quinta-feira, julho 31, 2008

CEJ Belgrado - Zero Recordes Pessoais em 2 dias

Mário Costa abriu a jornada desta manhã com 2:06.49 nos 200M, mesmo em cima do seu melhor tempo (2:06.05). O nadador do Famalicão abriu com parciais fortes (27.73+31.30+33.08), mas quebrou muito no final (34.38), hipotecando assim o apuramento para a meia-final, que fechou em 2:04.79. Classificou-se no 20º lugar.

Nos 400L femininos, Joana Santos foi 26ª com 4:31.74 e Marta Saraiva 33ª com 4:36.79, ambas aquém dos tempos de inscrição de 4:29.51 e 4:32.90, respectivamente. O apuramento para a final directa fechou em 4:20.56.

Seguiu-se Luís Vaz nos 100L com o tempo de 53.72 (51º lugar), também pior que o seu melhor registo de 53.08. O tempo de acesso à meia-final ficou em 51.39.

Rui Costa fechou a jornada para os portugueses, com a participação nos 1500L. O nadador do Guimarães nadou em 16:13.07, sendo o 11º mais rápido da manhã e provável 19º classificado final (falta a série rápida à tarde). O seu melhor registo é de 15:59.96.

- Site Oficial Belgrado 2008
- Start-List, Resultados e Fotos do Europeu Júnior de Belgrado 2008
- Resultados em Directo
- Ver convocatória para Belgrado
- Entrevista do Blog da SFUAP a Marta Saraiva e João Santiago

Etiquetas: ,

Prémios do Jogo BA Pequim 2008 - LusoSwim

Todos os premiados até ao 10º classificado terão direito a uma “Touca Beba Água”. Este equipamento é produzido pela empresa LusoSwim, uma das patrocinadoras do blog e está disponível nas cores: rosa, dourado e preto. Além das toucas, os 3 primeiros classificados, serão recompensados com um Pólo BA.

Mais Apostadores, Mais Prémios!
No caso de se inscreverem mais de 200 apostadores o Beba Água, dará Toucas BA até ao 20º classificado… No caso de se inscreverem mais de 300 apostadores o Beba Água, dará Toucas BA até ao 30º classificado. E assim sucessivamente…

Aposta, mas divulga para aumentares a hipótese de ganhares prémios.

ATENÇÃO: Os 15 pontos de bónus terminam às 14h00 de amanhã (1 de Agosto - 6ª feira)!

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações / Prazos / 66 Apostadores
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Lista das primeiras 144 inscrições no Jogo BA Pequim 2008
- Post sobre prémios: NIZport / FPDD / GoldNutrition

Etiquetas: , ,

Simão Morgado foi eleito presidente

Texto in InforDesporto
Simão Morgado foi eleito, no passado sábado, dia 26 de Julho, Presidente, da NPA, Nadadores Portugueses Associados. Com apenas uma lista a concorrer, o nadador olímpico terá como presidente da mesa da assembleia geral, Henrique Neiva e como presidente do conselho fiscal e disciplinar, Daniel Viegas.

Desta nova Direcção fazem, ainda, parte os nadadores olímpicos Sara Oliveira, Fernando Costa, Luís Monteiro, João Araújo, entre outros. O primeiro objectivo é criar uma maior aproximação entre os actuais e futuros associados.

"Encontrámos uma lista de sócios completamente desactualizada e pretendemos levar a associação a todos os nadadores com o intuito de defender os seus direitos e partilhar ideias", reagiu Simão Morgado, a partir de Macau, após saber o resultado das eleições.

A associação de nadadores tem poder de voto nas assembleias gerais da FPN e uma das prioridades é colaborar para um desenvolvimento sustentado da modalidade. Existem ainda alguns projectos que a NPA gostaria de realizar, como a criação de uma competição e uma gala para divulgação da modalidade.

Etiquetas:

quarta-feira, julho 30, 2008

Joana é 10ª da Europa e 16ª do Mundo

Joana Carvalho foi esta tarde 10ª classificada na meia-final dos 50B do Campeonato da Europa Júnior a decorrer em Belgrado (Sérvia). O tempo alcançado foi de 33.38, apenas 11 centésimos acima do tempo realizado no Mundial Youth de Monterrey onde foi 16ª classificada. O acesso à final ficou em 33.03.

Pela manhã todas as participações portuguesas ficaram aquém das expectativas, longe dos melhores tempos e dos lugares de classificação para as meias-finais. Esperamos que os resultamos melhores nestes 4 dias que faltam.

- Site Oficial Belgrado 2008
- Start-List, Resultados e Fotos do Europeu Júnior de Belgrado 2008
- Resultados em Directo
- Ver convocatória para Belgrado
- Entrevista do Blog da SFUAP a Marta Saraiva e João Santiago

Etiquetas: ,

Joana Carvalho na meia-final

Ainda sem resultados e tempos em qualquer site, o Beba Água pode adiantar que apenas Joana Carvalho, na prova dos 50B, se conseguiu apurar para nadar esta tarde uma das duas meias-finais da prova. Nesta mesma prova Ana Rita Mendes foi 17ª.

Recorde-se que a nadadora do FCP tem como melhor marca os 33.27 de Monterrey (Mundial Youth no México) e que o recorde nacional júnior da prova é de Diana Gomes com 32.90.

- Site Oficial Belgrado 2008
- Start-List, Resultados e Fotos do Europeu Júnior de Belgrado 2008
- Ver convocatória para Belgrado
- Entrevista do Blog da SFUAP a Marta Saraiva e João Santiago

Etiquetas: ,

SCP mais forte no Jamor

Após os grandes erros nas contagens de medalhas tive alguma ajuda e aqui apresento a nova tabela para o Medalheiro, com medalhas para masculinos, femininos, absolutos e juvenis.

O Sporting Clube do Portugal foi o mais medalhado nestes Campeonatos e o Clube com mais títulos. Foram no total 14 títulos de campeão Nacional, sendo que destes 13 foram obtidos no escalão de juvenis. No total o SCP obteve 31 medalhas.

O Clube Fluvial Vilacondense, muito graças a Adriano Niz e Fábio Pereira, que só à sua conta venceram 8 provas individuais, ficou em 2º lugar no medalheiro com 13 ouros e 6 pratas. Na 3ª posição temos o Futebol Clube do Porto que obteve 10 títulos e 29 medalhas.

- Resultados Completos Nacional JUV+ABS Jamor
- Report BA das Jornadas: 01 / 02 / 03 / 04 / 05+06+07+08 / Os Melhores Nadadores
- As melhores performances
- Medalheiro

Etiquetas:

Prémios do Jogo BA Pequim 2008 - GoldNutrition

Como não poderia deixar de ser, a GoldNutrition como parceira do blog, com vendas a preços mais baratos que nas lojas de 20%, vai premiar os melhores apostadores do Jogo BA Pequim 2008.

Os 3 primeiros classificados terão direito a um desconto-extra de 20%, enquanto que os classificados entre a 4ª e a 10ª posição, terão desconto-extra de 10%. Esta premiação, contudo só é válida até final de 2008 e para a primeira compra de valor superior a 50 euros.

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações / Prazos / 66 Apostadores
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Lista das primeiras 133 inscrições no Jogo BA Pequim 2008
- Post sobre prémios: NIZport / FPDD

Etiquetas: , ,

3ª Taça de Portugal de novo para o CNA

A 3ª edição da Taça de Portugal em Natação Pura, foi novamente ganha pelo Clube de Natação da Amadora, repetindo assim o feito alcansado nas 2 ultimas épocas. O CNA venceu com 2085 pontos e o pódio ficou completo com o FCP (1940 pontos) e o CFV (1372 pontos).

- Classificação Final da Taça de Portugal

Etiquetas:

Só confusões no Pólo

Texto de Joaquim Sousa in O Norte Desportivo
A final da Taça de Portugal masculina foi dirigida por um árbitro que não está filiado em nenhuma Associação Distrital. O Conselho Nacional de Arbitragem voltou a cometer mais um erro «Vital».

O árbitro Luís Machado, que dirigiu a final da Taça de Portugal masculina entre o Salgueiros e a Amadora – a par de Eurico Silva –, não está filiado na Associação de Natação de Lisboa, nem em nenhuma outra Associação Distrital, pelo que não deveria ter sido nomeado pelo Conselho Nacional de Arbitragem, que, à semelhança do «caso Luís Vital» - relevado em primeira mão pelo ND –, que «violou» o anexo ao Regulamento de Arbitragem, como consta o artigo 10º da secção III (obrigações e direitos), alínea q, ponto 3: “Não pode ser considerado árbitro todo aquele que não fizer a sua inscrição anual na FPN, através do Conselho de Arbitragem”.

Recorde-se que o encontro entre salgueiristas e amadorenses acabou da pior forma com cenas de violência. O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Natação, face aos diversos confrontos entre jogadores, e considerando a todos os títulos “lamentável por consubstanciar um comportamento anti-desportivo e censurável, que em nada dignifica e credibiliza a modalidade em particular e o desporto de uma forma geral”, decidiu abrir um processo de averiguações, “com o objectivo de apuramento da factualidade relatada em vários documentos, tendo sido nomeada instrutora do mesmo a assessora jurídica da FPN, Doutora Margarida Dias Ferreira, a que assim ficará investida de todos os poderes e meios necessários à realização das diligências que entender pertinentes”, pode ler-se no comunicado federativo.

Estranha parece ser a posição dos clubes, particularmente do Salgueiros que no «caso Vital» chegou a equacionar avançar com uma providência cautelar que travaria o Campeonato Nacional da I Divisão e agora mantém-se num «profundo» silêncio.Ainda devido às ocorrências dessa partida, o CD decidiu aplicar as seguintes penas de suspensão: Jorge Lopes (Salgueiros) - 1 Jogo; Pedro André (Salgueiros) - 2 Jogos; Nuno Portela (Salgueiros) - 3 Jogos; Ricardo Vieira (Amadora) - 3 Jogos.

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 29, 2008

Os melhores do Nacional Juvenil e Absoluto

JUVENIS
- Gustavo Santa CNLA foi o mais pontuado juvenil B, com o tempo dos 1500L - 16:37.19 (708pontos), que lhe valeu o 6º lugar absoluto. Além desta prova, venceu os 200L e 400L e ainda foi prata nos 200E.
- Ricardo Silva CFV (juvenil A), foi o mais pontuado do escalão com o tempo obtido de manhã nos 100B com 1:07.22 (717pontos). Na final absoluta, classificou-se em 4º com 1:07.32. Obteve ainda a prata nos 200B.
- Ana Rodrigues AEJ, foi a mais pontuada de todo o escalão de juvenis, com tempo de 1:13.29 nos 100B (765pontos), muito próximo do seu recorde de 1:13.03, obtido em Madrid. Se nesta prova foi 2ª absoluta, nos 200B foi a 1ª!

JUNIORES
- César Faria INDANDL (ex-ASAL) teve nestes campeonatos várias provas de grande destaque, sendo que a performance mais pontuada foi a da final dos 200L onde realizou o tempo de 1:53.74 (808pontos) e foi 4º!
- Joana Carvalho FCP voltou a mostrar-se muito rápida na prova dos 50B ao registar o tempo de 33.48 (798pontos), ele que detêm como recorde pessoal o tempo de 33.27. Nesta prova foi 2ª classificada absoluta!

ABSOLUTOS
- Nuno Quintanilha CNCVG bem tentou ir a Pequim nadar os 200M, mas teve de se contentar com o título nacional no Jamor. A marca obtida é a sua melhor de sempre (2:00.60 – 870pontos) e deu-lhe a maior pontuação masculina dos Campeonatos. Por tudo isto, mostra ter ainda margem de progressão e que temos de contar com ele para o futuro!
- Ana Brito SLB teve uns Campeonatos perfeitos! Celebrou o seu primeiro recorde nacional sénior e absoluto nos 50B com 32.32 (888pontos) – 4ª melhor performance da natação feminina portuguesa de sempre! Ainda melhorou consideravelmente o seu recorde pessoal nos 100B com o tempo de 1:11.43.

- Resultados Completos Nacional JUV+ABS Jamor
- Report BA das Jornadas: 01 / 02 / 03 / 04 / 05+06+07+08
- As melhores performances (Tabela BA)

Etiquetas:

Inscrição no Circuito Nacional de AA

Atenção que as inscrições para o VIII Circuito Nacional de Águas Abertas terminam esta 5ª feira dia 31 de Julho! Já sei que ninguém encontra a ficha de inscrição, mas é fácil… está na última página do PDF do Regulamento.

As datas, locais e distâncias para 2008 são as seguintes:
1 - 17 AGO Viana do Castelo 3km
2 - 30 AGO Porto Santo 5km
3.1 - 06 SET Challenge 5km
3.2 - 06 SET Challenge 10km
4 - 07 SET Matosinhos 5km
5 - 20 SET Setúbal 2.6km
6 - 21 SET Oeiras 7.5km
7 - 28 SET Templários 5km

- Regulamento do VIII Circuito Nacional de Águas Abertas
- Post BA de apresentação do VIII Circuito Nacional de Águas Abertas

Etiquetas:

Prémios do Jogo BA Pequim 2008 - FPDD

A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, depois de ter apoiado o Jogo BA Melbourne 2007, renova em ano Paralímpico o apoio a este tipo de iniciativas do blog Beba Água.

Na sua politica de quebrar preconceitos e aproximar cada vez mais o público em geral da realidade do movimento Paralímpico e do desporto para deficientes, oferece 20 t-shirts aos primeiros classificados do Jogo BA Pequim 2008 e ainda 3 peluches da sua Mascote Oficial – Bicas.

8ª Missão Paralímpica Portuguesa com 8 nadadores
Os nadadores portugueses seleccionados para os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, a disputar em Setembro são: David Grachat; Diana Guimarães; Joana Calado; João Martins; Leila Marques; Nelson Lopes; Perpetua Vaza; Simone Fragoso.

- Ver PDF com toda a composição da 8ª Missão Paralímpica Portuguesa
- Ver Vídeo da apresentação dos Jogos Paralímpicos Pequim 2008

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações / Prazos / 66 Apostadores
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Lista das primeiras 115 inscrições no Jogo BA Pequim 2008
- Post sobre prémios: NIZport

Etiquetas: ,

Guerra FPN Vs ANL – cenas de mais um episódio

Texto de Joaquim Sousa in O Norte Desportivo
A Federação Portuguesa de Natação assumiu na plenitude a organização dos Campeonatos Nacionais de juvenis e Absolutos, deixando de fora a Associação de Lisboa. A «guerra» continua…

A Associação de Natação de Lisboa (ANL) foi colocada fora da organização dos Campeonatos Nacionais de juvenis e Absolutos, que estão a decorrer no Jamor. A Federação Portuguesa de Natação (FPN), enquanto «dona» da prova, assumiu na plenitude a responsabilidade da mesma, “face ao embaraçoso «histórico» de organizações da ANL”, como explica, a O NORTE DESPORTIVO, Paulo Frischknecht.

Carlos Fernandes, presidente da ANL, está indignado e considera, ao ND, que “é o culminar de muitas posições de perseguições constantes à Associação de Lisboa”. O líder lisboeta afirma que “a organização é da Federação, mas a candidatura foi da ANL”, à qual caberia, “a responsabilidade da logística da prova”.

“A ANL solicitou à FPN, através do seu Departamento Técnico, o que seria necessário para a realização da prova e foi confrontada com uma resposta que a marginalizava à organização da prova – a FPN já mantinha reuniões periódicas com a Direcção do Instituto de Desporto de Portugal (IDP) –, deixando de ser co-organizadora”, esclarece Carlos Fernandes.

Frischknecht responde: “À ANL estão cometidas outras organizações, como sejam os respectivos Campeonatos Regionais, cujo exemplo recorrente fala por si. As sucessivas declarações, circulares e comunicados, por parte da Direcção da ANL, não deixam margem para equacionar qualquer colaboração num evento da exclusiva responsabilidade da FPN, sob pena de hipotecar a qualidade das condições oferecidas aos participantes”.

Maria João visitou Jamor
Cabe à entidade candidata à co-organização da competição, neste caso à Associação de Lisboa, a responsabilidade da logística e plano de água. Ora, segundo Carlos Fernandes, “a FPN agiu à revelia com a visita de Maria João Filipe [Departamento Técnico da FPN] ao plano de água do Complexo do Jamor” – sob alçada do IDP –, suportado por um protocolo de cedência gratuita da estrutura para competições durante duas vezes por ano.

O líder federativo considera que “o relacionamento institucional da FPN com a tutela, através do IDP, só à FPN diz respeito”. “A ANL não verificou nenhuma das exigências do Caderno de Encargos da candidatura, não acautelou das condições exigíveis, não informou a FPN de qualquer eventual anomalia técnica na Instalação e apenas resolveu contactar a FPN uma semana antes dos Campeonatos para saber se era necessário fazer qualquer coisa”, acrescenta Frischknecht.

O presidente da ANL afirma que se trata de “mais uma manobra de diversão” e acusa o presidente da FPN de se “esconder atrás de uma secretária, gerindo as coisas a seu belo prazer”.

Frischknecht não ficou «atrás»: “O meu percurso pessoal, desportivo, profissional e académico, como o respectivo «curriculum vitae», falam por si. Desconheço o do senhor Presidente da ANL mas, com toda a certeza, por isso mesmo, esconderá melhor aquilo que está à vista de todos: as suas motivações, interesses e, propósitos, junto da FPN”.

- Ver ainda Reclamação da ANL em relação a Laurentino Dias

Etiquetas: , ,

segunda-feira, julho 28, 2008

Calendário de Provas de Natação Pura 2008-2012

O Calendário de Provas de Natação Pura até 2012 foi aprovado na reunião de conferência de calendário realizada no Auditório do Complexo de Piscinas do Jamor, que se realizou na 6ª feira passada.

O mapa define as datas e os locais de todas as provas de âmbito nacional para o próximo ciclo olímpico (2008-2012), deixando assim também a entender que não vão haver a ditas alterações de fundo aos regulamentos das competições.

- Calendário Natação Pura 2008-2012

Etiquetas: ,

Destaques do fim-de-semana no Jamor

Sábado ficou marcado pela volta de Patrícia Conceição (praticamente 23 anos) aos grandes momentos. Depois de uma carreira pelo CFB, a nadadora voltou-se para o pólo aquático e passou a época a jogar pelo CNA. Com os jogos de pólo terminados a participação nestes nacionais serviriam principalmente para ajudar a sua nova equipa nas estafetas e tentar vencer os 50L. A verdade é que a vitória não só chegou, como veio com recorde nacional absoluto. O novo máximo é de 26.29, superando os 26.43 que detinha já desde 2004. Parabéns por este excelente regresso!

No domingo, o maior destaque foi para a estafeta juvenil feminina do SLB nos 4x100E, constituída por Inês Agostinho, Ana Maria Pina, Sofia Pinto e Vera Pinto. As 4 nadadoras nadaram em 4:35.70, superando o anterior recorde do SCP de 4:39.88 (2002).

- Resultados Completos Nacional JUV+ABS Jamor
- Report BA das Jornadas: 01 / 02 / 03 / 04
- Multimedalhados / Medalhados por prova / Medalhados por Clube

Etiquetas: ,

Prémios do Jogo BA Pequim 2008 - NIZport

Muita curiosidade tem rodeado este aspecto do jogo uma vez que aquando da apresentação do Jogo BA Pequim 2008, apenas estavam garantidas Toucas BA para os 10 primeiros e Pólos BA para os 3 primeiros. Começo hoje a desvendar quais os prémios finais…

A loja NIZport de Adriano Niz dará como primeiro prémio o Pack composto por uns Óculos Swedish, uma Toalha NIZport, uma Touca NIZport e ainda 30% de desconto em todos os artigos NIZport numa compra realizada até final de 2008.

O 2º classificado recebe uma Toalha NIZport, uma Touca NIZport e ainda 25% de desconto em todos os artigos NIZport numa compra realizada até final de 2008. O 3º classificado recebe uma Touca NIZport e ainda 20% de desconto em todos os artigos NIZport numa compra realizada até final de 2008.

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações / Prazos / 66 Apostadores
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Lista das primeiras 103 inscrições no Jogo BA Pequim 2008

Etiquetas: , , ,

sábado, julho 26, 2008

Rebeca Gusmão portuguesa? Vai lá vai!

Texto in Globo Esporte de 24-07-2008
A nadadora Rebeca Gusmão recebeu com tranquilidade a notícia de que foi punida com uma nova suspensão de dois anos pela Federação Internacional de Natação (FINA) por um exame antidoping realizado em maio de 2006 ter dado positivo por testosterona.

A atleta, que recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS), garante que está confiante e surpreende ao revelar que pensa em competir por outro país.
- Não estou triste por não estar indo às Olimpíadas, por ter que assistir pela televisão. A decepção por tudo o que aconteceu foi tão grande que o sentimento de mágoa foi muito maior que o de tristeza. Seria muito complicado passar por tudo o que eu passei e competir pelo Brasil, representar um país que só quis me humilhar - reclama a nadadora, que estuda a possibilidade de se naturalizar por um dos quatro países dos quais sua família é descendente: Portugal, Espanha, Líbano ou Itália.

Rebeca tem motivos para acreditar que escapará da punição pelo doping de 2006, já que, em maio deste ano, a CAS se declarou incapaz de julgar a questão. Neste caso, mesmo que seja punida por ter sido pega durante um exame realizado no Pan-Americano de 2007, também por testosterona (a FINA a suspendeu por dois anos, mas a nadadora também apelou à CAS), ela não correria o risco de ser banida do esporte.
- Isso nem passa pela minha cabeça. O próprio painel da FINA já disse que isso é muito complicado. Se eles quisessem me dar esse tipo de punição, já teriam me dado.

Enquanto não volta a competir, Rebeca continua a treinar e diz estar feliz por se dedicar à vida pessoal, o que não tinha tempo de fazer antes das acusações surgirem.
- Eu não desisti de treinar em função dos fãs que eu tenho, do carinho que eu recebo. Mas vou pensar seriamente se quero continuar competindo pelo Brasil.

Etiquetas: ,

sexta-feira, julho 25, 2008

Novo Máximo Absoluto nos 50B femininos

Quem diria… no dia seguinte à partida da comitiva portuguesa para Macau (estágio antes de Pequim), onde está incluída Diana Gomes, caiu em Portugal o recorde nacional sénior e absoluto dos 50B! A proeza foi alcançada pela benfiquista Ana Marisa Brito com a marca de 32.32, retirando 4 centésimos ao tempo de Diana obtido há precisamente 1 ano em Aveiro. O anterior máximo pessoal de Ana Brito era de 32.97, obtido no Meeting de Loulé deste ano.

De destacar ainda o recorde angolano nos 400E por Pedro Pinotes do SCP a nadar em 4:30.96, apenas superado por Duarte Mourão em 4:30.68, numa prova disputada de princípio ao fim. Hugo Rodrigues FCP fechou o pódio com 4:33.74.

Bom tempo de Sara Loureiro FCP nos 200L com 2:05.48, melhorando mais de 2 segundos o seu recorde pessoal (2:07.92) e aproximando-se do recorde de Ana Alegria (1995) de 2:04.06. O segundo lugar ficou para Sara Madeira CNCVG, a nadar de LZR, com 2:07.21. Maria Dores SCP ficou com o bronze em 2:08.12.

- Resultados em Directo do Jamor / Resultados 1º+2º Dia
- Start-List definitiva do Nacional de Juvenis e Absolutos
- Lista de Clubes Participantes
- Report BA das Jornadas: 01 / 02 / 03

Etiquetas: ,

Quase... dois recordes esta manhã

Primeiro, e em extra-prova (4x100L), a estafeta masculina júnior do CNA com Francisco Silvério, Pedro Pedras, Saul Morais e João Pedro, com o tempo final de 3:36.29, ficou bem próximos do máximo nacional do CFV de 2004 (3:36.13).

Logo de seguida, a estafeta feminina juvenil do SCP, constituída por Filipa Tiago, Maria Silva, Patrícia Marinho e Mafalda Beleza, nadou os 4x100L em 4:13.18, a pouco mais de um segundo do recorde do FCP de 2005 (4:12.11).

Destaque ainda para o juvenil B Gustavo Santa CNLA, com a vitória nos 200L em 2:00.10 (recorde nacional de 1:58.65), ele que já ontem tinha mostrado estar no seu melhor ao percorrer os 1500L em 16:37.19 (recorde nacional de 16:31.97).

- Resultados em Directo do Jamor / Resultados 1ª Jornada
- Start-List definitiva do Nacional de Juvenis e Absolutos
- Lista de Clubes Participantes
- Report BA das Jornadas: 01 / 02

Etiquetas:

Start-List Provisória do Europeu Júnior de Belgrado

Já está disponível a start-list provisória do Europeu Júnior de Belgrado (Sérvia), que se realiza de 30 de Julho a 3 de Agosto, e onde estarão presentes 19 nadadores portugueses (11 femininos e 8 masculinos).

- Start-List Provisória do Europeu Júnior de Belgrado
- Site Oficial Belgrado 2008
- Ver convocatória para Belgrado
- Ver PAC 2007/2008 (apenas excerto Júnior, com competições e TAC’s)

Etiquetas: ,

Vota no BA no site da Super Bock

Excerto do Regulamento do Jogo Super Bock Super Blog Awards
b) Fase de Votação (de 01/07/2008 até 31/08/2008)
Os utilizadores irão neste período avaliar os Blogs nomeados e escolher os seus favoritos através da votação online. Todos os votantes têm necessariamente que estar inscritos na base de dados da Super Bock e a mesma pessoa não poderá votar mais do que uma vez em cada Blog mas poderá votar em mais do que um Blog.

Regista-te no site e na categoria de desporto, vota no blog Beba Água!

Etiquetas:

quinta-feira, julho 24, 2008

Mais 2 recordes na sessão da tarde

Depois dos dois máximos juvenis pela manhã, na 1ª jornada de finais do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, ficou marcada pelo recorde nacional senior e absoluto da estafeta feminina do FCP com 8:32.74, composta por Marta Marinho (2:07.72), Cláudia Moreno (2:09.34), Alexandra Oliveira (2:09.36) e Sara Loureiro (2:06.32), superando os 8:35.68 que as portistas já detinham desde Março no Open de Portugal em Coimbra.

- Resultados em Directo do Jamor / Resultados 1ª Jornada
- Start-List definitiva do Nacional de Juvenis e Absolutos
- Lista de Clubes Participantes
- Report BA das Jornadas: 01

Etiquetas: ,

Destaques da 1ª jornada no Jamor

Bom tempo de Ana Pinho Rodrigues nos 200B com 2:37.66 (34.80 + 40.89 + 41.42 + 40.55), relativamente perto do recorde nacional juvenil de Diana Gomes de 2:36.99, obtido nas Jornadas Olímpicas da Juventude em Paris 2003 e que lhe valeu o bronze. Convem relembrar que há 3 semanas, Ana Rodrigues tinha batido o máximo nacional dos 100B com 1:13.03, no decorrer de uma competição em Madrid.

Recorde Nacional nos 100C
A juvenil Susana Correia Oliveira CFB, nadou as duas piscinas no estilo costas em 1:07.60, superando um máximo nacional de Petra Chaves de 1:07.63. Tal como Ana Pinho Rodrigues, Susana Correia Oliveira foi a mais rápida a nível absoluto! Será que na final da tarde baixa o tempo?

Recorde Nacional nos 4x200L
A estafeta juvenil B da SFUAP, composta por André Marinho (2:06.76), Goncalo Gregório (2:08.05), Goncalo Martins (2:07.53), Guilherme Gil (2:03.36), nadou os 4x200L em 8:25.70, superando o anterior máximo de 8:27.02 de uma equipa do FCP constituída por Luís Monteiro, Pedro Morais, João Monteiro e Ivo Seco (1998).

- Resultados em Directo do Jamor
- Start-List definitiva do Nacional de Juvenis e Absolutos
- Lista de Clubes Participantes

Etiquetas: ,

Entrevistas aos blog’s das equipas

Não percam as entrevistas dos nadadores Pedro Fontoura Oliveira CFB e Vasco Gaspar SFUAP, aos blog’s das suas equipas. As duas entrevistas chegaram em forma de rescaldo de participações internacionais nos Campeonatos do Mundo Youth e Campeonatos da Europa de Águas Abertas de Juniores.

- Entrevista a Pedro Oliveira / Blog CFB
- Entrevista a Vasco Gaspar / Blog SFUAP

Etiquetas:

Merchandising BA e GoldNutrition sem entregas em Agosto

Durante o mês de Agosto não haverá entregas nem de Merchandising BA (Toucas e Pólos), nem de suplementação alimentar da GoldNutrition. As encomendas feitas até à próxima 2ª feira (28 Julho) ainda serão atendidas. Se queres alguma coisa, faz a encomenda rápido!

LINKS Merchandising BA
- Tabela de Preços de Merchandising BA (venda em mão ou por CTT)
- Instruções de Encomenda de Merchandising BA
- Ver Apresentação dos Pólos BA com fotos
- Ver Apresentação das Toucas BA (toucas pretas)
- Ver Apresentação das Toucas BA (rosas e douradas)

LINKS GoldNutrition
- Tabela de Produtos GoldNutrition 2008 (com os 20% de desconto BA)
- PACK BA Nadadores com Tabela de Preços 2008
- Apresentação: Produtos dos PACK BA / Catálogo GoldNutrition 2008
- Site GoldNutrition / Atletas GN
- Instruções de Encomenda
- Faz a tua encomenda ou solicita esclarecimentos (esclarece-te sobre a forma de pagamento & entrega)

Etiquetas: , ,

Confusão na vitória de Stoychev no Lago Ohrid

O bulgaro Petar Stoychev venceu sábado passado a sua 4ª prova do Circuito Grand Prix 2008 de Águas Abertas da FINA, desta feita no Lago Ohrid, na Macedónia numa prova com 30km de extensão.

Stoychev venceu em 6h14m51s, batendo ao sprint o australiano Brendan Capell em 6h14m53s29, o francês Stéphane Gomez em 6h14m53s50 e o nadador da casa, Tomi Stefanoski em 6h14m53s70. Como se pode perceber foi tudo disputado com muita disputa física e muita emoção nos últimos metros. Logo após a chegada a confusão instalou-se entre Stoychev e Gomez, como se pode ver no vídeo seguinte (ver vídeo), propicionando imagens nada bonitas e nada condisentes com o que se passa na modalidade.

A prova feminina foi ganha pela alemã Stefanie Biller em 6h15m58s, por larga margem da espanhola Esther Nunez Morera em 6h23m37s e da australiana Shelley Clark em 6h35m21s.

- Resultados de 19 Julho em Ohrid - Macedónia
- Resultados de 13 Julho em Sabac - Sérvia
- Resultados de 5 Julho em Capri/Nápoles - Itália
- Ranking FINA Grand Prix 2008

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 23, 2008

Os Primeiros 66 Apostadores

Já foram registadas as primeiras 66 inscrições válidas no Jogo BA Pequim 2008! Relembro que só há prémios garantidos para os 10 primeiros, embora se o número de apostadores for superior a 200, estes prémios são “esticados” até ao 20º classificado. Por isso mesmo ajudem a divulgar o jogo junto dos vossos colegas de equipa e treinadores.

A listagem final dos prémios começará a ser desvendada a partir da próxima 2ª feira. Fiquem atentos!

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações / Prazos
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Lista das primeiras 66 inscrições no Jogo BA Pequim 2008

Etiquetas:

Start-List do Nacional de JUV+ABS do Jamor

Já há Start-List definitiva do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos! A competição realiza-se na Piscina do Jamor (Lisboa) entre quinta-feira e domingo e conta com 550 nadadores inscritos (315 rapazes e 235 raparigas), em representação de 73 clubes.

- Start-List definitiva do Nacional de Juvenis e Absolutos
- Lista de Clubes Participantes
- Resultados em Directo

Etiquetas:

Uma Lista candidata à NPA

Texto NPA
Realiza-se na próxima 6ªFeira, dia 25 de Julho, a eleição dos corpos sociais da Nadadores Portugueses Associados (NPA), para o mandato 2008-2012. A votação decorrerá durante a sessão da tarde (finais) da 2ª jornada dos Campeonatos Absolutos de Portugal, no Jamor.

Terminado o prazo para apresentação de listas, deu entrada apenas uma lista candidata. Como candidato a Presidente da Direcção surge Simão Morgado, com Henrique Neiva na liderança da Assembleia-Geral e Daniel Viegas no Conselho Fiscal.

A NPA possui actualmente 354 sócios, sendo de esperar uma boa participação nesta eleição.

- Convocatória
- Regulamento Eleitoral
- Lista Candidata NPA 2008-2012

Etiquetas:

Alexandre Agostinho em Radovljica

O nadador Alexandre Agostinho da PORTINADO participou este fim-de-semana no “Pre-Olympic International Swimming Championships Mobitel 2008”, prova realizada na cidade eslovena de Radovljica. Este Meeting serve como preparação final para os Campeonatos Nacionais do Jamor, a sua última prova da época.

A sua melhor classificação foi um 4º lugar obtido nos 100L onde com o tempo de 51.34 ficou a apenas 5 centesimos do pódio. Nas eliminatórias tinha sido 3º com 52.56. A prova foi ganha pelo croata Duje Draganja em 50.93.

Nos 50L foi 7º em 23.56, isto depois de ter sido repescado para a final após o 9º lugar das eliminatórias em 23.69. Esta prova também foi ganha pelo croata Duje Draganja em 22.48.

Agostinho nadou ainda os 100M, num novo máximo pessoal em 58.84, classificando-se em 9º lugar, ficando assim de fora da final. A prova foi ganha pelo também croata, Mario Todorovic em 53.32.

- Resultados do Pre-Olympic International Swimming Championships Mobitel 2008

Etiquetas:

terça-feira, julho 22, 2008

Prazos Jogo BA Pequim 2008

Só serão consideradas válidas as apostas entradas no e-mail bebaaguavitalis@sapo.pt até às 14h00 do dia 8 de Agosto (6ª feira), mas serão beneficiados os concorrentes que enviem a sua aposta até às 14h00 do dia 1 de Agosto (6ª feira) com 15 pontos extra.

As apostas entregues entre 1 e 8 de Agosto não terão qualquer bonificação. Quem está à espera da start-list para fazer a sua aposta deve pensar em fazer já um esboço da aposta, porque essa start-list a ser divulgada antes do fim do prazo de inscrição do jogo, será por pouco…

- Posts BA de esclarecimento: Regras / Bonificações
- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)

Etiquetas: ,

Fim-de-semana de Recordes: 2 Europeus e 1 Mundial

O fim-de-semana que passou foi bem animado um pouco por todo o Mundo com marcas de excelente nível. Em principal destaque, a volta da Grant Hackett aos grandes momentos, mas também duas nadadoreas europeias em grande forma.

Grant Hackett em Melbourne, a nadar em piscina curta nos “Victorian Championships” cravou o tempo de 7:23:42, superandos os 7:25:28 que já lhe pertenciam desde 2001. Hackett demonstra assim estar a caminho de boas performances nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde tentará o inédito 3º ouro na prova dos 1500L.

Nos Campeonatos Italianos de Verão (p50m), que decorreram em Treviso, Alessia Filippi estabeleceu um novo máximo europeu na prova dos 1500L com o tempo de 15:52.84, superando o anterior máximo de Flavia Rigamonti (15:55.38 – Melbourne 2007). Este tempo de Filippi é o 3º melhor de sempre, só atrás do recorde do mundo de Kate Ziegler (15:42.54) e do melhor tempo da mítica Janet Evans (15:52.10).

A alemã Britta Steffen, também celebrou este fim-de-semana um recorde europeu. Num Torneio em Magdeburg (p50m), Steffen nadou os 100L em 53.05, melhorando o recorde que já lhe pertencia desde Abril aquando dos Trials Alemães de Berlim, onde nadou em 53.20.

Etiquetas: ,

Classificações do Torneio de Fundo

Infantil A – Femininos (Ver classificação completa)
1ª Ana Sofia Costa CNAL 800L-10:03.82 400E-5:22.77 1150 pontos
2ª Tatiana Filipa Santos GCF 800L-10:03.73 400E-5:26.11 1132 pontos
3ª Ana Goncalves Neto FCP 800L-9:56.63 400E-5:31.51 1124 pontos

Infantil A - Masculinos (Ver classificação completa)
1º Antonio Luis Quintino SCP 1500L-17:49.85 400E-5:08.88 1040 pontos
2º Pedro Afonso Gaspar ASC 1500L-17:49.50 400E-5:13.25 1020 pontos
3º Luis Pedro Ribeiro EDV 1500L-18:24.04 400E-5:10.94 981 pontos

Infantil B - Femininos (Ver classificação completa)
1ª Isabel Pinto Abreu CFB 800L-10:03.06 400E-5:53.36 1011 pontos
2ª Ana Catarina Sousa VSC 800L-10:53.57 400E-6:00.57 864 pontos
3ª Ines Alexandra Paiva SAD 800L-10:46.92 400E-6:09.70 847 pontos

Infantil B - Masculinos (Ver classificação completa)
1º Afonso Lopes dos Santos AHBVCR 1500L-19:52.19 400E-5:25.14 819 pontos
2º Nuno Miguel Feliciano CNAL 1500L-19:27.04 400E-5:31.93 819 pontos
3º Manuel Henrique Alves EDV 1500L-19:35.70 400E-5:39.98 782 pontos

Juvenis – Femininos (Ver classificação completa)
1ª Diana Ramos Rocha EDV 800L-9:26.38 400E-5:14.68 1315 pontos
2ª Patricia Garcia Marinho SCP 800L-9:28.59 400E-5:13.96 1312 pontos
3ª Susana Correia Oliveira CFB 800L-9:45.33 400E-5:24.36 1195 pontos

Juvenis A - Masculinos (Ver classificação completa)
1º Miguel Machado Lopes BSCN 1500L-16:42.39 400E-4:44.55 1296 pontos
2º Rui Alberto Freixo EDV 1500L-17:00.35 400E-4:45.19 1257 pontos
3º Vitor Goncalo Castanheiro CDN 1500L-17:05.43 400E-4:53.99 1193 pontos

Juvenis B – Masculinos (Ver classificação completa)
1º Joao Claudio Sousa GESP 1500L-17:03.46 400E-4:43.23 1265 pontos
2º Gustavo Manuel Santa CNLA 1500L-17:07.04 400E-4:56.74 1174 pontos
3º Diogo Parrilha da Silva CNAL 1500L-17:11.14 400E-4:59.27 1153 pontos

Etiquetas:

segunda-feira, julho 21, 2008

Filipe Coelho no estágio de Macau

Após um longo período de ausência das convocatórias FPN para estágios e competições internacionais, a presença de Filipe Coelho CNA na convocatória para o estágio de Macau, que se realiza entre os dias 24 de Julho e 4 de Agosto, é a principal nota de destaque. Este estágio serve de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Além do Seleccionador Nacional Rui Magalhães e do Treinador Nacional Absoluto José Baltar Leite, acompanham ainda a comitiva os treinadores Élio Terrível CGA, José Silva FCP e Vasco Sousa LSC.

Nadadores convocados (ver convocatória):
- Carlos Almeida, Diana Gomes e Simão Morgado CNA
- Diogo Carvalho CGA
- Fernando Costa LSC
- Pedro Oliveira CNRM
- Sara Oliveira FCP
- Tiago Venâncio PDEM

Etiquetas: ,

Convocatória para o Europeu júnior de Belgrado

A selecção nacional para a 35ª edição dos Campeonatos da Europa de Juniores que se realiza em Belgrado (Sérvia) de 30 de Julho a 3 de Agosto, é a seguinte:

- Ana Mendes SLB - 50B e 100B
- Cláudia Monteiro CFV - 50L e 100L
- Elsa Dias SCB - 200M
- Joana Carvalho FCP - 50B e 100B
- Joana Santos FOCA - 400L e 4x200L
- Lara Pinheiro SFUAP - 800L, 1500L e 4x200L
- Mara Silva ASAL - 200C
- Maria Veloso CNAC - 800L, 1500L e 4x200L
- Marta Abreu LDC - 200C e 200E
- Marta Saraiva SFUAP - 400L e 4x200L
- Sara Cruz ASAL - 50M, 100M e 4x200L

- André Silva PDEM - 100B e 200B
- João Pedro CNA - 100C e 200C
- João Santiago SFUAP - 50M e 100M
- José Gonçalves LSC - 400L, 800L e 4x200L
- Luís Vaz GDNVNF - 100L, 200L e 4x200L
- Mário Costa GDNVNF - 200M
- Pedro Oliveira CFB - 200L e 400E e 4x200L
- Rui Costa VSC - 800L, 1500L; 4x200L

Acompanham ainda esta selecção os seguintes elementos: Árbitra: Graça Fernandes (CAS); Fisioterapeuta: Marta Gonçalves (GDNVNF); Treinadores Convidados: Carlos Freitas (SFUAP), João Paulo Fróis (ASAL), José Manuel Borges (CNAC) e Pedro Faia (GDNVNF); Coordenação Técnica FPN: Nuno Dias; Chefe da Comitiva: José Carlos Pires (ANDL).

- Site Oficial Belgrado 2008
- Ver PAC 2007/2008 (apenas excerto Júnior, com competições e TAC’s)
- Ver convocatória para Belgrado

Etiquetas: ,

Tudo pronto para o Jamor

Já há Start-List do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, mas atenção, é ainda provisória! A competição realiza-se na Piscina do Jamor (Lisboa) entre quinta-feira e domingo e conta com 551 nadadores inscritos (316 rapazes e 235 raparigas), em representação de 72 clubes.

- Start List provisória Nacional JUV+ABS Jamor
- Lista de Clubes participantes
- Resultados em Directo

Etiquetas:

2 Recordes Nacionais em Famalicão

Decorreu nos passados dias 18, 19 e 20 de Julho, nas Piscinas Municipais de Vila Nova de Famalicão (p50m), o Campeonato Nacional de Infantis com a presença de 429 nadadores (224 rapazes e 205 raparigas), em representação de 79 clubes.

2 Recordes Nacionais
O destaque em termos de recordes nacionais foi dividido entre Diogo Sousa CNCVG (INF B) e Luís Fernandes GDNVNF (INF B). Diogo Sousa, logo na jornada de abertura (6ª à tarde) nadou os 100C em 1:06.53, superando os 1:07.18 de Gonçalo Filipe Gregório (SFUAP – 2006). Luís Fernandes, domingo de manhã, nadou os 200B em 2:39.83, apagando o máximo de 2:41.52 de Tomás Freitas (CDN – 2003).

Os mais medalhados
Ao nível de medalhas, Catia Martinheira LDC (INF A), Isabel Abreu CFB (INF B) e Diogo Sousa CNCVG (INF B), foram os grandes dominadores. Catia Martinheira foi a única com 5 titulos individuais com as vitórias nos 100L, 200L, 800L, 100C e 200C. Isabel Abreu venceu 4 provas: 100L, 200L, 400L e 800L e embora tenha sido a mais rápida nos 400E foi desclassificada. Diogo Sousa, além do recorde nacional nos 100C, venceu os 100L, 200C e 200E, amealhando ainda a medalha de prata nos 200L.

As Melhores Performances
Catia Martinheira LDC (INF A) obteve as 4 merlhores performances destes Campeonatos com os tempos obtidos nos 200L (2:12.06 – 701pontos), 100C (1:08.42 – 684pontos), 200C (2:26.77 – 670pontos) e 100L (1:01.74 – 669pontos).

TOP3 de cada escalão:
INF A FEM: Cátia Martinheira LDC; Ana Neto FCP; Patrícia Martins SCP
INF B FEM: Isabel Abreu CFB; Diana Durães FOCA; Inês Paiva SAD
INF A MAS: Simão Alves GDNVNF; Nuno Caires CNF; Tiago Oliveira LSC
INF B MAS: Diogo Sousa CNCVG; Luís Fernandes GDNVNF; João Santos CNOL

Os Melhores Clubes
O Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão foi a equipa que venceu o “medalheiro” com 8 titulos, 4 segundos lugares e 1 terceiro lugar. O Louletano Desportos Clube foi 2º com 7 ouros e 3 pratas. Na 3ª posição ficou o Sport Algés e Dafundo com 4 ouros, 5 pratas e 5 bronzes.

- Resultados Completos Nacional INF Famalicão
- As melhores performances (Tabela BA)
- Medalheiro (Tabela BA)
- Estatística de Medalhas / Medalhados por clube
- Medalhados por prova / Multi-Medalhados

Etiquetas: ,

sábado, julho 19, 2008

A FINA faz hoje 100 anos

Embora a Natação tenha sido incluída no programa Olímpico nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna - 1896 em Atenas, a Federação Internacional de Natação só foi fundada uns anos mais tarde, a 19 de Julho de 1908, aquando dos Jogos Olímpicos de Londres de 1908, sob o nome de “Fédération Internationale de Natation Amateur” - FINA. (saiba mais)

Evolução das 5 disciplinas da Natação:
- Natação Pura
- Pólo Aquático
- Saltos para a água
- Sincronizada
- Águas Abertas

- Site Oficial FINA

Etiquetas:

sexta-feira, julho 18, 2008

Bonificações do Jogo BA Pequim 2008

Ao longo de todas as 34 provas do calendário (masculinos + femininos), poderá usar até um máximo de 8 jokers, em provas à sua escolha. Poderá colocar esses jokers nas provas em que entende que o grau de probabilidade de sucesso da sua aposta é muito elevado.
a) Caso o vencedor dessa prova seja de facto o nadador/equipa em que apostou, duplicará a pontuação obtida, alcançando mais 5 pontos extra (10 pontos em vez dos normais 5);
b) Caso tenha apostado com joker num atleta/equipa que não vença a prova mas que se classifique entre os três primeiros classificados, obterá zero pontos, perdendo a pontuação normal a que teria direito caso tivesse apostado sem joker (2 pontos se 2º classificado, 1 ponto se 3º classificado);
c) Caso tenha apostado com joker num atleta/equipa que não vença a prova nem se classifique em nenhum dos 3 primeiros lugares (lembramos que inclui os casos de desclassificação), obterá 5 pontos negativos (descontados à pontuação total).

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 realiza-se no dia 8 de Agosto e as Competições de Natação Pura decorrem entre os dias 10 e 17 de Agosto. A estreia da competição de águas abertas em Jogos Olímpicos acontece nos dias 20 e 21 de Agosto.
Serão beneficiados os concorrentes que lancem a sua aposta até dia 1 de Agosto, ou seja, uma semana antes do arranque das Competições de Natação Pura.
a) Apostas entregues até às 14h00 do dia 1 de Agosto: 15 pontos de bonificação;
b) Apostas entregues até às 14h00 do dia 8 de Agosto: sem qualquer bonificação.

- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)
- Post de Apresentação do Jogo Beba Água Pequim 2008

Etiquetas: ,

Lordemão – Novo Projecto em Coimbra

Texto in PDF Instituto Educativo de Lordemão de Maio de 2008
Lordemão vai dentro em breve, ter uma piscina de 25 x 12,5 metros, coberta e aquecida. Esta obra está em construção e prevê-se a sua conclusão ainda em 2008.

Nesta piscina, certificada pelo Instituto do Desporto Português, irão realizar-se provas do campeonato Regional de Natação. Iremos desenvolver e promover o desporto a vários níveis, iniciação e formação de atletas, competição, saúde e lazer, no sentido de dar resposta às necessidades desde os mais jovens à terceira idade, (Séniores) bem como representar e elevar Lordemão no Campeonato Nacional de Natação, através do FBS – Fundação Beatriz Santos (Ver vídeo).

Se és um Campeão, ou sonhas sê-lo, terás, então, aqui um local ideal para te preparares. Em Setembro, o Instituto de Lordemão irá abrir inscrições para toda a comunidade escolar. (Alunos, Pais, Familiares e todos aqueles que queiram nadar. manter a boa forma e /ou tornarem-se campeões.

- Site Instituto Educativo de Lordemão

Etiquetas: ,

Report 2ª Etapa do Nacional de Sincronizada

Tal como prometido, o Beba Água apresenta o 1º Report sobre competições de Natação Sincronizada. Não percam em seguida um resumo do Report da autoria da nova correspondente do blog - Estrela do Mar. (Ver Report Completo)

No passado fim-de-semana, 12 e 13 de Julho, realizou-se nas Piscinas Municipais de Lousada a 2º e última etapa do Campeonato Nacional de Natação Sincronizada. A competição contou com a presença de 62 atletas de 5 clubes: ABDA (o mais recente clube a entrar em competição); CNA; FOCA; SCE; SSCTMO.

Durante a 1ª jornada do campeonato decorreu a competição de figuras. Na categoria de Infantis e de Juvenis as atletas Mafalda Magalhães (Inf) e Ana Azevedo (Juv) do clube FOCA com 53.009 pontos e 56.349 pontos respectivamente alcançaram o 1º lugar. Na categoria de Juniores, Mariana Marques, atleta do SSCTMO, atingiu o lugar mais alto do pódio com 63.550 pontos.

Na categoria de Seniores, não existe a competição de figuras entre as atletas; existe sim, a competição de Solos e Duetos Técnicos (esquemas que incluem figuras/movimentos obrigatórios que são avaliados por juízes nas categorias de Mérito Técnico e Impressão Artística) com acompanhamento musical. SSCTMO obteve 8 titulos contra 7 do FOCA.

Para o esquema Combinado Jun+Sen, o Clube FOCA atingiu o 1º lugar com muita polémica! A equipa de arbitragem penalizou o esquema do SSCTMO pelo facto de as atletas darem impulso no chão da piscina para realizarem as plataformas durante o esquema. Como o SSCTMO não aceitou a decisão da equipa de arbitragem, a confusão instalou-se.

Classificação colectiva final:
1º Lugar: SSCTMO 723 pontos
2º Lugar: FOCA 545 pontos
3º Lugar: CNA 326 pontos
4º Lugar: SCE 112 pontos
5º Lugar: ABDA 34 pontos E-Mail da Estrela do Mar

Etiquetas:

quinta-feira, julho 17, 2008

Start-List do Nacional de Infantil de Famalicão

Já há Start-List definitiva do Campeonato Nacional de Infantis! A competição realiza-se em Vila Nova de Famalicão entre sexta-feira e domingo e conta com 429 nadadores inscritos (224 rapazes e 205 raparigas), em representação de 79 clubes.

- Start-List definitiva do Nacional de Infantis
- Lista de Clubes Participantes
- Resultados em Directo

Etiquetas:

Travessia Primo Ferreira dia 26 Julho

A prova decorrerá num circuito montado entre a Praia da Azarujinha, em São João do Estoril, e as imediações da Praia do Tamariz, no Estoril, mais propriamente numa área situada a cerca de 200 metros a Este do pontão desta praia, numa distância de aproximadamente 2000m, no qual os nadadores terão de contornar as bóias do circuito de acordo com as indicações dadas no local.

A abertura do secretariado para a acreditação dos nadadores coemçará às 8h00 e o início da Travessia está marcado para as 11h00.

Primo Ferreira faz 85 anos no próximo dia 25 de Julho de 2008
Ao longo da sua vida dedicada ao desporto, foi um nadador dedicado às águas abertas, tendo efectuado inúmeras travessias mesmo em solitário. Morou em S.João do Estoril grande parte da sua vida, praticando natação a partir da Praia da Azarujinha. Ensinou centenas de pessoas a nadar. Aos 85 anos, iniciamos uma Travessia em Mar Aberto, com o seu nome, em sua homenagem. Esta Travessia Primo Ferreira terá carácter anual. Esperamos que possa crescer em importância e prestígio.

- Site Travessia Primo Ferreira (ver regulamento e inscrições)

Etiquetas:

Portugal ruma a Pequim com 33 atletas

Texto in InforDesporto de 16-07-2008
A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD) vai levar 33 atletas portugueses a participar na XIII edição dos Jogos Paralímpicos, que se realiza em Pequim, de 6 a 17 de Setembro de 2008.

A comitiva portuguesa é constituída por 23 atletas masculinos, 10 atletas femininas e 48 membros pertencentes ao staff. A sua participação vai incidir em seis modalidades: atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação e vela, num total de 39 provas.

Os Jogos Paralímpicos de Pequim vão ter a participação total de 4 mil atletas de 140 países, que competirão em 20 modalidades.

Paralímpicos promovem nova cultura de inclusão em Portugal
O desempenho da Selecção Portuguesa Paralímpica tem-se revelado um importante contributo para a captação da atenção da opinião pública para a realidade do desporto adaptado em Portugal, tanto para as suas conquistas como para as necessidades e dificuldades que enfrenta.

Em Portugal, o desporto adaptado continua a centralizar-se fortemente em associações e organizações da área da deficiência, não permitindo uma verdadeira inclusão das pessoas portadoras de deficiência. De facto, segundo um estudo da Comissão Europeia, em 2001 a maioria dos europeus manifesta algumas dificuldades em lidar com a deficiência.

1972-2004:desempenho sempre a crescer
A estreia de Portugal nos Jogos Paralímpicos decorreu na IV edição, que se realizou em 1972, na cidade de Heidelberg, Alemanha, com uma equipa masculina de basquetebol em cadeira de rodas.

A permanente dedicação dos atletas e o trabalho da Federação permitiu, ano após ano, quebrar recordes de medalhas e gerar uma onda de apoio a nível nacional. Nas sete edições anteriores, Portugal participou com 196 atletas, que conquistaram um total de 81 medalhas. Na última edição, realizada em Atenas, os atletas portugueses obtiveram duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, alcançado o 34.º lugar no ranking de medalhados.



Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 16, 2008

Jogo Beba Água Pequim 2008

Podem participar todos os interessados de todas as nacionalidades, mesmo os atletas, técnicos e dirigentes directamente envolvidos na competição. Cada concorrente poderá participar apenas com uma aposta devidamente preenchida (de acordo com o regulamento) e não será exigido qualquer cópia de BI. Todas as apostas são gratuitas.

Só serão consideradas válidas as apostas entradas no e-mail bebaaguavitalis@sapo.pt até às 14h00 do dia 8 de Agosto (6ª feira).

A ficha de inscrição apresenta a listagem das 34 provas a realizar em Pequim (piscinas e águas abertas) e o participante deste Jogo, em cada espaço disponível, deve colocar o nome do atleta/equipa no qual aposta para a conquista do 1º lugar. Para tal, utilize a drop-list disponibilizada pela organização, abrindo as janelas respectivas, onde pode escolher entre os favoritos escolhidos pelo editor do Beba Água para cada prova. Caso entenda apostar num outro atleta/equipa que não surja na lista disponibilizada, deverá seleccionar «outros».

Para o apuramento da pontuação será contabilizado da seguinte forma:
a) A sua aposta corresponde ao campeão olímpico - 5 pontos;
b) A sua aposta corresponde ao 2º classificado - 2 pontos;
c) A sua aposta corresponde ao 3º classificado - 1 ponto;
d) A sua aposta ficou fora do pódio – 0 pontos.

Não perca ainda as duas formas de bonificar da sua aposta! Descubra tudo no Regulamento apresentado em anexo. Os prémios deste jogo serão divulgados até à hora limite das inscrições…

- Regulamento do Jogo Beba Água Pequim 2008 (leitura prévia obrigatória)
- Ficha de participação (qualquer duvida contactem via e-mail ou msn)

Etiquetas: ,

New Zealand Haka in Monterrey

Não percam o sempre espectacular Haka dos Neozelandeses desta feita no decorrer do Mundial Youth que decorreu em Monterrey neste mês de Julho. Esta celebração antecedeu a entrega de medalhas dos 200C masculinos onde Kurt Basset NZL venceu com 1:59.67 (recorde dos campeonatos).

A selecção neozelandesa acabou mesmo por ser um dos destaques da competição terminando com 5 títulos mundiais (todos em masculinos), só atrás dos Estados Unidos da América (9 títulos) e Rússia (7 títulos):
50L MAS: Orinoco Faamausili NZL 22.37 – recorde dos campeonatos
200C MAS: Kurt Basset NZL 1:59.67 – recorde dos campeonatos
50M MAS: Daniel Bell NZL 23.61 – recorde dos campeonatos
100M MAS: Daniel Bell NZL 52.52 – recorde dos campeonatos
100C MAS: Daniel Bell NZL 55.32 – recorde dos campeonatos na meia-final com 54.99

- Site oficial do Mundial Youth em Monterrey
- Resultados Completos do Mundial Youth em Monterrey
- Medalheiro do Mundial Youth em Monterrey
- Report BA: Dia 0 / Dia 1 / Dia 2 / Dia 3 / Dia 4+5+6



Etiquetas: ,