domingo, maio 04, 2008

Diattchine vence a “reboque” de David Davies

Vladimir Diattchine repetiu a vitória russa de ontem de Larissa Ilchenko e repetiu também o feito de este ser o seu 3ª título mundial nesta distância (2003, 2007 e 2008), tal como Ilchenko (2006, 2007 e 2008).

De qualquer forma, e há imagem de ontem foi um britânico a liderar a prova de principio ao fim. Grande prova de David Davies (terminou em 2º), numa primeira fase a tentar descolar de Valério Cleri (terminou em 8º) e mais tarde de Thomas Lurz (terminou em 3º). Viu-se muitas vezes o britânico a tentar isolar-se com muitos ataques em zigzag, mas sem efeitos práticos. Só à entrada do último retorno (cerca dos 9600 metros) se percebeu que os 3 primeiros lugares estavam definidos. No toque final, Davies menos experiente que Diattchine perdeu por 3 décimos, muito por culpa do maior número de vezes que tirou a cabeça da água para se orientar, deixando espaço para o russo brilhar onde é mais forte.

A 2ª nota de grande destaque da prova esteve relacionada com a performance Grant Hackett que acabou por ser bastante negativa. O australiano passou grande parte da prova entre o 4º e o 8º lugar, numa zona do grupo dianteiro onde as distancias eram mínimas. Ouviram-se vários apitos dos árbitros, sendo que aos 9km Hackett foi advertido pela 2ª vez, apanhando assim cartão vermelho (ver declarações). Esta situação foi causada com a insatisfação de Hackett para com os contactos sucessivos de Thomas Lurz na disputa da melhor “cola” dos nadadores da frente. Mesmo assim Hackett terminou em 15º mesmo atrás de outro desclassificado (Kiko Hervas ESP) e fica de fora de Pequim, já que Ky Hurst foi 5º.

Maarten van der Weijden NED (4º), Evgeny Drattsev RUS (5º), Mark Warkentin USA (7º), Gianniotis Spyridon GRE (9º), Brian Ryckeman BEL (10º), Gilles Rondy FRA (11º - melhor europeu fora do TOP 10), Luís Escobar MEX (14º - melhor americano fora do TOP 10), Mohamed ElZanaty EGY (19º - melhor africano fora do TOP10), Saleh Mohammad SYR (23º - melhor asiático fora do TOP10) e Li Jun ZU CHI (32º - melhor chinês), são os restantes já apurados para Pequim.

Daniel Viegas desiste depois de 4km sozinho
O nadador português esteve muito bem durante quase toda a 1ª volta colocando-se bem no grande 1º grupo, mas ligeiramente antes do pontão de abastecimento da 2ª volta, percebeu-se que já não iria “recolar”. Depois de ter lutado sempre de forma isolada (entre o 1º grupo e um grupo de outros perseguidores) e com muitas queixas de cãibras acabou mesmo por chamar o barco de assistência e desistir.

Não percam os vídeos BA, onde podem ver o evoluir da prova com relatos das situações de prova. Nas fotos, claro destaque para os 3 nadadores que subiram ao pódio, com algumas fotos exclusivas do vencedor.

- Report BA em Sevilha dia 4 de Maio (10km masculinos): Fotos / Vídeos
- Report BA em Sevilha dia 3 de Maio (10km femininos): Fotos / Vídeos / Texto
- Report BA em Sevilha dia 2 de Maio (Treinos): Fotos / Vídeos / Texto
- Resultados em Directo / Resultados dos 10km FEM / Resultados dos 10km MAS
- Site Oficial do Mundial de Águas Abertas 2008 em Sevilha
- Start-List: 5km / 10km / 25km / Percursos das Provas 5, 10 e 25km
- Post’s BA relacionados: Estágio Rio Maior / Curiosidades / Antevisão
- Post’s sobre Natalie du Toit: Antes dos 10km / Depois dos 10km

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa sorte Daniel.

segunda-feira, maio 05, 2008 12:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home