quarta-feira, junho 30, 2010

Fernando Costa: “Londres-2012 ainda demora”

Reportagem de Germano Almeida in Jornal A Bola de 08-06-2010
Fernando Costa, 25 anos, vence 1500 livres do Meeting do Porto. Busca terceiros Jogos Olímpicos, mas ainda está a recuperar ritmo competitivo. Estuda e trabalha nos EUA há cinco anos.

Fernando Costa, nadador que já participou em dois Jogos Olímpicos (Atenas-2004 e Pequim2008), está em Portugal a recuperar a forma, mas, por enquanto, vê o objectivo Londres-2012 como «uma meta muito longínqua, quase irrealista.» A viver nos Estados Unidos há cinco anos, Fernando ocupa, neste momento, as funções de treinador-assistente na equipa da Wayne State University, em Detroit, no Michigan, depois de ter estado dois anos na Florida.»

Já não compete nos campeonatos universitários, por ter passado o limite de idade, mas mantém a ligação à natação pela via da orientação do treino. Mas a sua prioridade, neste momento, é concluir o mestrado em Nutrição, cuja conclusão está prevista para Dezembro.

Enquanto isso, vai tentando manter a forma - e até aproveitou as férias em Portugal para participar no 28.º Meeting Internacionaldo Porto, realizado no último fim-de-semana, nas piscinas de Campanhã. No sábado venceu a prova dos 1500 metros livres, ainda que com um tempo muito inferior ao seu melhor: 15.54.31. No domingo foi o quarto classificado nos 400 metros livres. E explicou: «Estou muito longe do meu melhor, porque não tenho competido. Falta-me ritmo, mas faço um balanço positivo das duas provas em que participei nesse meeting, sobretudo da primeira.»

Natural de Matosinhos, o Leixões foi sempre o clube de Fernando Costa. No entanto, o nadador competiu este fim-de-semana a título individual, com o equipamento da Associação de Natação do Norte. Será sinal de uma eventual mudança de clube para breve? O nadador esclarece: «Estou numa fase de alguma paragem competitiva, mas continuo a ser do Leixões. É o meu clube de sempre...»

Aproveitar o momento
Participar em três Jogos Olímpicos seria um feito muito pouco habitual na natação. Fernando
Costa não rejeita o sonho, mas insiste: «Não faz muito sentido pensar nisso agora. Para já, quero desfrutar, aproveitar as férias em Portugal para me preparar cada vez melhor. É muito cedo para falar de 2012...»

A mudança para os Estados Unidos começou, recorde-se, a ser preparada em 2004 e decorreu das «condições excepcionais» que as universidades norte-americanas oferecem para os atletas de alta competição. «Há uma grande proximidade entre a vertente dos estudos e as competições. O desporto universitário é de alto nível nos Estados Unidos. Junta-se a vontade dos atletas com um quadro de condições excepcional para se trabalhar.»

Em Detroit, a maior cidade do estado de Michigan, o Inverno é muito rigoroso e a agenda de Fernando Costa, quando se encontra nos Estados Unidos, é sempre muito exigente. Por isso, o nadador aproveita o tempo que passa em Portugal para «estar um pouco a família» e saborear o clima bem mais agradável do nosso País...

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É pena não ter o Fernando no seu melhor. Seria bom para ele, para o Santa, para a natação nacional.

quarta-feira, junho 30, 2010 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

grande Nando!

quarta-feira, junho 30, 2010 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhor "e até aproveitou as férias em Portugal para participar no 28.º Meeting Internacionaldo Porto, realizado no último fim-de-semana, nas piscinas de Campanhã. No sábado venceu a prova dos 1500 metros livres". Entao deixa cá ver como é que el pensou "ora bem tou de férias, acho que vou ao meeting do Porto ganhar umas provitas só para desanuviar do stress" XD

quarta-feira, junho 30, 2010 12:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home