que tem todo o direito a gerir a sua carreira e a sua vida como bem entender.

De realçar o espirito combativo do Cielo, a atitude humilde que mostra ter mesmo tendo atingido o topo.

Dar ainda os parabéns ao Clube de Campinho pelo excelente trabalho desenvolvido.

domingo, março 22, 2009 1:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a que dizer é que o Venâncio tinha um grande potencial, tinha uma técnica invejável, tinha físico, tinha tamanho, mas acima de tudo tinha mentalidade de sofrer nos treinos, e isso e o mais importante na natação, e tinha um grande treinador, o prof Pedro Vale, não sei se repararam mas mts criticam aqui que ele dps de júnior já não podia dar mais nada a natação, e mentira, ele se tem continuado com o mesmo treinador(vale), no mesmo clube e se não tem mudado a técnica que tinha para uma horrível que tem agora, digo vos que estaria neste momento nos 8 primeiros dos melhores do mundo.

Podia ser um dos melhores do mundo, e o melhor de Portugal mas não e , é apenas um dos mts bons atletas em Portugal.É assim a vida uns teem oportunidade e aproveitam na e outros teem e não aproveitam, e como se diz e com os erros e que se aprende.

Mas já esta , já esta, agora e continuar a desejar boa sorte para o venas, e que treine mt para sempre que for nadar por Portugal, honrar Portugal.

domingo, março 22, 2009 4:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home