JO Londres 2012: Report BA 5º dia
O
quinto dia de natação nos Jogos Olímpicos de Londres fica marcado pela queda de mais dois recordes mundiais primeiro por Daniel Gyurta HUN na final dos 200B e depois por Rebecca Soni USA na meia-final dos 200B.
Gyurta venceu a sua prova de eleição, onde é duplo-campeão mundial e europeu em título, e onde ganhou a medalha de prata dos Jogos olímpicos de Atenas 2004 com apenas 15 anos, com o tempo de 2:07.28 retirando 0.03 ao anterior máximo de Christian Sprenger AUS. A prata ficou para a surpresa Michael Jamieson GBR a apenas 0.15 de Gyurta. O bronze foi para Ryo Tateishi JPN, que relegou o duplo-campeão olímpico Kosuke Kitajima JPN para a 4ª posição, ficando este assim sem hipótese de chegar ao triplo-ouro na mesma prova.
Destaque ainda para Rebecca Soni USA que na 2ª serie das meias-finais dos 200B nadou em 2:20.00, superando o recorde do mundo de Annamay Pierse CAN, também ele estabelecido em meias-finais (Mundial de Roma 2009).
Ao longo da restante sessão de provas foram ainda estabelecidos outros 3 recordes olímpicos, sempre no sector feminino, por Liuyang Jiao CHN na final dos 200M, por Ranomi Kromowidjojo NED na 2ª série das meias-finais dos 100L e pela equipa americana nos 4x200L.
quinto dia de natação nos Jogos Olímpicos de Londres fica marcado pela queda de mais dois recordes mundiais primeiro por Daniel Gyurta HUN na final dos 200B e depois por Rebecca Soni USA na meia-final dos 200B.Gyurta venceu a sua prova de eleição, onde é duplo-campeão mundial e europeu em título, e onde ganhou a medalha de prata dos Jogos olímpicos de Atenas 2004 com apenas 15 anos, com o tempo de 2:07.28 retirando 0.03 ao anterior máximo de Christian Sprenger AUS. A prata ficou para a surpresa Michael Jamieson GBR a apenas 0.15 de Gyurta. O bronze foi para Ryo Tateishi JPN, que relegou o duplo-campeão olímpico Kosuke Kitajima JPN para a 4ª posição, ficando este assim sem hipótese de chegar ao triplo-ouro na mesma prova.
Destaque ainda para Rebecca Soni USA que na 2ª serie das meias-finais dos 200B nadou em 2:20.00, superando o recorde do mundo de Annamay Pierse CAN, também ele estabelecido em meias-finais (Mundial de Roma 2009).Ao longo da restante sessão de provas foram ainda estabelecidos outros 3 recordes olímpicos, sempre no sector feminino, por Liuyang Jiao CHN na final dos 200M, por Ranomi Kromowidjojo NED na 2ª série das meias-finais dos 100L e pela equipa americana nos 4x200L.
Na final mais aguardada do dia, nos 100L masculinos, uma meia-surpresa com o super-favorito James Magnussen AUS a ter que se contentar com a prata a apenas 0.01 de Nathan Adrian USA que teve mais determinação nos metros finais e encaixou melhor a ultima braçada terminando com um recorde pessoal de 47.52. O bronze ficou para Brent Hayden CAN, campeão do mundo em 2007 e vice-campeão em 2011.Pódios do 5º dia
200B MAS: Daniel Gyurta HUN 2:07.28; Michael Jamieson GBR 2:07.43; Ryo Tateishi JPN 2:08.29
200M FEM: Liuyang Jiao CHN 2:04.06; Mireia Belmonte ESP 2:05.25; Natsumi Hoshi JPN 2:05.48
100L MAS: Nathan Adrian USA 47.52; James Magnussen AUS 47.53; Brent Hayden CAN 47.80
4x200L FEM: USA 7:42.92; AUS 7:44.41; FRA 7:47.49
- Resultados em Directo da Natação JO Londres 2012
- Report BA Finais: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04
- Report BA Portugueses: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04 / Dia 05
- Report Jogo BA: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04 / Dia 05
Etiquetas: Jogos Olímpicos, Rankings e Recordes
2 Comments:
O principal facto destes JO está no protagonismo dos júris e comité organizador a suplantar o dos atletas, o que é vergonhoso. Se a natação até agora tem escapado a esta situação o mesmo não se pode dizer em desportos como o futebol ( mas aí é a regra ) onde para além de erros gravíssimos de interpretação das leis do jogo até um incidente diplomático já provocou com a troca de bandeiras demonstrando uma total falta de respeito pelos atletas e países, o badminton ( onde foi inventada uma regra nova para desqualificar 8 atletas ), o ténis de mesa onde a medalha de ouro foi na verdade para a incompetência da juíza árbitra da final, a ginástica onde decisões finais são revogadas pelo peso dos países e as medalhas são atribuídas de forma totalmente diferente da que a verdade desportiva ( e a decisão final que passou a preliminar ) ditaram, ou, a esgrima onde se ultrapassou tudo o imaginável e mesmo o inimaginável e se cria à pressa uma medalha fantoche para compensar uma atleta que foi roubada com todas as letras da sua medalha ( pela passagem limpa à final ) por erro da equipa de arbitragem que "esticou" o 1 segundo que faltava até a outra concorrente conseguir vencer a sua partida.
Estes JO que poderiam ficar na História por factos desportivos como por exemplo o facto de neles um atleta ter batido o recorde de medalhas ganhas no somatório de todos os JO em que participou, ficam isso sim na História por terem como principais intervenientes os árbitros e comité organizador. E ainda vamos na 1ª semana. Veremos o que mais está para acontecer.
Para quem conseguiu escrever que um 3º lugar num europeu de futebol era merecedor deste tipo de argumentação que se faz copy-past de seguida, pergunto: já foram inventados adjectivos para qualificar os atletas portugueses nestes JO ( e nem só os nadadores) ? afinal quem são os verdadeiros atletas e quem faz o país passar vergonhas e escândalos? pelo menos os futebolistas quando não querem seguir o que os dirigentes e técnicos lhes mandam fazer vão embora nas concentrações em Portugal e não minutos antes das competições já depois de terem gozado o passeio até Londres.
""irem la para gastar dinheiro ao ministerio do desporto ..."
Só tenho uma coisa a perguntar te. É o teu precioso futebol que dá gloria ao pais não é? É isso que te deixa orgulhoso não é? É nesses casmurros que o ministério deve investiro dinheiro, pois eles são os maiores e mostram Portugal ao mundo?... Viu-se...
É triste, realmente, haver gente desta que acha que não devemos valorizar verdadeiros atletas, que trabalham todos os dias e arduamente, não pelo dinheiro, mas sim por reconhecimento e patriotismo, e valorizar outros que passam vergonhas e escândalos, nem sequer fazendo boa figura numa determinada "competição importante", mas são vistos como heróis..."
Enviar um comentário
<< Home