terça-feira, março 25, 2014

Entrevista de Pedro Oliveira à Swimming World Magazine

Entrevista de Pamela Roberts para o site da Swimming World Magazine
Mesmo tendo competido nos últimos 6 anos nos EUA e com 2 Jogos Olímpicos no seu curriculum, o nadador português Pedro Oliveira ainda é relativamente desconhecido na comunidade da natação mundial.

Oliveira contudo continua a ser uma presença regular no circuito internacional desde os Campeonatos do Mundo de 2007. Recentemente, fomos ter com o Pedro e ver o que ele tem andado a preparar.

Depois de se graduar em ciência do desporto na faculdade de Louisville em 2012 ele descreve que o seu principal objectivo é “Fazer pelos outros, o que os meus treinadores fizeram por mim. Devolver ao desporto aquilo que ele me tem dado.”

Segundo Oliveira e apesar de não existir uma grande cultura desportiva no seu país que é Portugal. (tirando a paixão que existe pelo Futebol) “Tudo aquilo que posso fazer é dar a conselhos aos mais novos e partilhar as minhas experiencias e todas aquelas oportunidades que o desporto foi dando.” disse Oliveira à Swimming World.

“Eu encorajo qualquer pessoa a juntar-se a uma equipa de natação e começar a nadar independentemente do seu grupo etário. Nadar, é simplesmente bom para qualquer um e fazer parte de uma equipa trás consigo vários benefícios sociais.

Fora da piscina Oliveira tem um emprego em par-time no Louisville Metro Parks and Recreation onde se dedica á natação adaptada. Um trabalho que não só inclui soldados feridos em combate mas também pacientes com síndrome de down.

Mesmo tendo muita coisa a acontecer na sua vida, um objectivo a longo prazo para Oliveira é competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “ Concretizar isso e ir lá para competir. Tentar atingir um top 16…depois um top 8.”

Preciso de competir mais mas é complicado por causa do trabalho e de todas as despesas que as viagens englobam. Nos Campeonatos do Mundo do verão passado, onde ele ficou de fora das semifinais, Oliveira diz que terminou a competição “devastado”. “Não só com a minha performance, mas sobretudo pelo futuro incerto. Eu não tinha planos acerca do que fazer na vida real.”

Contudo, ele arranjou formas de ultrapassar a devastação.
“Desde essa altura que tenho um novo patrocinador, Infinit Nutrition, mantive a FINIS, tenho um novo clube em Portugal e um Part-Time que adoro.” “Foi um grande alívio encontrar opções e respostas para os problemas da minha “vida real”! “ É óptimo ser nadador enquanto se é novo e os teus pais ou a tua bolsa escolar cobre tudo. Quando tu te tornas adulto, as coisas começam realmente a complicar sobretudo, quando não tens apoio financeiro.”

Oliveira mantem-se a treinar em Louisville Kentucky e focado em ficar cada vez mais rápido na piscina. Ele tem vindo a estabelecer novos recordes pessoais nos 50 e 100 costas e 50 livres.

“Pequenas vitórias fazem-te continuar.”

Num futuro próximo, Oliveira planeia competir no Arena Gand PRIX em Mesa e Charlotte, no Open de Espanha em Abril e finalmente nos Campeonatos de Europa de Piscina Longa em Berlim em Agosto.

Etiquetas: ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No 4º parágrafo o PO dá conselhos, esse concelho é municipal. Estas regras aprendem-se no 2º ano mas a malta come muito queijo e esquece as coisas importantes como escrever em português.

terça-feira, março 25, 2014 2:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fez bem em assinalar o erro, mas parece-me que não o fez da forma mais correta.
O único comentário que consegue fazer a este texto é relativo a um erro ortográfico? Ainda por cima sente a necessidade de "gozar" com o mesmo? Enfim...há pessoas que precisam mesmo destas coisas para se sentirem "grandes"...

Parabéns ao Pedro Oliveira pela carreira, pela persistência, pelo que alcançou em nome do nosso país, pela entrega que mostra à modalidade, e por querer retribuir.
Espero que alcance os seus objetivos.

terça-feira, março 25, 2014 4:19:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Como é óbvio o erro ortográfico não foi do Pedro.
A entrevista foi feita em inglês e o tradutor (a quem eu agradeço a ajuda) deixou passar este erro. As minhas desculpas por ter também deixado passar… Obrigado pela atenção.

terça-feira, março 25, 2014 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É obvio que não foi o PO que escreveu, mas mesmo que fosse o que é que isso lhe tirava valor desportivo. Olhem o Ronaldo ... tem 2 ou três bolas de "oiro" e não no entanto é só "calinadas"

Para já não falar no Jebus do SLB

quarta-feira, março 26, 2014 7:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns PO, Portugal e o desporto é que te devem muito pelo teu talento e empenho, és grande.

quarta-feira, março 26, 2014 11:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home