quarta-feira, abril 28, 2010

Diogo Carvalho: “Fica sempre bem no currículo”

Entrevista de Miguel Candeias in jornal A Bola de 20-04-2010
Depois dos sucessivos títulos nacionais ganhos em Portugal nos 200E, e de, em 2009, ter ido aos campeonatos de Espanha bater toda a concorrência, o nadador do Galitos de Aveiro brilhou, uma vez mais, além-fronteiras, vencendo a prova em que vai apostar no Europeu de Budapeste, em Agosto, nos campeonatos Open de França.
O que significou ganhar os 200E nos campeonatos nacionais de França do último fim-de-semana?
Sinceramente não pensei muito nisso, até porque o tempo não foi particularmente famoso. Foi sobretudo bom porque tornei a ficar abaixo do mínimo para os Europeus de Budapeste. Mas fiquei contente. Depois de ter ganho a prova nos campeonatos de Portugal e de Espanha, também fazê-lo em França significa qualquer coisa. É motivador e fica sempre bem no currículo...
Após estes três êxitos qual é o campeonato que agora quer vencer?
Para falar verdade nunca havia sequer pensado que conseguiria ganhar a prova nos três países pois, às vezes, o campeão espanhol ganha-me e o francês também possuía um tempo melhor... Por isso, não ia com grandes expectativas. Era mais terminar com um bom tempo e tentar chegar à final, visto que no Open de França apenas permitem um estrangeiro na final A e outro na B. Tudo o que viesse além disso seria bom. Ganhei: óptimo!
Os 200E são a grande aposta para o Campeonato da Europa na Hungria, em Agosto?
Sim, definitivamente, os 200E e 400E. É verdade que por ser o segundo estrangeiro nos 400E apenas disputei a final B, a qual acabei por vencer com um tempo que daria o 5.º lugar na A, porém já estava um pouco cansado. Era a última prova em duas semanas, após os Nacionais em Portugal e de França. Mas os 400E são igualmente uma meta para Budapeste.
E os 100M e 200M, que costumam ser outras das provas de eleição onde, recentemente, nos Europeus de Istambul, em piscina curta, chegou às finais da segunda?
É outra das provas de que gosto. No entanto, tenho de começar a fazer opções. Não posso continuar a nadar tantas provas seguidas por causa do desgaste que provoca numa competição ao mais alto nível. Fisicamente torna-se complicado.
Mas ainda há o desejo de apostar na mariposa para Budapeste?
Como disse, os 200E e 400E é definitivo. Agora, quanto à mariposa, terei de falar com o meu treinador [Élio Terrível] para ver se vale a pena efectuar uma preparação para mariposa. Mas, se avançarmos nessa direcção, será apenas nos 200M, para os quais estou pré-seleccionado, por ter sido finalista em Istambul. Mas isso não significa que não queira fazer mínimos.
E contava já ter alcançado esses mínimos na mariposa?
Nos Nacionais de Coimbra sim, em França não. Sabia que seria difícil dado termos viajado logo a seguir aos campeonatos em Portugal e de só termos tido um dia de descanso.
E os 200L? Estão completamente postos de lado?
Não, porque também ainda tenho de ver se irei ser integrado na estafeta portuguesa de 4x200L. Naturalmente que também os quero nadar. Estar na Selecção e ajudar os meus colegas a fazer um bom resultado é algo que estará sempre nos meus horizontes.
Portanto, há ainda muita coisa a decidir para o Europeu?
Exactamente. Até lá ainda vão haver as etapas do Mare Nostrum e vários meetings em Portugal, durante os quais se vai definir a composição da estafeta e da equipa para os Europeus. No que me diz respeito quero estar bem em Budapeste. Por isso não me vou estar a preocupar muito com esses meetings.
Tem a noção de que, na Hungria, será difícil de igualar o registo que, em Dezembro, obteve no Euro da Turquia, onde fez cair cinco recordes nacionais e foi finalista nos 200M, 200E e 400E?
Sei disso perfeitamente! Um campeonato em piscina longa é muito mais desgastante devido a termos de nadar eliminatórias, meias-finais e finais. Em Istambul não havia as meias. Mas quero que os campeonatos de Budapeste sejam tão marcantes como foram os de Eindhoven, onde fui 6.º nos 200E. É para isso que tenho treinado. Mas desta vez também irei aos 400...
E como tem sido nadar sem os fatos de borracha?
Ainda só fiz duas provas, mas penso que, a pouco e pouco, nos vamos todos aproximando dos melhores tempos que tínhamos. E isto ainda sem termos treinado ao máximo. A maioria melhorou em relação às marcas que tinha antes de aparecerem os fatos. Por agora temos de olhar mais para as classificações que fazemos e não tanto para os tempos obtidos. Esses têm de ser encarados num panorama geral.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parabéns diogo
tu mereces

quarta-feira, abril 28, 2010 4:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

há certos nadadores q o BA deixa criticar, outros não :(

quarta-feira, abril 28, 2010 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande nadador e pessoa!

Ainda vamos festejar pelo Diogo num futuro próximo! Felizmente existem mais uns bons nadadores para nos darem alegrias :)

quinta-feira, abril 29, 2010 2:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home