quarta-feira, novembro 24, 2010

Ana Rodrigues com a selecção sénior na Holanda

Texto de José Carlos Moura in Jornal A Bola de 23/11/2010
Ana Rodrigues estreia-se numa selecção sénior. Diz que a convocatória é etapa importante do seu crescimento como atleta. Não antecipa cenários em relação a eventuais medalhas.

Ana Rodrigues viaja hoje para Eindhoven (Holanda), onde vão decorrer, entre quinta-feira e domingo, os Campeonatos da Europa em piscina curta. É a primeira vez que esta recordista nacional de infantis, juvenis e juniores, com 16 anos, representa Portugal como sénior. É uma espécie de mergulho na idade adulta. A chamada, naturalmente, não a deixou indiferente.

«Foi muito importante ter sido convocada para estes campeonatos. Vou competir com os melhores nadadores da Europa e isso, claro, tem grande significado para mim, até por ser a primeira vez», destaca a nadadora da Associação Estamos Juntos, de S. João da Madeira, que hoje vai ter de madrugar para não perder o avião. Mas isso é o que menos custa, até porque está habituada a sair cedo da cama (por volta das seis horas) quando treina de manhã, o que sucede entre duas e três vezes por semana. E como quem corre por gosto não cansa...

BRONZEADA EM SINGAPURA
De sucessos tem sido feita a carreira de Ana Rodrigues, que começou a praticar natação ainda não tinha três anos, por recomendação da pediatra. Em Julho passado, nos Europeus de juniores que se realizaram em Helsínquia (Finlândia), falhou a medalha de bronze por escassos dois milésimos (!) de segundo em 50 metros bruços. Foi uma das atletas que mais brilharam entre a representação portuguesa.

Para recordar foi também a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura, em Agosto, ao conquistar o 3.º lugar (e a consequente medalha de bronze) que lhe fugira nos Europeus da Finlândia.

Habituada às luzes da ribalta, Ana Rodrigues tem legitimidade para pensar alto nestes Europeus em piscina curta. É natural que pense em ganhar algo de cintilante. «Ganhar vai ser cada vez mais difícil. Encaro esta participação como um factor de crescimento como atleta. Medalhas? É natural que pensemos nisso mas não antecipo cenários. Quero é estar em condições para dar o máximo de mim e se isso chegar para uma medalha... óptimo!», comenta a brucista que, no Europeu, irá competir em 50 e 100 metros.

Vai estar em solo holandês pela primeira vez e isso também contribui para a satisfação com que recebeu a convocatória. Apesar dos treinos e das competições há-de arranjar um tempinho para conhecer Eindhoven, considerada uma das cidades mais limpas da Holanda.

NOTA BA: Entrevista completa em breve.

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

2 milesimos ou centesimos?

quarta-feira, novembro 24, 2010 8:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA á umas semanas saiu também uma entrevista do Pedro Oliveira (ex-CFB) no Jornal A'Bola. Disponivel no Site da FPN (Clipping).

quarta-feira, novembro 24, 2010 8:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

força Ana

beijinho

GV

quarta-feira, novembro 24, 2010 8:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Força nisso!

quarta-feira, novembro 24, 2010 10:02:00 da manhã  
Anonymous treinador de bancada said...

por falarem em entrevistas, também já saiu uma entrevista da Sara Oliveira, onde existe um excerto onde ela fala de conseguir nadar bem aos 24 anos! Por isso meninas que começam a dizer que já estão velhas para nadar a partir dos 20 anos, é mentira porque ainda há muito para aprender.

quarta-feira, novembro 24, 2010 11:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O treinador de bancada está certo. Mas quando se treina 9x por semana aos 16 anos, quantas se treinará aos 24?

quinta-feira, novembro 25, 2010 9:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"O treinador de bancada está certo. Mas quando se treina 9x por semana aos 16 anos, quantas se treinará aos 24?"

Até parece que é muito. E também já estava na altura de aprender que não interessa só o número de treinos; o que interessa mais é aquilo que se faz neles.

quinta-feira, novembro 25, 2010 12:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home