terça-feira, novembro 30, 2010

Pedro Fontoura Oliveira: “Faltava o espírito”

Texto por Miguel Candeias in Jornal A Bola de 16/11/2010
Único internacional do Belenenses, Pedro Fontoura Oliveira faz balanço após o fim da secção. No novo clube (CNA) nem mensalidade paga.

Três meses após o fim da secção de natação do Belenenses e numa altura em que se aproximam as duas primeiras grandes provas da temporada, Nacional individual e de clubes em piscina de 25 metros, a Bola foi falar com Pedro Fontoura Oliveira, 20 anos, único internacional dos azuis, para saber como foi o momento de saída para alguém que nadou 16 anos pelo emblema da Cruz de Cristo e como resolveu a vida.

A recuperar de complicada lesão num ombro, Pedro ainda foi desafiado a integrar um lote de nadadores a quem o clube apenas passou a emprestar o nome, mas que têm de suportar todos os encargos: treinador, aluguer de piscinas e deslocações. Com outros três colegas rumou à Amadora, onde reside o mais forte conjunto masculino em Portugal.

«A notícia da extinção da secção surgiu no final de Agosto mas, pelo que se vinha a passar, não posso dizer que fosse surpresa. Ainda assim foi um choque. Estava lá desde os quatro anos e foi no Belenenses que aprendi a nadar», refere sobre o fim da modalidade na emblemática colectividade do Restelo. «A equipa reuniu-se e procurámos continuar juntos. Houve até uma espécie de manifestação na piscina com simpatizantes da modalidade. Fez-se depois uma reunião com os membros da comissão de pais para serem expostas as hipóteses de futuro. Que eram algumas, dado existirem vários e bons clubes em Lisboa: Amadora, Benfica, Sporting, Algés, Colégio Vasco da Gama. A maioria procurou ver o que seria melhor para nos receber em peso, na tentativa de, tanto quanto possível, nos mantermos unidos. Já não éramos muitos, por isso, esse peso nunca seria muito grande», conta Pedro que com três colegas integrou o Natação da Amadora.

Neste último encontro da equipa foi grande o sentimento de tristeza? «Não muito. Era mais sentimento de raiva para com a prepotência da direcção, do que tristeza. Já estávamos mais ou menos conformados com o desfecho. Foi pena ter de sair ao fim destes anos todos, mas estou numa altura da carreira em que já não posso andar em experiências», responde.

Foi então por isso que não quis integrar esse grupo auto-suficiente? «Para mim aquilo já não era o Belenenses. E todos os que saíram pensavam assim. Era só o nome, faltava-lhe o espírito. E não me dava as condições de que necessito para atingir os objectivos que pretendo. Saltam de um lado para o outro para treinarem. Não foi por questões financeiras que mudei, mas têm sempre algum peso. E na Amadora não tenho de pagar qualquer mensalidade. No entanto, devo dizer que desejo toda a sorte à actual equipa do Belenenses, um clube onde sempre me senti em casa e fui bem tratado por toda a gente. Menos por certas direcções, mas isso já é outra história…»

Recebido de braços abertos
Da amizade com Poliakov à frustração por (ainda) não ter podido nadar pelo novo clube.

Antes de se decidir pelo Natação da Amadora, a sua primeira opção, Pedro Fontoura Oliveira ainda aguardou pelo rumo do ex-treinador do Belenenses, Slava Poliakov. «Esperei algum tempo, mas a partir do momento em que já não tinha hipótese de encabeçar a nova equipa técnica do Belenenses nem integrar nenhum clube perto, tive de tomar uma opção. Foi com agrado que soube que havia ido para treinador nacional de águas abertas na FPN e desejei-lhe toda a sorte nesta nova etapa», revela Pedro, que mantém grande amizade com Poliakov. Já na Amadora…

«Fui recebido de braços abertos. Até por ser mais próximo de casa, pareceu-me a melhor opção. O treinador [Filipe Coelho] tem provas dadas em resultados. Nos últimos Jogos teve três nadadores na Selecção. E é dos poucos clubes de Lisboa sem problemas de logística. A equipa é muito forte, competitiva, aspectos com que não contava há muito. E há pelo menos dez atletas que passaram pelo Belenenses. Infelizmente, devido à lesão no ombro que degenerou em tendinose [agravamento de tendinite] este ano não poderei ajudar o clube no Nacional. Vontade não me falta mas… terá de ficar para a próxima época.»

Plano e orçamento aprovados
Unanimidade na AG da FPN, aberta pelo presidente Paulo Frischknecht com note de solidez.

Com um total de 21 dos 31 delegados representando associações distritais e regionais, clubes, treinadores, atletas e árbitros presentes, bem como a maioria dos membros da Direcção, a Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Natação, reunida no último sábado num hotel de Lisboa, aprovou por unanimidade o Plano de Actividades e Orçamento para 2011. Orçamento que, nas palavras do presidente da FPN, Paulo Frischknecht, «pretende manter a solidez económica da Federação, procurando alcançar resultados positivos, sem pôr em causa o funcionamento operacional e institucional», conforme referiu na sua nota introdutória.

«O objectivo desta proposta de orçamento procura um compromisso entre a eficiência na utilização dos recursos e o desenvolvimento das actividades da FPN em 2011, com a manutenção de uma sólida capacidade financeira e consequente sustentação económica», reforçou o líder federativo. Tendo por meta a participação de equipas das diferentes disciplinas aquáticas em todas as provas continentais que dispute, Frischknecht esclareceu que a prioridade da sua direcção em 2011 será «evitar a descrença que atravessa o país real, tentando poupar a natação nacional às agruras que fustigam tantas áreas da sociedade portuguesa e restaurando a confiança indispensável à obtenção dos desejados resultados». Tudo isto sem perder de vista «a possibilidade de concretização dos projectos estruturais» assumidos pela actual direcção federativa, nomeadamente os que respeitam à sede social e centro de alto rendimento.

Etiquetas:

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apenas dizer que o Pedro não era o unico internacional do CFB. Pelo menos mais 2 sendo um deles a própria irmã , Susana Oliveira e Miguel Saraiva.

quarta-feira, dezembro 01, 2010 6:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me que para além dos 2 nadadores já referidos ( Susana e Saraiva ), havia na época passada no Belenenses outros internacionais como seja a Isabel Abreu, penso que o Tioma chegou a ser nas AA e penso que a Lara Pinheiro também o foi nas AA, ainda que não tenha a certeza destes 2 últimos. No entanto sendo bom haver notícias de natação nos media há que ver que por vezes os jornalistas não estão bem informados e cometem erros como esse de dizer que o Pedro era o único internacional do Belém. Na verdade até havia ainda o Rola que foi internacional pelo país dele, Angola, tendo mesmo participado no campeonato africano.

quarta-feira, dezembro 01, 2010 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, mas já sabemos que os jornalistas costumam simplificar em demasia as coisas, muitas vezes acabando mesmo por as distorcer.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 1:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pedro.Podes-me explicar como e quando é que a tua irmã Susana Oliveira ganhou direito à renovação do estatuto de alta-competição para a época 2010-2011.De acordo com o publicado no site do I.D.P.Obrigado.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Colsultei o sitio do IDP onde consta o nome dos atletas com contrato programa de alta competição e reparei que não estão lá o nome de três atletas do SPORTING.Passo a citar:Maria Carolina Rosa, Alex Santos e Mafalda Beleza.Foi por engano ou será que foi arranjada mais uma chinezi-se para estes atletas à boa maneira da comlicidade entre a Federação eo Sporting que cada vez se faz sentir mais na natação em Portugal

quinta-feira, dezembro 02, 2010 11:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é a vergonha do costume
mais um, só mais uma "manobra" da FPN

quinta-feira, dezembro 02, 2010 4:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 11:02
o Pedro não é porta-voz da Susana pelo que é descabida essa pergunta revelando uma total idiotice.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 5:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 11:19
o contrato-programa como o próprio nome indica é um contrato pelo que é feito entre 2 partes. Poderá ser que alguma das partes não esteja interessado em assinar esse contrato ou que por motivos extra desportivos alguma das partes não esteja em condições de ser proposto o tal contrato.
As coisas não são assim tão simples. Isso é nos cadetes e na instrução primária. Com o andar do tempo e das idades pode haver um conjunto de circunstancias que sejam obrigatórias para se propôr um contrato e é preciso que a parte a quem é proposto, e não imposto, aceite o contrato proposto.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"é a vergonha do costume
mais um, só mais uma "manobra" da FPN"

Importa-se de elaborar?

quinta-feira, dezembro 02, 2010 7:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por favor explica devagarinho que eu sou de compreenção lenta.Qual é a base legal que a Susana tem estatuto até 2011.Se me explicares como foi eu aceito.Caso contrário fico a pensar que isto é uma seita sem razão onde tudo tem explicação cara amigo.Com todo a respeito que mereçe a Susana que é uma excelente menina.Ela não tem culpa.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E a Maria Miguel Veloso?Quando é que fez estatuto a época passada.Que eu me lembre não sei quando.Mas posso estar enganado.Quem me tira a duvida por favor!Obrigado.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 8:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 5.37.00pm.Para ter estatuto de alta-competição é preciso assinar um compromisso com a federação, atleta(ou pai caso seja menor)e IDP.Ora isto só acontece quando o atleta cumpre o dec.272/2oo9.Neste caso a Susana não fez esses tempos.Nem de perto nem de longe.Por isso foi mais uma manobra da FPN á boa maneira deste Pais.Perdoem-me se estou errado, mas acho que estou certo até explicação em contrário.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 8:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 8:08
pelo menos acertaste na primeira parte do teu comentário quando dizes que és de compreensão lenta. Quanto ao facto de pedires ao Pedro que te explique já te foi dito que o Pedro é irmão mas não porta-voz pelo que se quiseres que alguém te explique estás a perguntar à pessoa errada.

Quanto ao facto de haver ou não seitas isso cada um persegue os seus fantasmas e pelos vistos os teus são mais de origens IURD's ou semelhantes mas isso é problema teu.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 9:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para sossego do anónimo das 8:19 desconheço se houve ou não alguma manobra por parte da FPN. Pessoalmente acho que não mas desconheço. Desconheço também se a Susana fez ou não fez os tais tempos do DL citado e desconheço até se é esse o único DL que dá força de Lei aos factos que permitam ingressar no tal estatuto que referes. Sei no entanto que nem a Susana nem ninguém ligada a ela, seja familiar ou do clube que representava, pediu fosse o que fosse a quem quer que seja para lhe ser atribuído o tal estatuto que falas e ainda sei mais: ainda que tenha sido convidada a assinar o tal contrato de que falas , só depois de vários meses terem passado e só depois de resolver outras questões muito mais importantes é que se predispôs a assinar o contrato de que falas, contrato esse que, a exemplo do que já viu bem de perto pois o irmão também o assinou há uns 2-3 anos, não lhe dá na prática regalias. Até porque se alguma regalia importante tivesse essa era relacionada com os estudos e muito mais regalias dá o estatuto de aluno de vintes do que o estatuto de alta competição.

Cumprimentos e para mim assunto encerrado.

quinta-feira, dezembro 02, 2010 10:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Ora isto só acontece quando o atleta cumpre o dec.272/2oo9.Neste caso a Susana não fez esses tempos.Nem de perto nem de longe"


Não, não acontece só assim. Informe-se como deve ser, que é para não vir aqui armar confusão.

Agora, outra coisa que também acontece é que o IDP ofereceu à Susana, tal como a muitos outros nadadores e nadadoras que fizeram por o merecer, a hipótese de assinar o contrato que permite o ingresso no Regime de Alto Rendimento.

De resto, por que razão se está a falar aqui deste assunto?

quinta-feira, dezembro 02, 2010 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas quando é que a Susana cumpriu o programa que lhe deu acesso ao estatuto de alta competição.Quando?Eu sei que a Susana não precisa do estatuto para nada pois é uma excelente aluna, todos nós sabemos.O que eu quero dar relevãncia é á FPN como gere estes casos com total desrespeito por quem na realidade trabalha árduamente para conseguir tal feito.Será que também aqui está o tal critério que diz".....para além destes critérios cabe ao selecionador nacional fazer o que bem entender".Isto está acima de tudo o que é passivel de se compreender.Por isso eu digo que qualquer semelhança com uma seita é pura realidade!Agradeço esclarecimentos sobre a legalidade deste estatuto ou foi para sacar mais uns euros ao IDP.

sexta-feira, dezembro 03, 2010 8:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

TRETA:CONVERSA DA TRETA:O IDP NÃO OFERECEU NADA Á SUSANA PORQUE A SUSANA NÃO PRECISA DOS FAVORES DO IDP.A FEDERAÇÃO E QUE PROPOS AO IDP.POR ISSO A PERGUNTA É ESTA PORQU~E A´SUSANA E NÃO A OUTROS ATLETAS QUE CONCERTEZA BEM MERECIAM MAIS PELOS RESULTADOS DESPORTIVOS ALCANÇADOS.ISTO É MESMO UMA SEITA.FEDERAÇÃO E IDP.

sexta-feira, dezembro 03, 2010 10:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 10.44.00pm de 02.12.2010, já que sabes tanto, qual foram os outros atletas que o IDP ofereçeu o contrato e qual os motivos para tal.Que eu saiba Portugal é um estado de direito.Poquê as estes e não a outros? Ou existe os amigos e os enteados, assim não.As atitudes ficam com quem as pratica e neste caso com a FPN.

sexta-feira, dezembro 03, 2010 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó seus imbecis, se querem saber qual é a legislação procurem-na. E se querem perguntar a alguém, perguntem a quem sabe, entenda-se, não perguntem num blog de notícias.

A Susana, tal como muitos outros, cumpriu os critérios. Portanto, à Susana, bem como a todos esses outros, foi proposto um contrato, contrato esses que permite o acesso ao Regime de Alto Rendimento.

E mais uma vez, se querem saber quais são esses critérios, procurem-nos, não venham aqui pedir que lhes façam a papinha toda, e insinuar que há ilegalidades se ninguém a faz por vocês.

sexta-feira, dezembro 03, 2010 11:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home