quarta-feira, agosto 01, 2012

JO Londres 2012: Report BA 5º dia

O quinto dia de natação nos Jogos Olímpicos de Londres fica marcado pela queda de mais dois recordes mundiais primeiro por Daniel Gyurta HUN na final dos 200B e depois por Rebecca Soni USA na meia-final dos 200B.

Gyurta venceu a sua prova de eleição, onde é duplo-campeão mundial e europeu em título, e onde ganhou a medalha de prata dos Jogos olímpicos de Atenas 2004 com apenas 15 anos, com o tempo de 2:07.28 retirando 0.03 ao anterior máximo de Christian Sprenger AUS. A prata ficou para a surpresa Michael Jamieson GBR a apenas 0.15 de Gyurta. O bronze foi para Ryo Tateishi JPN, que relegou o duplo-campeão olímpico Kosuke Kitajima JPN para a 4ª posição, ficando este assim sem hipótese de chegar ao triplo-ouro na mesma prova.

Destaque ainda para Rebecca Soni USA que na 2ª serie das meias-finais dos 200B nadou em 2:20.00, superando o recorde do mundo de Annamay Pierse CAN, também ele estabelecido em meias-finais (Mundial de Roma 2009).

Ao longo da restante sessão de provas foram ainda estabelecidos outros 3 recordes olímpicos, sempre no sector feminino, por Liuyang Jiao CHN na final dos 200M, por Ranomi Kromowidjojo NED na 2ª série das meias-finais dos 100L e pela equipa americana nos 4x200L.
Na final mais aguardada do dia, nos 100L masculinos, uma meia-surpresa com o super-favorito James Magnussen AUS a ter que se contentar com a prata a apenas 0.01 de Nathan Adrian USA que teve mais determinação nos metros finais e encaixou melhor a ultima braçada terminando com um recorde pessoal de 47.52. O bronze ficou para Brent Hayden CAN, campeão do mundo em 2007 e vice-campeão em 2011.

Pódios do 5º dia
200B MAS: Daniel Gyurta HUN 2:07.28; Michael Jamieson GBR 2:07.43; Ryo Tateishi JPN 2:08.29
200M FEM: Liuyang Jiao CHN 2:04.06; Mireia Belmonte ESP 2:05.25; Natsumi Hoshi JPN 2:05.48
100L MAS: Nathan Adrian USA 47.52; James Magnussen AUS 47.53; Brent Hayden CAN 47.80
4x200L FEM: USA 7:42.92; AUS 7:44.41; FRA 7:47.49

- Resultados em Directo da Natação JO Londres 2012
- Report BA Finais: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04
- Report BA Portugueses: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04 / Dia 05
- Report Jogo BA: Dia 01 / Dia 02 / Dia 03 / Dia 04 / Dia 05

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O principal facto destes JO está no protagonismo dos júris e comité organizador a suplantar o dos atletas, o que é vergonhoso. Se a natação até agora tem escapado a esta situação o mesmo não se pode dizer em desportos como o futebol ( mas aí é a regra ) onde para além de erros gravíssimos de interpretação das leis do jogo até um incidente diplomático já provocou com a troca de bandeiras demonstrando uma total falta de respeito pelos atletas e países, o badminton ( onde foi inventada uma regra nova para desqualificar 8 atletas ), o ténis de mesa onde a medalha de ouro foi na verdade para a incompetência da juíza árbitra da final, a ginástica onde decisões finais são revogadas pelo peso dos países e as medalhas são atribuídas de forma totalmente diferente da que a verdade desportiva ( e a decisão final que passou a preliminar ) ditaram, ou, a esgrima onde se ultrapassou tudo o imaginável e mesmo o inimaginável e se cria à pressa uma medalha fantoche para compensar uma atleta que foi roubada com todas as letras da sua medalha ( pela passagem limpa à final ) por erro da equipa de arbitragem que "esticou" o 1 segundo que faltava até a outra concorrente conseguir vencer a sua partida.
Estes JO que poderiam ficar na História por factos desportivos como por exemplo o facto de neles um atleta ter batido o recorde de medalhas ganhas no somatório de todos os JO em que participou, ficam isso sim na História por terem como principais intervenientes os árbitros e comité organizador. E ainda vamos na 1ª semana. Veremos o que mais está para acontecer.

quinta-feira, agosto 02, 2012 9:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para quem conseguiu escrever que um 3º lugar num europeu de futebol era merecedor deste tipo de argumentação que se faz copy-past de seguida, pergunto: já foram inventados adjectivos para qualificar os atletas portugueses nestes JO ( e nem só os nadadores) ? afinal quem são os verdadeiros atletas e quem faz o país passar vergonhas e escândalos? pelo menos os futebolistas quando não querem seguir o que os dirigentes e técnicos lhes mandam fazer vão embora nas concentrações em Portugal e não minutos antes das competições já depois de terem gozado o passeio até Londres.

""irem la para gastar dinheiro ao ministerio do desporto ..."
Só tenho uma coisa a perguntar te. É o teu precioso futebol que dá gloria ao pais não é? É isso que te deixa orgulhoso não é? É nesses casmurros que o ministério deve investiro dinheiro, pois eles são os maiores e mostram Portugal ao mundo?... Viu-se...

É triste, realmente, haver gente desta que acha que não devemos valorizar verdadeiros atletas, que trabalham todos os dias e arduamente, não pelo dinheiro, mas sim por reconhecimento e patriotismo, e valorizar outros que passam vergonhas e escândalos, nem sequer fazendo boa figura numa determinada "competição importante", mas são vistos como heróis..."

quinta-feira, agosto 02, 2012 1:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home