quinta-feira, dezembro 23, 2010

Sara Oliveira: "Não me sinto a melhor de sempre"

Entrevista de A.F. in Jornal O Jogo de 22-12/2010
Sara Oliveira somou mais uns pontinhos ao seu estatuto no Campeonato do Mundo de piscina curta, disputado no Dubai. Esteve melhor do que nunca nas provas - 50, 100 e 200 metros - da sua especialidade, a mariposa, e assim caíram três máximos nacionais. Abrilhantados com duas entradas em meias-finais. Por isso, a sua análise não surpreende: "O balanço é positivo. Cumpri o objectivo fixado a meio da época, após os Europeus. Tive umas férias curtinhas e traçámos objectivos a pensar alto. Os recordes foram planeados e bem conseguidos."

Depois disto, há quem a eleja, aos 25 anos, a melhor nadadora portuguesa de todos os tempos. Sara gosta da ideia, mas faz uma reflexão pertinente sobre a distinção: "Não me sinto com esse estatuto, porque é tudo muito rápido. Somos hoje e rapidamente deixamos de o ser. Já houve grandes nadadoras em Portugal, mas as pessoas olham sempre para as coisas mais próximas. Com estes resultados, aceito que me classifiquem assim e fico satisfeita."

A portista está a meio de um ciclo olímpico, entre Pequim'2008 e Londres'2012. Com as etapas bem balizadas: "A primeira oportunidade para tentar obter os mínimos será em Março. Queremos 'despachar' já este objectivo, até porque será diferente. São tempos que constituem, nos 100 e nos 200, recordes nacionais. Vai ser um trabalho árduo, e não vai ser fácil. Nos 100, estou a menos de duas décimas e, aos 200, a cerca de um segundo e meio."

Após mais duas épocas, há um grande objectivo a alcançar: "Quero fazer mais nestes Jogos do que fiz nos outros. Em Pequim, bati os recordes nacionais, mas agora quero entrar nas meias-finais, que é algo nunca alcançado pela natação feminina portuguesa. É por isso que vou lutar."

Recorda o passado e, lucidamente, opta por não fazer planos. "Não pensava, há anos, chegar até aqui, mas a natação mudou muito. Aos 18 anos, quis abandonar. Depois fui para o Brasil em quando disse que já estava velha para isto, o treinador do meu clube de lá riu-se e mostrou-me mulheres mais velhas, de 28 e 30 anos, casadas e com filhos, a fazerem bons resultados. Aprendi que ainda tinha mais anos pela frente e que podia evoluir."

Até quando? Sara Oliveira dará essa resposta a curto prazo.

"É preciso recusarmos tanta coisa bonita"
Sara Oliveira consegue ser melhor lá fora do que cá dentro. Eis a explicação: " Quando era jovem, isto não acontecia. Ficava frustrada e lembro-me que um Europeu de juniores me correu tão mal que cheguei a pensar em não voltar a competir lá fora. Ganhei maturidade. A nível internacional, a parte psicológica é fundamental. Temos de ficar calmos e concentrados e abdicar de tanta coisa bonita e que nos é oferecida, como passeios e cabeleireiros, até ao dia da prova. Depois, sim, há que aproveitar todas essas coisas."

"Não quero lá voltar"
Sara Oliveira veio satisfeita com o aspecto desportivo, mas revoltada com aspectos "culturais" do mundo árabe: "Já tinha feito um estágio no Kuwait e não me senti a pessoa mais bem aceite do mundo. Só podia ir à piscina numa hora em que a equipa de pólo aquático acabava o treino. Começava a tirar a roupa e não me sentia nada bem." A nadadora revela perplexidade por vários factos: "Acho estranho que este estágio tenha sido realizado no Kuwait, porque o xeque ofereceu condições à nossa Selecção. Como é que oferecem tanta coisa e depois bloqueiam tanta coisa às mulheres? Se as mulheres daquele país não podem fazer desporto, porque é que fazem ofertas a uma selecção que inclui mulheres?" Sara rematou sem papas na língua: "Não me senti nada bem. Era a única rapariga na equipa e motivo de brincadeira. Não perceberam que, sendo mulher naquele país, sou maltratada. Já me custava ver muitas mulheres escondidas e maltratadas. Não gostava muito de lá voltar."

O FC Porto, as colegas de equipa e Marta Marinho
Pouco antes de rumar ao Mundial, Sara Oliveira esteve ao lado das colegas de clube para a conquista de mais um título nacional colectivo. Uma equipa que lhe merece todos os elogios: " A equipa está cada vez mais forte e mais unida. É a melhor equipa de sempre, e espero que o vá ser para muitos anos. Criaram-se laços muito fortes, em amizade e resultados desportivos, e como eles apareceram, nós continuamos a evoluir e a equipa vai-se manter, porque nenhuma desanima ou se desmotiva. Puxamos umas pelas outras. Apesar de a natação ser um desporto individual, é preciso ter companhia para treinar ao mais alto nível, e nós conseguimos criar isso no FC Porto." Quanto à nova coqueluche portista, Marta Marinho, a número um do clube já não tem dúvidas quanto ao seu valor: "Vejo um óptimo futuro para ela a nível internacional, porque tem uma enorme força de vontade para ser cada vez melhor. É essencial não ter medo de querer sempre mais. Ela vai ser olímpica e irá alcançar grandes resultados."

"Faz falta para captação"
A sempre recordada piscina que o FC Porto não possui foi evocada por Sara Oliveira: "A equipa tem as melhores condições do País para treino, numa piscina de 50 metros. Faltam as escolinhas, onde eu nasci. Falta uma piscina no FC Porto para haver natação para todos, e o clube deixou de ter o local para captar os futuros campeões."

- Links da Entrevista: 1ªParte / 2ªParte / 3ªParte / 4ªParte / 5ªParte

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem Sara! Que entrevista digna!

Gostava de sizer algo sobre a Marta Marinho:

Esta atleta vai dar muito que falar e é representativa do estado da Natação em Portugal. Todo, repito, TODO o esforço é feito pelos Clubes, incluindo aqui óbviamente a Atleta e a sua familia.

Reactivamente aparece o estado (FPN, IDP, SED) numa função de "intermediário comercial" a emitir bilhetes de viagens aqui e ali, com critérios (muito) pouco claros, e com os seus agentes a reivendicarem os créditos dos sucessos nos jornais "do regime" com a mesma falta de pudor com que se demarcam dos resultados menos bons, em politicas jogadas de marketing, que se vão tornando cada vez habituais na nossa sociedade.

Parabéns Sara, Boa sorte Marta.

Boas festas para todos

quinta-feira, dezembro 23, 2010 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns GRANDE Sara Oliveira!

Não só pelos resultados, mas também pela forma directa e humilde como fala, sabendo perfeitamente que apesar de bater recordes, estes são recordes bastante acessíveis, e ainda se tornam mais acessiveis a MULHERES como esta, pois apesar de todos fazerem dela a melhor do mundo, ela tem a honestidade de reconhecer a superioridade do Diogo Carvalho e Duarte Mourão a nível internacional.

A "Coqueluxe" devia colocar os olhos na capitã e melhor nadadora de sempre no FCP, e tentar seguir-lhe as pisadas, não só a nível de resultados, como de atitude e humildade, pois não será certamente a colocar-se em bicos de pés perante todo o mundo que que largará os recordes que valem 40º em provas de médio nível internacional.

Feliz Natal e mais uma vez, PARABÉNS SARA! É por isso que tu foste e vais mais longe!

quinta-feira, dezembro 23, 2010 10:28:00 da manhã  
Anonymous barbatinhas said...

humildade...

quinta-feira, dezembro 23, 2010 3:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há que realçar o tom sincero da entrevistada sobre os múltiplos assuntos falados mas o que mais me apraz realçar, não desportivamente mas como cidadã ( que a meu ver é muito mais importante ), é a referência à realidade das mulheres Koweitianas. É preciso ser alguém da natação para não ter medo de falar verdade. Também deve ser por exemplos destes que se considera que a natação é uma grande escola em Portugal independentemente dos resultados desportivos serem melhores ou menos bons.

quinta-feira, dezembro 23, 2010 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já saiu a convocatória do estágio da selecção absoluta:
Alexandre Agostinho
Portinado
Ana Rodrigues
AEJ
Alexis Santos
SCP
Marta Abreu
FCP
César Faria
ADBA
Marta Marinho
FCP
Diogo Carvalho
CGA
Nádia Vieira
Gesloures
Duarte Mourão
CNA
Sara Oliveira
FCP
João Carvalho
FCP
João Gigante
CNA
Jorge Maia
GDNVNF
Luis Pinto
CNF
Luís Vaz
GDNVNF
Nuno Quintanilha
CNCVG
Paulo Santos
FCP

quinta-feira, dezembro 23, 2010 8:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o pedro agostinho do sporting nao foi convocado?? :O

quinta-feira, dezembro 23, 2010 11:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este estagio é da selecção absoluta!

O Pedro será convocado provavelmente para o estagio da selecção Senior Jovem no inicio de janeiro

sexta-feira, dezembro 24, 2010 12:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Marta Abreu, João Carvalho, Jorge Maia, Paulo Santos, Nuno Quintanilha e Luis Pinto???

sexta-feira, dezembro 24, 2010 1:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

és o meu idolo marta marinho!

sábado, dezembro 25, 2010 2:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na entrevista faltou realçar que a Sara é licenciada em Ciencias do Desporto pela Universidade do Porto, o que lhe permite ver o processo de treino, nomeadamente o planeamento e periodização, com outros olhos. Isso faz toda a diferença meus amigos!

sábado, dezembro 25, 2010 6:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

" ...Faltam as escolinhas, onde eu nasci. ..." n será necessário...

segunda-feira, dezembro 27, 2010 1:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sara, Porto e Zé Silva, uma triologia de sucesso garantido!!!!!

segunda-feira, dezembro 27, 2010 11:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo de Quinta-feira, Dezembro 23, 2010 10:28:00 AM

reletivamente a dica sobre a coqueluche o fcp, concordo plenamente!falta-lhe muita humildade!!

terça-feira, dezembro 28, 2010 12:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FCPorto, a melhor equipa de sempre a nivel nacional ...

sexta-feira, dezembro 31, 2010 11:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home