segunda-feira, junho 30, 2008

Fotos e Vídeos da Setúbal Bay

Não percam a galeria de fotos do BA no Picasa: Miniaturas / Apresentação
Também no Picassa, estão disponíveis temporariamente todos os vídeos feitos pelo BA. Entretanto vou colocar os melhores e mais representativos no youtube para memória futura… (ver vídeos BA no YouTube)

Etiquetas: , ,

Famalicão domina em «casa» Regionais de infantis

O Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão dominou, em «casa», os Campeonatos Regionais de infantis da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), com a participação de cerca de 200 nadadores.

Os famalicenses somaram 13 medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze, seguido do FC Porto/Império Bonança, com 11 de ouro, sete de prata e oito de bronze, e do Foca – Clube de Natação de Felgueiras, com 10 de ouro, oito de prata e sete de bronze. (Texto in ANNP On-Line)

As melhores performances de cada escalão foram as seguintes:
INF B MAS - Luís Fernandes GDNVNF 100B 1:14.59 – 525 pontos
INF A MAS - Simão Alves GDNVNF 200L 2:05.91 – 596 pontos
INF B FEM - Diana Duraes FOCA 200L 2:20.29 – 585 pontos
INF A FEM - Ana Neto FCP 800L 9:50.48 – 614 pontos

- Resultados Campeonatos Regionais de Infantis ANNP
- As melhores performances
- Medalheiro

Etiquetas: ,

Dois Recordes do Mundo na Abertura dos US Trials

Michael Phelps abriu a jornada de finais com um novo máximo mundial dos 400E com 4:05.25 melhorando o seu recorde pessoal de 4:06.22 do Mundial de Melbourne. Na segunda posição Ryan Lochte também com uma excelente prova (também abaixo do anterior recorde mundial) esteve sempre atrás de Phelps mas no final do estilo de bruços colou mesmo em Phelps, terminado com uns excelentes 4:06.08.

Christine Magnuson, uma relativa desconhecida, foi a mais rápida das meias-finais dos 100M com 57.50 mesmo em cima do recorde americano de 57.34 de Natalie Coughlin que nem se inscreveu para esta prova.

Na segunda final do dia, os 400L masculinos, mais uma grande prova. Larsen Jensen venceu com 3:43.53 (novo recorde americano), contra os 3:43.73 de Peter Vanderkaay (ex-recordista com 3:43.82). Erik Vendt ficou de fora dos Jogos nesta prova com o excelente tempo de 3:43.92, apontando agora tudo para os 1500L.

A guerra da pressão dos recordes do mundo pré-Pequim continuou logo de seguida com Katie Hoff. Se Stephanie Rice nos Trials Australianos bateu o recorde mundial dos 400E que pertencia a Hoff desde Melbourne, nada melhor que a resposta da mesma agora em Omaha. Katie Hoff nadou em 4:31.12, superando o recorde de Rice de 4:31.46. Elizabeth Beisel (faz 16 anos em Agosto) com 4:32.87 nadou abaixo do anterior recorde americano (3º tempo de sempre) e garantiu a sua estreia olímpica.

Brendan Hansen foi o mais rápido nas meias-finais dos 100B com 59.24 (2º melhor tempo de sempre), muito perto do recorde mundial de 59.13, que fica assim à espera da final de hoje…

- Resultados em directo dos US Trials em Omaha

Etiquetas: ,

Fernando Costa agraciado com medalha de mérito desportivo

Excerto do Texto in LSC On-Line
Decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, no passado dia 15 de Junho, fruto da comemoração dos 75 anos de elevação de Senhora da Hora a freguesia, a sessão solene em que foram distinguidas 7 individualidades, tantos quanto o nº de fontes das 7 bicas.

Firmino Marques, presidente da Assembleia de freguesia da S.H., deu início à sessão comemorativa dos 75 anos, dando relevo ao importante papel desempenhado pela freguesia no desenvolvimento de toda a região e referindo-se ao já elevado número de habitantes, defendeu a elevação da Sra. da Hora a cidade.

De seguida falou o historiador Jorge Cleto, que contou a história desta terra, que remonta há séculos e que está ligada a mistérios e mitos de fertilidade e prosperidade.Daí o nome posterior que é dado a esta terra, de Sra. Da Hora, pois é a santa da fertilidade.

O prémio de mérito desportivo, foi entregue ao nadador Fernando Costa, por decisão unânime de todos os autarcas. Embora não pudesse estar presente, pois encontrava-se a disputar o Maré Nostrum, integrado na selecção Nacional, Fernando Costa ficou muito sensibilizado com este prémio da terra, porque muito significado tem para ele, ser reconhecido na sua própria terra, onde nasceu e onde reside quando está em Portugal.

Etiquetas:

sábado, junho 28, 2008

Valerio Cleri e Ana Marcela irrepreensíveis

Enquanto que o italiano atacou logo na 2ª volta, a brasileira só na parte final da última volta passou para a frente para vencer. Cleri depois do ataque ficou só com Thomas Lurz que mesmo assim na 4ª volta foi ficando para trás terminando a mais de um minuto do vencedor.

Não percam em breve os muitos vídeos das mudanças de direcção nas bóias e a recta final com todas as decisões. Inacreditável a frequência de 90 braçadas por minuto que o italiano imprimia ao fim de 1h40m de prova!

- Resultados dos 10km

Prova Nacional dos 2,5km
A prova de promoção desta Taça do Mundo foi ganha pelos irmãos do Vilacondense, Hugo e Soraia Ribeiro com os tempos de 36m21s e 39m56s, respectivamente.

Francisco Cirurgião SAD e João Rocha GDNVNF fecharam o pódio masculino com os tempos de 39m30s e 39m32s. Em femininos, Joana Santa CNLA foi 2ª com 40m05s e Marta Villar SAD 3ª com 40m57s.

- Resultados Completos 2,5km

Etiquetas:

sexta-feira, junho 27, 2008

13 é o número da sorte

Etiquetas: ,

Bom Nível na dura prova dos 10km de Setúbal

Dos 33 nadadores presentes, 21 são homens (8 portugueses) e 12 são mulheres (4 portuguesas) e no total são 13 com o passaporte para a estreia olímpica dos 10km em águas abertas.

Dos 21 homens, 8 são nadadores apurados para Pequim, com principal destaque para Thomas Lurz GER e Valerio Cleri ITA. Os restantes apurados para os Jogos Olímpicos são: Allan Carmo BRA; Mohamed El Zanaty EGY; Gilles Rondy FRA; Luis Escobar MEX; Erwin Maldonado VEN; Arseniy Lavrentyev POR. Atenção ainda há presença dos campeões do mundo dos 25km Yury Kudinov RUS e Brendan Capell AUS.

Das 12 mulheres, 5 são nadadoras apuradas para Pequim: Ana Marcela Cunha BRA; Angela Maurer GER; Imelda Martinez MEX; Andreina Pinto VEN; Daniela Inácio POR. Destaque ainda para Alice Franco ITA, 3ª no Test Event há menos de 1 mês.

Estatística das 2 edições anteriores
Setúbal tem sido invariavelmente uma prova muito dura, principalmente pela temperatura da água (16º/17ºC) como pelo vento forte e ondulação. De qualquer modo a prova de 2006 foi em Outubro e a de 2007 em Maio. É esperado que agora no final de Junho as condições estejam mais favoráveis.

De qualquer modo as preocupações apresentadas ontem pela selecção Venezuelana são justificadas, senão vejamos a estatística das edições anteriores: percentagem de insucesso em 2006 de 27,5% e de 44,4% em 2007! Não percam os cálculos desta estatística no link seguinte.

- Estatística das edições de 2006 & 2007
- Resultados 10km Setúbal: 2006 / 2007
- Start-List / Dossier de Imprensa
- Site Oficial Setúbal Bay 2008

Etiquetas:

Pinotes vence em casa

A primeira edição da Travessia da Barragem dos Minutos que decorreu no passado dia 22 de Junho foi ganha pelo nadador local, Pedro Pinotes, actualmente no SCP. O tempo a percorrer os 1200 metros da prova principal foi de 15m33s, deixando o seu colega de equipa Mário Bonança a 5 segundos, ele que aproveitou a prova para se preparar para a Taça do Mundo de Setúbal. Bruno Ruas do CFBenfica foi o 3º classificado com 16m50s.

Em femininos Inês Tareco CNBeja foi a vencedora com o tempo de 17m35s, superiorizando-se a Cátia Valente (18m51s) e Carolina Monteiro (19m03s), ambas do Seixal. Terminaram a prova 87 nadadores.

A prova de promoção (600metros) foi dominada pelos nadadores do CNBeja, ao ficarem com todos os 6 lugares dos pódios absolutos: 1º Guilherme Peladinho 10m32s; 2º Bernardo Silvestre 10m56s; 3º Diogo Bexiga 11m05s; 1ª Carla Romão 11m33s; 2ª Patrícia Palma 11m36s; 3ª Ana Gaspar 11m38s. Terminaram a prova 26 nadadores.

- Resultados 1ª Travessia da Barragem dos Minutos: 1200 metros / 600 metros

Etiquetas: ,

Cascais vai receber a grande festa do Desporto Paralímpico

Press-release da Organização – FPDD
O Dia do Paralímpico já entrou em contagem decrescente. Muito desporto, alguma música e um contacto directo com os atletas que ao longo dos anos tantas medalhas têm conquistado para Portugal, são apenas alguns dos atractivos do programa do próximo sábado (28). A festa começa às 10h e termina às 19h. A participação nas actividades é gratuita e o único pré-requisito é mesmo querer ir mais além.

Antecipando a grande festa que serão os Jogos Paralímpicos de Pequim em Setembro, a Baía de Cascais vai este sábado (28) transformar-se numa pequena aldeia paralímpica e acolher o Dia do Paralímpico. Ao todo serão dez as modalidades representadas que estarão disponíveis para quem as queira experimentar. Os monitores são de luxo, ou não estivéssemos a falar dos atletas que tantas medalhas têm conquistado para Portugal não só a nível paralímpico, mas também mundial e europeu. O objectivo: prestar uma justa homenagem a estes homens e mulheres que todos os dias superam as suas limitações.

A prática das várias modalidades é gratuita, mas os interessados — individuais ou colectivos — deverão fazer as suas inscrições no site http://www.diadoparalimpico.com/. Mas como nem só de desporto vive este dia, a música também estará presente. Vários artistas são esperados neste dia que se quer de apoio aos atletas paralímpicos. E, como é de uma cerimónia paralímpica que falamos não podia faltar a tradicional parada, nem tão pouco o inevitável acender da chama, marcado para as 12h.

Entre os atletas, que já confirmaram a sua presença no local, destaque para nove atletas de natação adaptada — todos eles pré-seleccionados para Pequim. Leila Marques, que nos Jogos de Atenas 2004, marcou presença em cinco finais e bateu seis recordes nacionais e que no currículo tem já presenças em três Jogos; João Martins que trouxe de Atenas duas medalhas de bronze nos 50m costas e nos 50m livres e Susana Barroso, a atleta de natação adaptada mais medalhada de sempre, que em Atenas conquistou o bronze nos 50m costas e que agora está pré-seleccionada para Pequim na modalidade de boccia.

Também Cristina Gonçalves, medalha de ouro em Atenas no boccia, e a equipa do Grupo Desportivo de Alcoitão, vencedores do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal de Goalball já deram o seu sim.

Com a belíssima Baía de Cascais a servir de cenário, o evento que promete dar um novo colorido ao local, enche de satisfação António Capucho, presidente da edilidade local. “Temos tradição e responsabilidades no apoio ao desporto para portadores de deficiência e, este evento, vai ser um marco para que haja uma ainda maior promoção das diversas modalidades desportivas”, salienta, deixando em aberto a possibilidade deste Dia do Paralímpico se vir a repetir. “Temos uma abertura total para repetir e institucionalizar esta iniciativa”, garante o edil.

O Dia do Paralímpico é uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), com o patrocínio exclusivo da Companhia de Seguros Allianz Portugal – e o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Algumas entidades de e para pessoas portadoras de deficiência marcarão igualmente presença neste evento, que conta com o Instituto Nacional de Reabilitação, Instituto do Desporto de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal, Fundação do Desporto e Turismo do Estoril como parceiros institucionais.

- Site do Dia Paralímpico / Site FPDD

Etiquetas:

quinta-feira, junho 26, 2008

Natalie Coughlin in USA LZR for Beijing

Como vão ser os 10km de Setúbal?

O percurso será feito em 4 voltas rectangulares de 2500 metros, com duas rectas de 1km e outras duas de 250 metros. As previsões apontam para pouco vento e pouca ondulação.

A hora de partida será pelas 11h00 para os homens e 11h15 para as mulheres. A maré muda pelas 11h15, sendo que depois disso estará sempre a encher, sendo esperar que na 1ª volta não se sintam correntes. Depois a força da corrente será crescente até que na última (4ª volta) estará mais forte, aumentando assim a dificuldade destes 10km.

A temperatura máxima exterior vai estar nos 30ºC (céu limpo), enquanto que a água deverá rondar os 18ºC. Nas duas edições anteriores a água esteve entre os 16º/17ºC e por isso originou sempre muitas desistências. A veterana alemã, Ângela Maurer é das que vai para a sua 3ª participação em Setúbal e nunca conseguiu terminar. Será desta?

- Start-List
- Dossier de Imprensa
- Site Oficial Setúbal Bay 2008

Etiquetas:

SCP vence o XXXI Torneio de S. João em Évora

Decorreu no passado dia 21 de Junho nas Piscinas Municipais de Évora (50metros) a 31ª edição do Torneio de S. João em Évora, prova organizada pelo AMINATA – Évora Clube de Natação.

Por equipas o pódio foi dominado pelas equipas da ANL, com o SCP a ser o mais pontuado de longe com 529 pontos. Seguiram-se a SFUAP com 345 pontos e o CNS com 257 pontos. Estiveram presentes 18 equipas um pouco de todo o país.

A melhor performance desta competição foi para o sportinguista David Ferro nos 100L. Foi o único em toda a competição a realizar mais de 700 pontos na tabela FINA 2004. O tempo de 54.25 deu-lhe a vitória folgada na prova e a pontuação final de 706 pontos.

Em masculinos as melhores performances seguintes foram para João Teodoro CNS nos 100L com 56.52 (624pontos) e para Pedro Pinotes nos 100M com 1:00.78 (617pontos).

Em femininos as mais pontuadas foram Ana Simões SFUAP nos 100C com 1:10.94 (614pontos), Patrícia Marinho SCP nos 100B com 1:19.25 (605pontos) e Inês Romão CNS nos 100B com 1:19.51 (599pontos).

- Resultados XXXI Torneio de S. João em Évora
- Classificação Colectiva
- As melhores performances (Tabela BA)

Etiquetas: ,

PORTINADO vence o 1º Troféu Cidade de Faro

Decorreu no passado dia 21 de Junho nas Piscinas Municipais de Faro (50 metros) a 1ª edição do Troféu Cidade de Faro. Por equipas o vencedor foi a equipa de Portimão – PORTINADO, seguida do LDC de Loulé e do CNO de Olhão.

A melhor performance desta competição foi para a nadadora da casa Isabel Figueira nos 100B com 1:16.68 (668pontos). Seguiram-se April Powell CPL nos 100L com 1:04.52 (587pontos) e Inês Bringel Portinado nos 50L com 29.49 (581pontos).

Em masculinos o mais forte foi João Viola Portinado nos 100B com 1:11.42 (598pontos), seguido do seu companheiro de equipa Alexandre Gaitas nos 100L com 57.64 (588pontos) e de Bruno Azevedo NADP também nos 100L com 58.37 (567pontos).

- Resultados1º Troféu Cidade de Faro
- As melhores performances
- Medalheiro
- Blog CNFA / Site CNFA

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 25, 2008

Apresentação Setúbal Bay 10km 2008

Press Release GICO - Gabinete de Informação e Comunicação CMSetúbal
Treze dos 50 nadadores apurados para a estreia olímpica da disciplina de natação em Águas Abertas estão entre os 35 inscritos na Setúbal Bay International Swim Marathon (SBISM), a realizar no sábado, na baía de Setúbal.

A prova internacional de natação, co-organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, Federação Portuguesa de Natação e Federação Internacional de Natação, foi apresentada hoje [terça-feira] ao final da manhã, num encontro com jornalistas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, destacou o facto de treze atletas olímpicos, em representação de oito países, participarem na edição deste ano da SBISM, competição disputada numa distância de dez quilómetros, com início às 11h00 e partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.

O responsável federativo congratulou-se pela parceria com a Autarquia e deu os parabéns à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, "por há três anos atrás ter tido a visão de apostar na prova", acrescentando que as duas edições anteriores deram razão a essa aposta quer ao nível desportivo, quer ao nível social.

Paulo Frischknecht afirmou estar mais uma vez confiante no êxito do evento, uma das oito etapas da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas de 2008, e adiantou que a quarta edição já está agendada para dia 27 de Junho do próximo ano.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, referiu que pela primeira vez a SBISM tem partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel, espaço que, anunciou, passará a servir de base a todas as competições náuticas organizadas pela Autarquia.

"O sucesso da Setúbal Bay será um importante factor para a promoção do Desporto em geral e da natação de Águas Abertas em particular, reforçando a capacidade de bem organizar e de bem receber que os setubalenses sempre souberam demonstrar", sublinhou a autarca.

Em simultâneo com a SBISM decorre o II Campeonato Nacional de Águas Abertas. Os dois portugueses melhor classificados – feminino e masculino – na prova internacional, sagram-se campeões nacionais da distância de dez quilómetros em Águas Abertas. Os títulos estão actualmente na posse de Daniela Inácio e Daniel Viegas.

No final da SBISM realiza-se uma homenagem aos dez nadadores portugueses – e respectivos treinadores – apurados para os Jogos Olímpicos de Pequim. Dois deles, Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio, estiveram presentes hoje na apresentação da prova e estão revelaram estar confiantes num bom resultado no próximo sábado.

O italiano Valério Cleri, actual líder do Circuito Mundial de Águas Abertas, o egípcio Mohamed El Zanaty, vencedor da edição do ano passado da SBISM, e o australiano Brendan Capell, segundo classificado em 2007, são alguns dos principais atletas estrangeiros em prova. Na competição feminina destaque para Ângela Maurer, a alemã vencedora do Circuito Mundial em 2007, e para a campeã nacional em título, Daniela Inácio. O Circuito Mundial deste ano das maratonas de dez quilómetros integra oito etapas em países tão distintos como a China, o Brasil ou o Canadá.

Prova de 2500 metros - Inscrições terminam hoje!
A competição principal é antecedida de uma prova nacional de promoção da disciplina de Águas Abertas, com um percurso de dois mil e quinhentos metros e destinada a federados e a federados masters. (ver regulamento e ficha de inscrição)

1.º Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal
A Setúbal Bay International Swim Marathon serve, ainda, de âncora à realização, na véspera, a partir das 09h00, no Auditório Municipal Charlot, do "1.º Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal".

A criação de um espaço anual de encontro, debate, formação e informação técnica dirigida a todos os gestores e agentes desportivos, profissionais de educação física e estudantes é o principal objectivo da iniciativa.

"Desporto Autárquico – Modelos, Eventos e Práticas" é o tema do seminário que conta com as participações, entre outras individualidades, do presidente do Conselho de Administração da Oeiras Viva, José Manuel Constantino, e do director de comunicação da Lagos Sports, João Sacchetti. A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira abre o seminário às 09h00.

- Dossier de Imprensa
- Vídeo sobre a Taça do Mundo de Setúbal
- Galeria de Fotos
- Start-List

Etiquetas: ,

Eleições dos Órgãos Sociais 2008-2012

Textos in NPA On-Line
Terminando o seu mandato este ano, a Direcção da Nadadores Portugueses Associados vem, por este meio, informar que a data provável para a realização das eleições dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2008-2012 será 25 de Julho de 2008, no Complexo de Piscinas do Jamor.

De acordo com os estatutos, a NPA vem por este meio divulgar, a todos os interessados, a Convocatória para a Assembleia-Geral da NPA onde se realizarão as Eleições dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2008-2012 bem como o regulamento eleitoral para o acto em causa.

A NPA relembra também, que as Listas candidatas aos Órgãos Sociais terão que ser endereçadas ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral (npa.portugal@gmail.com) e têm como data limite de entrega o dia 18 de Julho de 2008.

- Convocatória
- Regulamento Eleitoral

Etiquetas:

terça-feira, junho 24, 2008

“Apoiamos Frischknecht, mas continuamos a ser críticos”

Não percam a entrevista completa de Aníbal Pires ao O Norte Desportivo, actual presidente da ANNP e candidato já assumido para a próxima eleição. Em seguida apresento apenas algumas trocas de perguntas e respostas.

Apesar de apoiar Paulo Frischknecht, a ANNP manteve sempre um sentido crítico e construtivo com o actual elenco federativo. Os próximos quatro anos também serão assim?
Quando as coisas correm de feição a quem convém, está tudo bem. Quando aparece uma pessoa que tenta organizar e vai mexer em tabus, está tudo mal. Nós já conhecemos o actual presidente da Federação há muitos anos, estaríamos preocupados se hoje o encontrássemos com outra rota daquela que já a conhecíamos há uns anos. É uma pessoa com ideias próprias, coerente e sem preocupações de estar a mexer nos poderes instituídos. Apoiamos Paulo Frischknecht, mas continuamos a ser críticos.

A ANNP perdeu a liderança de votos na Assembleia-Geral da FPN. Já tem alguma estratégia delineada para voltar a colocar a ANNP em primeiro, já que é unânime que é a Associação mais organizada e trabalhadora?
Se quiséssemos ser a Associação mais votada, seríamos, mas não queremos ir por esse caminho. Queremos ser realistas, aquilo que mostramos é aquilo que temos. Não vale a pena andar a filiar clubes sem actividade.

A arbitragem nacional atravessa uma grave crise…
Há situações irregulares. Há árbitros nacionais e internacionais que estavam a realizar jogos sem estarem filiados. Colocámos a questão ao Conselho Nacional de Arbitragem (CNA) e, quando esperávamos uma posição coerente e responsável, isso não aconteceu. Fizemos um pedido de esclarecimento relativamente a um árbitro que apareceu a apitar jogos num Torneio LEN organizado pela FPN. Quem indica o nome dos árbitros à LEN é a Federação. Um presidente de um órgão tem de actuar quando as ilegalidades são deste calibre. Queremos responsabilidades. Só há uma saída que é demitirem-se das suas funções.

- Entrevista completa de Aníbal Pires ao O Norte Desportivo

Etiquetas: ,

Amadora brilha na Taça

Texto in Jornal O Jogo de 23-06-2008
Um CDUP/Liberty irreconhecível foi derrotado em casa, pelo Amadora, por expressivo 6-15, sendo eliminado nos quartos-de-final da Taça de Portugal e encerrando da pior maneira uma época em que todos os objectivos falharam. Nos femininos, o Amadora está já apurado para a final, depois da pesada derrota infligida ao Lousada, esperando o vencedor do embate entre o Gondomar e o Belenenses, a disputar dia 29.

Resultados Masculinos: Portinado-Louletano/Vantagem, 17-3; CDUP/Liberty-Amadora, 6-15; Salgueiros-CPN, 12-7; Guimarães-Espinho, 18-8.

Resultados Femininos: Amadora-Lousada, 11-4 (0-0, 1-1, 3-1 e 7-2)

Etiquetas:

segunda-feira, junho 23, 2008

Muitos convocados para Junho e Julho

Não percam os convocados para o estágio absoluto em Rio Maior de 24 a 28 de Junho (7 nadadores), estágio júnior também em Rio Maior entre os dias 24 a 28 de Junho (16 nadadores), 3ª etapa do circuito “Comunidade de Madrid” entre 4 e 6 de Julho (18 nadadores) e Taça do Mundo de Águas Abertas em Setúbal no dia 28 de Junho (6 nadadores).

- Ver nadadores convocados (Circular FPN N.º 17/08)

Etiquetas:

Recorde Nacional da SFUAP

Durante a tarde de ontem no encontro de natação "Quadrangular SFUAP SCP GESL CNCVG" na piscina de Santo António dos Cavaleiros, a equipa JUV B masculina da SFUAP bateu o recorde nacional dos 4x200L com o tempo de 8:14.20 composta pelos nadadores André Marinho, Gonçalo Gregório, Gonçalo Martins e Guilherme Gil.

O anterior máximo pertencia a uma equipa do FCP composta por Luís Monteiro, Ivo Seco, Pedro Morais e João Monteiro desde 1998 com 8:14.79.

Etiquetas: , ,

sábado, junho 21, 2008

Meeting de Loulé 2008 na TV

Recorde Nacional do SLB

A estafeta feminina juvenil do SLB bateu no domingo passado o recorde nacional da prova dos 4x100E durante a realização do Torneio de Natação do CNA, designado por "Formação em Movimento”.

O quarteto do SLB com nadou em 4.33.40, superando o máximo de Rita Rolo, Márcia Pissarra, Joana Viana, Mª Inês Leitão do SCP, realizado em 2002 em Guimarães de 4:34.30.

- Resultados Torneio CNA - Amadora / CNA (14/15 Junho)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, junho 20, 2008

GESPAÇOS vence Torneio Cidade de Vila Real

Press Release dos Organizadores do Torneio - CNIN
Decorreu no passado dia 10 de Junho nas Piscinas Municipais de Vila Real, o Torneio Cidade de Vila Real, cuja organização esteve a cargo do Clube de Natação Interior Norte (CNIN), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real.

O evento contou com um total de 125 nadadores envolvendo os escalões Infantil e Juvenil, distribuídos por 13 clubes, de entre os quais se destaca pela 1ª vez a presença da equipa campeã nacional da 1ª divisão masculina em título (CFV) nas terras transmontanas.

Colectivamente a vitória foi para a GESPAÇOS com 502 pontos, seguindo-se o LSC com 486 pontos e finalmente o CFV com 437 pontos.

As melhores marcas do torneio ficaram a cargo dos atletas Ricardo Silva (CFV) com 1:07.04 nos 100B (854 pontos), e Patrícia Oliveira (LSC) com 1:08.00 nos 100C (736 pontos) segundo a tabela IMX & Power Point Calculator (USA).

- Resultados Torneio Cidade de Vila Real
- Classificação Colectiva
- As melhores performances (por escalões)

Etiquetas: ,

FCP vence em Orense

Texto in FCP Natação On-Line
O F. C. Porto Império Bonança deslocou-se no passado sábado à cidade Espanhola de Ourense onde participou com uma equipa de 16 nadadores no XXXVII Trofeo Pedro Escudero. A nossa equipa venceu o torneio com 487 pontos, 80 pontos à frente do clube local.

- Resultados XXXVII Trofeo Pedro Escudero
- Classificação Colectiva XXXVII Trofeo Pedro Escudero

Etiquetas: ,

Torneios de Junho sem classificações finais

quinta-feira, junho 19, 2008

Quase Recorde do Mundo

Tal como disse ontem, a França é candidata ao ouro olímpico nos 4x100L! Numa tentativa de intimidar as restantes selecções os franceses hoje ficaram a apenas 8 centésimos do máximo mundial (3:12.46) dos americanos com 3:12.54.

Depois do protesto de ontem dos 3 nadadores do Clube de Natação de Marselha (Frédérick Bousquet, Fabien Gilot e Grégory Mallet), Frédérick Bousquet e Fabien Gilot, juntaram-se a Alain Bernard e a Amaury Leveaux para celebrar um novo máximo europeu por 1 segundo e meio (antigo recorde era de 3:14.04).

Os três protestantes de ontem conseguiram junto da Direcção Técnica e da Federação Francesa a convocação extra do seu treinador para os JO Pequim, terminando assim em bem um processo que poderia em ultimo caso, terminar com a renúncia olímpica desses 3 nadadores.

Já agora os parciais deste novo recorde foram os seguintes: Leveaux 48.81; Gilot 48.05; Bousquet 48.41; Bernard 47.27.

- Site Open de Paris 2008
- Report BA do 1º dia

Etiquetas: ,

AAC e CNAC vencem Regional de Clubes da ANC

Decorreu nos passados dias 14 e 15 de Junho na Piscina de Cantanhede (25 metros), o Campeonato Regional de Clubes da Associação de Natação de Coimbra, nos escalões de infantis e absolutos. Participam neste torneio 7 clubes envolvendo 129 atletas (68 masculinos e 61 femininos).

Em absolutos a vitória foi para o CNAC com 625 pontos, com domínio tanto em masculinos como em femininos. O 2º posto ficou para a AAC com 522 pontos e o 3º posto para o ASSSCC com 131 pontos.

Em infantis o 1º e 2º classificado inverteram-se com a AAC a vencer com 377 pontos, também vencendo tanto em masculinos como em femininos. Em 2º lugar o CNAC realizou 289 pontos e em 3º o GCF fez 194 pontos.

- Resultados Campeonato Regional de Clubes da ANC
- Classificação Colectiva: INF / ABS

Etiquetas: ,

Três recordes nacionais no Torneio Masters ANNP

Texto in ANNP On-Line
Foram estabelecidos três novos recordes nacionais no Torneio Masters da Associação de Natação do Norte de Portugal, realizado em Fafe.

Pedro Silva (Vilacondense), campeão do Mundo em Melbourne, fixou dois novos máximos no escalão 30-34 anos: 50m mariposa (26.44); 400m livres (4:07.85)Rodolfo Pereira (Gespaços), no escalão 35-39, registou um novo recorde nacional nos 100m bruços, com o tempo de 1:09.57.

Na classificação de medalhas, o Clube de Natação da Maia/Real Seguros foi primeiro classificado, com 11 medalhas de ouro e três de prata, seguido do CDUP, com 11 de ouro e duas de prata, e do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, com nove de ouro, nove de prata e três de bronze.

- Resultados Torneio Masters ANNP Fafe

Etiquetas: , ,

Reportagem na Oeste TV dos 24km

Texto in Oeste TV On-Line
Nuno Vicente e Miguel Arrobas percorreram a nado os 24 quilómetros que separam a ilha dos Farilhões à península de Peniche, uma prova que serviu de preparação para a travessia do Canal da Mancha.

Estes heróis do mar enfrentaram condições marítimas adversas com ondas de 2 e 3 metros e uma corrente muito forte para sul do Cabo Carvoeiro. Algumas vagas perdidas atingiram mesmo os cinco metros de altura. Mesmo assim, os nadadores contrariaram tudo e todos e quando o relógio marcava 11h33 lançaram-se ao Atlântico.

Nuno Vicente terminou a prova em sete horas, cinco minutos e trinta e cinco segundos, menos 50 minutos que Miguel Arrobas que teve grandes dificuldades em terminar a prova. À sua espera, estiveram largas centenas de populares que se reuniram junto à rampa de acesso ao edifício do Instituto de Socorros a Náufragos, local da chegada, para aplaudir o esforço dos atletas.

- Ver vídeo de reportagem da Oeste TV

Outro Material Multimédia sobre os 24km entre Farilhões e Peniche
- Ver Reportagens RTP: Telejornal RTP1 / Jornal das 22 da RTN / Desporto 2
- Ver antecipação do Evento na Praça da Alegria com Sónia Araújo
- Nadadores na Prova Oral da Antena 3 com Fernando Alvim
- Site do Ano Internacional do Golfinho (sobre o Evento)
- Vídeos de Gota de Água na chegada de: Nuno Vicente / Miguel Arrobas
- Reportagem fotográfica de Luís KW

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 18, 2008

Bronca no Open de Paris

Ainda há poucos minutos, na final masculina dos 100L, 3 dos nadadores que subiram ao bloco de partida acabaram por não mergulhar sob forma de protesto. Os 3 são franceses e representam o Clube de Natação de Marselha: Frédérick Bousquet, Fabien Gilot e Grégory Mallet.

Não percebi bem as causas deste “protesto” (o meu francês é muito mau...), mas parece estar relacionado com a preparação olímpica que a Federação Francesa está a “tentar” impor aos atletas e equipas… E o problema levanta-se logo nos 100L, onde a França está capaz de lutar por uma medalha de ouro nos 4x100L, já que tem um nadador para 47s e outros 4 para 48s!

No final, a prova foi ganha por Alain Bernard com 48.20, ele que é o recordista mundial da distância com 47.50. Seguiu-se outro francês, Amaury Leveaux com 48.85 e o sueco Stefan Nystrand com 49.16, ele que no ano passado neste mesmo Open se tornou o 2º homem a baixar dos 48s.

- Site Open de Paris 2008

Etiquetas: ,

João Sousa bate recorde nos 200B

Texto in ANNP On-Line
João Sousa (Gespaços) estabeleceu um novo recorde nacional juvenil B nos 200B com 2:25.60 (piscina curta), no II Meeting do Douro Vinhateiro, que se realizou na Piscina Municipal de Santa Marta de Penaguião, sob organização da Associação Regional de Natação do Nordeste.

O anterior máximo (2:26.72) estava na posse de Carlos Almeida CNA, desde 2003, nadador que vai participar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

- Resultados II Meeting do Douro Vinhateiro

Etiquetas: , ,

Votações sobre os JO

Já não alterava as votações na lateral do blog há algum tempo. As 3 votações eram relativas ao apuramento olímpico de nadadores de natação pura e de águas abertas.

No caso das águas abertas, o apuramento já terminou e Daniela Inácio e Arseniy Lavrentyev garantiram a presença na 1ª edição dos 10km olímpicos. (Ver votações)

No caso da Natação Pura, apenas Simão Morgado desde a colocação desta votação conseguiu os mínimos na prova dos 100M. Todos os outros têm até 15 de Julho para cumprir os mínimos COP/FPN, embora não existam provas de selecção entretanto. Sara Madeira CNCVG e Paulo Santos FCP nos 100L e 50L, respectivamente foram os que mais se aproximaram. (Ver votações masculinas) (Ver votações femininas)

Nova votação
Uma vez que retirei as 3 votações acima descritas, coloquei uma nova com a seguinte pergunta: Em Pequim, Portugal vai obter?
- 1 Final e 3 Meias-Finais
- 3 Meias-Finais
- 2 Meias-Finais
- 1 Meia-Final
- Ficam todos pelas eliminatórias

Etiquetas: ,

Vilacondense vence Torneio Cidade de Fafe

Texto in ANNP On-Line
O Clube Fluvial Vilacondense, ao somar 122 pontos, venceu colectivamente a 10.ª edição do Torneio Cidade de Fafe. Seguiram-se na classificação o Vitória de Guimarães, com 104, e Maia/Real Seguros, com 58.

Henrique Neiva (Vilacondense), com 793 pontos nos 100B (1:02.88), e Amélia Fernandes (V. Guimarães), com 706 pontos nos 200E (2:24.63), foram os nadadores com melhor performance na competição.

- Resultados X Torneio Cidade de Fafe
- Classificação Colectiva

Etiquetas: ,

terça-feira, junho 17, 2008

3 Não vão a Belgrado

Marta Saraiva SFUAP foi a última a alcançar os mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores a realizar em Belgrado entre os dias 30 de Julho a 3 de Agosto. A nadadora da Cova da Piedade cumpriu o mínimo dos 800L (9:19.01) com o tempo de 9:16.17 no decorrer do Torneio Pré-Junior realizado nos dias 7 e 8 de Junho no Restelo.

Mesmo cumprindo o tempo mínimo, esta nadadora não deverá ser convocada para os Europeus já que outras 3 nadadoras obtiveram este mesmo mínimo, mas com tempos de melhor valia. Por esta mesma razão outros 2 nadadores vão ficar em casa.

Nadadores e respectivas provas, onde obtiveram os mínimos para Belgrado:
Ana Mendes - 50 bruços
Cláudia Monteiro - 50 livres
Joana Carvalho - 50 bruços
Joana Santos - 800 livres (3ª melhor marca)
Elsa Dias - 200 mariposa
Lara Pinheiro - 800 livres
Mara Lisboa e Silva - 200 costas
Maria Veloso - 400, 800 e 1500 livres
Marta Abreu - 200 costas e 200 estilos
Marta Saraiva - 800 livres (4ª melhor marca)
Sara Cruz - 100 mariposa
André Silva - 100 bruços
João Pedro - 200 costas
João Santiago - 50 mariposa
José Gonçalves - 800 livres (3ª melhor marca)
Luís Vaz - 200 livres
Mário Costa - 200 mariposa
Pedro Fontoura Oliveira - 200 e 800 livres e 200 costas
Rui Costa - 400, 800 e 1500 livres

- Resultados Torneio Pré-Junior Restelo (7 e 8 de Junho)
- Site Oficial Belgrado 2008
- Ver PAC 2007/2008 (apenas excerto Júnior, com competições e TAC’s)

Etiquetas: ,

Travessia Barragem Minutos é dia 22 de Junho

Devido às condições meteorológicas de previsão de chuva para domingo dia 25 de Maio, os responsáveis pela organização da prova decidiram proceder ao seu cancelamento, transferindo a sua realização para o dia 22 de Junho.

Depois da prova do Aquapolis de Abrantes, esta é uma boa oportunidade de afinar a forma para a prova de Setúbal de dia 28 de Junho – Taça do Mundo de 10km e Prova Aberta de 2,5km.

- 1º Post BA sobre o Evento
- E-Mail de Inscrição na Prova ou E-Mail da ANSUL
- Regulamento Prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos
- Ficha de Inscrição
- Notícia no Site da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Etiquetas:

segunda-feira, junho 16, 2008

Fábio Pereira estabelece 1º recorde nacional individual

Resumo do 1º Dia em Canet
O ponto alto do dia de sábado foi da responsabilidade de Fábio Pereira que ao nadar a final A dos 400L em 3:55.30 (7º classificado) estabeleceu um novo máximo nacional retirando 6 centésimas ao recorde de Fernando Costa que durava já há quase um ano. Este foi o 1º recorde nacional absoluto individual de Fábio Pereira que ainda assim ficou a mais de 2 segundos do seu maior objectivo, que era o apuramento olímpico na prova (3:52.99).

Sara Oliveira também mostrou estar a atravessar um excelente momento de forma ao ser 6ª na final A dos 200M com 2:12.11, realizando a sua 2ª melhor marca de sempre na distancia, só atrás dos 2:11.57 de recorde nacional.

Diana Gomes também foi 6ª, mas nos 200B com 2:31.23. Carlos Almeida foi 7º nos 400E com 4:31.31, tal como Pedro Oliveira nos 200M com 2:00.82. Diogo Carvalho ainda nos 200M foi 8º com 2:01.50.

Resumo do 2º Dia em Canet
A melhor de domingo foi Diana Gomes com o 4º lugar nos 100B com 1:10.46, ainda que longe do 3º lugar do pódio - Elena Bogomazova 1:09.74.

No 5º lugar das finais A ficaram Fernando Costa nos 1500L com 15:35.65 e Diogo Carvalho nos 200E com 2:02.58. Ainda em finais A, Simão Morgado foi 8º nos 100M com 54.72.

- Site Oficial Mare Nostrum 2008
- Resultados da etapa do Mare Nostrum de Canet

Etiquetas: ,

Entrevista a Daniela Inácio e Arseniy Lavrentyev

Daniela Inácio está em Portugal desde os seis anos, mas nasceu em Moscovo. Arseniy Lavrentyev também é natural da Rússia, embora seja de nacionalidade ucraniana e apostou no nosso País há alguns anos. Ambos os atletas – ela do Belenenses e ele do Algés –, vestem a camisola da Selecção Nacional de águas Abertas e estão hoje a celebrar o apuramento para os 10 quilómetros de águas abertas dos Jogos Olímpicos, logo no ano em que a especialidade se estreia na prova.

Em entrevista ao «O Norte Desportivo», os mais recentes apurados para Pequim contam-nos como estão a viver o momento, quais as suas expectativas para a competição e reforçam o orgulho que sentem por representar Portugal na mais importante competição desportiva do planeta. Quanto a resultados, pedem paciência e apenas prometem dar o seu melhor para dignificar Portugal.

Foto do Post: Rita Taborda / FPN na Travessia do Sado 2007

- Ver Entrevista completa a Daniela Inácio e Arseniy Lavrentiev

Etiquetas: , ,

Kosuke Kitajima 200B World Record 2:07.51

sexta-feira, junho 13, 2008

Resultados em directo de Canet

Não percam os resultados em directo de Canet, última prova com possibilidades para apurar nadadores para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

- Site Oficial Mare Nostrum 2008
- Resultados em directo de Canet
- Start-List Mare Nostrum 2008 – Etapa de Canet (14-15 Junho)

Etiquetas: ,

Lavrentyev vence no AQUAPOLIS de Abrantes

A ANDS realizou no passado dia 10 de Junho no AQUAPOLIS de Abrantes (Rio Tejo) em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes a 1ª prova de Águas Abertas de 2008 em Portugal. O grande destaque da competição foi inteirinho para o recém português e recém apurado para os Jogos Olímpicos de Pequim, Arseniy Lavrentyev.

Lavrentyev SAD veio mesmo a demonstrar o seu bom momento de forma, imprimindo um ritmo muito forte no final, que apenas Duarte Mourão SAD foi capaz de seguir de perto. A terceira posição acabou por sorrir a Daniel Viegas CNA, ele que impôs um ritmo muito forte ainda na 1ª volta, no troço em que se nadou contra a corrente.

Em femininos, Daniela Pinto VSC foi a grande vencedora, justificando o favoritismo que a vitória do Circuito Nacional de AA de 2007 lhe apontava. A segunda posição ficou para Lara Pinheiro SFUAP e a 3ª para Marta Saraiva também da SFUAP.

Decorram ainda outras duas competições: uma no inicio de 400 metros de forma a promover as águas abertas para os mais novos; e no final a tradicional caça ao pato. Os 3 patos foram “apanhados” por Nuno Pina BSCN, Arseniy Lavrentyev SAD e Duarte Mourão SAD (foto dos 3).

No total participaram 154 nadadores, 95 masculinos e 59 femininos, 61 nos 3000 metros e 93 nos 400 metros. O Prize-Money de 1275 euros foi dividido da seguinte forma: 250 euros para o 1º classificado, 200 euros para o 2º classificado, 150 euros para o 3º classificado (para ambos os sexos da prova dos 3km) e 25 euros por cada pato apanhado.

- Resultados AQUAPOLIS Abrantes: 3000 MAS / 3000 FEM / 400 MAS / 400 FEM
- Fotos da Prova de AA no AQUAPOLIS Abrantes
- Cartaz I Águas Abertas - AQUAPOLIS Abrantes
- Site AQUAPOLIS Abrantes

Etiquetas: , ,

Torneio Olímpico da ANDL

Decorreu no passado dia12 no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria, o Torneio Dia Olímpico da ANDL. Participaram 123 atletas em representação de 11 clubes, numa competição em que os 200E e 400L foram obrigatórias, tendo os nadadores de escolher mais uma prova de 100 e outra de 200 metros em estilos diferentes e diferentes de crol.

Miguel Lopes BSCN e Vanessa Valente CNAL foram os mais pontuados por absolutos. Miguel Lopes obteve 2338 pontos, superando Francisco Freitas PIMP com 2159 pontos e Filipe Norte DNMG com 2143 pontos. Vanessa Valente atingiu os 2150 pontos deixando os restantes lugares no pódio para Joana Gaspar DNMG com 1975 pontos e para Ana Costa CNAL com 1969 pontos.

Por equipas a mais medalhada foi o CNAL com 7 medalhas (3+4+0), seguida de perto do DNMG com 6 (3+1+2). A terceira posição foi discutida pelos Pimpões (1+2+2) e AHBVCR (1+1+3), ambos com 5 medalhas.

- Resultados Torneio Dia Olímpico ANDL
- Pontuação Masculina
- Pontuação Feminina
- As melhores performances (Tabela BA)
- Medalheiro (Tabela BA)

Etiquetas: ,

13º Titulo para o Salgueiros

O Sport Comércio e Salgueiros sagrou-se no domingo passado Campeão Nacional de Pólo Aquático, pela 13ª vez na sua história, após levar de vencida a equipa do Portinado, no 3º jogo da final, por 9-8.

Meia-Final
Amadora 17 -13 Salgueiros
Salgueiros 10 – 7 Amadora
Salgueiros 7 – 3 Amadora

Final
Portinado 12 – 11 Salgueiros (após prolongamento)
Salgueiros 10 – 7 Portinado
Salgueiros 9 – 8 Portinado

Não percam os links para os vídeos e para as galerias fotográficas referentes aos jogos Salgueiros vs Portinado do 2º e 3º Jogo da Final do Campeonato Nacional Sénior Masculino.

- Comunicado SCS N.º 44 / 07-08
- Vídeos SCS: Jogo2 / Jogo3
- Vídeo de Reportagem do SCN On-Line do 3º Jogo
- Fotografias de Luís Sousa: Jogo2 / Jogo3

Etiquetas:

quinta-feira, junho 12, 2008

Melhor Meeting de 2008 - Porto

Tendo como critério de avaliação os tempos do 1º e 8º classificados nas finais dos Meetings e dando um ponto ao melhor 1º e ao melhor 8º em cada prova individual, o melhor Meeting Internacional realizado em Portugal em piscina de 50 metros, foi o do Porto.

A 36ª edição do Meeting Internacional do Porto foi a melhor competição, quer em masculinos, quer em femininos. Se Coimbra ainda se aproximou em masculinos do Porto, já em femininos o Meeting da Póvoa de Varzim foi o 2º melhor, classificação também obtida em absolutos.

Mesmo realizado numa altura da época menos propicia a grandes marcas em piscina longa (Janeiro), o Meeting da Póvoa de Varzim teve um conjunto de resultados bem interessantes. De referir que esta foi apenas a sua 2ª edição, mostrando assim, que esta data tem futuro e que é uma aposta para manter.

O Meeting de Coimbra foi de extremos, se em masculinos lutou para ser o melhor, em femininos foi o mais fraco dos 4, ficando por absolutos na 3ª posição. A 4ª posição ficou para Loulé, que ao contrário dos dois últimos anos acabou por ter uma participação internacional muito mais discreta do que aquela a que nos vinha a habituar.

- Tabela de Comparação dos Meetings Internacionais de 2008 em Portugal

- Post BA de Report do Meeting de Loulé
- Post BA de Report do Meeting do Porto
- Post BA de Report do Meeting de Coimbra
- Post BA de Report do Meeting da Póvoa de Varzim

Etiquetas: ,

Novas Toucas BA já disponíveis

Mesmo sem ainda ter sido anunciado aqui, as novas toucas BA têm suscitado muita procura. Por isso venho anunciar que as referidas toucas, de cor rosa e dourado, já estão disponíveis para venda.

Devem fazer a vossa reserva para bebaaguavitalis@sapo.pt. As entregas serão feitas por CTT ou em mão numa próxima competição a definir entre os interessados e o BA.

- Tabela de preços de Merchandising BA (venda em mão ou por CTT)
- Forma de encomenda de Merchandising BA
- Ver apresentação dos Pólos BA com fotos
- Ver apresentação das Toucas BA (toucas pretas)

Etiquetas: ,

Setúbal Bay 2008 é no novo Parque Urbano de Albarquel

Prova Aberta de 2,5km
No dia 28 de Junho e em paralelo com a realização da etapa de Setúbal do Circuito FINA da Taça do Mundo de Águas Abertas, realiza-se uma prova de 2,5km no mesmo percurso da Taça do Mundo para nadadores federados e federados Masters. Atenção que ao contrário das duas edições anteriores, a prova não decorre ao largo da praia de Albarquel, mas sim do novo Parque Urbano de Albarquel.

A Prova terá início pelas 9h00 antecedendo a prova da FINA em duas horas. Os 2,5km equivalem a uma volta ao circuito da Taça do Mundo organizada em forma de rectângulo delimitado por 4 bóias. As inscrições deverão ser entregues até ao dia 26 de Junho de 2008 (5ª feira).

Taça do Mundo 10km apura Campeão Nacional
A prova da de Setúbal do Circuito FINA da Taça do Mundo de Águas Abertas inicia-se pelas 11h00, no mesmo circuito rectangular, mas a percorrer por 4 vezes. A prova vai ainda apurar o 2º Campeão Nacional da especialidade. Serão aceites um máximo de 24 nadadores, independentemente do género. Ficará no entanto salvaguardada a participação de doze nadadores por género, desde que cumpram, os requisitos do PAC.

- Site Oficial Setúbal Bay 2008
- Regulamento Prova Nacional
- Regulamento II Campeonato Nacional
- Ficha Inscrição Prova Nacional
- Boletim Informativo da Taça do Mundo
- Ficha Inscrição II Campeonato Nacional

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 11, 2008

Sara Madeira perto de Pequim em Barcelona

Diogo Carvalho é 4º nos 200E
A melhor prestação portuguesa de ontem ficou à responsabilidade de Diogo Carvalho que ficou a menos de 1 segundo do pódio nos 200E com o tempo de 2:03.67. Na mesma prova Carlos Almeida foi 8º na final A com 2:05.44. A outra única presença Lusa em finais A ficou a cargo de Tiago Venâncio que foi 7º nos 50M com 24.57.

Destaque ainda para Fernando Costa, que nos 400L esteve muito próximo do seu recorde nacional (3.55.36), ao nadar em 3.55.98, vencendo a final B com um tempo que lhe valeria o 6º posto na final A.

Recorde Nacional faz Sara Madeira sonhar com Pequim
A nadadora Sara Madeira em representação do CNCVG nadou esta manhã os 100L num novo máximo nacional, aproximando-se seriamente do mínimo olímpico (56.37). O novo registo é de 56.80, superando por larga margem os 57.42 que já lhe pertenciam desde o Meeting do Porto.

Nando é 2º com o seu 2º melhor tempo
Fernando Costa foi 2º nos 1500L com a sua 2ª melhor marca de sempre em 15:19.74, ficando, tal como ontem, muito perto do seu recorde nacional na prova (15:16.22). Bom indicativo do actual momento de forma do nadador Leixonense já há 1 mês em Portugal depois de voltar dos EUA onde estuda.

As restantes presenças em finais saldaram-se por Diogo Carvalho em 7º nos 400E em 4:27.40 e por Diana Gomes nos 100B em 8ª com 1:10.30. Sara Madeira que de manhã tinha brilhado nos 100L e tinha deixado no ar que poderia valer um mínimo olímpico, piorou o tempo e acabou em 13ª com 57.22, mesmo assim melhor que o anterior recorde nacional.

- Site Oficial Mare Nostrum 2008

Etiquetas: , ,

Recorde Nacional e Mínimos em Loulé

Recorde nacional para Martinheira
Cátia Martinheira do Louletano, a nadar em casa, “aniquilou” o recorde nacional do escalão INF A na prova dos 200C com o registo de 2:25.80. O anterior máximo pertencia à olímpica Petra Chaves com 2:28.14!

Elsa Dias faz Mínimos para o Europeu de juniores
A nadadora Elsa Dias SCB júnior de 2º ano, realizou o tempo de 2:21.63 na prova dos 200M, superando assim os exigentes 2:21.80 de mínimo para o Europeu Júnior a realizar em Belgrado.
Rui Costa VSC, Ana Mendes SLB, Maria Veloso CNAC e Sara Cruz ASAL voltaram a nadar abaixo dos mínimos para Belgrado, confirmando o seu bom momento mesmo nesta fase de carga.

Federação Andaluza vence por equipas
Só a Amadora conseguiu entrar no pódio colectivo, já que o domínio das selecções estrangeiras presentes não deu muitas hipóteses às equipas portuguesas. A Federação Andaluza venceu claramente com 773 pontos, seguido do CNA com 492 pontos e da selecção Dinamarquesa com 402 pontos. A equipa da casa foi 4ª classificada com 295 pontos.

As melhores performances
Duarte Mourão SAD foi o grande destaque da competição, já que obteve a pontuação máxima individual na prova dos 200E com o tempo de 2:04.58 (866pontos). Em femininos a mais pontuada foi Diana Gomes CNA com os 1:10.38 nos 100B (864pontos).

Em masculinos o 2º mais pontuado foi Alexandre Agostinho Portinado com os 23.00 nos 50L (861pontos). Simão Morgado CNA foi 3º com os 24.90 nos 50M (845pontos). Em femininos as espanholas Duane da Rocha Marce com os 2:14.97 nos 200C (861pontos) e Concepcion Badillo Diaz com os 32.90 nos 50B foram as melhores só atrás de Diana Gomes.

- Resultados 6º Meeting de Loulé
- Classificação Colectiva
- Medalheiro
- As melhores performances

Etiquetas: ,

Prontos para o Canal da Mancha

Texto in Jornal Record On-Line de 08-06-2008
Os nadadores Miguel Arrobas e Nuno Vicente superaram hoje [domingo passado] condições mais adversas entre Farilhões e Peniche do que as que podem encontrar no Canal da Mancha, no último teste antes da travessia prevista para Agosto.

"Apanhámos muito vento, uma nortada brutal e ondas de 2,5 metros, num percurso que acabou por ser maior que os 24 quilómetros previstos, talvez na ordem dos 26. Se estiverem estas condições na Mancha, nem as autoridades locais permitem que entremos na água", disse hoje à Agência Lusa Nuno Vicente, que completou a travessia, entre as ilhas dos Farilhões e Peniche, em 7:05 horas.

Também Miguel Arrobas, que gastou 7:53 horas na travessia, sublinhou que as adversidades acabaram por concretizar um "excelente teste, mas muito duro" para a travessia do Canal da Mancha, que está prevista para a primeira quinzena de Agosto, em que ambos vão tentar nadar, em separado, os 32 quilómetros entre as costas da Inglaterra e França.

"A água estava muito fria, eu acabei por andar nas últimas duas horas em total sofrimento", referiu à Lusa Miguel Arrobas, da Associação de Nadadores dos Estoris, acrescentando que "as condições eram difíceis, mas superá-las foi muito bom".

Nuno Vicente, do Clube de Natação de Torres Novas, sublinhou que as "perspectivas são risonhas" para o Canal da Mancha, realçando a "companhia de golfinhos, durante a primeira meia-hora" da travessia, que faz parte da iniciativa da Câmara Municipal de Peniche, festival Sabores do Mar, que decorre até 15 de Junho.

Já este ano, os aventureiros nadaram, em duas etapas realizadas em dias consecutivos, os 54 quilómetros do rio [Zêzere] entre as barragens de Bouçã e Castelo de Bode em mais de 13 horas.

Em 2007, Miguel Arrobas, 33 anos, e Nuno Vicente, 29, nadaram durante 3:12 horas entre as ilhas Berlengas e Peniche (15,4 km), mais doze minutos entre Lagos e Portimão (16,5 km) e cumpriram a travessia entre Santo André e Sines (26 km) em 6:14.56 horas.

A travessia do Canal da Mancha é considerada a prova rainha mundial da natação de águas abertas, por ser um percurso longo, com correntes fortes e temperaturas baixas - até hoje, Baptista Pereira, em 1954 e 1959, foi o único português a conseguir o feito.

- Ver texto da edição em papel de hoje (dia 11-06-2008)

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 09, 2008

Kitajima recupera recorde

Kosuke Kitajima recuperou este domingo o recorde dos 200B que estava na posse de Bendan Hansen desde 11-07-2004. Kitajima já foi recordista em dois períodos nesta prova, primeiro entre 02-20-2002 e 16-06-2003 com 2:09.97 e depois entre 24-07-2004 e 11-07-2004 com 2:09.42.

Pelo meio Dimitri Komornikov nadou em 2:09.52. Após o 2º recorde mundial de Kitajima, Bendan Hansen dominou o recorde do mundo da prova, embora tenha perdido o titulo olímpico de 2004 e o mundial de 2007. O máximo estava agora fixado em 2:08.50 desde 20-08-2006 e Kitajima nadou em 2:07.51 estreando as suas calças LZR… mais um…

Etiquetas: ,

Salgueiros é outra vez campeão

Texto de Nuno Filipe in Jornal O Jogo de 09-06-2008
Um ano depois de ter perdido a primeira final em 13 consecutivas, a equipa do Salgueiros, agora comandada por Pedro Santos (substituiu o histórico Nuno Mariani), reconquistou o título, alcançando o 13º da sua história. O terceiro e decisivo encontro foi disputado ontem, em Campanha, acabando os nortenhos por vencer à tangente, por 9-8 (1-1, 4-3, 1-3 e 2-1), beneficiando, claramente, do facto de possuírem um banco mais bem recheado.

O Portinado perdeu a sua terceira final (segunda consecutiva) dando mostras de estar a fazer um trabalho completo e que o título será, apenas, uma questão de tempo (recorde-se que, antes de conquistar o primeiro dos 12 títulos consecutivos o Salgueiros perdeu três finais consecutivas).

Rui Moreira foi considerado o jogador mais valioso do "play-off" (apontou 15 golos) e, simultaneamente, o melhor marcador da fase regular do Nacional, mostrando bem que é claramente o melhor jogador português de todos os tempos.

Paula Cruz, árbitra que não compareceu ao primeiro jogo fez-nos chegar a informação que avisara na sexta-feira a impossibilidade de comparência, e não no próprio dia.

Pedro Santos - "Merecemos a vitória"
"Era uma tremenda injustiça não vencermos. Fomos a melhor equipa ao longo de todo o campeonato, jogámos melhor e os nossos atletas foram de uma entrega extraordinária, conseguindo dar a volta, depois de estarmos a perder por dois", referiu o técnico dos novos campeões nacionais. "Mas concordo que não precisávamos de sofrer tanto e podíamos ter resolvido as coisas bem mais cedo", finalizou.

Etiquetas:

sexta-feira, junho 06, 2008

Portugueses no Mare Nostrum 2008

Já estão disponíveis as start-list’s das 3 etapas do Circuito Mare Nostrum 2008, onde a selecção portuguesa estará representada em Barcelona (10-11 Junho) e Canet (14-15 Junho). De referir ainda a presença de Henrique Neiva do CFV e Vânia Neves do VNC.

Dos 13 nadadores portugueses seleccionados, alguns estarão presentes no Meeting de Loulé, mas como têm viagem marcada para domingo de manhã para Barcelona, só competem no Algarve hoje à tarde e amanhã.

- Site Oficial do Circuito Mare Nostrum
- Start-List Mare Nostrum 2008 – Etapa de Monaco (7-8 Junho)
- Start-List Mare Nostrum 2008 – Etapa de Barcelona (10-11 Junho)
- Start-List Mare Nostrum 2008 – Etapa de Canet (14-15 Junho)
- Ver convocados para as etapas de Barcelona e Canet do Circuito Mare Nostrum
- Start-List do 6º Meeting de Loulé (6-8 Junho)

Etiquetas: ,

4 Convocados para o Mundial Youth

Foram convocados para o Mundial Youth em Monterey que decorre entre os dias 8 e 13 de Julho os seguintes nadadores e respectivas provas:
Joana Carvalho FCP: 50B e 100B
Maria Veloso CNAC: 800L e 1500L
Pedro Oliveira CFB: 200L, 800L e 200C
Rui Costa VSC 400L, 800L e 1500L

- Ver Comunicado FPN N.º 16/08

Etiquetas: ,

Nadador FPN do Mês de Maio

Texto in FPN On-line
Daniela Inácio é a Nadadora do mês de Maio, depois de ter obtido a histórica qualificação para a prova de Águas Abertas dos Jogos Olímpicos, na estreia da disciplina no maior evento mundial.

A nadadora portuguesa conseguiu o apuramento ao alcançar a 11.ª vaga no Test Event realizado na capital chinesa no dia 31, terminando com o tempo de 2:04.29.6, a 3m41s1 da vencedora, a norte-americana Chloe Sutton (2:00.48.5).

Daniela realizou um sprint final de mil metros na prova de 10 quilómetros, garantindo o acesso aos Jogos Olímpicos, onde estarão presentes apenas as 25 melhores nadadoras mundiais da especialidade.

É a segunda vez que a internacional lusa que representa o Clube de Futebol “Os Belenenses” é nomeada para Nadadora do Mês. A primeira distinção ocorreu em Setembro de 2007.

Etiquetas: ,

Open Internacional em Vila Franca de Xira

Texto in InforDesporto On-Line
Com vista à preparação para os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, tem lugar no próximo domingo, dia 8 de Junho, a partir das 10h, o Open Internacional de Natação Adaptada na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, que irá contar com a participação de mais de 40 atletas provenientes de 16 clubes.

Com a organização da ANDDEMOT (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores) e o apoio institucional da FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes), esta prova irá contar com a presença dos melhores nadadores do país, incluindo os nadadores que estão pré-seleccionados para os Jogos Paralímpicos de Pequim. De salientar também a participação de atletas da Selecção Nacional espanhola.

Mário Cardoso, Seleccionador Nacional, salientou a importância desta prova, afirmando que "Esta é a última competição antes de Pequim, na qual os nadadores poderão obter ou melhorar os seus mínimos e, como tal, é também a última prova em que os tempos realizados irão contar para a constituição da Selecção Nacional de acordo com os critérios pré-estabelecidos".

Etiquetas:

quinta-feira, junho 05, 2008

100 recordes nacionais para Adriano Niz

No segundo dia do XXVI Meeting Internacional do Porto (1 de Junho de 2008), o nadador Adriano Miguel Niz do Clube Fluvial Vilacondense, celebrou o seu centésimo recorde nacional. Todos os recordes dividem-se entre a representação do CFV e da Selecção Nacional, em quase todos os escalões, estilos e distâncias.

Parabéns!!!

- Ver listagem dos 100 recordes nacionais de Adriano Niz

Etiquetas: , ,