quinta-feira, agosto 02, 2012

Londres’12: Portugal discreto despede-se da piscina

O sexto dia de natação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e último de provas de piscina para os portugueses, ficou marcado por mais uma participação discreta, desta feita por Simão Morgado nos 100M. Falta agora a participação de Arseniy Lavrentyev na prova dos 10km em águas abertas, dia 10 de Agosto.

Simão Morgado 32º nos 100M
O nadador do Clube de Natação da Amadora nadou em 53.26, classificando-se em 32º lugar. O registo obtido piora o seu recorde pessoal (na altura recorde nacional) de 52.80 dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, quando foi 33º classificado. O tempo de acesso à meia-final fechou em 52.36. Simão Morgado despede-se assim de Londres, sua 4ª presença em Jogos Olímpicos.

- Resultados em Directo da Natação JO Londres 2012
- Report BA Portugueses: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04 / Dia 05

Etiquetas: ,

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alexandre Yokochi diz, Diario de Noticias, que falta cultura desportiva aos portugueses e que enquanto atleta nadava 15 Km dia.
Pergunto no nosso sistema educativo como se consegue fazer isso? São de facto muitas horas de treino.
Para quem está a seguir os jogos olimpicos, natação,pergunto onde se assemelha a estatura fisica destes atletas com os nossos? As raparigas essas nem se fala.
Por ultimo depois de ler os ultimos anónimos estranhamente não li nenhuma indignação para os talentos precoses da natação mundial, com 15, 16 e 17 anos. Será que estão,como os americanos,à espera de acusarem doping? Se fossem atletas portugueses seguramente iam estoirar no próximo ano, enfim mentalidade frustrada portuguesa.
Será que a cultura desportiva que Alexandre fala passa também por falta de incentivos dos dirigentes, treinadores, pais e atletas que se preocupam mais em criticar que incentivar atletas que obtenham bons resultados
desportivos?.

quinta-feira, agosto 02, 2012 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber qtos Km faz um nadador olímpico português por dia? O Simão faz qto ? Se alguem me souber dizer agradecia.

quinta-feira, agosto 02, 2012 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E também gostava de saber se nos melhores clubes de natação em Portugal se o treino tmb é feito fora de água, treino de ginásio especializado para o ganho de força, explosão e resistência ... Se alguem souber responder , por favor que diga ! Obrigado

quinta-feira, agosto 02, 2012 11:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São verdadeiras as declarações de um alto responsavel da natação estaduniense aos media sobre a presunçao de doping da atleta chinesas
YE? ou é conversa de corredor e do diz-se que disse?
Acredito que esse responsavel (por frustaçao),internamente, até possa ter inquirido junto de outras entidades sobre as avaliações de doping.
No entanto se houve declarações estou para saber quais as sançoes que a FINA ira aplicar a tal entidade caso este não apresente provas do que afirma, pois caso contrario estamos perante uma caso de DIFAMAÇAO grosseira que é muito comum entre anonimos mas passivel de puniçao para agentes identificados de qualquer modalidade.
Gostaria de saber mais sobre este assunto
Agradeço BA

quinta-feira, agosto 02, 2012 11:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 10:36:00 PM

Os EUA e os Soviéticos usaram sempre drogas ao longo da história dos Jogos Olímpicos...
As agências de anti-dopagem quem as controla??? Dá que pensar ...
Até há substâncias que não deixam vestígios metabólicos no sangue e na urina e que são desconhecidas na comunidade científica...
O desporto hoje em dia já não é desporto, é apenas um negócio ...

quinta-feira, agosto 02, 2012 11:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muitos clubes portugueses fazem treino de ginasio nao existem é tantas condiçoes como as que se encontram num país como os E.U.A

sexta-feira, agosto 03, 2012 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tudo bem que o Alexandre Yokochi fazia 15 km por dia. Só que os tempos mudaram e a técnica de treino é totalmente diferente. Aliás já no tempo dele havia 2 escolas principais de natação e uma utilizava muito maior quilometragem do que a outra e os resultados eram sobreponíveis.
Não entendo muito bem qual a dificuldade que o nosso sistema educativo causa na progressão desportiva de atletas que vivem, estudam e nadam nos estados Unidos ou Espanha, mas isso sou eu que não entendo. Aliás mesmo com o nosso sistema educativo o melhor resultado da natação portuguesa foi obtido por um nadador a treinar em Portugal mesmo em comparação com outros portugueses a treinarem no estrangeiro.
Quanto ao doping só é proibido o que é proibido. Uma substancia desconhecida não faz parte da lista de substancias proibidas portanto é de utilização livre e não é proibido mesmo que seja detectado.

sexta-feira, agosto 03, 2012 9:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tantas perguntas para tão poucas respostas

sexta-feira, agosto 03, 2012 9:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Terminados os Jogos e feita a respetiva avaliação há tempo para se adotar os procedimentos que se considerem adequados.
Distrair as atenções para outras questões é correr o risco de abandonar o verdeiro debate e, com isso, aumentar a continuidade do deixar-andar e do facilitismo.

A natação perde e perdendo os nadadores não sei o que ganha os atuais dirigentes com isso.

sábado, agosto 04, 2012 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem sabe a resposta para tudo isso é a nossa FPN

sábado, agosto 04, 2012 6:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

." Aliás mesmo com o nosso sistema educativo o melhor resultado da natação portuguesa foi obtido por um nadador a treinar em Portugal mesmo em comparação com outros portugueses a treinarem no estrangeiro."
Pois é!
Mas esse é um dos individuos que não mete os pés na universidade há algum tempo...e porquê! Muito simples, é incompativel a conjugação de interesses!
De analises simplistas e manipulaçoes é feita a nossa governação, mas para quem quer ser serio convem ser conhecedor. Se não sabe pergunte como eu e muitos fazemos apesar de ser em vão!

Diogo Carvalho e S. Morgado estão em que ano universitario?
Num percurso "normal" aos 22 anos estariam licenciados.

sábado, agosto 04, 2012 6:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 6:24
É verdade que os referidos nadadores não metem os pés na universidade mas isso é um problema que só a eles diz respeito. Por outro lado se aos 22 anos um nadador deveria estar licenciado, se optasse pelos estudos universitários, pergunto porque é que os 3 nadadores portugueses que participaram nestes JO e treinam fora de Portugal não o são ainda? será que o sistema educativo português é aplicado nos Estados Unidos e na Espanha?

sábado, agosto 04, 2012 9:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho que esta historia de treinar nos estados unidos tem que ser muito bem falada.
Por um lado, temos o carlos almeida que diz que as condições que tem nos eua sao muito melhores do que as que tem ca em portugal;
Por outro, temos o pedro oliveira que, em entrevista à desmor, diz que o trabalho( em termos de treino de ginasio, agua, etc.) que realiza nos eua consegue realizar o mesmo, sem qualquer tipo de dificuldade, quando treina ca em portugal.Porém, este diz tambem que, no que toca aos estudos, é muito mais facil conciliar estes com os treinos quando esta la nos states.
O que eu vejo é que, se calhar, os nadadores têm alguma culpa no meio disto tudo, mas será que a universidade onde estes 2 atletas treinam é tao boa como, por exemplo, onde o phelps ou o lochte treinam? Fica aqui a questão...
( desculpem a falta de acentos mas era só para ser mais rápído)

sábado, agosto 04, 2012 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava mesmo de saber o problema da natação portuguesa... É muito estranho...

domingo, agosto 05, 2012 12:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 10:52
pela minha parte estás desculpado pela falta de acentos e até nem precisavas de acabar com 2 acentos na mesma palavra.
Se calhar nem todas as universidades dos Estados Unidos têm a mesma qualidade mas também uma coisa é ganhar medalhas e outra ir a uma meia final.
Se calhar os nadadores também têm alguma culpa mas duvido que sejam os únicos; as responsabilidades devem estar repartidas por todos os intervenientes e o que era preciso era procurar as causas e deixarem-se de culpabilizar factos que existem mas que outros países ultrapassam como o caso da altura dos nadadores portugueses, que até nem são assim tão baixos como se quer fazer passar a ideia para escamotear outras situações. É que se nas raparigas 1.71m chegam para bater o recorde do mundo de 200 bruços, nos rapazes 1,78, chegam para medalha de prata em 200 costas e há muitos nadadores portugueses com estas alturas.

domingo, agosto 05, 2012 5:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem! talvez isto se resolva com reprodução celular em massa e bocas fechadas. educar não é treinar melhor e estudar ao mesmo tempo. é saber o que é necessário para: 1- se eu quero lá ir. 2-se eu quero bater-me só a mim próprio. 3- se eu quero dar só o meu melhor.4 ao 80-se,se,se... 81- QUERO SER CAMPEÃO OLIMPICO.

estão muitos vicios confirmados, muitos obstáculos nas vias de acesso, as condições tornaram-se demasiado fixas, as melhores qualidades entraram em regime de decomposição, o transporte enganou-nos a todos, a inaptidão adaptou-se à luz solar. indiferença vazio e arrogância contaminaram os locais de culto. chegaram biografos e curriculun-istas. o horizonte padece dos nervos e a verticalidade fez uma lavagem ao cerebro. a inflação informática pendorou os dirigentes na corda como roupa a secar e a educação tornou-se num globo de atores. fugiu a consciência dos adolescentes, mas os adversários não são eles. carregam-os com demasiadas funções, demasiada tecnologia. já perderam a sensação do limite. garantiu-se o saudável e voltaram-se para as paisagens perdidas. procuram o buzio que lhes devolva o ruido do mar. alguem que lhes pergunte: o que é que tu queres? queres mesmo? sabes do que precisas? e coisas assim. então vamos lá deixar o colinho, defenir bem a vontade e inscrever-nos no futuro. deixem os cacifos e conheçam-se hoje. o cerebro não é uma industria e o jogging só serve para aquecer: preparem-se para ser campeões olimpicos. deixem as efusivas alucinações de que isso é possivél com pouco ou com uma outra educação. vontade, só vontade mas sem lugares comuns. vá lá, é possivél, nós somos capazes.

quinta-feira, agosto 09, 2012 11:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home