quinta-feira, outubro 07, 2010

O novo ‘leão’ marinho - Gustavo Santa

Reportagem de Miguel Candeias in Jornal A Bola de 28/09/2010
Gustavo Santa transferiu-se do Litoral Alentejano para o Sporting. É uma das maiores esperanças lusas. Ainda só a pensar nos juniores.

Se há uma semana a saída do internacional Adriano Niz do Benfica para o Natação de Famalicão foi o ponto alto de uma série de sonantes transferências neste defeso, a ida do júnior Gustavo Santa do Litoral Alentejano para o Sporting é, sem dúvida, de igual grandeza em termos de futuro. A par de Ana Rodrigues (Estamos Juntos) e Alexis Santos (Sporting), o novo reforço de Alvalade está entre as principais esperanças lusas, como recentemente demonstraram no Europeu júnior de Helsínquia e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura.

«Antes de vir para Lisboa analisei todos os clubes que podiam ser opção. Depois vi que o Sporting era aquele que melhores condições poderia oferecer para trabalhar. Tem um grande treinador, cheio de experiência e em quem confio muito, e um grupo de trabalho de pessoas que já conhecia. Além disso, aqui estão companheiros de Selecção, como é o caso do Alexis [Santos]», conta Gustavo, de 17 anos.

Mantendo um leve sotaque do … litoral alentejano, Santa apenas gagueja à questão se no futebol também grita pelos leões. «Da minha família tenho muita gente do Sporting…», responde rindo-se. «Mas na natação sou do Sporting», faz questão de assegurar.

Tudo em família
Gustavo não veio de Sines sozinho mas com toda a família. O pai já trabalhava na capital, enquanto a irmã entrou este ano na universidade.

Ainda a conhecer os cantos a casa, revela o que tem sentido. «O ambiente no clube é bom. Há muito mais gente e nadadores de grande nível. A adaptação à vida em Lisboa também está a correr bem. É um pouco diferente de Sines. Trata-se de uma grande cidade, com muito mais coisas, vida acelerada e caminhos longos… Mas estou bem situado, no Campo Grande. A escola é perto e a piscina para os treinos fica mesmo ao lado. E depois estou com a minha família, viemos todos de uma vez.»

Quanto ao clube Litoral Alentejano, onde nadou ao longo de dez anos, pode ter ficado para trás na carreira, mas não no coração. «Custou um bocado deixar tudo. Era ali que nadava desde os sete anos. Tinha lá muitas amizades. Mas não deixei os amigos. Continuamos em contacto e por vezes, aos fins-de-semana, vou a Sines e encontramo-nos. Não é por ter ido para o Sporting que se tornarão inimigos. Nas provas espero continuar a falar com eles como os companheiros de sempre.»

Cada vez mais especialista de provas mais longas de crawl, além dos recordes nacionais nos escalões de formação e de começar a aparecer no pódio nas competições absolutas em Portugal, Santa esteve em destaque no Europeu júnior de 2010, ao ser 4.º nos 400 livres e 6.º nos 800 livres. A medalha de bronze na primeira apenas não terá ido parar ao seu peito por erro táctico. Algo que pode rectificar nesta última temporada no escalão. «Não sei como correrá a época, mas condições não faltam para melhorar as marcas. A grande meta é de novo o Europeu júnior», afiança Gustavo, que tanto gosta de piscina curta como longa.

Jogos de Londres 2012
E será que não se vê de imediato num Europeu sénior? Curiosamente, o leão nem sabia que, em Novembro, há um Euro e no mês seguinte um Mundial, ambos em 25 metros. Poderiam ser etapas para se tornar olímpico em Londres-12. «Para a minha idade já disputei competições juniores importantes, agora provas internacionais seniores… ainda não penso muito nelas. Qualquer atleta tem o sonho de ir aos Jogos. Eu também. Mas, por enquanto, só posso dizer que é algo que irei tentar concretizar. Se for já daqui a dois anos, tanto melhor.»

Sporting quer voltar ao ‘Olimpo’
Carlos Cruchinho com equipa a crescer, faz sonhar a nível nacional e internacional.
Praticamente sem um atleta masculino de eleição internacional desde a saída de José Couto, neste momento, o Sporting é uma equipa de claro e risonho futuro, com Alexis Santos, que esta temporada subiu a sénior, e Gustavo Santa à frente de um lote de nadadores que, a médio prazo, poderão fazer tremer muitos adversários nos Nacionais de Clubes. Carlos Cruchinho, treinador e director técnico desportivo conta que este crescimento, que também se verifica nos femininos, não é por acaso. «Foi algo em que apostámos há cerca de quatro anos, após não termos conseguido colocar ninguém a lutar por um lugar na Selecção, nas duas últimas edições dos Jogos. Foi isso a que nos propusemos, por isso fizemos um projecto um ano antes dos Jogos de Pequim. Era preciso que as pessoas acreditassem que era possível. Agora estamos nesse caminho: ter alguém que lute para estar em Londres-12. Mas que não significa que vá. Ainda são atletas muito jovens e, por vezes, colocar pressão sobre eles não é bom», afirma Cruchinho. Sobre o último reforço, Santa, muitos elogios e também um sentido de dever. «Devido a mudanças da vida familiar, o Gustavo veio para Lisboa e procurou o Sporting. É uma grande honra que tenha optado pelo Sporting mas também enorme responsabilidade para o clube uma vez que por ainda ser júnior, trata-se de um nadador de enorme futuro. Vamos ver como se adapta mas, pelo que vi de duas semanas de trabalho, estou convencido que correrá tudo pelo melhor. Parece-me verdadeiramente determinado. Até obstinado, o que está um pouco em contra-senso num jovem desta idade.»

Etiquetas:

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente entrevista, depois da decisão do teu treinador foi sem duvida esta a melhor decisão.

quinta-feira, outubro 07, 2010 1:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece um excelente rapaz, este Santa. Boa sorte para a nova época!

quinta-feira, outubro 07, 2010 1:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

levadinhos ao colo.

quinta-feira, outubro 07, 2010 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O clube do Santa no futebol é o F.C.Porto ;D

quinta-feira, outubro 07, 2010 4:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que é o slb

quinta-feira, outubro 07, 2010 5:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

João Mendes Ex CNLA na SAD, confirmado e já a treinar.

quinta-feira, outubro 07, 2010 5:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já o avô era do Belenenses.

quinta-feira, outubro 07, 2010 6:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qual foi a decisão do treinador?

quinta-feira, outubro 07, 2010 7:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só falta dizer que o tetravô era do Carcavelinhos... Francamente! O que é que isto interessa?

quinta-feira, outubro 07, 2010 8:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A DECISÃO ERA TIRAR DOUTORAMENTO.

quinta-feira, outubro 07, 2010 10:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Gustavo, continua a mostrar garra ;)

Diogo Maia

quinta-feira, outubro 07, 2010 10:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força na tua nova temporada, força na tua nova equipa... que nos tragas os troféus que nos habituaste e confirmo o anónimo 1:40 depois da decisão do teu treinador acho que fizeste o melhor para ti, para o teu futuro.E já agora ele não "parece" bom rapaz ele "é" bom rapaz... Força GUGGAAA

domingo, outubro 10, 2010 6:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem é levado ao colinho são aqueles que se levantam ás 6 da manha para treinar e o fazem no duro todos os dias... queres um colinho desses ou estás melhor no sofa???

segunda-feira, outubro 11, 2010 9:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home