segunda-feira, janeiro 18, 2010

Novidades FINA: Fatos para 2010

Ficou decidido este fim-de-semana em Banguecoque, em Reunião do Bureau da FINA uma série de novidades para o ano de 2010 e seguintes. Estas novas decisões eram aguardadas há alguns meses após a decisão de eliminar o poliuretano dos fatos.

Recordes do Mundo
A tabela de recordes mundiais actual vai ser mantida no futuro, englobando todos os recordes obtidos com poliuretano, entre 1 de Fevereiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2009. Havia a hipótese de a tabela actual ser considerada a de “melhores tempos mundiais” e ser criada uma tabela com os máximos registados a 31 de Janeiro de 2008, que seria considerada de “tabela de recordes mundiais”.

Masters
Desde a publicação das novas regras para os fatos de 2010, que a decisão incidia apenas sobre a natação pura, mas esta Reunião do Bureau da FINA, indicou que as mesmas regras serão aplicadas para a categoria master. Assim não haverá mais o perigo dos melhores do mundo (com mais de 24 anos), baterem recordes master com mais qualidade que os da natação pura.

Águas Abertas
O Bureau da FINA adiou para 1 de Junho de 2010 a entrada em vigor das novas regras. A partir dessa data os fatos a utilizar também não podem ser constituídos por poliuretano, mas ao contrário dos masters e natação pura, podem ser completos (dos ombros até aos tornozelos).

- Lista FINA de fatos para 2010 (de 04-01-2010)
- Post BA “Regra FINA sobre os fatos de natação pura até 2012” (de 16-10-2009)
- Post BA “Fatos 2010”

Etiquetas: ,

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que atrasados. Quer dizer voltamos a nadar como se nadava em 1998. Já nem pedia para os records voltarem a ser os de 1998, mas pelo menos voltarem aos de 2007 no minimo. Acabam com os fatos por causa dos records, mas não se mudam os records que eram o principal problema. É só incoerencia da parte da Fina, e já que temos um portugues lá, que faça alguma coisa para mudar esta porcaria toda. Ou mudam tudo ou nao mudam nada. Mudar aos bocadinhos é ridiculo. O ano passado o problema era que os fatos eram muito bons e faziam muitos records, nos proximos anos o problema vai ser que os records são muito bons e os fatos muito maus ou inexistentes ou por isso vão ficar records por bater durante muito anos.
É tão dificil perceber que a natação estava mais espectacular com os fatos? Que as pessoas querem é ver grandes tempos e records mundiais? Que as pessoas querem ver provas mais renhidas, mais equilibrio e mais luta? Que com os fatos ate valia a pena ver as eliminatorias, porque nenhum nadador quer ficar logo de fora das meias finais e finais, e com os fatos surgiam sempre surpresas agradaveis nas eliminatorias.
Pá ou então acabem mesmo com tudo, vamos pa tanguinha, para os records de 1998, para blocos sem serem inclinados e sem plataforma de atletismo.

O nosso presidente que faça é alguma coisa na Fina e dê uma opinião de jeito e credivel porque quem esta a governar e a decidir as coisas na Fina pelos vistos é um atrasado mental.

segunda-feira, janeiro 18, 2010 1:07:00 da tarde  
Anonymous MaStEr com fato said...

Então na Mealhada já não vou poder usar o meu jacked???

segunda-feira, janeiro 18, 2010 2:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não Master com fato, já não podes usar o Jaked nem nenhum outro. Só mesmo o belo do jammer. Nos escalões mais novos dos Masters também vai ser difícil cairem recordes... vamos lá ver os heróis.........

segunda-feira, janeiro 18, 2010 2:54:00 da tarde  
Anonymous MASTER_2010 said...

Da lista de fatos 2010 aprovados pela FINA p/MASC é tudo calções pelo joelho?

Não havia permissao p/umas calças de uma determinada marca?

segunda-feira, janeiro 18, 2010 4:21:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

para masculinos, só jammers (calção pela cintura até acima do joelho)

segunda-feira, janeiro 18, 2010 4:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COMO FAZER PARA AUTENTICAR UM SHORT QUE É AUTORIZADO PELA FINA, MAS NÃO TEM A ETIQUETA DA MESMA???
OBRIGADO

segunda-feira, janeiro 18, 2010 5:30:00 da tarde  
Anonymous Pk_Santos_Master said...

Eu bem tinha alertado que os masters tb não poderiam usar fato! França já tinha optado por essa opção desde setembro tb para os Masters, tinha de ter fundamento!

Para quem não tinha jaked mas fatos normais a diferença não é assim tão grande! Sobretudo para quem foi nadador e tem flutuabilidade!

Vamos voltar a era dos nadadores : )

segunda-feira, janeiro 18, 2010 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como validar um fato de banho normal?

segunda-feira, janeiro 18, 2010 10:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E será que eles ainda se lembram qual os records que foram batidos com ou sem fato...

terça-feira, janeiro 19, 2010 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A melancolia dos frustados da era dos fatos já chateia!

Tenham juízo, assim está tudo mais nivelado, não há choradinho se um tem um fato melhor que o outro.

A natação teve quase a mergulhar no consumismo barato, mas conseguiu abrir os olhos em tempo útil. Temos que ficar orgulhosos de não termos seguido o caminho de outros desportos e ficarmos refens de marcas.

A natação mantem-se como um desporto de vocação, dedicação, esforço e cabecinha! Somos praticamente únicos!

Saudações para todos os verdadeiros apaixonados por nadar!

terça-feira, janeiro 19, 2010 1:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este último comentário diz tudo...

muito bem!

terça-feira, janeiro 19, 2010 8:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é isso mesmo 1.16 muuito bem mesmo, mas quanto é que fazes só na tua melhor prova, só para ver agora, nao precisas de dizer que foi de borracha isso logo comprovamos

terça-feira, janeiro 19, 2010 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o anonimo das 9.43 é um daqueles que anda todo borrado por causa da falta de borracha. :D

o comentario das 1.16 diz a verdade! a natação tem como um dos objectivos testar as capacidades humanas e não as tecnologicas! agora sim, voltou a natação pura. estão todos em pé de igualdade e a qualidade dos atletas não desaparece só porque ficaram sem borraxa...os verdadeiros vão continuar! já os flops...tiveram o seu momento. felizmente, acredito que a maioria dos melhores de portugal vão continuar em grande nivel

terça-feira, janeiro 19, 2010 11:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os melhores de Portugal usavam borrracha,isso quer dizer que já não vaão ser melhrores!!!! Vamos ver os MELHORES!?..MAS OS NÃO TAMBÉM não usavam borracha, tbm VÃO SER BEM PIORES!!! lol

quarta-feira, janeiro 20, 2010 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os que são defensores dos fatos e não das capacidades humanas, independentemente de ser rico ou pobre, só lhes falta agora pedirem umas ventoinhas para os pés para coninuarem a superar recordes. Não é só o rico que merece ser doutor, o pobre também tem essa capacidade. Deiam as mesmas oportunidades a todos e lutem todos com as mesmas armas, só assim o desporto é justo e PURO.

sexta-feira, janeiro 22, 2010 7:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home