sexta-feira, maio 14, 2010

Vasco Gaspar: “Temos mostrado empenho e bons resultados”

Entrevista de Edite Dias in Jornal A Bola de 11/05/2010
Vasco Gaspar (SFUAP) estreou-se como sénior e foi oitavo entre 42 nadadores na Taça da Europa de Israel. Selecção de águas abertas aponta agora à Taça do Mundo de Setúbal.

Vasco Gaspar conseguiu o oitavo lugar na primeira etapa da Taça LEN de Águas Abertas, que se realizou em Eliat, em Israel, após nadar os 10 quilómetros em 1.51,27 horas. Esta foi a primeira grande competição como sénior do nadador de 19 anos da SFUAP que, no passado, esteve no Europeu de juniores da Croácia e foi 10.º classificado. «Foi difícil, começou muito rápido. Só o facto de ser 10 quilómetros já é duro, mas começou com um ritmo acelerado e manteve-se forte.

Sinto que estava bem preparado, sobretudo, porque cheguei de um estágio. Quando faltavam três voltas estava no grupo da frente, mantive-me assim e somente na última volta perdi uns lugares. Mas foi muito bom», revelou o nadador.

«Sinto-me muito feliz. Mas ainda temos muito trabalho e temos uma prova muito importante já em Junho (dia 26), a Taça do Mundo e depois disso o Europeu», recordou. «Estou contente, sobretudo, pelo contributo que possa dar a esta disciplina que ainda está a crescer, felizmente a passos largos, e que se aproxima de outras. Apesar de ainda não ser reconhecida como devia, temos mostrado bons resultados e empenho de todos», elogiou Vasco Gaspar, que chega esta noite a Portugal.

O próximo compromisso do atleta é a Taça do Mundo, onde pretende manter os pés assentes na terra. «Expectativas? Continuar a preparar-me e a tentar estar no meu melhor. As condições podem não ser as ideais, porque não gosto muito do frio. Além disso, estarão cá muitas estrelas dos outros países, muitos nadadores de top. Portanto, estou, sobretudo, expectante. Espero que corra bem, como selecção estamos a evoluir.»

Esta primeira prova da Taça da Europa, disputada no Mar Vermelho com a temperatura a rondar os 24 graus, foi ganha por dois britânicos Daniel Fogg, que percorreu a distância em 1.50,47 horas, e pela campeã do Mundo, Keri-Anne Payne (1.56,16 horas), em femininos, que foram os mais rápidos entre os 42 nadadores que se apresentaram à partida no sector masculino e 34 no feminino.

Entre os outros três atletas portugueses, o irmão gémeo de Vasco, Diogo Gaspar alcançou o 13.º posto (1.52,13 h), Mário Bonança foi 16.º (1.53,13 h) e o olímpico Arseniy Lavrentyev ficou com o 18.º lugar (1.53,41 h). Os nadadores ingleses e franceses a lideraram desde o início. Nas primeiras cinco voltas os portugueses estiveram sempre no grupo da frente, mas à medida que a prova foi ficando mais rápida foram aumentando a distância para os primeiros. Vasco Gaspar foi o único que conseguiu manter-se na frente e na última volta estava em 5.º, num grupo formado por 12 nadadores, mas nos metros finais desceu para 8.º. Recorde-se que a Taça LEN é composta por quatro etapas.

Uma irmandade especial
Entre os portugueses em Israel, Diogo Gaspar foi o segundo a chegar. Curiosamente é irmão gémeo de Vasco, mas estes laços familiares parecem estender-se ao resto do grupo. «Às vezes facilita ter aqui um irmão, porque treina comigo todos os dias, mas também tem os seus contras...

Às vezes estarmos juntos muitas vezes, também leva a alguns atritos», conta bem disposto. «Antes de sermos irmãos, somos colegas de equipa e, na verdade, é quase como se fossemos todos irmão. É uma modalidade muito dura e estamos cá uns para os outros.Convívio e o apoio são enormes. É uma das poucas recompensas que temos para o esforço enorme que temos».

Vasco Gaspar ficou à frente de Arsenye Lavrentiev, único olímpico português na disciplina, mas isso não o deixou mais satisfeito. «É um sinal que estamos numa modalidade que está a progredir. Já não é apenas o Arseny. Sinto-me bem é claro», disse.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ha fotos melhores dele... Parabens Vasco

domingo, maio 16, 2010 8:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home