quinta-feira, novembro 25, 2010

Eindhoven 2010: Diogo Carvalho 6º e Sara Oliveira com Recorde

O primeiro dia do Campeonato da Europa de Piscina Curta, que decorre no Estádio de Natação Pieter van den Hoogenband, que fica localizado no Complexo Aquático Tongelreep, em Eindhoven, ficou marcado por uma presença numa final, um recorde nacional e uma presença em meia-final.

Finais Dia 1:
MEIA-FINAL 100M MAS:
Duarte Mourão melhorou o tempo e a classificação da manhã ao realizar 52.27 (52.86 de manhã), classificando-se no 11º posto (15º de manhã). Infelizmente ficou arredado da final de amanhã por 26 centésimas.
FINAL 200E MAS: Tal como Mourão, Diogo Carvalho melhorou tanto o tempo como a classificação da manhã. Nadou em 1:56.83 (1:57.25 de manhã) e classificou-se no 6º lugar (7º de manhã). O lugar do pódio ficou mais longe do que o habitual – cerca de 2 segundos.

Destaques Internacionais Dia 1
Evelyn Verraszto HUN foi a nadadora feminina da jornada ao vencer os 200E com 3 segundos de vantagem sobre a 2ª classificada, obtendo a melhor marca de sempre sem borracha com 2:07.06. Do lado masculino o destaque vai para os irmãos alemães Steffen e Markus Diebler que venceram uma prova individual cada (50L e 200E, respectivamente) e ajudaram a equipa a vencer a estafeta de 4x50E.

Eliminatórias Dia 1: Recorde Nacional para Sara Oliveira
50L MAS:
Alexandre Agostinho foi 25º classificado com 22.52, a apenas 10 centésimos do tempo de acesso às meias-finais.
50B FEM: Ana Rodrigues foi 21ª com 32.11, a apenas 20 centésimos do apuramento para a meia-final, nesta que é a sua primeira presença numa grande competição absoluta.
200E MAS: Diogo Carvalho nadou em 1:57.25 e classificou-se na 7ª posição, garantindo assim o apuramento para a final directa desta tarde.
200C MAS: Adriano NIZ foi 16º classificado com 1:58.12, mas para se apurar para a final directa era necessário nadar em 1:55.00.
100M MAS: Duarte Mourão apurou-se para a meia-final desta tarde com 52.86 (15º classificado) e Nuno Quintanilha ficou-se pelo 32º lugar com 54.45.
200M FEM: Sara Oliveira foi 11ª classificada com 2:10.06, ficando de fora da final directa que fechou em 2:09.30. Este registo de Sara Oliveira é novo recorde nacional absoluto, superando os 2:10.12 de Sara Cruz ADBA de 2009.
200E FEM: Nádia Vieira nadou em 2:16.56 e classificou-se no 23º posto. O acesso à final fechou em 2:12.10.

- Site Campeonatos da Europa de Piscina Curta de Eindhoven 2010
- Resultados Europeu de Curta de Eindhoven 2010 (Última Série / Última Prova)
- Provas dos nadadores portugueses em Eindhoven
- Transmissão televisiva em directo na internet (ELIM 8h30 / FINAIS 16h00)
- Site Mundial de Curta do Dubai 2010

Etiquetas: , ,

42 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A pinho já ganhou a medalha...
Não há pachorra para tanta arrogância e convencimento...
Daaaasssss!!!!!!

quinta-feira, novembro 25, 2010 9:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Perdemos a possibilidade de participar numa final de 4x50E.

Com Niz+Diogo+Mourão+Agostinho

Respectivamente a C+B+M+L

As possibilidades eram muitas....

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só levou o treinador do clube.Se tivesse levado a claque que a acompanha para todo o lado, concerteza que teria conseguido.Os gritos da bancada são muito importantes nos resultados.Para a próxima vamos todos gritar.GO;GO;GO;Pinho GO.......e no final GO para casa!Continua Ana Pinho és querida mas"não havia necessidade".Muitas felicidades.

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que saudades eu tenha da DIANA GOMES nestas coisas.A quem sabe nunca esquece.O que era preciso era o selecionador ser como o MOURINHO.A Diana estaria cá concerteza.

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Prespectivei uma medalha para os 100 bruços e não aos 50.Por isso tenham calma que a miúda ainda vai dar muitas alegrias a quem dúvida do seu real valor.

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda por cima nuns campeonatos abandonados pelos melhores...

Ganda treta geral!

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande Sara Oliveira, tirou o record da Sara Cruz feito com Jaked, parabéns!

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Niz e quintas uns furos abaixo do esperado.

Alexandre e Ana pinho também nao estiveram optimos mas também não tiveram inteiramente mal.

Diogo na final como já se previa, prevejo é um 4º ou 5º lugar novamente porque o podio tá complicado.

Mourão esteve ao nivel a que nos tem habituado no ultimo ano.

Sara bateu o record por isso está de parabens ainda que tivesse esperança de uma final.

Nadia melhorou bastante o seu tempo, apesar de nao ser muito competitivo, espera-se claro uma prova muito melhor nos 400E

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fraco.
salva-se (mais uma vez) a sara oliveira.

continuo sem perceber porque não foi a marta marinho.

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

8 participações. 2 apuramentos para além das eliminatórias. 3 classificações nos 2 terços superiores da classificação. 5 classificações no último terço da classificação.

Saldo muito fraco até agora. Veremos os restantes dias.

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

VAI COMEÇAR......

quinta-feira, novembro 25, 2010 12:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente resumo 11:40, eu n faria melhor!

quinta-feira, novembro 25, 2010 12:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai jaked onde tu andas... queremos-te de volta para salvar esta gente

quinta-feira, novembro 25, 2010 1:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há alguma maneira de ver os resultados, sem ter de se sacar de prova a prova o documento em adobe reader? :/

quinta-feira, novembro 25, 2010 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se não for nestes europeus !!!

Quando será?

A propoganda

quinta-feira, novembro 25, 2010 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Resultados On-line

http://www.omegatiming.com/livetiming/index.htm

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nádia, espero que consigas bater o record absoluto dos 200 estilos ainda este ano, porque este tempo está ao teu alcançe para bem da verdade desportiva.Deus abençõe o seu honesto trabalho.Voçê mere-se.Piscina de 25 claro.

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:43:00 da tarde  
Anonymous Pedro Diogo Oliveira said...

Parem de criticar... vamos apoiar... as coisas nao correm bem as vezes por razoes que nao se podem explicar e a natureza do nosso desporto! Forca pa todos os meus colegas de selecao!

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nádia, espero que voçê ainda consiga bater o record nacional absoluto dos 200 estilos o mais rápido possivel para bem da verdade desportiva.Voçê é uma exclente nadadora e merece.So´mais um danoninho...Sem jacked claro!

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nádia, espero que voçê ainda consiga bater o record nacional absoluto dos 200 estilos o mais rápido possivel para bem da verdade desportiva.Voçê é uma exclente nadadora e merece.So´mais um danoninho...Sem jacked claro!

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito fraca concorrencia :S

quinta-feira, novembro 25, 2010 3:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sara, Sara e sempre Sara! Oliveira, claro!

quinta-feira, novembro 25, 2010 4:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dizer a verdade não é criticar. Criticar, no caso da jornada de hoje, seria dizer que foram feitos grandes resultados por todos os nadadores portugueses que participaram. Salvaram-se o Mourão e o Diogo. O Agostinho ainda conseguiu sair do terço inferior da tabela apesar de ter estado quase lá. Os outros ficaram todos no terço inferior da tabela. Seria criticar dizer que estiveram muito bem ou até bem. Estiveram mal e isto não é crítica, é constactação de um facto.
Veremos o resto das jornadas e no final façamos o balanço global mas o início foi mau. Pode ser que seja um início mau para um balanço global francamente positivo. esperemos pelo domingo mas não queiramos dizer que estiveram bem hoje.

quinta-feira, novembro 25, 2010 6:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro anónimo das 6:29 então só o Mourão e o Diogo é que se salvaram, esta é boa.
Aquilo que se pede aos nossos nadadores nestas competições não são medalhas, mas que tentem melhorar as marcas pessoais e se possivel melhorar os recordes nacionais.
A única que conseguiu neste 1ºdia foi Sara Oliveira, ela sim merece algum destaque todos os outros estiveram aquém do esperado.

quinta-feira, novembro 25, 2010 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força

quinta-feira, novembro 25, 2010 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força Ana, estamos aqui todos a torcer por ti!
Inês

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 6:49
A Sara pode até ter melhorado o tempo dela mas ficar no último terço da classificação é manifestamente fraco e se melhorou o seu tempo e bateu o recorde nacional temos de concluir que o nível da natação nacional, pelo menos nesta prova específica, é muito fraco e não dá melhor que o último terço da classificação.
Muito fraco em conclusão por muito que se tenha pena dessa realidade.

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

contra a 3º linha das super potencias da natacao europeia e a 2º linha das potencias emergentes, portugal com a sua 1º linha consesgue mais uma vez apresentar uma qualidade de resultados fantastico. obrigado a quem gere desta maneira a natacao nacional...esta na hora de contratarem o paulo bento. com ele tambem, a semelhanca do que acontece o futebol, nadariam os melhores e os que representam o futuro...quo vadis natacao portuguesa?

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Secalhar muitos destes nadadores não estão a apontar forma para estes campeonatos, mas sim para os campeonatos do mundo, que são daqui a 3 semanas... têm que se tomar opções, e o facto de os dois campeonatos estarem tão próximos, mas ao mesmo tempo separados em 3 semanas, é prejudicial para o bom rendimento dos atletas em ambas as competições.

quinta-feira, novembro 25, 2010 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calma pessoal, não se ponham a dizer mal da Sara, ela bateu record, mas não está no pico de forma, tenho dito!

quinta-feira, novembro 25, 2010 11:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, finalmente algum anónimo (para além do Pedro Oliveira) que sabe ou consegue fazer uma leitura coerente acerca destes campeonatos (10h45 pm).

Mas também é um facto que estes Europeus podiam ser uma forma de se atingir um pico de forma em pretérito dos Mundiais, porque secalhar para os Media e para quem não está totalmente dentro da modalidade e nos pode dar "mais qualquer coisa", umas medalhinhas neste Europeu, poderiam ser mais importantes para a Modalidade do que propriamente uma ou duas Finais A e 6 ou 7 semi-finalistas nos Mundiais (não ponho em causa a importância do Mundiais, a qualidade destes nadadores em relação aos Europeus, mas refiro-me concretamente ao nosso País).

Se alguém não consegue ver o verdadeiro problema da Natação, basta olhar para o caso do Pedro Oliveira que em Portugal não encontrou quem devidamente o apoiasse, tanto na modalidade como academicamente. Logo foi à procura de soluções lá fora - não pensou pequenino. E esta forma de pensar vem de cima.
Não mencionem o Paulo Bento pois há muitos treinadores na Natação Portuguesa (incluindo o seleccionador actual) que percebem mais de Natação do que o mesmo de futebol -apenas está num meio em que lhe são dadas todas as condições para executar as suas tarefas, tal como todos os seus atletas.

Estes portugueses que estão na Holanda são os melhores porque são os nossos, mas vamos pensar em fazer coisas melhores. Não se consegue com 15, será com 10, se não fôr com 10, será com 5, se não der com 5, será meramente com UM, mas vamos pensar em dar tudo pelo menos a alguém de forma a permitir sonhar e poder disputar uma grande competição.

Se o Estado não dá, a Federação que junte as Associações, Clubes como um TODO e vamos criar um GRANDE NADADOR (que posssivelmente precisa de um conjunto de pessoas em seu redor que trabalhem nesse sentido).

Enjoa ver que na Natação há tanta inveja e cobiça (demais para o tamanho do País e a modalidade).

Não se fazem omoletes sem ovos. Não há grandes líderes de sucesso a viverem meramente do associativismo (que é o que se passa na maioria dos casos na modalidade). Os que são, que dêm a cara e façam tudo o que está ao seu alcance. A eles cabem-lhes a maioria da responsabilidade. Basta meramente de palmadinhas nas costas porque fez bem. Vamos criar e apoiar os bons profissionais na modalidade!!

Temos matéria para trabalhar, pode não haver em exagero, mas vamos fazer coisas GRANDES com aquilo que temos!!!

Boa sorte para A COMITIVA e desejo que comece por eles a reviravolta da modalidade. GAARRRRAAAAA...

De desgraças, de problemas e de desculpas está o nosso País cheio, mas vamos deixar isso de fora da modalidade aos poucos.

VAMOS ACORDAR!!!!

sexta-feira, novembro 26, 2010 12:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem é assim tão critico que entre dentro de àgua e que faça melhor ;)

Força Portugal!

Força Diogo!

sexta-feira, novembro 26, 2010 10:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aveiro está com todos os atletas, especialmento com o Diogo e a Ana.
Força!!!
Quem consegue a ir estes campeonatos com certeza que tem algum mérito. Não aparecem os resultados esperados? Nem sempre se consegue... Quem souber fazer melhor que se pronuncie
Força Portugal!!!

sexta-feira, novembro 26, 2010 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bom ha uns anos as desculpas eram nao existirem piscinas. depois foram os horarios escolares, e agora sao a falta de apoios academicos e profissionais...bom pra quem nao quer falar em desculpas esta tudo dito.
a referencia ao paulo bento foi unica e exclusivamente uma forma de demonstrar os deficientes criterios de seleccao e as vistas curtas dessa politica de seleccionar nadadores.
o facto destes nadadores estarem aqui em preparacao para melhores resultados no dubai so pode ser uma piada.
ok, vai ser com os tpo-10 e top-5 europeus que vamos mostrar o que valemos...pois.pois.
mais uma vez reporto em ao futebol, contras os "pequeninos" estamos a dar avanço, quando nadar mos contra os melhores e que vao aparecer as "medalhas".
concordo com uma citacao, ACORDEM, ha muita gente a nivel dos nadadores, clubes e associacoes coniventes com toda esta situacao...por isso esta tudo bem.
NO DUBAI E QUE VAI SER!!!

sexta-feira, novembro 26, 2010 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh anónimo das 12h44pm. E o que é o teu comentário "destrutivo" poderá ajudar a Natação Nacional? Eu percebo perfeitamente onde queres chegar, mas vai para a FPN e revoluciona a Natação de vez, mas pela positiva.
Ou então diz-me tu as soluções. Será só falta de competência dos intervenientes? A questão aqui é que nenhum daqueles nadadores prescinde totalmente da sua vida académica para simplesmente nadar.
Queres ter um medalhado Olímpico, arranja profissionais para criar isso mesmo. Não vai ser com 1h30 de manhã e 2h à tarde 10x /semana e sobrecarregadíssimo do seu dia-a-dia que (infelizmente está sempre à frente da Natação). Ou é a sério ou não é!!
Entretanto diz-me o que fazes tu que é para ver se nos entedemos, porque se trabalhas no mesmo campo que eu, não estás a ver certamente um passo à frente.
Saudações desportivas

sexta-feira, novembro 26, 2010 8:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"destrutivo"??? nao. incisivo?...sim. cansa me a ladainha das desculpas. cansa me a seleccao de sempre os mesmos, que ou atingem umas finais ou fazem tempos muito piores dos que ja teem. e cansa me principalemte perceber que ano apos ano, campeonato apos campeonato, jogos apos jogos esta sempre tudo na mesma. essa ideia peregrina do profissionalismo so me faz rir. quantos atletas de alta competicao trabalham oito horas por dia? quantos conseguiram grandes resultados mesmo assiim? mas nao no nossa "area" existem sempre as desculpas. so deixo uma pergunra.
QUANTOS TREINADORES DE NATACAO JA VIERAM ADMITIR QUE ERRARAM NOS PLANEAMENTOS QUE FIZERAM? eu nao me lembro de nenhum. destrutivo? nao. incisivo? sim. nao se deve estar no desporto para tratar da vidinha. para isso existem escritorios, fabricas, supermercados, etc,etc. quem esta no desporto deve almejar sempre maiorres resultados e nao as finaizitas do costume e os famosos, "hoje nao me correu bem", ou ainda estamos a preparar nos para a proxima competicao. se calhar eu e mais alguns nao andamos a dormir ou nao andamos de mao estendida. finais a nadar com a 3º e 2º divisao da europa, isso engradece alguem? um pais que tem o tamanho de costa que tem? nao me facam rir ou melhor nao me facam chorar.

sexta-feira, novembro 26, 2010 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o anonimo das 11.28 é um pateta. gostava de saber onde estão as suas "historiazinhas" de sucesso desportivo.

Amigo, todos tem bons e maus dias. TODOS. É a essência do Desporto, meu caro, e quem não pensa assim, é quem foge normalmente. Quem prefere desistir a perder. No fundo, quem não sabe perder, e na maioria das vezes, tb não sabe ganhar.

sábado, novembro 27, 2010 1:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem vai aos Mundiais? nadadores? treinadores? dirigentes? árbitros?

domingo, novembro 28, 2010 10:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 11:28 PM:

Entendo que queiras culpar alguém pelos resultados que todos desejaríamos "ver" alcançados e que não acontece.
Foste incisivo certamente, mas ajuda-me a clarificar a definição de treinador de Natação.
Pois bem, em Portugal (para além dos nadadores) estão sobrecarregadíssimos e como calculo que não estás nessa área, e se estás, não dás treino em Portugal certamente.
Vou ajudar-te a definir o que é ser-se treinador no nosso País. Para além da definição que poderás suportá-la em muitos manuais, dou-te uma ajudinha:

- psicólogo;
- nutricionista;
- presidente do Clube / Coordenador / Director / prof. de natação;
- seccionista;
- motorista;
- responsável de "marketing";
- em muitos casos, auxilia na manutenção de uma piscina;
- entre outros;

Mais de 95% ou dão aulas de Educação Física na escola, aulas de Natação, alguns que ocupam determinados cargos em algumas Universidades de Desporto (não me estou a recordar se há algum neste momento que seja prof. universitário), e os outros 5% trabalham noutras áreas;

Agora compara estas duas classes (treinador e atleta) noutros países mais desenvolvidos e depois pode ser que estejamos em consonância.

Todos têm responsabilidades sim, mas não queiras ver resultados sem condições. Podes ter todas as condições materiais de topo, piscinas, material de treino, análize e avaliação, Estágios no Dubai (durante 1 ou duas semanas, mas são poucos os treinadores ou atletas que conseguiriam), Ferraris para transportar atletas e treinadores, , Hotéis de Luxo, Jaccuzis, mas sem tempo e sem a possibilidade de te profissionalizares e te dedicares a 100% meramente à Natação, podes esquecer os resultados. Para competires com os outros Países (superiores), a Natação terá que estar à frente de todas as áreas em que possas estar envolvido. E quantos casos destes tens em Portugal? Treinadores contam-se pelos dedos, e duvido mesmo que nalguns casos em que possam ser apelidados como profissionais da área, estejam exclusivamente ligados ao treino. E atletas? Apresenta-me um caso em que ambicione ser exclusivamente nadador durante uma meia-dúzia de anos, perspectivando o seu futuro através da Natação. Aguardo exemplos...

Saudações desportivas

domingo, novembro 28, 2010 10:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prespectivei uma medalha para os 100 bruços e não aos 50


Só não disseste se era nestes campeonatos europeus ou no torneio de abertura da associação onde nada.
A Ana até é uma boa nadadora para o nível português mas medalha nuns europeus absolutos é outra coisa bem diferente e inacessível a qualquer português.

segunda-feira, novembro 29, 2010 6:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Portugueses somos todos, sejamos da natação, do atletismo, da canoagem , do judo ou de outro desporto qualquer, inclusivé do rugby. Há 30 anos atrás a natação estava ao nível dos outros desportos, excepção ao hóquei em patins, isto é, estava no fim da tabela de qualquer competição europeia e mundial. Actualmente vemos campeões mundiais e europeus em muitas modalidades. Vemos finalistas olímpicos e mesmo medalhados ou até mesmo campeões olímpicos em algumas modalidades que há 30 anos estavam ao nível da natação e continuamos a ver os portugueses a arrastarem-se pelo final da tabela classificativa nas competições internacionais de natação.
Pergunta-se: será que os atletas portugueses que não querem treinar bem foram todos para a natação e os que treinam bem foram todos para os outros desportos? parece-me difícil de entender. Será que apenas os nadadores têm problemas com horários escolares enquanto todos os atletas dos outros desportos estão livres da escola? pode ser mas acho difícil. Será que apenas os treinadores da natação tem todas aquelas atribuições já referidas e todos os treinadores das outras modalidades têm uma estrutura organizativa excelente para lhes proporcionar optimização de resultados? não digo que não mas acho muita coincidência.
Pergunto ainda : será que os profissionais da natação preferem continuar a lamentarem-se de tudo e todos, quais Calimeros, porque dessa forma é mais fácil continuarem a não se esforçarem por evoluir e terem sempre alguém, mesmo que imaginário, a quem culpabilizar? acho esta a hipótese mais verosímel mas não descarto todas as já referidas e outras que não tenha referido.

P.S.: não conheço nenhum nadador profissional em Portugal

segunda-feira, novembro 29, 2010 6:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo 6h44pm:

Tem razão nalguns parâmetros, mas esqueceu-se de que os apoios na Natação são menores (culpa dos treinadores e atletas?), para além do nº de horas que requer um atleta de alta competição de Natação ser maior do que na maioria das modalidades que referiu (falta de tempo para treinar, culpa dos treinadores e atletas??). Se está por dentro da modalidade, bem sabe que esta, está muitíssimo mais desenvolvida e que requer mais horas de treino do que a maioria que referiu (competitividade a nível mundial e nº de practicantes).
Dou-lhe dois exercícios relativamente simples:
- como já notei que não é treinador- compare carga horário de treino de todas essas modalidades e praticantes a nível mundial e conclusões;
- Compare apoios (faltam e muito, falta divulgação e mediatismo e só assim poderá ter uma estrutura de gente capaz de lutar em par de igualdade). Pq será que o Rugby evoluiu mais que a Natação (classe social??). O que advém do mesmo?? E o atletismo?

A Natação não evoluiu nesse sentido não por culpa de atletas e treinadores mas sim de quem dinamiza e tem capacidade de gerar grandes mudanças.

Agora diga-me: tem algum atleta a treinar 9 ou mais vezes por semana? É que eu tenho vários e sei que quando lhes peço para fazerem um último esforço numa tarefa exigente, sei também que se não estivessem estado 8 ou 9 horas na univ./escola que renderiam mais. É simples, vejo os resultados de uma semana ou duas de trabalho quando têm aulas e comparo quando estão em Estágio.
Quer melhores exemplos?
Eu não estou satizfeito pelo nosso nível actual a nível europeu e mundial e penso que temos obrigação de estar melhor, mas a grande responsabilidade passa pela "gentinha lá de cima" e não quem anda no cais da piscina que faz o que pode e não pode.

Por último, diga-me o que faz, pq além de ambos escrevermos por detrás do anonimato já sabe para que "causa" me dedico. Quero saber de onde vem esse seu conhecimento de "campo" tão mal aprofundado. Gostaria também de opinar acerca da sua classe profissional.
Culpa erradamente as pessoas que mais se dedicam. E por falar nisso, já tivemos inúmeros casos de quem sabe muito e lecciona nas principais universidade de desporto do País e não conseguiu. Será mesmo por culpa destas duas classes?
Por último, não me estou a lamentar meu caro, mas defendo os meus colegas e meus/seus subordinados fazendo um trabalho melhor ou pior porque sei bem o que é preciso superar para manter atletas ao mais alto-nível, com muito mais dificuldades do que possivelmente algum dia enfrentou.

P.S. - Já que não conhece nenhum nadador profissional em Portugal, coloco-lhe eu a questão - e quantos conhece nessas modalidades que referiu? E quantos profissionais a trabalharem com eles?

Como diz a célere frase - "aceito críticas não de quem saiba muito mas de quem faça melhor".

terça-feira, novembro 30, 2010 3:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home