quarta-feira, agosto 01, 2012

Londres’12: Recorde Nacional para Pedro e Diogo novamente à porta da meia-final

O quinto dia de natação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ficou marcado pelo recorde nacional de Pedro Oliveira nos 200C e pelo “quase” apuramento de Diogo Carvalho para a meia-final dos 200E.

Pedro Oliveira 20º nos 200C com recorde nacional
O nadador da Universidade de Louisville nadou em 1:58.83, classificando-se em 20º lugar. O registo obtido melhora de longe o recorde nacional que lhe pertencia desde os últimos Europeus de Debrecen onde nadou em 1:59.72. Pedro Oliveira estabeleceu assim o seu 8º recorde nacional desta prova. O tempo de acesso à meia-final fechou em 1:58.22. Pedro Oliveira despede-se assim de Londres, onde participou também nos 200M (22º).

Diogo Carvalho 18º nos 200E
O nadador do CGA nadou em 2:00.40, classificando-se em 18º lugar, ficando fora da tão ambicionada meia-final por apenas 12 centésimos de segundo. Recorde-se que em Pequim também tinha sido 18º e ficado a 9 centésimos da meia-final. O seu recorde nacional de 1:59.51 dos Mundiais de Xangai 2011 não ficou perto já que o parcial de costas foi acima daquilo que era esperado (31.05). Diogo Carvalho despede-se assim de Londres, onde participou também nos 400E (26º), com a melhor classificação portuguesa até ao momento.

- Resultados em Directo da Natação JO Londres 2012
- Report BA Portugueses: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04

Etiquetas: , ,

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao dois atletas! FORÇA PORTUGAL!

quarta-feira, agosto 01, 2012 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mostra bem a qualidade da natação em portugal... um recorde nacional não conseguir estar numa meia final de uns jogos olímpicos... Não entendo como ninguem faz nada para melhorar a natação em portugal... e no fundo os atletas são os menos culpados nisto tudo, aliás, são de certa forma vitimas dos treinadores e dirigentes mediocres que temos... sem esquecer o miseravel sistema educativo portugues... Portugal é uma autêntica República das Bananas, metade destes atletas se tivessem nascido nos EUA, China, Rússia, FRança e até mesmo Brasil e Japão eram nadadores de finais olímpicas... Este país é um nojo autêntico...

quarta-feira, agosto 01, 2012 2:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se é 1 pais nojento baza daki e vai para outro. ou entao nao venhas para aki falar a parva k nao vai adientar nada.

quarta-feira, agosto 01, 2012 5:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 5:23:00 PM

Quem não o acha é pq anda a dormir... Na política é o que se vê , corrupção até dizer basta , que por sua vez estraga várias áreas e actividades, incluindo o Desporto. Já para n dizer a mentalidade da sociedade portuguesa... Mas enfim.. se achas que Portugal funciona bem é porque és um deles ... Mas como eles não escrevem com "k's" , penso que n deves ser um dos abutres deste país... Por isso não entendo essa tua defesa, se o que eu disse fosse mentira... Mas não, é a mais pura verdade.

quarta-feira, agosto 01, 2012 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez nos falhanços e perante uma serie de circunstancias a culpa é sempre dos atletas que não cumprem ou não conseguem cumprir o plano de trabalhos...
Alguém me sabe dizer em que clube existe a possibildade de SUBMETER os treinos ao horario escolar do atleta e talvez assim poder cumpri-lo na integra!?
Que eu saiba os treinadores também difcilmente estarão disponiveis a tempo inteiro (2º emprego) e apesar das desculpas por eles apresentadas baseadas sempre em grandes certezas tecnicas...........
treinar às 6.30h da manhã e voltar a chegar a casa às 23h tecnicamente é do melhor que há!

quarta-feira, agosto 01, 2012 11:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas têm que começar a pensar antes de falar, ou escrever, em Portugal desporto é futebol. final, Depois de 4 em 4 anos fala-se nas outras modalidades, mas é escasso e curto.
è importante que as pessoas pensem no desporto e não só, aquando dos JO mas também durante todo o ano, senão vejamos;
Portugal é o 2º país com maior txa de obesidade nos jovens ( dados da OCDE), solução governamental,proposta, Educação Fisica deixa de contar para a média final do secundário, excelente medida para promover o desporto e sobretudo a Educação Fisica, que não é sinónimo de Desporto. Outro exemplo as faculdades de Desporto (ex; FMH, vejam a atitude que têm para com os alunos desportista de mérito, se com estas é assim entâo como é com as outras.
PS: Os resultados desportivos nuns JO, são o produto final da politica educativa/desportiva de um país ao longo de gerações e não produto de uns palpites de cromo que se pretua no poder, que se demite e depois já não, que afirma que estamos em presença da melhor selecção e depois já não estamos, enfim, não se esqueçam que quando votam tb votam nestas questões, depois não se queixem.

quarta-feira, agosto 01, 2012 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo que diz que Portugal é um nojo só digo isto: Portugal não é nada excepto aquilo que os portugueses fizerem para ser. O mesmo se aplica a todos os outros países em relação aos seus nacionais.
Quanto ao facto dos horários escolares em Portugal não facilitarem a progressão no desporto e nomeadamente na natação, não é que discorde mas também não tenho a certeza de que esse seja o facto pois por acaso nestes JO 3 nadadores portugueses estudam fora de Portugal ( 2 nos Estados Unidos e 1 em Espanha ) e por acaso, ou talvez não, a melhor classificação de um nadador português nestes JO é obtida por um nadador a viver em Portugal.
Também não tenho a certeza que os estudo prejudiquem assim tanto os nadadores portugueses que se apresentam nos JO pois ao fim de 5 anos ainda andar no 1º ou 2º da universidade, ou demorar mais de 10 anos a completar um curso superior, qualquer que ele seja, não revela muito interesse pelos estudos. Cada um sabe o que quer para si, e os nadadores são livres de optarem por descuidar, ou até suspenderem, os estudos mas não podem é depois argumentarem que os estudos os prejudicam no desporto já que na verdade não estudam.
Pela minha parte continuo a não saber a razão pela qual Portugal não consegue dar o salto na natação. Quando vemos países como a Jamaica ou Ilhas Caymão com nadadores em finais e meias-finais, quando vemos já nadadores pretos a ganharem medalhas ( e isto não é numa base de racismo mas a contradizer que os pretos não podem ser bons nadadores pelo facto das sua constituição física os impedir de o serem ao contrário por exemplo do que sucede com provas de corrida onde se diz que a sua constituição física os beneficia em relação aos brancos ), quando vemos pequenos países como o Luxemburgo a obterem grandes resultados para já não falar na potência que é a Holanda com uma população inferior à de Portugal, quando vemos países que há 20 anos eram do nível de Portugal e agora estão bem à frente, pergunta-se porquê, porque é que isto acontece? dos atletas a culpa não é concerteza pois esses esforçam-se bastante mas que deve haver uma razão deve.

quinta-feira, agosto 02, 2012 9:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Resumindo:

Estamos nos JO, sem o futebol que não foi apurado. Em termos de resultados, esta edição está a ser ZERO. E isto em todas as modalidades!!

Os atletas e treinadores são os unicos sem culpa, que fazem o que podem.

É um facto que os resultados na natação estão muito longe de serem positivos, apenas tivemos 1 RN. Será um balanço fraco, mas é uma boa oportunidade de se limpar a casa e tentar fazer as coisas como devem ser nos próximos 4 anos.

Ontem ouvi um comentário muito interessante: os atletas portugueses, na sua grande maioria, não apontam o pico de forma para os JO, pois têm de o fazer para outras competições a fim de tentar os desejados mínimos. Ou seja, um Europeu/Mundial torna-se mais importante, fazendo com que os Olímpicos fiquem para um "foi bom cá estar".

Assim não poderá ser. Em 4 anos, o ponto máximo da forma tem de ser nos Olímpicos! Há que ter coragem para não andar a fazer picos de forma despropositados.
Mas coloca-se uma questão: Apontando o pico de forma para os Olímpicos, será que na natação alguém consegue os mínimos?

quinta-feira, agosto 02, 2012 9:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em Portugal desporto é futebol, mas noutras modalidades como triatlo, judo, atletismo , Portugal consegue resultados mto positivos a nível mundial ... e todas têm os mesmos apoios e incentivos ( nenhuns...) que a natação... Na natação nem uma meia final... os horarios escolares poderão ter influencia mas n acredito que impeça alguns bons resultados a nivel internacional.. Há nadadores que conseguem conciliar e não obtêm resultados... E não se esqueçam que temos 3 nadadores no estrangeiro, e que devem ter bastante facilidade em conciliar estudos/natação , e mesmo assim não conseguem no minimo uma meia final... O problema penso q reside na metodologia do treino e fraca qualidade de técnicos comparativamente com os técnicos das grandes potências.. é a única explicação... Africa do Sul, Trindad e Tobago, Jamaica, LUxemburgo (país minusculo) têm atletas em finais e meias finais ... A Holanda , país de futebol, com uma população mto inferior á nossa, ja teve e continua a ter grandes nadadores de renome internacional, estando em finais e meias finais com alguma frequencia...

quinta-feira, agosto 02, 2012 1:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O grande objectivo dos nadadores portugueses presentes era mesmo estar nos JO.
A Natação Pura é a modalidade mais competitiva de todas. Comparar os nossos nadadores a Phelp's ou Lochte's que são profissionais com altos rendimentos, e conseguem ir lá para dar o seu melhor e "just have fun" é de gente que não sabe do que fala.
Por outro lado dizer mal dos praticantes de modalidades X, quando há tantas modalidades que nem estão representadas é de mau gosto.
Portugal tem resultados (não na natação em particular, mas em todas as modalidades) bons demais para a politica desportiva que não tem.
Todos os atletas Olímpicos portugueses são heróis, e estou certo que ninguém mais que eles quer mais e melhor.

domingo, agosto 05, 2012 6:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home