sexta-feira, março 31, 2006

Definida a estafeta dos 4x100L

Tiago Venâncio, Miguel Pires, Adriano Niz e João Araújo são os nadadores que vão integrar a estafeta de 4x100L nos Mundiais de piscina curta que têm início na próxima quarta-feira (dia 5 de Abril) em Xangai, conforme determinou o Trial hoje realizado em Macau.
O Trial foi uma competição oficial, solicitada pela Federação ao Instituto do Desporto de Macau, local onde a Selecção Nacional está a realizar um estágio até domingo.
As eliminatórias dos 4x100L realizam-se logo no primeiro dia de provas (dia 5 de Abril) da parte da manhã. (Info FPN On-Line)

Resultados do Trial:
1º Tiago Venâncio – 49.08
2º Miguel Pires – 49.11
3º Adriano Niz – 50.34
4º João Araújo – 50.85
5º Fábio Pereira – 51.15
6º Duarte Mourão – 51.18

Nota: O recorde nacional absoluto desta prova é de Tiago Venâncio com 48.38 realizado no nacional de clubes em Cantanhede na época passada (Dezembro de 2004).

Etiquetas:

Entrevista a Miguel Pires

Actualmente a representar o Sport Algés e Dafundo, este atleta algarvio explica a mudança de clube e deixa no ar algumas explicações para tal facto. Actualmente está em representação de Portugal num estágio em Macau que precede o Campeonato do Mundo de Piscina Curta em Xangai entre 5 e 9 de Abril onde irá nadar os 100L, 4x100L e 4x200L. Boa Sorte Miguel!
Seguidamente apresento a totalidade da entrevista dada ao Jornal “O Louletano” no mês passado.

"Sinto-me inteiramente Louletano"
Depois de anunciares o abandono da competição e teres deixado o Louletano Desportos Clube, qual o motivo que te levou a nadar pelo Algés e Dafundo?
O treinador convidou-me. Como tive alguns problemas em Loulé, queria continuar a fazer alguma coisa ao nível do desporto e o Algés era o clube mais próximo do sítio onde estava a residir, optei por ir. Lá tinha um grupo de amigos e pessoas que me motivavam a treinar. Já conhecia bem o Nuno Laurentino e o Duarte Mourão. O treinador conhecia das selecções. Criou-se um ambiente propício e um grupo giro, com objectivos bons.
Com que objectivo foste?
Fui com o objectivo de nadar. Como tinha optado pelos estudos, queria apenas praticar desporto, sem pressões ou qualquer tipo de obrigatoriedade. Treinava uma vez por dia, o tempo que pudesse. Era um regime completamente liberal que me satisfazia porque não estava obrigado a nada. A adaptação foi fácil porque já conhecia a maioria das pessoas. As que não conhecia, aceitaram-me muito bem. Sentia-me em casa.
Continuas a achar que fizeste bem em deixar o Louletano?
Tive muita relutância em deixar o meu clube. Mas, certas coisas deixaram de fazer sentido e contribuíram para que não me identificasse plenamente com o Louletano. Preferi tentar noutro sítio. Tentei aliar-me de certas questões que me estavam a causar incómodo no Louletano. Sempre tentei levar os objectivos a bom porto, tendo em conta que seria benéfico para mim e para todos que se empenhavam no projecto. Mas, quando há interesses no meio, as coisas complicam-se e não estava disposto a continuar. Não tive outra saída. Com muita pena minha tive que prescindir de representar o emblema da minha cidade berço. Apesar de representar um clube de Lisboa, sinto-me inteiramente louletano.
Mesmo treinando menos, conseguiste fazer o teu melhor tempo nos 200m livres, no Meeting de Tavira. Ficaste satisfeito?
Foi surpreendente. Não estava à espera. Esse tempo dar-me-á para ser pré-convocado para o Campeonato do Mundo. Com os treinos que fiz, sabia que não tinha condições para fazer aquele tempo. Há certos acontecimentos que não conseguimos explicar. Se calhar, há métodos desportivos que ainda não estão comprovados.
Os métodos do treinador do Algés são muito diferentes dos do Louletano?
Em termos de treino, há muitas diferenças. Cada treinador utiliza os métodos que acha mais adequados para cada atleta. A principal vantagem que noto em relação aos ritmos dos companheiros que tenho agora. No Louletano, era sempre eu que puxava pelos outros nadadores. No Algés, há atletas com igual ou maior ritmo que eu.
Como foi vencer o Campeonato Nacional de Clubes?
Já tinha ganho na 3ª Divisão, quando estava no Louletano. Mas, lutar pelo pódio na 1ª Divisão foi diferente. Parecia agoniante nos primeiros dias. Em entrevista ao jornal «A Bola», o treinador do Algés Miguel Frischnecht, afirmou que tu e o Duarte Mourão vieram para o Algés “à procura do espírito e possibilidade de nadarem no clube com mais história na natação, com uma equipa onde pudessem bater recordes de estafetas e ganhar títulos colectivos atletas ”.
É verdade?
O Algés é um clube que tem história. Às vezes, nos treinos, faziam-me lembrar que não é um clube qualquer e o peso histórico que tem. O Algés tem um grande grupo de apoiantes. Assisti, esta época, a uma coisa que nunca pensei que existisse na natação. Uma pessoa que nos acompanhou durante todos os campeonatos. Um fanático pela natação e pelo Algés.
Quais os objectivos que tens traçados para a próxima época?
Os mesmos que tinha quando iniciei esta. Ir nadando e depois tudo aquilo que vier da minha actividade melhor. Estou bem assim. A estudar mais e a praticar menos desporto, mas divertir-me em determinadas competições. Quem sabe se vou ter a oportunidade de ir ao Campeonato do Mundo, em Abril, em Xangai. O que me cativa é que a China é um sítio completamente diferente daqueles onde já estive. Mas, ainda não está nada decidido...
Como estão a correr os estudos?
Estão a correr bem. Tenho mais tempo para estudar. Estou com os objectivos definidos e sem preocupações com a natação. Tenho tido mais tempo para aprofundar determinadas áreas de interesse e também mais tempo para mim e para os que me rodeiam. Já consigo passar mais fins-de-semana em Loulé.
Tens saudades das piscinas de Loulé?
Gosto muito dos meus colegas, dos funcionários das piscinas e dos treinadores do Louletano. Mas, por muito que gostemos das pessoas, não podemos esquecer o que outras nos fazem. Em vez de nos fazerem sentir em casa, fazem com que haja um ambiente hostil. Às vezes, prefiro evitar esses ambientes. Sempre me sacrifiquei pelo Louletano. Quando sai foi porque achei que era a melhor hora de cortar o cordão umbilical e experimentar coisas novas.

Etiquetas:

4th Meeting LDC/Cidade de Loulé

A 10 e 11 de Junho de 2006, o Louletano Desportos Clube vai receber o 4º Meeting Internacional de Natação Cidade de Loulé na piscina olímpica do Complexo de Piscinas de Loulé.
Os primeiros Meetings provaram a grande aceitação e popularidade entre muitas equipas de Portugal e Espanha, e no ano passado conseguiu mesmo atrair o interesse de Jani Sievinen da Finlândia – recordista mundial dos 200E em piscina longa durante 9 anos só batido por Michael Phelps.
Com o patrocínio principal da Plan-A-Tour (Europe) Limited na organização e promoção do Meeting foi já anunciada a presença das seguintes estrelas internacionais:

quinta-feira, março 30, 2006

Grande Fernando

Ficar em 2º num campeonato aberto absoluto americano não é para todos. Tudo bem que muitos craques não estão presentes, mas num dia fazer 15:35 e no dia seguinte fazer 15:25 não é para qualquer um.
Ao contrário de ontem Fernando Costa começou a prova de forma mais equilibrada com 2:02.23-200m, 4:08.63-400m, 8:16.09-800m sempre a par de outros 3 atletas. Já no final e cheio de força conseguiu terminar com o parcial de 57.95 que lhe valeu o 2º lugar final com o tempo de 15:25.36. Este é o seu segundo melhor tempo de sempre, só atrás do recorde nacional de 15:21.94 obtido no Open Francês em Dunquerque antes dos JO 2004. Parabéns Fernando!
Recorda-se que ainda está inscrito nas provas de 400L e 800L.

Depois de em 1ª mão o Beba Água dar destaque ao Fernando, no dia seguinte todos os meios de comunicação social reconheceram o mérito do atleta leixonense. Obrigado pela atenção a esta modalidade que merece isto e muito mais!
Ver: A Bola / Record / O Jogo / O Norte Desportivo

Sem arrependimentos

Vítima de séria lesão nos joelhos e tendinite no ombro esquerdo que o obrigaram a parar quatro meses, depois de ter estado ausente no Europeu de Trieste em Dezembro, Tiago Venâncio assegurou numa derradeira oportunidade na Suíça a presença no Mundial de Xangai de piscina curta que começa na próxima quarta-feira. Agora só quer olhar para a frente e dar orgulho ao clube para onde se mudou e com o treinador que escolheu, pois essa foi uma opção da qual não se arrepende.

"Todos temos de dar o nosso melhor e devia haver mais iniciativas destas para nos motivar. Há um ou dois lugares em aberto na estafeta de 4x100 m e ninguém tem a presença assegurada. Vai ser giro", refere Tiago sobre os trials que terá de efectuar amanhã para ver quem está melhor na prova que lhe deu o visto para Xangai. "A série de amanhã vai-nos ajudar a colocar os níveis de competição todos lá em cima. Vão ser seis atletas a picarem-se em 100 metros. Vai ser bom, até para o treino ", diz ainda o recordista nacional dos 100 m livres em piscinas curta e longa, razão pela qual é designado de cavalo n.º 1 na bolsa de apostas do grupo. "Acho bom que exista esta competição. Só espero é alcançar os objectivos que a Federação deseja", bater o recorde nacional e estar na final do Mundial. "É complicado mas não impossível. Temos é de dar o nosso melhor e o grupo sente-se bem, pois bom ambiente é algo que procuramos fazer sempre. A corrida dos cavalos é uma brincadeira que nos ajuda a motivar e passará a ser uma história para relembrar nas próximas Selecções ", disse.

Ser referência
Quanto ao facto de competir pela primeira vez a grande nível internacional desde que se mudou da Naval Setubalense para o Palmela Desporto, Tiago conta: "Espero conseguir fazer o melhor que sei também pelo clube. Sem querer estar a gabar-me, sei que sou uma referência para os mais novos e colegas de treino. E sinto essa responsabilidade. Até porque o meu clube, o Palmela, tem-me ajudado bastante. Basicamente mudei-me para lá devido ao treinador, pois o clube não é dos grandes, está na IV Divisão. Treinar-me com o Brito Rosa foi uma decisão que tomei e até agora não me arrependi."
In A Bola On-Line de 30-03-2006

Etiquetas:

Águas turbulentas em Vila Verde

José Borges, coordenador da natação do clube, de saída…
A porta de saída abriu-se para José Borges e mais quatro treinadores, destacando-se, entre estes, João Coelho e Raquel Felgueiras. A direcção do emblema de Vila Verde comunicou aos técnicos que, nesta altura, não possui capacidade financeira para liquidar o mês de salário em atraso, acrescentando, ainda, que dificilmente poderiam pagar futuras prestações dos seus serviços. Entretanto, os responsáveis do CNVV procuraram sensibilizar o técnico José Borges, solicitando-lhe que aguentasse algum tempo sem receber. Pelos vistos, esta hipótese não agradou ao técnico, que decidiu abandonar o clube de Vila Verde. Agora, o processo está nas mãos do advogado dos treinadores, Lázaro Ferreira, que vai tentar reunir com os dirigentes do clube, tendo em vista encontrar uma solução de consenso. Caso as negociações não cheguem a bom porto, alguns dos treinadores ponderam a hipótese de levar o caso até à barra dos Tribunais.

CNVV esperava compreensão
O porta-voz do CNVV, José Fernando, reconhece que o clube «atravessa alguns problemas financeiros», mas esperava «mais compreensão» do «grande mentor» deste projecto, José Borges. «Dissemos que estávamos abertos a sugestões mas, após uma primeira reunião, o professor José Borges nunca mais compareceu no clube. Foram eles que abandonaram o clube», assevera., lamentando que os técnicos tenham «deixado» o clube «numa altura crucial da competição». Com duas provas importantes do calendário de Inverno – nacional de Juvenis, Juniores e Seniores –, a direcção procurou sensibilizar a restante equipa técnica, mas a resposta foi igualmente negativa.

Nadadores vão manter-se em competição
A vertente competitiva do CNVV não está em causa, até porque a direcção está a encetar esforços para garantir a contratação de um técnico com «alguma» experiência a nível competitivo. Para já os treinos estão a ser monitorizados por dois professores. Recorde-se que, para além de uma excelente equipa competitiva – em dois anos subiu da IV para a II divisão, o clube possuiu na sua escola cerca de 1500 utentes, entre crianças e adultos. O CNVV nasceu em 2003, fruto de um protocolo com a Câmara de Vila Verde, que passou a ser responsável pela gestão integral dos equipamentos do Complexo de Lazer de Vila Verde e da Piscina de Prado. A autarquia compromete-se a melhorar e ampliar os diferentes serviços disponíveis, tendo como grande objectivo estimular a prática competitiva da natação no concelho e a aposta na formação de atletas. Inicialmente o clube era composto por atletas oriundos do Sporting de Braga mas, actualmente, metade dos cerca de 60 nadadores, pertencem ao concelho de Vila Verde. A nadadora Olímpica, Raquel Felgueiras, foi na altura, uma das bandeiras do clube, que conta com todos os escalões de competição, desde os Cadetes, até aos Seniores.
In GlobalMinho & Porto de Março de 2006

Etiquetas:

quarta-feira, março 29, 2006

Fernando Costa On Fire!

Começou esta madrugada em Federal Way o Campeonato Absoluto Americano da Primavera (piscina de 50 metros) com um pequeno incidente. Durante o aquecimento soou o alarme de incêndio e tiveram de evacuar a piscina atrasando a sessão em duas horas.

Mais tarde, nas eliminatórias dos 1500L, Fernando Costa esteve bem ao marcar o tempo de 15:35.73 e o 3º lugar, apurando-se assim para a final de amanhã. Até aos 850 metros foi mesmo o animador da prova sempre na liderança (1:59.99-200m; 4:04.74-400m; 8:15.66-800m), sendo depois ultrapassado por Jan Wolfgarten e Chip Peterson (a surpresa do Mundial de Montreal 2005 na prova dos 10Km em águas abertas onde se sagrou campeão).

Diana: Afinal já são menos duas!

Depois de noticiar a ausência da brucista austríaca Mirna Jukic dos Mundiais de Piscina Curta em Xangai agora é a vez de confirmar outro afastamento de uma brucista.
Desta feita, da australiana Sarah Katsoulis que já foi bronze nos 200B dos Mundiais de Piscina Curta em Indianapolis 2004. Assim as representantes australianas nesta técnica serão Jade Edmistone (especialista dos 50B) e a jovem de 16 anos, Kyle Palmer.

Etiquetas:

Os 5 recordes do NCAA

Depois dos recordes de Ryan Lochte (Universidade da Florida) nas provas dos 200E e dos 100C na abertura dos Campeonatos Universitários Americanos em piscina de 25 jardas (NCAA), o destaque foi para Peter Vanderkaay, Simon Burnett e novamente Ryan Lochte.

Peter Vanderkaay da Universidade de Michigan bateu o mais antigo recorde do NCAA (era também recorde Americano). Foi na prova dos 500L com o tempo de 4:08.60 superando o antigo máximo de Tom Dolan em 1995.

Assombrosa foi a prestação do inglês Simon Burnett que superou o seu próprio recorde do NCAA (1:32.22) e o recorde dos Campeonatos pertença de Matt Biondi desde 1987 (1:33.03) com o impensável tempo de 1:31.20 com os parciais de 21.28 + 23.16 + 23.09 + 23.67! Segundo os companheiros da equipa universitária, ele é um “leão de treino” e uma de suas façanhas é conseguir cumprir a tarefa de 30x100m pernas em piscina longa a sair a cada 1:15!

Ryan Lochte estabeleceu o seu 3º recorde da competição na sua 3ª vitória. Agora ele é o primeiro homem a nadar abaixo de 1:38 nos 200C. O seu tempo 1:37.68 supera o seu próprio recorde de 1:38:29. Daqui a algumas semanas, talvez mesmo antes do Mundial de Xangai vai sair o anúncio de que se vai tornar profissional uma vez que já tem em cima da mesa propostas da Nike e da Speedo.

Etiquetas:

terça-feira, março 28, 2006

Convocatórias para os Multinations

A FPN acabou de divulgar em comunicado os atletas e treinadores seleccionados para o Multinations Youth Meet e Multinations Junior Meet a disputar em Atenas e Funchal respectivamente, nos dias 8 e 9 de Abril.

O Funchal e a excelente piscina da Penteada, depois de no ano passado ter sido palco do Multinations Youth Meet, volta a organizar este ano um evento de nível internacional, desta feita o Multinations Junior Meet. (Ver site do Torneio)
Esta competição, englobada no calendário da Liga Europeia de Natação, será uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação da Madeira. A competição é destinada a jovens com idades compreendidas entre 15-16 (femininos) e os 17-18 anos (masculinos), e contará com a presença de 9 selecções: Brasil, Chipre, Grécia, Israel, Polónia, República Checa, Suiça, Turquia e o país anfitrião, Portugal.

Nadadores em destaque

Claro destaque para os melhores atletas da equipa que dominou os Campeonatos.
O destaque em femininos foi tão óbvio que nem sequer eram necessárias muitas contas para descobrirmos a MVP dos Campeonatos. Com 6 títulos seniores, 4 títulos no Open de Portugal, 2 recordes seniores e 2 recordes absolutos, Filipa Silva foi a grande dominadora da Competição com 14 pontos, relegando para o 2º lugar Susana Miguel da SFUAP com 6 pontos. O 3º lugar foi dividido entre Joana Escária (Aminata), Diana Gomes (Individual) e Márcia Freitas (Leixões) todas com 4 pontos.

O MVP em masculinos também foi para a Amadora e para o júnior Carlos Almeida. Com 3 títulos juniores, 5 títulos no Open de Portugal e 4 recordes juniores, Almeida foi o grande animador da Competição com 12 pontos e a sua pontaria em bater um recorde por dia (100B, 200E, 200B e 400E). Os restantes lugares do pódio foram para Diogo Carvalho (Galitos) e Simão Morgado (Amadora) com respectivamente 7 e 4 pontos.

Ver Tabelas de Pontuação / Ver Tabelas de Previsão MAS / FEM

Amadora e Lisboa dominam

O Campeonato Nacional de Juniores/Seniores e Open de Portugal que decorreu de 23 a 26 de Março no Complexo de Piscinas do Estádio Universitário de Lisboa (piscina de 50 metros) teve a participação de 291 atletas, 169 masculinos e 122 femininos, em representação de 58 clubes.

O clube mais numeroso em competição foi aquele que mais medalhas venceu. Os 17 nadadores do Clube de Natação da Amadora totalizaram 36 medalhas deixando o Sporting Clube de Portugal em 2º lugar com 29 medalhas e o Clube Fluvial Vilacondense em 3º com 27 medalhas. De referir que foram 31 as equipas a terem o mérito de subir ao pódio.

Ao nível das Associações o vencedor foi a ANLisboa que venceu 140 medalhas deixando os outros lugares do pódio para a ANNortePortugal e ANMinho com 94 e 37 medalhas respectivamente. De referir que apenas 3 das 13 Associações não chegaram aos lugares do pódio: ANDPortalegre, ANRAçores e ARNNordeste.

Resultados Totais / Todos os atletas medalhados: JUN/SEN & OPEN
Os melhores Clubes: Femininos / Masculinos / Geral
Report Beba Água das sessões: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 27, 2006

US Spring Championships

Inicia-se amanhã e termina no sábado os Campeonatos Americanos da Primavera (piscina longa) com a presença do português Fernando Costa em representação da Universidade Indian River Community College.
Está inscrito com o 4º tempo nos 1500L e o 3º tempo nos 800L. Participará ainda nos 400L onde aparece no 24º lugar uma vez que ainda não nadou esta prova em piscina longa esta época. (Ver Start-List)
O atleta Leixonense tinha obtido tempos de inscrição para competir no Mundial de Xangai mas optou por ficar em terras Americanas e representar a Universidade que lhe paga os estudos.
Estarão presentes cerca de 700 atletas, entre eles Megan Jendrick, Katie Hoff, Kate Ziegler, Chip Peterson e Justin Mortimer.

Etiquetas:

4 dias, 4 recordes

O truque não estará certamente no ritual dos óculos, mas a verdade é que de cada vez que o executou passado uns minutos os recordes “caíram”. Depois dos 100B, 200B e 200E foi a vez de o recorde cair nos 400E. Carlos Almeida da Amadora bateu o seu próprio recorde nacional júnior (4:30.51) com um novo máximo de 4:28.70 (com os parciais de 1:00.47 + 1:10.02 + 1:14.54 + 1:03.67). Ainda se pensou que poderia cair o recorde absoluto de Duarte Mourão (4:28.10) mas o facto de Almeida ter nadado “sem” oposição deve ter feito a diferença.
No início desta sessão, ainda venceu os 50B em 29.51 batendo o favorito Rui Ribeiro (29.57) que de manhã tinha feito 29.38.

Na dificílima prova de 400E vimos o melhor de Susana Miguel. A atleta da SFUAP que de manhã tinha começado mais forte (1:07.31 + 1:16.70 + 1:28.16 + 1:10.45), de tarde fez uma prova mais bem gerida acabando com um novo recorde nacional júnior de 5:00.25 (com os parciais de 1:08.12 + 1:16.92 + 1:27.52 + 1:07.63). Muito bom tempo para a também júnior Nádia Vieira do GesLoures com 5:01.01. Recorde-se que o antigo máximo nacional júnior era da pertença de Petra Chaves com 5:00.28 desde 1994.

O Pedro Oliveira bem que tentou melhorar o tempo da manhã nos 200C (2:05.44) ao passar a meio da prova mais rápido em cerca de 1 segundo (1:01.27 x 1:02.43), mas não foi capaz de manter o ritmo e acabou com o tempo de 2:05.94 vencendo assim a sua 2ª prova no Open. Diogo Carvalho venceu a sua primeira prova do Open nos 200L com o tempo de 1:53.93. A outra estreia em vitórias no Open foi Marta Andreia Ferreira (SCP) que dominou os 200c com o tempo de 2:24.56.

Destaque ainda para a júnior sportinguista Ana Brito que soube aproveitar a ausência de Diana Gomes para vencer a prova dos 50B em 34.58. Mais uma vitória no Open para Filipa Silva (CNA) ao vencer de ponta a ponta os 200L com o tempo de 2:07.86 deixando em 2º lugar a júnior da SFUAP Ana Claudia Santos com 2:08.24.
Report FPN Final dos Campeonatos do EUL - Resultados Finais
Report Final dos Campeonatos do EUL nos Jornais: O Jogo / O Norte Desportivo / Record

domingo, março 26, 2006

Almeida passeia a pensar no recorde

Na manhã de domingo decorreu a 4ª e ultima jornada do Campeonato Nacional de Juniores/Seniores que se realiza no EUL, Carlos Almeida venceu na categoria de juniores os 50B e os 400E. Nesta ultima prova o controle do esforço foi demasiado visível e quase podemos adivinhar que de tarde veremos o seu 4º recorde júnior nestes campeonatos.

Mas o melhor desempenho da manhã foi de outro júnior. Pedro Oliveira do Clube de Natação de Rio Maior na prova dos 200C realizou o bom tempo de 2:05.44, mostrando que a não ter estado constipado nestas ultimas semanas poderia agora estar mais próximo do seu máximo nacional júnior de 2:03.08 que lhe valeu a prata no europeu do ano passado.

Susana Miguel que ainda não se tinha mostrado em tão grande destaque nestes Campeonatos resolveu deixar para a última prova o seu melhor desempenho. Nos 400E tentou o recorde nacional júnior, mas ficou-se pelo título de campeã nacional júnior com o bom tempo de 5:02.62. Espera-se melhor à tarde...

sábado, março 25, 2006

Almeida vezes 3

Terceira jornada, terceiro recorde júnior para Carlos Almeida do Clube de Natação da Amadora. Parece que o segredo dele está relacionado com os óculos que esconde no bloco para poder ver o tempo no final. Será que amanhã volta a fazer o mesmo nos 400E? Mais um recorde?
Depois dos recordes nos 100B e 200E esta tarde caiu o recorde de Henrique Neiva nos 200B (2:18.32 em 2002), que nadou na pista do lado e “assistiu” de forma privilegiada ao recorde de Calos Almeida - 2:18.07 (com os parciais de 31.56 + 35.48 + 34.83 + 36.20).

Simão Morgado (CNA) voltou a “aparecer” nos 100M ao realizar o excelente tempo de 53.64 aproximando-se bastante do seu recorde nacional absoluto obtido nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 com 53.53. Nesta mesma prova, Diogo Carvalho (CGA) estabeleceu um novo recorde nacional júnior com 54.66 “roubando” o recorde a Tiago Venâncio (54.77).

Vânia Neves, nos 800 livres, voltou a melhorar o bom tempo obtido ontem (9:12.16) numa prova bem disputada com Márcia Freitas (LSC) ao realizar o tempo de 9:07.76. Alexandre Agostinho voltou a demonstrar estar muito rápido ao vencer a prova dos 50L com 23.60 relegando para 2º lugar o vencedor da manhã, o sportinguista David Ferro com 23.67. Filipa Silva depois de ontem ter batido novo recorde dos 50M voltou a ter um bom desempenho na mariposa ao percorrer as duas piscinas no bom tempo de 1:01.65.
Report FPN do 3º dia no EUL - Resultados até ao momento
Report do 3º dia no EUL nos Jornais: O Jogo

Etiquetas: ,

Juniores dão cartas

Mesmo com os melhores atletas nacionais presentes, a nova geração de nadadores tem tido grande destaque. Mas hoje com a ausência da selecção nacional que partiu para Macau para estagiar e preparar os Mundiais de Xangai assumiu totalmente o protagonismo.

Diogo Carvalho venceu os 100M com uma marca muito próxima do recorde júnior do Tiago Venâncio (54.77) ao realizar o tempo de 54.87 onde só perdeu para Simão Morgado (54.21). Pedro Oliveira foi o único a nadar abaixo do minuto na prova dos 100C ao percorrer as duas piscinas em 58.93.

Em destaque está também Paulo Santos (júnior de 1º ano do FCP) que ontem fez 51.95 na prova dos 100L, voltou a brilhar nos 50L com o tempo de 24.12 e deixou no segundo lugar Diogo Carvalho do CGA com 24.20.

Boas perspectivas ainda para Carlos Almeida na tarde de hoje na prova dos 200B. Depois de dois dias em destaque com recordes nacionais juniores aos 100B e 200E e de uma boa passagem aos 100 metros na prova desta manhã (1:07.13) dos 200B existem grandes probabilidades de superar o recorde de 2:18.32 pertencente a Henrique Neiva.
Report FPN do 3º dia no EUL - Resultados até ao momento

Etiquetas:

4 Recordes para Filipa Silva

A atleta amadorense esteve em evidência na 2ª jornada do Open de Portugal nas provas de 50M e 100L. Na primeira prova de sessão estabeleceu novos recordes sénior e absoluto com o tempo de 27.82, sendo que os anteriores recordes eram de Sara Oliveira com 27.93 desde Julho de 2004. Na última prova da jornada, nos 100L fez 58.06 batendo também o tempo de Ana Alegria de 58.21 que já durava há quase 7 anos.

Carlos Almeida, também da Amadora, bateu o seu máximo nacional júnior nos 200E que lhe valeu o 3º lugar no Europeu de juniores em Budapeste 2005, ao terminar em 2:04.06 (com os excelentes parciais de 26.88 + 32.89 + 35.61 + 28.68).Paulo Santos do FC Porto (júnior de 1º ano) com o tempo de 51.95 realizou mínimo A para o Europeu Júnior de Palma de Maiorca.

Destaque ainda para Tiago Venâncio que na sessão matinal tinha escondido o “jogo” na final dos 50M realizou o tempo de 24.43 logo à frente de Simão Morgado com 24.52 que é o detentor deste recorde desde 2002 com 24.38.
Report FPN do 2º dia no EUL - Resultados até ao momento
Report do 2º dia no EUL nos Jornais: O Jogo / O Norte Desportivo / A Bola

sexta-feira, março 24, 2006

Agostinho voa para 51

Vânia Neves, do Viana Natação Clube, atingiu o mínimo B para o Campeonato da Europa de juniores na prova dos 800L com o tempo de 9:12.16 ficando apenas atrás da sénior Márcia Freitas do Leixões com 9:11.14 e que ontem já havia ganho os 400L duas vezes.

Nadia Laezza do CNAC venceu os 100L em juniores com o tempo de 59.70 exactamente a um segundo do recorde nacional da categoria de Ana Alegria de 1993. Em seniores a vitória foi para Filipa Silva do CNA com 58.26. Espera-se uma boa final no Open de logo à tarde.

Nos masculinos o maior destaque foi Alexandre Agostinho. Ele que já vinha a prometer bons desempenhos desde o Open Espanhol de Barcelona há 3 semanas, realizou a sua melhor marca pessoal com 51.57. Tiago Venâncio desiludiu com o tempo de 52.29…

Outra das provas que desperta maior interesse para esta tarde na 2ª jornada do Open de Portugal são os 200E masculinos com Duarte Mourão (2:04.76), Adriano Niz (2:07.60), Diogo Carvalho (2:07.66), Carlos Almeida (2:08.11), Ricardo Rego (2:08.37), Pedro Mendonça (2:09.33), Filipe Alves (2:10.97) e Nuno Quintanilha (2:11.44).
Report FPN do 2º dia no EUL - Resultados até ao momento

4 Recordes de Ryan Lochte abrem o NCAA

As Universiadas são a maior competição universitária do mundo. Mas não chegam nem de perto do nível de performance, de disputa e de equilíbrio do Campeonato Nacional Universitário Americano (NCAA). Enquanto que nas Universiadas as principais selecções mundiais enviam as suas selecções alternativas porque que as equipes principais estão focadas noutras competições internacionais (Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos), no NCAA participam todas os melhores nadadores americanos não profissionais e muitas estrelas internacionais (muitos daqueles que recentemente nadaram nos Jogos da Comunidade Britânica e muitos outros).

Este ano a competição decorre em Atlanta entre o dia 23 e 25 de Março numa remodelada piscina de 25 jardas. No primeiro dia de finais (ontem) só deu Ryan Lochte!
Primeiro nos 200E bateu dois recordes de uma vez só. Ao realizar 1:40.55 bateu o seu próprio recorde da NCAA (1:41.71 em 2005) e ainda o recorde americano de Michael Phelps (1:41.30 em 2006).
Depois na abertura da estafeta de 4x100E ao cumprir o percurso de costas em 44.60 voltou a bater o recorde da NCAA e o recorde americano, ambos de Neil Walker com 44.92 desde 1997. (Resultados Completos e em Directo)

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 23, 2006

Almeida avista 1:03.70

A primeira jornada do Open de Portugal fica claramente marcada pelo desempenho do amadorense Carlos Almeida na prova dos 100B. Com uns segundos 50 metros espectaculares (32.95) fechou a prova com novo recorde nacional júnior – 1:03.70. Talvez prevendo o recorde, Almeida guardou uns óculos graduados junto ao bloco de partida para que no final pudesse avistar o recorde nos placares electrónicos do outro lado da piscina (a uns 60 metros). Quando terminou e viu a festa nas bancadas trocou de óculos e fez também a comemoração em cima das bóias.

Outro dos destaques foi o nadador Jorge Maia do Famalicão (1º ano de juniores) que voltou a melhorar o seu tempo desta época em 4:02.58 obtendo o 2º lugar no Open só atrás de Adriano Niz.
Diana Gomes bateu o recorde nacional sénior dos 100B, que pertencia a Joana Soutinho desde 1995, ao baixar de 1:11.57 para 1:11.47.

Nuno Laurentino que de manhã se poupou nos 50C (4º lugar) para ajudar o Algés no recorde da estafeta de 4x100L de tarde mostrou do que é capaz ao vencer destacadamente com 26.83.
Sara Madeira, do Colégio Vasco da Gama, atingiu o mínimo A para o Campeonato da Europa Absoluto que vai decorrer em Budapeste de 31 de Julho a 3 de Agosto, ao fazer 2:13.77 nos 200M.
Report FPN do 1º dia no EUL - Resultados até ao momento
Report do 1º dia no EUL nos Jornais: O Jogo / Record / O Norte Desportivo

FPN lança amanhã o livro “Testemunhos”

A Federação Portuguesa de Natação vai apresentar amanhã nas instalações da Piscina do Estádio Universitário de Lisboa, às 19h00, o livro “Testemunhos”, a primeira edição comemorativa do 75.º Aniversário da instituição.
O livro inclui testemunhos de várias personalidades ligadas à Natação, à vida desportiva do país e à sociedade civil. Jorge Sampaio, José Sócrates, Pedro Lynce, Patrick Monteiro de Barros, António Dias da Cunha e nadadores do passado e do presente contribuíram para o enriquecimento da edição.
A cerimónia de lançamento do livro contará com as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, do presidente do IDP, Luís Sardinha, do presidente do COP, José Vicente Moura, e de várias personalidades que contribuíram com o seu testemunho para a obra. Info FPN On-Line

Recorde Absoluto na abertura do Nacional

A estafeta masculina do Algés bateu o recorde nacional sénior e absoluto dos 4x100L com o tempo de 3:28.59. Estes recordes já pertenciam ao Algés desde Julho de 2000 mas com Ricardo Pedroso, Tiago Laranjo, Nuno Laurentino e Duarte Mendonça aquando dos nacionais de Verão na piscina do Restelo com o tempo de 3:28.67. Estes novos recordes foram obtidos por Ricardo Pedroso (52.59), Miguel Pires (50.94), Nuno Laurentino (52.54) e Duarte Mourão (52.52).

O outro bom resultado da manhã foram os 2:02.48 do Diogo Carvalho. Foi o seu melhor tempo de sempre e já muito perto dos 2:02.12 que são recorde nacional júnior do Pedro Oliveira (CNRM) desde os europeus de juniores em Budapeste 2005 que lhe valeram o 4º lugar. Mesmo assim perdeu para João Araújo do Famalicão que realizou o tempo de 2:01.97.

Bons 31.01 nos 50C de Joana Escária (Aminata) a menos de 2 décimos do seu recente recorde nacional júnior em Bordéus. Nos 100B femininos Diana Gomes venceu como já era esperado mas sem grande tempo (1:12.28). Mas mesmo assim, destacou-se ao subir ao pódio com a t-shirt da Amadora! Já vi outra atleta num Regional da ANDS ser desclassificada pelo mesmo motivo…

Na prova dos 400L além de Jorge Maia do Famalicão cumprir o mínimo A para o europeu de juniores na prova de 400 livres, ao fazer o tempo de 4:04.39, Adriano Niz apontou o bom tempo de 3:57.60 deixando a prever uma boa participação no mundial.

Etiquetas:

Nacionais com pouca chama

Os Nacionais de Juniores e Seniores, este ano disputados sob a forma de Open, e que terão como palco o Estádio Universitário de Lisboa (de hoje a domingo) nem de perto nem de longe atingirão a qualidade desejável nem desejada pelos responsáveis federativos quando, na definição do calendário, o resolveram fazer disputar em vésperas do Mundial de Piscina Curta (Xangai, 5 a 9 de Abril).
É que além de não terem conseguido atrair qualquer nadador estrangeiro (normalmente o papel de um Open), nem sequer conseguiram garantir a presença das principais figuras da natação nacional, dado que os sete representantes lusos naquela prova mundial partirão sábado para Macau, onde durante uma semana estagiarão com vista à boa preparação dos Mundiais, pelo que cingirão a sua participação aos dois primeiros dias de provas.

A questão, recorrente, tem feito correr muita tinta (invariavelmente os campeonatos nacionais coincidem com as grandes provas internacionais, privando os principais atletas de competirem em solo português) porém, e pese embora as promessas de inversão do actual quadro competitivo, a verdade é que, até ao momento, ele se mantém, contribuindo, de forma decisiva, para o tom descolorido em que, nos últimos anos, as principais provas têm sido disputadas.
A atracção pode vir do facto de os campeonatos servirem, entre outros, para os atletas poderem realizar mínimos de participação nos Europeus de Budapeste (prova absoluta que se realiza em Agosto) e para os Europeus de Juniores, que terão lugar em Palma de Maiorca, sendo disputados em Julho próximo, sendo sobretudo ao nível das camadas mais jovens que os resultados poderão vir a surgir.
Texto de Nuno Filipe na edição de 23-03-2006 do Jornal O JOGO

Etiquetas:

quarta-feira, março 22, 2006

Todos ao EUL

A Natação Portuguesa concentra-se a partir da tarde de hoje na Piscina do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), com a chegada dos atletas de fora de Lisboa para a 1ª abordagem à piscina.

A competição só começa amanhã de manhã com a 1ª das 4 Jornadas dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores que acontece sempre a partir das 9:30 excepto domingo que se inicia às 9:00. Da parte da tarde decorre o Open de Portugal que não é mais do que as finais com os melhores nadadores absolutos dos campeonatos que decorrem da parte da manhã (inicia-se às 17:00 excepto domingo que se inicia às 16:00). As competições terminam domingo à tarde com a 4ª Jornada do Open de Portugal. (Ver Start List definitiva)

Embora seja por muitos apontada como a melhor piscina olímpica de Portugal estas instalações são apenas utilizadas pelas equipas SFUAP, Sporting, GesLoures, Benfica e CTAP da parte da manhã de 2ª a 6ª entre as 6:30 e as 8:00. No restante período de utilização, serve “apenas” as escolas do EUL.

Nestes últimos 5 dias foi posta à votação a seguinte pergunta: Quem vai ser o destaque masculino e feminino do Open? Os leitores votaram maioritariamente nos juniores Diogo Carvalho (CGA) e na Susana Miguel. O primeiro teve 36 votos seguido de perto de Jorge Maia (33) do Famalicão e Adriano Niz (29) do Vilacondense. A nadadora da SFUAP deve ter um grande grupo de fãs. Venceu com um terço do total de votos (71) e à frente de Diana Gomes (53). Em 3º lugar de preferências ficou a Ana Pardal (CNCVG) com respectivamente 17 votos. (ver tabelas de votação MAS / FEM)

Convém ainda referir que os mundialistas de Xangai só participarão nas provas de 5ª e 6ª porque viajam sábado até Macau para estágio de adaptação ao clima e fuso horário do local do Mundial de Piscina Curta.

Etiquetas:

Dia Mundial da Água

A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução A/RES/47/193, de 22 de Fevereiro de 1993, através da qual 22 de Março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial da Água" (DMA).
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 biliões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, os glaciares, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 biliões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre os glaciares polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

Pessoal amigo: A água é um recurso natural escasso e essencial à vida, por isso poupem!

terça-feira, março 21, 2006

Famalicão e ANNP foram os melhores

O Campeonato Nacional de Juvenis que decorreu de 17 a 19 de Março no Complexo de Piscinas do Jamor (piscina de 50 metros) teve a participação de 255 atletas, 170 masculinos e 85 femininos, em representação de 56 clubes.

Os grandes vencedores do Campeonato ao nível dos Clubes e Associações foram o Famalicão e a ANNortePortugal.
De forma destacada o Clube de Famalicão venceu 20 medalhas deixando o Fluvial Vilacondense em 2º lugar com 13 medalhas e a SFUAP em 3º com 11 medalhas. De referir que foram 31 as equipas a terem o mérito de subir ao pódio.
Ao nível das Associações os resultados foram bastante semelhantes aqueles obtidos na análise do melhor regional de inverno. Mas desta feita o vencedor foi a ANNP que venceu 47 medalhas deixando os outros lugares do pódio para a ANL e ANMIN com 37 e 19 medalhas respectivamente. De referir que apenas 4 das 13 Associações não chegaram aos lugares do pódio: ANSul, ANDPortalegre, ANDSantarém e ARNNordeste.

Resultados Finais / Todos os atletas medalhados
Os melhores Clubes: Femininos / Masculinos JUV B / Masculinos JUV A
Documento não oficial de convocatória para o Multinations Youth Meet

Etiquetas: ,

Australianas cheias de força!

Na 6ª e última jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica fica marcada por mais 6 recordes dos Jogos e pelo segundo recorde do mundo dos campeonatos.

Afinal Roland Schoeman venceu os 50L e com novo recorde dos Jogos. Ontem na meia-final estava a esconder o jogo! Schoeman hoje fez 22.03 e deixou o segundo lugar para o canadiano Brent Hayden com 22.19 e o terceiro para o australiano Brett Hawke com 22.31. Hawke que ontem tinha batido o recorde dos Jogos com 22.30 declarou logo após o pódio que esta foi a sua despedida da natação. O inglês Mark Foster que já havia anunciado a sua retirada para Xangai ficou em 4o com 22.49.
Nos 200M femininos Jessicah Schipper obteve o seu segundo título individual com 2:06.09, novo recorde dos Jogos. Feliicity Galvez fez a dobradinha com 2:08.16 e a inglesa Terri Dunning ficou em 3o com 2:09.87.

Nos 200B Jim Piper quase dava o 1º título para a equipa masculina australiana! Ele estava na frente até os 175 metros, mas foi ultrapassado por Mike Brown que venceu a primeira e única medalha de ouro do Canadá com 2:12.23 e pelo compatriota Brenton Rickard com 2:12:24. Piper fez 3º lugar com 2:12.26. Foi a prova mais renhida deste ultimo dia.
Nos 400E femininos houve mais um recorde dos Jogos pela australiana Stephanie Rice que com 4:41.91. A prata ficou para a inglesa Rebecca Cooke com 4:44:60 e o bronze para outra Jennifer Reilly com 4:47.13.
A vitória nos 1500L estava previamente entregue. David Davies, medalha de bronze olímpico e mundial, do País de Gales venceu com 14:57.63, seguido de longe pelo canadiano Andrew Hurd com 15:09:44 e pelo sul-africano Hercules Prinsloo com 15:11.88. Os australianos Craig Stevens e Travis Naderpelt ficaram ainda mais longe nos 6o e 7o lugares respectivamente com tempos de 15:22.10 e 15:41.38!

A prova do dia foi mais uma vez da responsabilidade da equipa feminina da Austrália. Nos 4x100E, a ultima prova feminina da competição, nada melhor do que um recorde mundial. O quarteto australiano fez 3:56.30 com Sophie Edington 1:01.06 no parcial de costas, Leisel Jones 1:05.51 no bruços, Jessicah Schipper 56.86 na mariposa e 52.87 de Libby Lenton no crol. As restantes classificadas que subiram ao pódio (Inglaterra e Canadá) ficaram a mais de 8 segundos de distância!
O recorde anterior era de 3:57.32, e também pertencia à Austrália, com o quarteto formado por Gian Rooney, Leisel Jones, Petria Thomas e Jodie Henry, que estabeleceu esse anterior recorde ao conquistar o ouro na prova nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

Com esta demonstração de domínio das mulheres australianas os homens encheram-se de garra e venceram a sua única prova em todo o Campeonato! Foi na última prova da sessão, nos 4x100E em que Matt Welsh abriu em 2º atrás do inglês Laim Tancock, depois Brenton Rickard passou para a frente no bruços e os australianos não perderam mais esta liderança. Vitória com novo recorde de campeonato com 3:34.37, seguido da Inglaterra com 3:36.40 e da Escócia com 3:39.75.

Tabela de medalhas de todo o evento: AUS 17 18 16, ENG 8 11 3, SCO 6 3 3, RSA 3 2 4, CAN 1 3 7, NZL 1 1 4, WAL 1 0 1, PNG 1 0 0.

Etiquetas:

segunda-feira, março 20, 2006

Leisel Jones quase faz 1:04

Na 5ª jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica fica marcada por mais 7 recordes dos Jogos e um super recorde do mundo.

O grande favorito para os 100M masculinos, Michael Klim perdeu para Ryan Pini (atleta de Papua Nova Guiné) que realizou a prova em 52.64. Em 3º lugar ficou o neozelandês que tinha vencido os 200M, Moss Burmester.
Os 50L femininos foram tirados a pepel químico dos 100L – pódio 100% australiano e com as mesmas entrevinientes nos mesmos lugares. Em primeiro Libby Lenton com novo recorde dos Jogos em 24.61 seguida de Jodie e Alice Mills.

Christopher Cook, o tal que esteve em Tavira em Novembro de 2005 venceu a sua segunda prova individual. Depois de vencer os 100B desta feita venceu os 50B com o tempo de 28.01.
A australiana Joanna Fargus venceu os 200C com o tempo de 2:10.36 (novo recorde dos Jogos) mas muito apertada pela inglesa Melanie Marchall que realizou o tempo de 2:10.87.

A prova do dia foi os 100B femininos. O primeiro recorde do mundo do evento foi para australiana Leisel Jones. Ela quase baixou dos 1:05 levando o publico da casa ao delírio. O seu tempo foi de 1:05.09 deixando a sua compatriota Jade Edmistone a mais de 2 segundos (1:07.24).
Nos 100C masculinos Liam Tancock vingou a sua derrota nos 50C (ele tinha batido o recorde dos Jogos na meia-final que viria a perder). Desta feita voltou a bater o recorde dos Jogos com 54.53 e venceu ao favorito WELSH Matthew Welsh (54.82).

A escocesa Caitlin McClatchey k já havia vencido a prova dos 200L com a super surpresa de bater Libby Lenton, voltou a vencer, desta feita os 400L. Fez o tempo de 4:07.69.
Na prova dos 200E masculinos mais uma vitória para a Escócia e para Gregor Tait (já havia ganho os 200C). Ele fez o tempo de 2:00.73 e venceu a Dean Kent da Nova Zelândia e Brian Johns do Canadá (ex-recordista do Mundo dos 400E em piscina curta).

Nos 50C femininos Sophie Edington igualou o recorde dos Jogos de ontem de Giaan Rooney e venceu com 28.42 deixando a prata para a sua compatriota por uma unha negra – apenas 1 centésimo.
Nos 4x100L femininos as 3 super australianas mais Shayne Reese ficaram muito perto do seu próprio recorde do mundo de Atenas (3:35.94 com a Petria Thomas). Desta feita o tempo foi de 3:36.49 (novo recorde dos Jogos) deixando a Inglaterra a mais de 6 segundos!

Nas meias-finais do dia mais uma “derrota” para Schoeman. Desta vez foi nos 50L com Brett Hawke a bater o recorde dos Jogos em 22.30. Schoeman apurou-se para a final em 2º com o tempo de 22.43. (Resultados Completos e em Directo)

domingo, março 19, 2006

Campeonato de Juvenis

A Start List definitiva do Campeonato Nacional de Juvenis de Inverno, com as alterações dos clubes, já está disponível. O Campeonato Nacional de Juvenis começa sexta-feira à tarde no Complexo de Piscinas do Jamor (piscina de 50 metros) e termina domingo à tarde, e terá a participação de 255 atletas, 170 masculinos e 85 femininos, em representação de 56 clubes.

Report FPN da 1ª Jornada
Report FPN da 2ª Jornada
Report FPN da 3ª Jornada / Resultados Finais

Tal como previsto pelo Beba Água, Pedro Fontoura Oliveira foi o “MVP” deste fim-de-semana. O atleta juvenil A do Belenenses ganhou cinco medalhas de ouro: nos 100L (54.20), 200L (1:56.55), 400L (4:08.31) e 1500L (16:32.32) e na estafeta de 4x200L. (Foto dos Campeões dos 4x200L Juvenis A)

Os outros destaques foram: Samuel Patrício Queirós (juvenil B do FC Porto), Mário João Costa (juvenil A do Famalicão), Rui Filipe Costa (juvenil B do Guimarães) e Ana Rita Ferreira do Famalicão todos com 4 títulos nesta competição.

Simon Brunett surpreende sul-africanos

A 4ª jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica fica marcada pela queda de mais 5 recordes dos Jogos e da derrota dos sul-africanos nos 100L.

Nos 100M femininos Jessicah Schipper “apenas” venceu com novo recorde dos Jogos (o seu 3º nesta prova!) em 57.48. A prata foi para Libby Lenton com 57.80 e o bronze para a canadiana Audrey Lacroix com 58.89.
Na prova rainha da competição, os 100L masculinos, havia muita curiosidade em ver o nível dos tempos na final depois de uma meia-final de grande nível. O único a nadar em 48 segundos foi Simon Brunett da Inglaterra com 48.57 (novo recorde dos Jogos). Ryk Neethling ficou em 2º com 49.20 e Schoeman desiludiu com o 3o lugar em 49.24.

Nos 400E masculinos tivemos a primeira dobradinha da Escócia com a vitória de David Carry (já havia vencido os 400L) com um novo recorde dos Jogos em 4:15.98. O seu compatriota Euan Dale ficou com a prata com 4:17.15 enquanto que o australiano Davis Nederpelt chegou em 3o com 4:17.24.
Nos 800L femininos Rebecca Cooke da Inglaterra venceu a sua segunda prova nestes Jogos. Venceu com 8:29.50 relegando para 2º lugar a australiana Melissa Gorman que realizou 8:30.79. O lugar mais baixo do pódio ficou para Brittany Reimer do Canadá com 8:38.05.

Nas muitas meias-finais do dia o destaque vai para Giaan Rooney e Leisel Jones que bateram novos recordes dos Jogos. A primeira foi nos 50C com 28.42 e a segunda nos 100B com 1:07.33. (Resultados Completos e em Directo)

sábado, março 18, 2006

Australianas a Voar

A 3ª jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica fica marcada pela queda de mais 7 recordes dos Jogos e quase dois recordes do mundo nos 100L e 200B femininos.

Nos 200C masculinos o escocês Gregor Tait venceu de forma tranquila dominando a prova do princípio ao fim com novo recorde dos Jogos em 1:58.65 (único abaixo de 2 minutos). Refira-se que esta prova foi provavelmente a de mais fraco nível até agora, com o 8o lugar (atleta do Quénia) a realizar o tempo de 2:08.71.
Nos 100L femininos Libby Lenton desforrou-se e venceu. Depois de perder os 200L e depois de perder na meia-final desta prova, na final mostrou quem é vencendo com o excelente tempo de 53.54 (a apenas 12 centésimos do recorde mundial e recorde dos Jogos). Esta foi mais uma prova onde o pódio só deu Austrália. Em segundo Jodie Henry 53.78 e em terceiro Alice Mills 54.31.

Nos 200B femininos Leisel Jones mostrou que é mesmo a melhor do mundo no estilo de bruços. Ficou a 18 centésimos do seu próprio recorde mundial e levou o público australiano ao delírio, fez 2:20.72 (novo recorde dos Jogos). Em segundo ficou a escocesa Kirsty Balfour com o bom tempo de 2:24.04. O bronze ficou para a sul-africana Suzaan Van Biljon em 2:25.39.
Nos 50M masculinos não houve o recorde que ontem se previa, Schoeman nadou antes a meia-final dos 100L e estava cansado. Por isso mesmo o bom tempo de ontem, porque já previra este facto e por isso mesmo apostou tudo num bom tempo na meia-final. Nadou “apenas” para 23:34 (relembro que o recorde do mundo antes do mundial de Montreal era de 23:30) o suficiente para levar o seu segundo titulo individual. Matt Welsh foi 2º com 23.63 e Michael Klim 3º em 23.74.

Mais uma dobradinha para a Austrália, desta feita na prova dos 100C femininos. Sophie Edington com um novo recorde dos Jogos (1:00.93) sagrou-se campeã enquanto que a capitã Giaan Rooney fez 1:01.42. A inglesa Melanie Marshall ficou com o bronze em 1:01.55.
O inglês Chris Cook, o tal que nadou esta época em Tavira e ontem bateu o recorde dos Jogos nos 100B masculinos (1:00.94) hoje voltou a chegar na frente, mas sem recorde – 1:00.98. James Gibson completou a dobradinha da inglesa com o tempo de 1:01.10. O 3o lugar ficou para o australiano Brenton Rickard em 1:01.17.

Nos 4x200L femininos a vitória foi sem qualquer discussão para a campeã e recordista mundial da prova – Austrália com novo recorde dos Jogos em 7:56.68. Os restantes lugares do pódio foram para a Inglaterra e Nova Zelândia.
Na sequência do que temos vindo a observar relativamente à meia-distância australiana masculina nestes Jogos, os 4x200L foram um martírio para alcançarem o pódio.
A Austrália, país que vem dominando o 4x200L há pelo menos uma década ficou num melancólico 3º lugar. A prova teve 3 diferentes líderes e os 3 primeiros nadaram para 7:14. A Inglaterra que iniciou na frente venceu com 7:14.14. A Escócia que chegou a estar na frente na altura dos 400 metros ficou em 2º com 7:14.40 e os australianos que nadaram na liderança aos 600 metros em 3º com 7:14.99. A par com os 100L femininos esta foi a prova mais emocionante do dia.

Nas outras meias-finais do dia o destaque vai o inglês Simon Burnett que fez o melhor tempo nos 100L (49.18) relegando Schoeman (49.34) para 2º. Neethling foi 4o com 49:43 e o canadiano Hayden 5o com 49:92 empatado com a revelação australiana Kenrick Monk de 17 anos que veio para substituir Thorpe. O tempo de acesso À final foi de 50.18 o que deixa muita água na boca para a final de amanhã. Na meia-final dos 100M feminino Jessicah Schipper bateu pela segunda vez o recorde dos Jogos. Na eliminatória fez 58.49 e de tarde 58.21. Será que amanhã temos recorde do mundo? (Resultados Completos e em Directo)

sexta-feira, março 17, 2006

Start List do Open de Portugal

A pedido de várias famílias, aqui está o muito ansiado Start List do Open de Portugal / Campeonatos Nacionais Juniores e Seniores que vai decorrer na excelente piscina do Estádio Universitário de Lisboa, entre os dias de 23 a 26 de Março. (Ver Programa de provas)

Os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores disputar-se-ão nas sessões da manhã. Nas sessões da tarde disputar-se-ão as finais do Open de Portugal (as eliminatórias terão lugar paralelamente com os campeonatos nacionais). Haverá lugar à realização de finais A e B , excepto nas provas de 800 e 1500 L e de estafetas, onde terá lugar apenas a final A. No Open de Portugal o limite máximo de participação de nadadores estrangeiros será de dois, em cada final (A e B).

Amadora lidera Taça de Portugal

O Clube de Natação da Amadora lidera a classificação da Taça de Portugal de natação, com 812 pontos, seguido pelo Sporting, com 642 pontos, e pelo Algés, com 586. No quarto lugar surge o FC Porto (556); a quinta posição é ocupada pela SFUAP (496). A classificação actual inclui os Campeonatos Absolutos de Portugal, realizados em Tomar entre 9 e 11 de Dezembro de 2005.

Os nadadores seleccionados para os Campeonatos do Mundo de piscina curta não vão participar nos dois últimos dias dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores / OPEN de Portugal que vão realizar-se na Piscina do Estádio Universitário em Lisboa, motivo pelo qual não podem pontuar para a Taça de Portugal nesses dias. Por isso, a FPN decidiu atribuir a cada nadador o dobro da pontuação que cada um vier a obter no decurso das provas das 1.ª e 2.ª jornadas da referida competição. (Exemplo de pontuação e Tabela Classificativa dos Clubes)

As provas dos portugueses em Xangai

Estão definidas as provas em que vão participar os nadadores portugueses apurados para os Campeonatos do Mundo de piscina curta, que decorrem em Xangai de 5 a 9 de Abril. A participação nas provas está, contudo, ainda dependente da Entry List.
Antes do Mundial, a Selecção Nacional vai realizar um estágio de preparação e adaptação à diferença horária e às condições climatéricas, em Macau, de 26 de Marco 2 de Abril.
A comitiva parte para Macau no dia 25 de Março, às 12h10, e chega ao território no dia 26. No dia 2 de Abril viaja para Xangai. (Info FPN On-line)

Participação da Selecção Nacional:
Adriano Niz (Vilacondense): 200L, 400L, 100E, 400E, 200C, 4x100L e 4x200L
Diana Gomes (Individual): 50B, 100B e 200B
Duarte Mourão (Algés): 100M, 200M, 100E, 200E, 400E, 4x100L e 4x200L
Fábio Pereira (Vilacondense): 200L, 400L, 4x100L e 4x200L
João Araújo (Famalicão): 100M, 200M e 4x200L
Miguel Pires (Algés): 100 Livres; 4x100L e 4x200L
Tiago Venâncio (Palmela Desporto): 100L; 4x100L e 4x200L

Etiquetas:

Espectaculares 200 Livres!

Na 2ª jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica fica marcada por mais 4 recordes dos Jogos e uma prova de 200L masculinos super renhida.

Nos 50M femininos a campeã do mundo em Montreal Danni Miatke que ontem viu a sua compatriota Jessicah Schipper bater o recorde dos Jogos na meia-final em 26.55 venceu hoje a final com o tempo de 26.43 (novo recorde dos Jogos).
Os 50C masculinos foram tirados quase a papel químico dos 50M femininos. Na meia-final Liam Tancock bateu o recorde dos Jogos com o tempo de 24.84 e na final de hoje perdeu para o também inglês Matthew Clay (25.04).
Nos 50B femininos a recordista do mundo Jade Edmistone perdeu para a cada vez mais rápida Leisel Jones (30.55). De referir que o recorde do mundo está fixado em 30.45 desde Montreal 2005.

A prova do dia foi sem duvida os 200L masculinos, tal como ontem foram os 200L femininos. Foi disputadíssima e a diferença entre o 1º e o 4º foi de apenas 15 centésimos. O vencedor foi Ross Davenport em 1:47.29 deixando para 2º lugar o seu compatriota e recordista inglês Simon Burnet. Seguiram-se os dois canadianos pratas no mundial de Montreal nos 4x200L Brent Hayden e Say Rick.

Nas outras semi-finais do dia destaque vai para aos 50M de Roland Schoeman em 23.13 (4º melhor tempo de sempre) recorde do Jogos e muito perto do seu “extraterrestre” recorde do mundo de 22.96. Destaque ainda para mais dois recordes dos Jogos por Christopher Cook (esteve esta época no Meeting Internacional de Tavira) nos 100B com 1:00.94 e Jodie Henry nos 100L com 54.11. (Resultados Completos e em Directo)

quinta-feira, março 16, 2006

Escoceses surpreendem!

Grande surpresa logo na primeira jornada de finais na piscina longa de Melbourne nos 18º Jogos da Comunidade Britânica.
A australiana Libby Lenton que era apontada como favorita em 7 provas foi derrotada na prova dos 200L pela escocesa Caitlin McClatchey com o tempo de 1:57.25 (Recordes dos Jogos) que a torna a 4ª melhor atleta de sempre e com o 5º melhor tempo de sempre. Refira-se que antes desta prova nem figurava nas 25 melhores de sempre e o seu melhor tempo era de 2:00.79 de 2004! Em segundo lugar ficou Libby Lenton com 1:57.51 que passou na frente a meio da prova com quase um segundo de vantagem mas que na ultima viragem já ia só com 2 décimos na frente.

Na final dos 400L masculinos a surpresa foi nenhum australiano chegar ao pódio! Craig Stevens ficou em 4º lugar a mais de dois segundos do 3º lugar. A vitória da prova foi mais uma vez para a Escócia com um novo recorde nacional de David Carry em 3:48.17.
Nos 200E femininos o pódio foi 100% australiano e teve a vitória de Stephanie Rice com um novo recorde dos Jogos em 2:12.90 (também foi recorde pessoal).
Nos 200M masculinos houve mais um recorde dos Jogos, Moss Burmester da Nova Zelândia cumpriu a prova no tempo de 1:56.64 (também é recorde nacional) e venceu o favorito australiano Travis Nederpelt que realizou o tempo de 1:57.26.
Na última final do dia, nos 4x100L masculinos a Africa do Sul confirmou o seu favoritismo. Embora longe do seu recorde do mundo (3:13.17 nos JO de Atenas 2004) dominaram a prova logo desde início com Roland Schoeman em 48.65, depois sempre na frente terminaram em 3:14.97.

Nas outras semi-finais do dia houve ainda mais dois recordes dos Jogos, o que vem a comprovar algumas declarações de atletas da “casa” que afirmaram que a piscina era rápida. Nos 50C masculinos Liam Tancock realizou o tempo de 24.84 e nos 50M femininos Jessicah Schipper nadou em 26.55. (Resultados Completos e em Directo)

Campeões com estilo

O Clube Fluvial Vilacondense, colectividade voltada para a natação de competição com apenas 84 atletas federados em todos os escalões etários de ambos os sexos, não possui nos quadros o ensino da modalidade. Não obstante, colectivamente foi campeão nacional, título que perdeu esta época para o Algés, enquanto individualmente vários atletas fazem parte de diversas selecções nacionais. Tendo Adriano Niz como ponta-de-lança, junta-se agora Fábio Pereira, dois dos seis nadadores seleccionados para os Mundiais de Xangai.

António Paulo Vasconcelos é o responsável principal da equipa técnica que integra elementos que trabalham juntos há 15 anos. Tonas, como é conhecido na modalidade, garante: "Não há segredo no sucesso e os resultados que temos obtido ficam a dever-se não só à qualidade inata dos atletas, mas também à estabilidade do corpo técnico, que se conhece bem e exerce um trabalho sério e honesto." E acrescenta: "Pode fazer confusão a muita gente saber que o Fluvial Vilacondense não tem escolas de natação. O que não sabem é que temos um acordo com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que se dedica exclusivamente a esse trabalho e nos vai indicando alunos que apresentam potencialidades para poderem vir a integrar o grupo de aperfeiçoamento e que depois são observados por nós." Mas este não é o único campo de recruta de futuros campeões.

Há ainda uma segunda opção. "Três vezes por ano - no Natal, na Páscoa e no fim de cada época - o Vilacondense organiza três jornadas de captação de jovens que frequentam diversas escolas de natação na nossa região." Mas como reforça o técnico António Vasconcelos, o segredo está sobretudo na forma como é orientado cada treino, em função das capacidades físicas e técnicas do nadador em causa. "Ou, se se quiser, de acordo com o estilo em que cada um se sente mais à vontade, ou tem mais vocação", conclui. (Ver reportagem completa / Recorte)
Texto em A Bola On-line de 16-03-2006

Etiquetas:

quarta-feira, março 15, 2006

Lenton descarta-se da pressão

Começou hoje ás 10 horas da manhã (hora local de Melbourne), os 18º Jogos da Comunidade Britânica que contaram na abertura com a presença da Rainha de Inglaterra e chefe da Comunidade Britânica, Isabel II. Estão presentes 53 países entre eles Moçambique que em 1996 se tornou o primeiro membro da Commonwealth não pertencente ao antigo Império Britânico.

Relativamente à natação, e sem Ian Thorpe para atrair as atenções, a grande questão que se coloca é se Libby Lenton poderá fazer história nestes Jogos da Comunidade Britânica e vencer 7 provas? Stephan Widmer, um dos treinadores da selecção australiana, sugeriu que ele poderá superar Susie O’Neill e Ian Thorpe que em Kuala Lumpur 1998 e Manchester 2002 respectivamente, venceram 6 provas. Relembro que Lenton está inscrita em 4 provas individuais (50L, 100L, 200L e 100M) e nas 3 estafetas… Será que pode vencer tudo?

Nas duas provas mais curtas de livres terá como principais adversárias Alice Mills e Jodie Henry enquanto que nos 100M terá que ultrapassar a fortíssima Jessicah Schipper. As 3 estafetas e os 200L parecem praticamente garantidos.
A australiana já reagiu a esta pressão e disse: "O meu sonho não é ganhar as sete medalhas de ouro. Eu só quero relaxar e aproveitar a minha vida. Pensar nas hipóteses das sete medalhas é apenas ridículo. O meu sonho é fazer cada prova de forma perfeita. Cada passo no seu tempo."

A previsão do tempo é uma preocupação para a natação, uma vez que a piscina é ao ar livre. Espera-se céu está nublado com probabilidade de aguaceiros e uma temperatura na casa dos 25º.

A competição é importante para nós

Há menos de uma semana o coordenador geral do Complexo de Piscinas do Benfica e director técnico da competição do SLB Sérgio Proença deu uma entrevista para o Site Oficial do Benfica, do qual destaco o seguinte excerto:

Falemos da competição? Foi uma luta para manter a equipa do Benfica…
O nosso sector de competição não esmoreceu aquando da mudança de estádio porque o presidente da secção, António Ponces, foi muito perseverante. Eu, por outro lado, consegui organizar as coisas de forma a que, durante dois anos, pudéssemos treinar nas piscinas do concelho de Lisboa. Mas não nos podemos esquecer do sacrifício dos nadadores, que ficaram connosco e não desistiram. Assim, neste momento, tal como o negócio das piscinas enquanto actividade desportiva, também a competição é importante para nós, porque é a prova do trabalho que aqui realizamos.
Projectos futuros…
Temos um projecto a quatro anos, ou seja o ciclo olímpico. Assim, acreditamos que poderemos colocar um nosso nadador nos próximos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Por outro lado, tentaremos atingir o título nacional de clubes até essa mesma data, apesar de ainda não termos subido à primeira divisão.
Mas a formação é outro aspecto a que dão grande importância…
Queremos ter cada vez mais uma formação de qualidade. Para isso contamos com três dos melhores treinadores do país nessa área. Além disso, já existe uma ligação entre as classes de crianças e os sectores de formação. Por outro lado, estamos a dar cartas nos sectores de formação dos femininos e que esperamos obtenham resultados nos próximos anos a um nível sénior.

Ver Entrevista Completa por Ricardo Soares ao Site Oficial do Benfica

Etiquetas:

Biomechanics and Medicine in Swimming 2006

Portugal organiza este ano o Xth International Symposium on Biomechanics and Medicine in Swimming (BMS2006) cuja organização se candidatou através Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e da Federação Portuguesa de Natação, em colaboração com a Associação portuguesa de Técnicos de Natação e a Associação de Natação do Norte de Portugal.

Trata-se de um evento promovido desde 1970, de 4 em 4 anos, sob os auspícios da World Commission for Sports Sciences, da UNESCO, sendo unanimemente reconhecido como o acontecimento científico mais relevante da área a nível mundial.
O BMS2006 decorrerá de 21 a 24 de Junho de 2006, no Porto. As inscrições devem ser realizadas on-line e o prazo para taxa mais reduzida expira hoje dia 15 de Março. No website do congresso podem ser encontradas todas as informações relevantes.

Para qualquer esclarecimento não hesitem em contactar os promotores do evento: J. Paulo Vilas-Boas e Francisco Alves.

terça-feira, março 14, 2006

Qual foi o melhor Campeonato Regional?

A esta questão, os visitantes do blog votaram da seguinte forma: ANNP 31%, ANDL/ANA/ANC 24%, ANL 21%, ANDS 14%. A verdade é que esta é uma votação e portanto sujeita ao carácter sentimental, mas seguidamente é apresentado um estudo rigoroso e imparcial, com regras bem definidas.

Foi feita uma análise comparativa aos tempos dos Campeões Regionais das 9 Associações que foram alvo de análise anterior aqui no blog (ANDS, ANMIN, ANALG, ANDL/ANA/ANC ( 1 / 2 ), ANL, ANMAD e ANNP). Para o melhor tempo masculino e feminino de cada escalão (JUV/JUN/SEN) em cada prova foi dado 3 pontos, para o segundo 2 e para o terceiro 1.
Ver todos os Campeões Regionais: Masculinos / Femininos
Ver a tabela com os melhores tempos: Masculinos / Femininos

Com todas estas contas chega-se à conclusão que o Campeonato Regional com mais qualidade foi o da ANLisboa (211 pontos) logo seguido da ANNortePortugal (204 pontos). No lugar mais baixo do “pódio” ficou a ANMinho com 128 pontos.
E em ultimo com 19 pontos... (ver quadro de classificação)

Nota: O critério de avaliação comparativo foi definido muito antes de se saber os resultados finais obtidos nesta análise. Os resultados só reflectem uma realidade que há muito se adivinhava. (ler 1º post do Beba Água)

Etiquetas: ,

Mark Foster anunciou a despedida

A dois dias do início dos Jogos da Comunidade Britânica, Mark Foster anunciou a sua despedida numa reportagem especial do jornal The London Times para depois do Mundial de piscina curta em Xangai de 5 a 9 de Abril.

Aos 35 anos de idade, Foster é um dos maiores nadadores de piscina curta de todos os tempos e em Melbourne vai disputar o seu 6º Commonwealth (está inscrito nos 50L e 50M onde terá como principal adversário Roland Schoeman). É de destacar que ganhou medalhas em todas as edições, sendo que por duas vezes foi campeão dos 50L. Além disso, foi 6 vezes campeão mundial em piscina curta e bateu recordes mundiais em 7 ocasiões.

Etiquetas:

segunda-feira, março 13, 2006

Quem deve nadar os 4x200L em Xangai?

A três semanas do Campeonato do Mundo de piscina curta em Xangai (de 5 a 9 de Abril) ainda não se conhece a constituição da estafeta portuguesa para os 4x200L, mas os visitantes do blog Beba Água ávidos de dar o seu contributo para a decisão já elegeram os preferidos.
Adriano Niz com 105 votos, Tiago Venâncio com 97 votos, Miguel Pires com 85 votos e Fábio Pereira com 73 votos são os mais votados. Duarte Mourão e João Araújo foram os preteridos com 39 e 31 votos respectivamente.

Embora ainda não se saiba quem realmente vai nadar, o objectivo já está traçado há muito. Para Paulo Cunha, o objectivo definido para a estafeta, será “apurar-se para a final, o que aconteceria pela primeira vez, e bater o recorde nacional. Embora não saibamos ainda o nível que vamos encontrar, se mantivermos as prestações obtidas nas últimas provas nacionais podemos obter a qualificação.”

Etiquetas:

Antevisão do Nacional Juvenil

Já está disponível a Start List (corrigida) do Campeonato Nacional de Juvenis de Inverno, que vai decorrer no Complexo de Piscinas do Jamor, entre os dias 17 e 19 de Março.
Joana Vilhena (PORTINADO) é a principal favorita para vencer as provas de estilos e bruços enquanto que no lado masculino Pedro Oliveira (JUV.A do Belenenses) irá dominar todas as provas de livres e Rui Costa (JUV.B do Vitória de Guimarães) é mais que favorito para as provas mais longas de livres e para os 400E.

Depois de 3 anos de imensa força dos juvenis portugueses este ano não há grande perspectiva de recordes nacionais. A observar os tempos de inscrição e as marcas obtidas nos Regionais de Inverno parece que as hipóteses de recordes são bastante diminutas. Provavelmente a única luta pelo recorde será na prova dos 1500L onde Pedro Oliveira está a 12 segundos do tempo de José Parente nas Jornadas Olímpicas da Juventude em Paris 2003. Mas a nadar “sozinho”, ao contrário do regional de Lisboa onde teve a “boleia” de Duarte Mourão será muito difícil.

sábado, março 11, 2006

Report Regionais ANNortePortugal

Os Campeonatos Regionais do Norte de Portugal realizaram-se no fim-de-semana passado na Piscina Olímpica da Povoa do Varzim (JUV/JUN/SEN). Foram 5 sessões de provas dominadas pelo Futebol Clube do Porto e Clube Fluvial Vilacondense. O FCP obteve 32 títulos mais um que o CFV. Enquanto que o FCP foi uma equipa equilibrada e venceu 16 provas tanto no masculino como no feminino o CFV dominou em masculinos com 20 vitórias e ainda obteve 11 títulos femininos. (Ver Resultados)

O grande destaque individual foi sem duvida o sénior Adriano Miguel Niz do CFV. Anteriormente denominado de “Michael Phelps português”, Niz justificou essa “alcunha”. A sua versatilidade resultou em 6 vitórias em provas tão distintas com os 50L, 1500L, 200C, 50B, 100M e 200E.

Destaque ainda para Rui Filipe Costa JUV B (1991) do VT.SC com 5 títulos e muito bons tempos: 200L para 2:01.62; 400L para 4:14.41; 1500L para 17:08.95; 200M para 2:23.62 e 400E para 5:02.85. Os outros destaques masculinos foram os JUV.A Mário João Costa do GDNVNF e Marcos André Costa do AHBVV ambos com 4 vitórias.
No lado feminino os títulos ficaram mais repartidos. As principais vencedoras foram Teresa Manuela Ferreira SEN de FCP, Carolina Viegas Peres SEN do LSC, Ana Rita Ferreira JUV do GDNVNF com 3 vitórias e Marta Vieira Marinho JUN do FCP com 4 triunfos.

Os melhores: Masculinos / Femininos / Equipas

sexta-feira, março 10, 2006

Report Regionais ANMadeira

Os Campeonatos Regionais da Madeira para JV/JUN/SEN realizaram-se no fim-de-semana passado na Piscina Olímpica da Penteada. Foram 5 sessões de provas dominadas pelo Clube Desportivo Nacional com 42 títulos no masculino e 17 no feminino, perfazendo um total de 59 conquistas. Foram logo seguidos do CNF que dominou em femininos (16+28=44). (Ver Resultados)

O principal destaque individual vai inteirinho para Fabiana Maria Quintal (SEN de 1984 do clube CDN) que ganhou as 8 provas que estava inscrita, com destaque para os tempos de 1:15.57 e 2:44.23 nas provas dos 100B e 200B.
Os outros multi-vencedores foram Alexandra Ramos Freitas (JUV do CNF), Tomás Miguel Freitas (JUV A do CDN) e Duarte Alves Mendonça (SEN Individual) todos com 5 títulos individuais e ainda Sara Rodrigues Cerdas (SEN do CNF) com 6 vitórias. De destacar ainda o tempo de Luís Marques Pinto (Sénior de 1º ano do CDN) nos 100L - 53.30.

Os melhores: Masculinos / Femininos / Equipas

Etiquetas:

Report Regionais ANMinho

Os Campeonatos Regionais do Minho realizaram-se em fins-de-semana distintos para JUN/SEN (Braga) e INF/JUV (Ponte da Barca) mas ambos em piscinas de 25 metros. No conjunto destes campeonatos a equipa que mais títulos obteve foi o Sporting Clube de Braga. Foram 28 vitórias no masculino e 25 no feminino, perfazendo um total de 53 conquistas. Foram logo seguidos do CNVV (23+17=40) (Ver Resultados JUN/SEN e INF/JUV)

Os principais destaques individuais também pertencem ao SCB. Sara Sofia Carneiro e Ivo Amaral Carneiro com 6 e 5 títulos, respectivamente, foram os principais animadores da competição. Ambos venceram as 3 provas mais curtas de livres e os 50M e 100M, e a Sara ainda os 200M. A nível de tempos o destaque vai para os 23.90 (50L) do Ivo Carneiro e os 15:41.41 (1500L) de José Parente.
Os outros multi-vencedores foram Carlos Miguel Sotelo (JUV B do EDV), Afonso Machado Fernandes (JUV A do CNVV), Vânia Soares Neves (JUN do VIANA), Ana Sofia Fernandes (INF do SCB) e Ana Filipa Mendes (SEN Do CNVV) todos com 5 títulos individuais.

Os melhores: Masculinos / Femininos / Equipas

Etiquetas: ,