quarta-feira, maio 31, 2006

Recordes de Curta

E eu que pensava que estávamos em “época” de piscina longa… Mas como recorde é recorde e até ao fim da época já não há muitas hipóteses, qualquer tentativa de deixar o nome cravado no livro dos recordes é meritória.

Este fim-de-semana no Festival de Velocidade de Piscina Curta da ANLisboa, no início da 2ª jornada do dia 4 de Junho (de 2006, não de 2007 como aparece nas circulares), na piscina do Pinhal Novo vai haver duas tentativas de recorde nacional feminino nas provas de 100L e 200E.

Vamos esperar para ver, mas Boa Sorte para a Alexandra Pereira Oliveira (SLB) e Susana Patrícia Miguel (SFUAP). Os actuais recordes são: 100L INF-A 1:01.14 de Raquel Felgueiras e 200E JUN 2:18.94 de Petra Chaves de 1994.

Etiquetas:

O próximo entrevistado

Para que ninguém fique triste, vou tentar entrevista-los a todos.
(Ver Votação)

Etiquetas:

Portugueses em Monte Carlo

Já estão disponíveis as start list’s das etapas do circuito do Mare Nostrum. A selecção portuguesa composta por Filipa Silva, Sara Madeira, João Carvalho, Simão Morgado e Nuno Quintanilha estará presente na etapa do Mónaco em Monte Carlo nos dias 3 e 4 de Junho.

Classificações de entrada na Start List
Filipa Silva: 100L 15ª; 50M 14ª; 100M 15ª; 200E 12ª
Sara Madeira: 50M 18ª; 100M 19ª; 200M 7ª
João Carvalho: 200L 18º; 400L 13º
Simão Morgado: 50M 7º; 100M 7º
Nuno Quintanilha: 100M 20º; 200M 8º

- Página do circuito Mare Nostrum
- Start List Mónaco (3/4 Junho)
- Start List Canet (7/8 Junho) – em falta
- Start List Barcelona (10/11 Junho)

terça-feira, maio 30, 2006

6 Meses de Vida

180 dias de vida, 306 post’s, 4.650 comment´s, 45.340 visitas, são os números deste primeiros 6 meses. (ver evolução)

Antevisão e Report de todos os Campeonatos Nacionais (Absolutos, Clubes, Juvenis e Open de Portugal) além de uma mega-comparação entre Associações aquando dos Campeonatos Regionais de Inverno. Report de todas as deslocações portuguesas ao estrangeiro (Campeonatos da Europa e do Mundo de Piscina Curta, Multinations e muitos outros Meetings). Eleição dos melhores do ano de 2005. Entrevistas a atletas e técnicos (faltam árbitros e dirigentes… quem se chega à frente?). Report de competições estrangeiras (Estados Unidos, Austrália, Commonwealth, França, Polónia) e todas as etapas da Taça do Mundo FINA de piscina curta e águas abertas. Muitas curiosidades e noticias internacionais. Toda a actualidade nacional e internacional está aqui.

Obrigado a todos os visitante e participantes do blog, e que venham mais 6!
Beba Água

Etiquetas:

Meeting do Orgulho

Já está disponível a start list do 4º Meeting Internacional LDC/Cidade de Loulé e só 11 das 64 provas do torneio têm o melhor tempo de inscrição português. Vai mesmo ser como prometido, muito forte!

Atletas como Mark Foster, Jason Lezak, Lars Conrad, Stev Theloke, Darren Mew, James Gibson, Martina Moravcova, Jani Sievinen, Janne Schaefer, Agnes Kovacs, Rebecca Cooke e Stev Theloke vêm dar ao 4º Meeting Internacional de Loulé um brilho nunca antes visto em terras algarvias.

Vamos poder ver James Gibson nos 50L e Jason Lezak e Mark Foster nos 50B. Só por isto o Meeting merece ser presenciado. Com grande pena minha não vou poder reencontrar a minha “amiga” sueca Therese Alshammer que declinou a sua presença no Meeting depois de a ter confirmado, desculpando-se com o facto “de ter confundido” Loulé com o Porto…

Luís Ferreira (LDC) confirmou que, em 2007, a competição vai ter outra novidade, aumentando de dois para três dias de duração. Da parte da autarquia, o responsável salientou o “orgulho” que o concelho tem no facto de acolher a competição, “que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, gerando uma importância mediática que leva o nome de Loulé mais além…”.

- Noticia sobre a apresentação do Meeting (TV e Rádio em directo de Loulé)
- Regulamento e Programa
- Start List do 4º Meeting Internacional LDC/Cidade de Loulé

Etiquetas:

segunda-feira, maio 29, 2006

Meeting muito discreto

Decorreu nos dias 27 e 28 de Maio de 2006, o XXV Meeting Internacional Clube TAP / Cidade de Lisboa 2006 na Piscina Olímpica do Estádio Universitário de Lisboa.

Esta competição contou com quatro equipas estrangeiras: Federação Belga (NBST), Federação Andaluza de Espanha (FAN), uma equipa italiana (SSD) e outra espanhola (RCNV).

Os Melhores Atletas
Os mais pontuados IPS do Meeting foram Duane Rocha Araújo da Federação Andaluza com 933 pontos nos 200C (2:14.17, dando 14 segundos de avanço à 2ª classificada, foi também recorde do Meeting por 5 segundos), Fábio Manuel Pereira e Adriano Miguel Niz ambos do Vilacondense com 914 pontos no empate dos 200L com 1:52.15.

Os Novos Recordes Nacionais
Novo recorde nacional sénior para Diana Gomes nos 100B com 1:11.45 retirando 2 centésimos ao tempo obtido no Open de Portugal em Março. Também realizou um novo recorde nacional sénior nos 50B com 33.33.
Novo recorde nacional juvenil B de Miguel Santos do CFV nas eliminatórias dos 100B com 1:08.43 apagando o recorde de Carlos Almeida de 1:09.30 de 2003.
Novo recorde nacional júnior para a estafeta feminina da SFUAP nas eliminatórias dos 4x50E com 2:09.14 eliminando o recorde da equipa do Leixões 2:12.16 de 2005.

- Resultados do XXV Meeting Internacional CTAP 2006

Etiquetas:

Carlos Cruchinho nega contactos

Carlos Cruchinho é o nome que provavelmente reúne maior consenso para assumir a função de director-técnico nacional (DTN), depois de Paulo Cunha ter anunciado a saída do cargo, no final do Europeu de Budapeste.

Carlos Cruchinho, coordenador de natação do Sporting desde 1989, nega, a O NORTE DESPORTIVO, que tenha sido, até ao momento, contactado pelos responsáveis federativos, embora considere que se surgir uma proposta vai pensar no assunto: “Não houve qualquer contacto. Estou no Sporting e colaboro na área da formação da Federação Portuguesa de Natação. Se me falarem sobre o assunto, vou pensar nisso”.

O responsável de Alvalade espera que “o futuro DTN seja português”, uma vez que “há pessoas com capacidade para exercer essa função”. Carlos Cruchinho, antigo treinador do olímpico José Couto, recebeu, no passado domingo, a medalha de prata na Gala do 75.º aniversário da FPN.
O nome que se fala para coadjuvar Cruchinho é o de Fernando Teixeira, que abandonou, esta época, o Bombeiros Estoris e que foi eleito treinador do ano na Gala da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, vendo reconhecido deste modo o excelente trabalho realizado com a nadadora olímpica Diana Gomes. Fernando Teixeira nega também, ao ND, ter havido contactos para assumir funções no departamento técnico da FPN: “Não sei de nada. Não houve contactos. Continuo a ser treinador dos antigos atletas dos Bombeiros Estoris. Nem sequer me passou pela cabeça tal possibilidade”.

Caso falhe esta dupla, impõe-se não esquecer António Vasconcelos Raposo, mestre em Ciências do Desporto e treinador da GesLoures, um nome ainda falado nas últimas eleições federativas, quando se chegou a equacionar a saída de Paulo Cunha. Contactado pelo ND, Vasconcelos Raposo, designado sócio de mérito na Gala da APTN, não faz qualquer comentário sobre o assunto. Numa terceira linha surge José Machado, técnico do Colégio Vasco da Gama, eleito treinador-revelação. José Manuel Borges, designado Sócio de Mérito da APTN, deixou de ser hipótese ao assumir recentemente a coordenação do CNAC. (Texto de Joaquim Sousa in O Norte Desportivo)

52 recordes nacionais

No total, foram estabelecidos 52 novos máximos de Portugal durante o VII Campeonato Nacional de Masters que decorreu em Ponte de Sor, 26 no sector masculino, 25 no feminino e um misto.

Os maiores destaques individuais foram Ana Paula Ferreira (SFP) e Daniel Luís Mendes (SFUAP) com 5 novos recordes nacionais cada um. Ana Ferreira (Escalão 50-54) de Tomar melhorou os máximos nacionais nas seguintes provas: 100L 1:23.66; 100M 1:40.57; 200C 3:42.63; 50L 36.48 e 50C 45.28. Daniel Mendes (Escalão 25-29) da Cova da Piedade melhorou os recordes dos: 100E 1:01.24; 200E 2:15.35; 50B 30.60; 100B 1:07.18 e 200B 2:28.02.

- Novos Recordes Nacionais Masters
- Resultados do Campeonato Nacional Masters

Etiquetas:

sexta-feira, maio 26, 2006

100 anos, 100 km a nadar

A Comissão Organizadora do Centenário levou a cabo a 105.ª iniciativa. Desta feita realizada na piscina do pavilhão multidesportivo Açoreana Seguros / Sporting Clube de Portugal, 100 anos, 100 km a nadar. Por lá passaram perto de mil pessoas, que em menos de seis horas nadaram 100 km.

Foi um dia (20 de Maio) muito movimentado no pavilhão multidesportivo. A “sociedade” leonina fez-se representar aos mais alto nível, num dia muito animado e que movimentou de forma muito interessante as instalações “leoninas”. O tiro de partida foi dado às 10 da manhã. Filipe Soares Franco fez as honras da casa e a prova terminou às 17:40 horas. Foram as hexacampeãs nacionais de natação que fecharam as hostilidades. Um dia muito bem passado, onde o desporto, concretamente a natação, fez a ponte entre sportinguistas anónimos, antigos e actuais atletas e dirigentes. Um convívio muito salutar, que fez desta uma das iniciativas mais concorrida das comemorações do centenário.

- Ver artigo completo (Info SCP On-Line)

Campeonato Nacional de Masters

Já está disponível a start list definitiva do VII Campeonato Nacional de Masters, que se realiza entre hoje e domingo, em Ponte de Sor.

O Campeonato Nacional engloba 215 atletas com mais de 25 anos, 143 masculinos, 72 femininos. A prova mais participada será dos 50L, com 75 atletas a nadarem na competição masculina e 50 na feminina. (Info FPN On-Line)

Etiquetas:

Talentosos à solta em Óbidos

Disputou-se no passado fim-de-semana, em Óbidos, os Campeonatos Nacionais de Natação do Desporto Escolar, destinados ao escalão de juvenis, onde participaram alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do país.

Embora alguns destes atletas sejam federados, a verdade é que a maior parte são nadadores talentosos nunca enquadrados nos clubes desportivos, e mesmo assim, com resultados interessantes, dado o reduzido nível de preparação que possuem na generalidade. À atenção dos treinadores caça talentos...

- Resultados do Campeonato Nacional de Natação do Desporto Escolar

quinta-feira, maio 25, 2006

De férias para trabalhar

Fernando Costa está de regresso a Portugal cumprido que ficou com êxito, académica e desportivamente, o primeiro dos quatro anos que prevê estar fora de Portugal e do ambiente familiar. Emigrado nos Estados Unidos desde Agosto para estudar nutrição e integrar a equipa de natação da Universidade de Indian River, na Florida. Fernando tem viagem de volta marcada para Setembro. Até lá quer cumprir os objectivos que definiu.

Ao participar, há uma semana, na Meia-Maratona de Matosinhos em… atletismo, com a camisola do seu Leixões, Fernando Costa surpreendeu toda a gente. Afinal, tratou-se de uma jornada desportiva cumprida apenas pelo prazer de participar. Os primeiros meses nos Estados Unidos, conta o nadador, «não foram fáceis». «Primeiro foi preciso adaptar-me à alimentação e falta do ambiente familiar. Foram situações complicadas mas, felizmente, tive muito apoio dos companheiros que residem comigo e, juntos, conseguimos ultrapassar essa fase.» (Texto retirado do Jornal A Bola de 21-05-2006)

- Ver texto completo / Recorte do Jornal

Etiquetas:

O melhor Meeting português é…

Loulé! Pelo menos foi essa a opinião da maioria dos votantes neste blog.

Para mim o Meeting TAP tem a melhor piscina, o Meeting de Loulé o melhor sol, o Meeting do Porto a melhor lista de recordes, o Meeting de Tomar o "melhor" regulamento, o Meeting do Estoril o melhor objectivo (competição de alto nível jovem) e o Meeting de Tavira o maior potencial. Por tudo isto qualquer um podia ganhar…

De qualquer forma a vitória foi para Loulé com 235 votos (42%) deixando para segundo lugar o Porto com 206 votos (37%). No último lugar do pódio ficou a TAP com 63 votos (11%). Destaque ainda para a maior votação de sempre do blog com um total de 558 votos. (Ver votação)

- Ver tabela comparativa dos recordes dos 3 maiores Meeting’s

Etiquetas:

Thorpe só em Dezembro

Ian Thorpe já não vai regressar à competição no próximo mês, onde tinha agendado participar numa prova no Mónaco, a 3 de Junho. O nadador australiano optou por ficar em casa e treinar, depois do surto viral que foi alvo e que o impediu de participar nos Jogos da Commonwealth em Março último .

"Após falar com a sua treinadora, Tracey (Menzies), Ian decidiu que seria melhor ficar em Sydney a treinar nas próximas duas semanas. (...) Demorou a recuperar do vírus que o forçou a ficar de fora nos Jogos da Commonwealth e sofreu mais um atraso quando partiu a mão", afirmou o seleccionador da Austrália, Alan Thompson.

"A saúde de Ian e a mão estão a melhorar mas sentimos que ele ainda não está preparado para competir e vamos gastar todo o tempo a procurar recuperar a sua forma física por inteiro", referiu.Thompson indicou que Thorpe tem agora o objectivo de marcar presença nos Nacionais australianos em Dezembro. (Texto retirado do jornal Record de 25-05-2006)

quarta-feira, maio 24, 2006

Novo recorde júnior dos 4x50L

Foi no domingo passado batido mais um recorde nacional em piscina de 50 metros. Desta feita o destaque vai para a equipa júnior masculina do CNAC que na prova dos 4x50L realizou o tempo de 1:41.43 batendo assim o anterior recorde do CNCVG realizado no Meeting da TAP da época passada com 1:42.06 (Ver foto dos novos recordistas - Bruno Amaral, Ricardo Lopes, Francisco Quintal e Gonçalo Almeida).

Este recorde ocorreu durante o Torneio da Queima das Fitas no Complexo Olímpico de piscinas de Coimbra durante o fim-de-semana e contou com alguns dos melhores nadadores nacionais (são exemplos disso Tiago Venâncio, Miguel Pires, Nuno Laurentino, Duarte Mourão, Nádia Laezza e Marta Villar) e ainda duas equipas espanholas.

- Resultados do Torneio da Queima das Fitas

Nadador Completo ANDS

Decorreu no passado sábado na piscina de Santarém (piscina de 25 metros) o Torneio Nadador Completo da Associação de Natação do Distrito de Santarém. Esta competição é dividida em duas sessões em que são obrigatórias as provas de 400L e 200E ficando à escolha de cada um uma prova de 100 metros e 200 metros de estilos diferentes entre si e diferentes de crol.

Mais uma vez os vencedores absolutos foram Pedro Diogo Oliveira do CNRM (3239 pontos) e Ana Catarina Boavista do CNLA (2750 pontos). Nos restantes lugares dos pódios absolutos ficaram André Jorge Vieira CNTN (2920 pontos), Fábio André Ferreira CNTN (2869 pontos), Vanessa Braga Salvador SFUS (2587 pontos) e Daniela Filipa Felício CNRM (2585 pontos).

Aproveito, e volto a fazer as mesmas perguntas de há uns tempos atrás: Será que esta não deveria ser uma competição igual em todas as Associações? Na mesma data e com as mesmas regas? Com a possibilidade de se apurar o nadador completo nacional? E até poderia ser uma competição a acrescentar na Taça de Portugal? Será para o ano?

- Resultados
- Ver todas as classificações por escalões

Etiquetas: ,

Estágio de Preparação com 16 nadadores

Foram seleccionados 16 nadadores para o Estágio de Preparação dos Projectos Absoluto e Esperanças, que se vai realizar em Rio Maior de 31 e Maio a 3 de Junho. Luís Brito Rosa (Palmela Desporto), José Baltar Leite (Leixões), António Paulo Vasconcelos (Vilacondense) e Élio Terrível (Galitos) são os treinadores que acompanham o estágio.
Nadadores:
Algés: Duarte Mourão / Amadora: Carlos Almeida
Famalicão: Jorge Maia e Paulo Araújo
FC Porto: Paulo Santos / Galitos: Diogo Carvalho
GesLoures: Nádia Vieira / Individual: Diana Gomes
Leixões: Fernando Costa / Palmela Desporto: Tiago Venâncio
Rio Maior: Pedro Oliveira / SC Braga: José Parente
SFUAP: Susana Miguel / Viana: Vânia Neves
Vilacondense: Adriano Niz e Fábio Pereira (Info FPN On-Line)

terça-feira, maio 23, 2006

Mariposistas Polacos em destaque

Decorreram este fim-de-semana os Campeonatos Polacos de piscina longa em Ostrowiec com destaque para as 4 vitórias de Pawel Korzeniowski e as 3 vitórias de Otylia Jedrzejczak.

Os dois campeões do mundo em Montreal dos 200M estiveram em bom plano nestes nacionais do seu país. Korzeniowski venceu as 3 provas de mariposa (24.62, 53.34 e 1:55.78) além dos 200L com 1:49.09. A regressada Jedrzejczak mostrou que está de volta a um bom momento de forma ao vencer os 100M (1:00.64), 200M (2:08.63) e 200L (1:57.91).

- Resultados (só os pódios)

Entrevista a Pedro Vale

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 20/05/2006 a Pedro Vale (PV). Tem 53 anos e é treinador do Clube Naval Setubalense desde 85/86. É Licenciado em Educação Física e pós-graduado em treino de alto rendimento de natação sempre pelo ISEF/FMH. Foi ainda membro da Direcção da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) entre 1994 e 2004.

BA: Antes de mais, uma palavra de agradecimento por ser o primeiro técnico a dar uma entrevista para o blog.
PV: Alguém havia de ser o 1º.
BA: É visitante assíduo do blog? Onde pode melhorar?
PV: Não sou muito assíduo. Só lá fui 2 ou 3 vezes, por curiosidade, porque os meus nadadores me informaram. Das vezes que lá fui achei giro, muita gente a dar opiniões (nadadores). Mas ainda não posso dar uma opinião bem formada. Tenho que consultar mais vezes.
BA: O Clube Naval Setubalense é uma colectividade com grande tradição na natação portuguesa. Neste momento, em termos colectivos, passa por um período de menor fulgor. Como avalia a situação actual?
PV: È uma equipa jovem que estou convencido que para o ano vai voltar à 2ª Divisão. A equipa Feminina também está a crescer. Dentro de 2 anos o trabalho que está a ser feito nos escalões mais novos irá com certeza dar frutos. Mas a situação a nível geral não está fácil. Principalmente quando há alguma crise de valores. Hoje em dia os nossos jovens têm a vida muito facilitada, e não é fácil motivá-los para os sacrifícios do treino. E também há muita gente sem paciência
BA: Mas como vai ser para o ano, subir à 2ª e 3ª com as equipas masculinas e femininas é objectivo ou obrigação?
PV: Aqui nada é obrigação. Da análise que eu fiz e do que temos trabalhado este ano, para o ano se tudo correr normalmente tenho quase a certeza que isso irá acontecer. Há muitas contingências que não conseguimos controlar, mas se nada de contrário acontecer vamos lá. Os clubes estão muito dependentes dos talentos que aparecem ou não. Há gerações boas e outras menos boas. Não se podem fazer omoletas sem ovos. Mas com estes ovos que agora tenho acho que vou fazer uma boa omoleta.
BA: Curiosamente, ao longo dos anos, o CNS tem sido um clube que tem feito surgir atletas de destaque nos escalões de formação, que mais cedo ou mais tarde optam por dar continuidade à sua carreira noutros Clubes. Assim foi com as irmãs Rita e Raquel Anjos, com o Filipe Rosa, e mais recentemente com o Tiago Venâncio... Para quando a fixação dos principais valores do Clube, concretizando a sua carreira?
PV: Todos menos o último foram por situação académica. Mas para mim e para a minha realização pessoal o que interessa é que uns vão e outros aparecem, sinal de que o que aqui se faz dá fruto. E se formos analisar os resultados ainda ninguém fez melhor depois de daqui sair. Isto sem qualquer ponta de ressentimento nem que seja esse o meu desejo. Já tenho nadadores que se vão aqui fixando porque optaram por estudar em Setúbal até para prolongarem a sua carreira na natação – Pedro Varela, Daniel Leitão e o próprio Filipe Rosa que na época passada ainda fez uma perninha. A nível Nacional também não se têm visto grandes prolongamentos na carreira de nadadores em comparação com o que acontece lá fora, excepto o Laurentino e agora o Simão.
BA: Ficou magoado com a atitude do Tiago, quando este abandonou o clube e o técnico, no último terço da época?
PV: No ultimo terço não, no ultimo mês! Quem não ficaria. Não tenho palavras para descrever a … nem vale a pena classificar.
BA: E existia de facto assédio e pressão por parte do Palmela e do técnico Brito Rosa, no sentido de forçar à saída do Tiago, ou foi algo que aconteceu naturalmente?
PV: Nada foi natural. O assédio foi feito com promessas de ordenados, mas tudo feito nas minhas costas. Eu só soube mais tarde.
BA: Como tem visto a performance dele, daí para cá?
PV: Não vou emitir qualquer opinião. Os números falam por si. Arranjaram uma boa desculpa com a dita lesão pondo em cheque a federação e têm vivido á sombra dessa desculpa
BA: Na sua opinião, o Tiago tem potencialidades para ser um atleta de referência, entre a nata do topo mundial?
PV: Para mim o Tiago era o nadador português que mais potencial tinha para chegar a uma final olímpica e uma vez lá, se não acusasse a pressão, não sei não se não nos daria uma alegria a todos.
BA: Compreendo, também vejo as coisas assim. E não devemos ser os únicos...
PV: Muitos treinadores de renome mundial que o viram nadar e que eu tive o privilégio de trocar impressões são da mesma opinião. Tem tudo a seu favor. Altura, envergadura, força, garra e espírito de vitória. Tem arestas para limar, mas só quem o conhece... Infelizmente para ele agora não tem uma orientação à sua altura, como toda a gente sabe e diz.
BA: Tal como o Tiago a Diana Gomes também passou por problemas e trocou de clube e treinador. Coincidência ou sina?
PV: A Diana trocou de treinador mas porque os pais quiseram que ela mudasse de clube por não concordarem com o que o ABVE estava a fazer. Foi uma situação diferente. Em termos de sina realmente apesar das situações serem diferentes eu e o meu querido amigo Teixeira perdemos os nossos melhores nadadores de sempre. Mas para mim quando as coisas acontecem naturalmente, tudo bem, amigos como dantes. No meu caso não!
BA: Voltando ao CNS... Nos últimos 10 anos, as grandes referências do Clube têm sido quase exclusivamente no sector masculino. Há alguma explicação particular para esse facto?
PV: Houve realmente uma grande crise no sector feminino. Mas agora as coisas estão a equilibrar e penso que vão melhorar. Houve sim uma série de coincidências que contribuíram para que isso acontecesse. Crise de valores, mudanças de residência, mudanças de locais de estudo (caso das manas Vilar e da Filipa que foi para Moçambique) e de outras duas nadadoras que por motivos de saúde tiveram que abandonar. Uma era vice campeã nacional juvenil nos 100 e 200 bruços e a outra vice campeã nacional nos 100 livres A Cátia Oliveira e a Helena Raposeiro. Foram muitas coincidências em simultâneo, aliado a não aparecer ninguém nas camadas mais novas, passamos também pela crise da piscina, pois a nossa era velha e os pais metiam as crianças nas piscinas novas de Palmela, Azeitão e outra em Setúbal embora pequena. Só em 2001, quando tivemos a piscina nova as pessoas começaram a regressar a Setúbal.
BA: Até ao fim da época ainda vai haver alguma surpresa? Ninguém sonha com o Europeu de juniores?
PV: O Ricardo Varela e o Diogo Barbosa. Vamos lá ver. Vai ser difícil, mas eles estão motivados. O Ricardo agora teve um problema numa mão, pois caiu e tem tido algumas limitações a nível do treino. Mas aqui o problema também é da Federação que pouco faz por estes segundos planos. As selecções são sempre para os mesmos. Enquanto uns vão a todas e às vezes passam mais tempo em digressões do que a treinar. Os outros não vão a lado nenhum acabando alguns por perder a motivação. Noutros países levam-se selecções de 1ª, 2ª e 3ª categorias a diferentes provas. Mas aqui é sempre a mesma desculpa do dinheiro. Somos um país de banda desenhada mas com altos objectivos a médio e longo prazo. Não temos é quem planifique com certeza de saber o que está a fazer. Sempre pela falta de dinheiro.
BA: E no futuro, teremos? É que actualmente temos uma vaga de "novos" técnicos cheios de força na guelra… mas será que lhes deixam chegar lá?
PV: Penso que vai ser difícil. Temos muitos e bons Técnicos. Neste momento o que eu penso é que se não fizermos como os melhores não podemos aspirar a nada. Não é fazer previsões para grandes resultados e depois não darmos as condições às pessoas para trabalhar para os alcançar. Além disso isto é um “raio” de uma modalidade em que é necessário trabalhar muito para obter bons resultados, e muitas vezes os nossos melhores nadadores, pensam que já treinaram muito, e que com facilidade fazem grandes tempos. Da minha experiência, acho que em termos de treino, nunca por nunca devemos ficar a viver de um ou outro resultado de maior realce. Temos que trabalhar sempre mais se queremos andar entre os maiores. Ou então cingimo-nos à nossa realidade, que é bem diferente da dos melhores. Já dizia o Prof. Moniz Pereira: Se queremos ser igual a eles, temos de fazer como eles. E como toda a gente sabe, na natação, em termos de estruturas, estaturas estamos em grande desvantagem com os melhores. Somos quase iguais em termos de conhecimento, porque hoje, já existem poucos segredos ao nível do treino, e só não sabe quem se está a borrifar para a formação. Mas as ditas desvantagens são difíceis de colmatar. De modo que quando aparece um talento, fora de série, temos que procurar que passe pelas mesmas experiências dos melhores, mas também que haja a humildade, que é preciso continuar sempre a trabalhar para estar entre eles.
Já me estou a alongar demasiado…
BA: Acho que é tudo, ou queres acrescentar alguma coisa que me tenha passado?
PV: Levaríamos a noite toda no bate papo. Ainda escrevias um livro com as minhas declarações.
BA: Ok. Então... Muito Obrigado, Bons Treinos e até à próxima. Abraço
PV: Amanhã vai haver um encontro em Setúbal das diferentes gerações de nadadores do Naval. Acho que vai ser muito giro rever malta que já não via há muito tempo. Abraço.

Notícia de ultima hora, por Pedro Vale: Acabei de saber que o Ricardo Varela, afinal tem um osso da mão partido. Lá se foram tantas horas de trabalho, para no próximo fim-de-semana ir tentar o mínimo para o Europeu de Juniores.
È contra estas contrariedades que temos de ter força para reagir. O trabalho foi feito, não vai ser agora, mas dará os seus frutos mais tarde. FORÇA RICARDO.

Etiquetas:

segunda-feira, maio 22, 2006

34 Britânicos no Mare Nostrum

Com vista a uma participação em grande nos Europeus Absolutos de Budapeste a selecção Britânica definiu que irá participar nas etapas do Mare Nostrum de Canet (7/8 Junho) e Barcelona (10/11 Junho) com 34 nadadores desde os mais experientes aos mais novos.

O australiano Bill Sweetenham - Director Técnico Britânico disse: “Estas competições fazem parte do objectivo, mas não são o objectivo”, “Estes Meetings são para serem feitos sem qualquer tipo de abrandamento de treinos, servem para preparar a grande competição de Budapeste”.

- Ver seleccionados

Etiquetas:

75 anos em festa

Cerca de 300 pessoas, por entre dirigentes, nadadores, treinadores, árbitros e pessoas ligadas à natação, compareceram na Gala do 75.º Aniversário da Federação Portuguesa de Natação (FPN), que se realizou no Casino da Póvoa de Varzim no domingo à noite.
A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, do presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), Luís Sardinha e do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Vicente Moura.

A Gala teve início com a assinatura do protocolo entre a APOGESD e a FPN, que visa a conjugação da vocação e missões das duas instituições para o desenvolvimento sustentado da Natação. O documento foi assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de natação, Paulo Frischknecht, e pelo presidente da APOGESD, Gastão Sousa.
Seguiu-se a assinatura de um contrato-programa entre o Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Natação e o nadador do Leixões Sport Clube, Fernando Costa. O Contrato-Programa é relativo à atribuição de uma Bolsa Académica por parte do IDP ao nadador olímpico, que frequenta o Curso de Nutrição no Indian River Community College, no Estado norte-americano da Florida.

O presidente da FPN, Paulo Frischknecht, foi o primeiro a usar da palavra.
José Vicente Moura lembrou o passado ligado à modalidade e afirmou que “foi na natação que me formei como homem”. O presidente do IDP anunciou que o organismo que tutela disponibilizou as verbas para as obras de beneficiação das instalações da FPN.
O presidente da FPN entregou um escudete da instituição a Laurentino Dias, Vicente Moura, Luís Sardinha, ao presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Pires, e aos representantes das câmaras municipais da Póvoa de Varzim e de Rio Maior.

Diversas associações regionais, clubes e câmaras municipais entregaram lembranças à FPN. O momento alto da noite foi a entrega das 75 distinções honoríficas, com o maior aplauso a ser recebido por Virgínia Maria, filha de Hermano Patrone.
Os galardões foram entregues por Paulo Frischknecht, Laurentino Dias, Vicente Moura, Luís Sardinha e Rosa Mota. Seguiu-se o apagar das 75 velas do bolo de aniversário e o espectáculo “Vaidades”, do Casino da Póvoa. (Info FPN On-Line)

sábado, maio 20, 2006

Curiosidade 9

Sabiam que Ian Crocker é o único homem do mundo a nadar os 100M abaixo dos 51 segundos (em piscina longa)?

O americano já fez isso 3 vezes (50:98, 50:76 e 50:40). No Mundial de Montreal ele não deixou dúvida de que é o número 1 do mundo ao sair logo na frente e explodir num parcial de 23.51, 7 décimos à frente do mais próximo adversário. Depois foi capaz de manter a diferença sobre todos e fechar com um novo recorde mundial (50.40). O seu próximo objectivo é ser o primeiro homem a nadar na casa dos 49 segundos.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 19, 2006

A primeira vez

Pela primeira vez Portugal vai participar numa etapa da Taça do Mundo FINA de Águas Abertas. Será na etapa espanhola de Sevilha (10 quilómetros) dia 17 de Junho e contará com a presença dos atletas Miguel Arrobas (Associação Nadadores dos Estoris) e Nuno Vicente (Clube de Natação de Torres Novas). Os nadadores terão a coordenação de Pedro Brandão, Director Técnico para as Águas Abertas.

Esta etapa servirá principalmente para preparar a estreante etapa portuguesa do circuito que se realizará a 15 de Outubro em Setúbal, também com uma extensão de 10km.

Etiquetas:

Comentar só com registo?

Não será coincidência o facto do recorde de visitas diárias do Beba Água ter sido batido ontem com as duas votações que estavam em causa.
Muitos visitantes ansiosos por não deixar que o blog obrigue ao registo dos utentes que querem fazer comentários, outros preocupados em ganhar pontos pelo melhor Meeting… (esta votação mantém-se até 2ª feira)

Há questão: Para comentar no blog deve ser obrigatório registar-se? Tivemos um empate técnico desde o início até ao fim da votação. Passados 9 dias e 528 votos chegámos a um resultado: Sim 50% (262 votos) e Não 50% (266 votos).

Conclusão: Democracia é democracia e por enquanto vai tudo continuar como até agora, na condição de não existir palavrões ou outro tipo de linguagem menos própria, ou seja, todos podem comentar! De forma anónima, de forma semi-anónima (nick’s) ou de peito aberto. Se alguns comportamentos menos próprios se mantiverem, por um todos pagarão e passaremos de vez para a situação onde só os utentes registados terão permissão para introduzir novos comentários.

Ex-campeão mundial é reforço de peso

O ex-campeão mundial dos 50 livres e vice-campeão dos 100 (Moscovo 2002), o Argentino José Meolans, estará presente no Meeting Internacional do Porto, que se disputará entre 17 e 18 de Junho, e constituirá, a par da já anunciada sueca Theresa Alshammar, figura de cartaz.

O enorme esforço que a Associação de Natação do Norte de Portugal está a fazer no sentido de reabilitar o Meeting do Porto, principal prova do calendário nacional e que já o foi também no plano europeu começa a produzir efeitos visíveis, com a visita de algumas das grande figuras da natação mundial.

Além dos citados, também o argentino Santiago Cabanagh, o recordista belga Stef Verachten e o ucraniano Sergey Fesenko já confirmaram as suas presenças, sendo que, como é habito, os principais atletas nacionais também deverão competir.

Por confirmar, embora seja praticamente certa, estão as presenças da cubana Imaday Nunez, medalha de bronze em Montreal, e da checa Petra Chocova (medalha de prata júnior em 2002).
(Texto de Nuno Filipe para o Jornal O Jogo de 19-05-2006)

Etiquetas:

quinta-feira, maio 18, 2006

ANL em rota de colisão

Depois do cancelamento de mais uma prova na ANL, o seu presidente veio a publico falar das más relações que mantém com a FPN desde que tomou posse em Junho de 2005.

Nesta mini-entrevista ao Jornal A Bola de 11/05/2006 fala do sucedido na última Assembleia-Geral da FPN onde a ANL colocou à votação uma proposta para a suspensão da Assembleia-Geral mesmo antes da ordem de trabalhos se iniciar.

Excerto da noticia da Assembleia-Geral da FPN de 18 de Março:
Antes da abertura dos trabalhos, a Associação de Natação de Lisboa (ANL) apresentou a votação uma proposta para a suspensão imediata da Assembleia-Geral, colocando em causa a distribuição dos votos da desactivada Associação Nacional de Árbitros de Natação (ANAN) pela Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) e pela Nadadores Portugueses Associados (NPA).
A proposta foi votada pelos sócios e foi rejeitada, tendo então a ANL apresentado uma carta na qual indica que vai solicitar uma impugnação judicial da Assembleia.

Etiquetas:

Gala do 75º Aniversário da FPN

A Federação Portuguesa de Natação comemora este ano o 75º Aniversário, um marco histórico na vida da Instituição e da Natação Portuguesa com uma Gala que se realiza no dia 21 de Maio no Salão D’Ouro do Casino da Póvoa Varzim.

Um Aniversário pleno de significado, que a história e todos os intervenientes da Natação exigem que seja comemorado de acordo com todo o simbolismo, tradição, vivências, êxitos, esforços, conquistas e vitórias que a data representa.

A comemoração das Bodas de Diamante fica também marcada pela homenagem concedida a 75 personalidades ligadas à Natação. Estas figuras, galardoadas com Distinções Honoríficas, juntar-se-ão a outras, outrora distinguidas, em função da sua dádiva excepcional ao progresso da Natação Portuguesa.

Programa da Cerimónia
20h00 – Recepção e welcome drink
20h30 – Início da sessão de assinatura do Protocolo entre a APOGESD e a FPN
20h45 – Início da Gala
– Entrega dos prémios às Personalidades galardoadas
22h00 – Jantar
23h00 – Espectáculo “Variedades” (Info FPN On-Line)

quarta-feira, maio 17, 2006

José Manuel Borges no CNAC

Ontem, antes do treino, no novo complexo olímpico de Piscinas de Coimbra que José Manuel Borges (Ex-Vila Verde) foi apresentado aos atletas e técnicos do Clube Náutico Académico de Coimbra como o novo Coordenador Geral para a próxima época.

Esta contratação de um Coordenador Geral para a equipa do CNAC foi uma das promessas eleitorais das últimas eleições e está agora concretizada. Nesta apresentação ficou-se a saber que José Manuel Borges acompanhará ainda esta época a equipa a algumas competições. Mas o destaque principal vai sem dúvida para a aposta na presença em Pequim 2008 com algum atleta da casa (provavelmente estaria a pensar em Nadia Laezza).

José Manuel Borges nasceu em 1962, no Porto. É treinador de nível 3 desde 1992 e há a destacar a sua prestação como Coordenador Geral das Escolas do F. C. Porto (1987/88), Director Técnico do S. C. Braga (1988/2003) e Treinador Olímpico em Atlanta (1996). Foi até há bem pouco tempo Coordenador Geral do Clube de Natação de Vila Verde.

Foi atleta do F. C. Porto entre 1972 e 1980, campeão nacional de Juvenis e Juniores e recordista nacional dos mesmos escalões. Participa regularmente em acções de formação e congressos científicos, tanto em Portugal como no estrangeiro, e tem numerosos textos publicados em diferentes publicações técnico-científicas.

Tugas contra Thorpe

Foi ontem confirmada a presença de Ian Thorpe no Meeting Internacional de Monte Carlo (Mare Nostrum), que se realiza nos dias 3 e 4 de Junho.

Além dos portugueses já inscritos em Monte Carlo (Sara Madeira, Nuno Quintanilha, João Carvalho, Simão Morgado e Filipa Silva) foram agora confirmadas as presenças de Ian Thorpe, Lisbeth Lenton, Leisel Jones, Jade Edminston, Jodie Henry, Alice Mills, Thomas Rupprath, Janine Pietsch, Yuri Prilukov, Stanislava Komarova, Dmitry Komornikov, Arkady Vyatchanin, Igor Marchenko, Laszlo Cseh, Josefine Lillhage, Stefan Nystrand. Randall Bal, Margaret Hoelzer e Peter Marshall.

Etiquetas:

Regional de Clubes a Sul

Decorreu nos passados dias 13 e 14 de Maio na Piscina Municipal Carlos Manafaia, em Sines o Campeonato Regional de Clubes organizado conjuntamente pelas Associações de Natação da ANSul e ANAlgarve.

Esta competição contou com os clubes Aminata, Beja, Estremoz e Vidigueira da ANSul e PORTINADO e Louletano da ANAlgarve. Além destas equipas estiveram ainda presentes em extra-competição a equipa do CNLA (pertencente à ANDS) e muitos atletas individuais da ANS (atletas ex-Vasco da Gama de Sines e futuros CNLA’s na próxima época).

Estiveram presentes 113 atletas em competição onde se destacaram Alexandre Agostinho, Hugo Amaral e Inês Bringel (PORTINADO), Joana Escária (Aminata), Marta Abreu, Ricardo Filipe e Hugo Rodrigues (Louletano) e Catarina Ferreira (Beja) todos com duas ou três vitórias individuais.

Por equipas o vencedor masculino foi a PORTINADO enquanto que o feminino foi o Louletano. Na geral, e no desempate por maior número de vitórias em provas (12 Vs 9) o vencedor foi a PORTINADO.

- Resultados / Classificação

Etiquetas:

terça-feira, maio 16, 2006

Coconi de Itália para Espanha

Maurizio Coconi, um dos melhores treinadores italianos da actualidade decidiu demitir-se e mudar-se para Espanha.
Coconi de 57 anos, era o Director Técnico Italiano Júnior desde 1992. Treinou atletas campeões olímpicos e mundiais, tais como, Domenico Fioravanti, Massimiliano Rosolino, Alessio Boggiatto, Filippo Magnini, Federica Pellegrini, Emiliano Brembilla e Luca Marin.

Agora vai passar a trabalhar para a Federação Espanhola como Director Técnico Geral durante os próximos 2 anos (até Pequim 2008) e com opção de mais 4 anos (até Londres 2012).
O Presidente da Federação Italiana, Paolo Barelli avançou: “Tenho de admitir que estou triste com a decisão de Maurizio, mas como sai a bem com a Federação e como vai para Espanha com o contracto da sua vida, compreendo-o.”

Etiquetas:

Rui Costa bate recorde nacional

Rui Costa, do Vitória de Guimarães, estabeleceu um novo recorde nacional juvenil B nos 800L, com o tempo de 8:27.18, no Torneio Nadador Especialista, que decorreu na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos (anterior recorde de Pedro Fontoura Oliveira do CFB de 05/12/2004 com 8:35.60). (Resultados do Torneio)

Os «especialistas» vencedores foram os seguintes:
Velocista JUV– Ana Ferreira (GDNVNF) com 2020 pontos e Luís Vaz (GDNVNF) com 1990
Velocista ABS– Sara Loureiro (FCP) com 2075 pontos e Tiago Costa (FCP) com 1942 pontos
Mariposa JUV- Ana Oliveira (GDNVNF) com 1529 pontos e Dário Ferreira (Foca), com 1531 pontos
Mariposa ABS– Amélia Fernandes (VSC) com 1872 pontos e Adriano Niz (CFV) com 2394 pontos
Estilos JUV– Ana Mamede (GDNVNF) com 1644 pontos e Luís Neto (Maia), com 1740 pontos
Estilos ABS– Carolina Peres (LSC) com 2149 pontos e Ricardo Rego (LSC) com 2188 pontos
Fundistas JUV– Soraia Ribeiro (CFV) com 1895 pontos e Rui Costa (VSC) com 2111 pontos
Fundistas ABS– Márcia Freitas (LSC) com 2243 pontos e Fábio Pereira (CFV) com 2374 pontos
Costas JUV– Helena Gomes (GDNVNF) com 1510 pontos e Mário Costa (GDNVNF) com 2145 pontos
Costas ABS– Marta Marinho (FCP) com 2036 pontos e Diogo Carneiro (GDNVNF) com 2071 pontos
Bruços JUV– Joana Carvalho (ADP) com 1711 pontos e Fábio Madureira (ADP), com 1829 pontos
Bruços ABS– Mariana Lopes (CFV) com 1852 pontos e Henrique Neiva (CFV) com 2325 ponto

Participaram 244 atletas (121 masculinos e 123 femininos), em representação dos seguintes clubes: Associação Desportiva de Fafe, Associação Desportiva de Penafiel, Associação H. Bombeiros Voluntários Valongo, Centro Desportivo Universitário do Porto, Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Clube Propaganda Natação, FC do Porto, Foca - Clube Natação de Felgueiras, Ginásio Clube de Santo Tirso, Grupo Desportivo Natação VN Famalicão, Gespaços, Leixões, Maia/Real Seguros e Vitória de Guimarães. (Info ANNP On-Line)

Etiquetas:

segunda-feira, maio 15, 2006

Sucesso na primeira aventura

Decorreu no sábado passado a Travessia Alhandra/Oceanário de 21km com os atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas a aproveitarem esta prova para oficializar a apresentação do seu projecto de atravessar o Canal da Mancha.

No momento da partida estiveram presentes, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca, que se mostrou agradado com a iniciativa, os presidentes da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Alhandra que mostraram muita satisfação por esta homenagem a Baptista Pereira e reconhecimento pela coragem de ambos os atletas em se proporem a feitos tão extraordinários.

Ainda uma palavra para a presença do Alhandra Sporting Clube, clube de sempre do homenageado Baptista Pereira, que se representou em peso, com o destaque claro para a sua equipa de triatlo que fez questão de acompanhar os dois aventureiros no 1º quilómetro do seu percurso.

Estava prevista que a hora de partida fosse dada ás 14:30, mas por questões de maré e de atrasos com as muitas entrevistas e reportagens fotográficas, só se ouviu o sinal de partida às 15:30. Com a mudança de marés a dar-se ás 17:00, ambos atletas realizaram cerca de 6km até esse ponto deixando os restantes 15km para serem percorridos nas 3 horas seguintes. A hora de chegada foi ás 19:59 sendo o tempo total final de 4h29m31s.

A prova desenrolou-se sem grandes percalços até ás 2h30m, quando se deu a primeira das duas cãibras de Miguel Arrobas. Cerca das 3h15m Nuno Vicente começou a ressentir-se do ombro direito, mas com a ajuda mútua entre os atletas, a força dos incentivos vindos do barco de apoio e com a aproximação da ponte Vasco da Gama, ambos ganharam forças para chegar ao final.

Os atletas no final ainda tiveram forças para agradecer o apoio dado em Alhandra por todos os presentes, á Federação de Triatlo de Portugal pelo barco de apoio e marinheiros, à Federação Portuguesa de Natação na pessoa de Zé Freitas, à presença da equipa de reportagem da RTP, Correio da Manhã, Vida Ribatejana e revista GQ.

Declarações
“Acabei com dores um pouco por todo o lado e com dificuldade em respirar, mas foi um excelente teste. No ultimo abastecimento pedi um bife, estava farto de gel!” - Miguel Arrobas
“Quando a ponte começou a crescer passaram-me as dores e comecei a sentir-me em casa. Gostei! Foi tudo perfeito e até acertei na previsão das 4h30m.” - Nuno Vicente
“Este foi a prova mais fácil para eles, espero que agora não percam o ritmo que já conseguiram alcançar e sigam o caminho traçado.” - Zé Freitas

Fotos: RTP / GQ / Partida / Barco de Apoio / 1º Abastecimento / Antes da Ponte VG / Depois da Ponte VG / Vai um chá? / Até à próxima

O melhor campeonato francês de sempre

É o que a média francesa está chamando o recém encerrado Campeonato Nacional da França em Tours. Um recorde mundial, 12 recordes de campeonato e 11 novas marcas nacionais. Algo que os franceses nunca tinham visto e uma certeza: Laure Manaudou é a melhor nadadora do mundo em 2006.

Ainda estamos em Maio, mas ela nadou um total de 17 provas, vencendo 7 títulos nacionais. De todas as finais que nadou, apenas em uma delas não quebrou o recorde seja ele de campeonato, nacional ou até mesmo o “imbatível” recorde mundial dos 400 livre de Janet Evans.

Os franceses com esta competição definiram a forte selecção nacional que irá disputar o Campeonato Europeu de Julho em Budapeste na Hungria. Mesmo podendo levar até 4 nadadores por prova, novo regulamento da LEN – Liga Europeia de Natação, a Federação Francesa endureceu o jogo fazendo fortes índices que muitas vezes mesmo vencendo a prova não era o necessário para a classificação.

Os franceses durante estes 5 dias de competição mostraram que não só tem uma nadadora excepcional, mas uma natação que está crescendo a cada ano. A primeira e única medalha de ouro da França em Atenas para a natação feminina deste país, pode se multiplicar e tornar-se várias para Pequim em 2008. (Resultados)
(Texto Best Swimming)

Etiquetas:

Hackett mostra a sua raça no regresso

Com um percurso cada fez mais oposto ao de Ian Thorpe, Grant Hackett começa a afirmar-se como o maior ídolo da natação Australiana e de muitos por todo o mundo que amam este desporto.

Hackett voltou este fim-de-semana a competir ao fim de 6 meses de recuperação de uma operação ao ombro direito e logo com um tempo de excelência. O regresso foi na prova dos 400L numa competição que decorreu em Brisbane e logo com a melhor marca do ano com 3:46.99. Nada melhor que uma prestação destas para mostrar que está no bom caminho para em Pequim 2008 fazer mossa!

Destaques ainda para os tempos de Leisel Jones, 31.34 nos 50B, 1:06.29 nos 100B, 2:27.59 nos 200B e 2:17.34 nos 200E. Libby Lenton, 25.15 nos 50L, 58.95 nos 100M. Schipper, 59.47 nos 100M e 2:11.15 nos 200M. Felicity Galvez empatou com Schipper nos 200M e Stephanie Williams venceu os 400L com 4:12.93 e os 800L com 8:46.03. (Resultados)

sexta-feira, maio 12, 2006

Todos ao Parque das Nações

É já amanhã que se realiza a Travessia no Rio Tejo entre Alhandra e o Parque das Nações numa extensão de 21km. Os atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas que treinam para atravessar a nado o Canal da Mancha (34km), entre França e Inglaterra vão iniciar esta sua preparação com esta ligação no Rio Tejo também de forma a reviver o mítico Baptista Pereira. A partida será dada da marina de Alhandra cerca das 14:30.

Os horários foram idealizados de forma a compatibilizarem-se com todos os preparativos da prova de triatlo do dia seguinte e proporcionar aos espectadores um acompanhamento dos últimos quilómetros fora da hora de maior calor (espera-se uma máxima de 26º).
Sendo que a hora da mudança da maré acontecerá por volta das 16:30, estes atletas nadarão contra a corrente as duas primeiras horas e a favor da corrente o tempo restante para chegar ao final.

Venha apoiar estes dois atletas na parte final da sua aventura entre a zona da Ponte Vasco da Gama (km 18, cerca das 18:00) e a baía onde se encontra o Oceanário de Lisboa (km 21, cerca das 18:30).

Local do final da Travessia: Foto / Vídeo

Etiquetas:

Manaudou supera 18 anos de Janet Evans

A francesa Laure Manaudou estabeleceu, ainda há pouco um novo recorde mundial dos 400L com o tempo de 4:03.03 no decorrer da 3ª jornada dos Campeonatos Nacionais de França que decorrem em Tours, desde a passada 4ª feira e duram até domingo. O anterior máximo (4:03.85) estava na posse da norte-americana Janet Evans desde 22 de Setembro de 1988. De referir que Manaudou já detinha o recorde europeu da distância (4:05.34). Os parciais do novo recorde foram 28.03 + 30.27 + 30.60 + 31.10 + 30.85 + 31.22 + 30.98 + 29.98.

Destaque ainda para o tempo dos 200C femininos onde Esther Baron (tal como Manaudou, é treinada por Philippe Lucas) estabeleceu um novo máximo francês com 2:10.05. No lado masculino houve ainda um novo recorde dos campeonatos por Nicolas Rostoucher nos 400L com 3:49.08.

Nos dois primeiros dias de competição (4ª e 5ª) estabeleceram-se um total de 3 novos recordes de campeonato e 2 novos recordes nacionais de França. Ontem Manaudou nos 400E bateu o recorde nacional com 4:40.06 enquanto que no dia anterior tinha batido o recorde dos campeonatos com dos 800L com 8:25.42.

O outro recorde nacional ficou à responsabilidade de Sarah Bey que se tornou a primeira francesa a nadar os 200M abaixo de 2:10. Sarah nadou em 2:09.84.

Malia Metella venceu as provas de 50L e 100L. Na prova dos 100L houve 5 nadadoras na casa dos 55 segundos, o que promete uma boa estafeta para Budapeste. No masculino, Fred Bousquet venceu os 50L mas ficou num modesto 4º lugar nos 100L, onde os três primeiros nadaram em 49 segundos.

Tabela de Recordes CDMT

O Complexo Desportivo Municipal de Tomar (CDMT) dispõe desde o dia 8 de Maio de uma tabela de recordes obtidos nas piscinas desta instalação (oficializada pela FPN). Quase todos os recordes foram obtidos no decorrer dos Absolutos de piscina curta em Dezembro de 2005, com excepção dos 100B femininos, da autoria de Diana Gomes, naquele que foi o 1º recorde absoluto desta nadadora.

Os responsáveis pela infra-estrutura estão a trabalhar no sentido de angariar parceiros, afim de premiar os nadadores que derrubem os recordes estabelecidos em Tomar.
Brevemente irá também ser criado um ranking de utentes do CDMT (apenas para nadadores não federados, utentes do CDMT).

- Tabela de Recordes CDMT

quinta-feira, maio 11, 2006

Resultados dos 5Km

Decorreu no passado dia 7 de Maio, no Complexo Olímpico de Piscinas do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), uma prova de 5Km.

A organização ficou à responsabilidade da Escola de Natação do EUL, e contou com a participação de 31 participantes. Destaque para a vitória de Miguel Arrobas, um dos dois atletas que irá participar no próximo sábado na Travessia de Alhandra-Oceanário numa extensão de 21km.

- Resultados

Resultados do Nacional Universitário

Decorreu no passado dia 29 de Abril, no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, o Campeonato Nacional Universitário de Natação 2006, prova do Calendário oficial da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) referente à época de 2005/06.

A organização local da prova foi da AEESTeSC (Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra), e contou com o apoio e colaboração institucional das seguintes entidades: Instituto Politécnico de Coimbra, ESTSC, Câmara Municipal de Coimbra, Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação de Coimbra.

Embora tenha tido estes apoios todos a velocidade de processamento dos resultados foi bastante reduzida. E mesmo depois de obtidos os resultados das provas, continua a ser impossível descobrir qual foi a universidade vencedora…

Atenção ainda para alguns nomes de destaque da natação nacional que participaram com nomes diferentes do que aqueles registados na sua licença na FPN.

- Resultados das provas

Alshammar no Meeting do Porto

Therese Alshammar, vencedora da Taça do Mundo de 2005/06, é uma das presenças confirmadas no XXIV Meeting Internacional do Porto de natação, que se vai realizar nos dias 17 e 18 de Junho, na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto.

A nadadora sueca, de 28 anos, esteve recentemente nos Campeonatos de Mundo de Xangai, onde conquistou a medalha de ouro nos 50 metros mariposa, a de prata nos 50 metros livres e a de bronze na estafeta de 4x100 metros livres. A representar o SK Neptun, de Estocolmo, Therese Alshammar é orientada pelo técnico Johan «Walle» Wallberg», tendo já passado pelos Estados Unidos (1997-1999), Alemanha (1999-2001) e Inglaterra (2001-2003).

Detentora do recorde mundial dos 50 metros livres (23.59) em piscina curta, desde 2000, Therese Alshammar, com um curriculum invejável, conta com três medalhas em Jogos Olímpicos.À nadadora sueca poderão juntar-se nos próximos dias outras figuras da natação mundial.O XXIV Meeting Internacional do Porto, integrado no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN) e organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), é considerada a prova mais importante do calendário nacional. (Info ANNP On-Line)

Etiquetas:

quarta-feira, maio 10, 2006

Sara Oliveira seis meses no Brasil

A nadadora internacional “Dragão de Ouro” do FCP Sara Oliveira, encontra-se “emprestada” ao Esporte Clube Pinheiros de S. Paulo, até Agosto próximo.
A recordista nacional de 100M e 200M, aluna da FADESP–UP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, representa transitoriamente aquele que é considerado o melhor clube da natação brasileira, pois que, ao abrigo de um protocolo entre a sua universidade e a de S. Paulo, está inserida na Escola de Educação Física e Esporte da cidade paulista durante seis meses, num programa de intercâmbio de estudantes do tipo do europeu “Erasmus”.

XXV Meeting Internacional Clube Tap

Nos dias 27 e 28 de Maio de 2006, o Clube Tap Air Portugal irá realizar na Piscina do Estádio Universitário de Lisboa, o XXV Meeting Internacional Clube Tap / Cidade de Lisboa.

As provas destinam-se às categorias de Absolutos e Grupos de Idade e cada Clube ou Selecção poderá inscrever até um máximo de dois atletas / prova, por Grupo Etário

As inscrições deverão dar entrada nos Serviços do Clube Tap Air Portugal - Edifício 27 R/C, Aeroporto de Lisboa - 1704-801 Lisboa, até às 17h30 do dia 15 de Maio de 2006, sendo realizadas por via electrónica, através do programa informático adoptado pela ANL para o efeito – Entry Editor ou Team Manager da Pro Swim.

Ao nadador e nadadora mais pontuados pela Tabela IPS, será atribuído um troféu e um prémio monetário no valor de 200,00€. Será atribuído um troféu aos Clubes/Selecções classificados nos três primeiros lugares, bem como a atribuição dos seguintes prémios monetários: 1º 1.300,00€; 2º 800,00€; 3º 500,00€.

Aos nadadores que obtenham novos recordes Absolutos do Meeting, será atribuído um subsídio monetário de 300,00€. Este subsídio será apenas atribuído aos nadadores que obtenham recordes nas Finais. Aos nadadores pertencentes aos Grupos de Idade que obtenham novos Recordes Nacionais do respectivo escalão, será atribuído um subsídio de participação de 30,00€. Aos nadadores que obtenham novos Recordes Nacionais Absolutos, será atribuído um subsídio monetário de 350,00€. Este subsídio será atribuído apenas aos nadadores que venham a obter recordes nas Finais.

- Página do evento
- Regulamento / TAC’s / Programa de provas / Recordes do Meeting
- Convite para o Meeting

Etiquetas:

terça-feira, maio 09, 2006

O Fim da Taça do Mundo

O que Já vinha a ser falado há algum tempo está confirmado. Não vai haver Taça do Mundo de piscina curta em 2006/2007!

O jornal australiano Sunday Times na sua edição da semana passada cita: "... a mal amada e totalmente ignorada competição pela maioria dos grandes nadadores do mundo acabou depois de uma década de penúria...". Segundo o jornal, a última edição da Taça do Mundo deu um prejuízo de 500 mil dólares para a FINA. Os americanos, segundo o jornal, concluíram que a Taça é financeiramente inviável e não querem mais recebê-la.

A proposta da FINA é contratar algumas estrelas e colocar à disposição dos países organizadores de etapas mantendo assim a garantia de alto nível do evento. Isto surge no seguimento da maior parte das reclamações dos países que organizam as etapas que não têm garantia de que os bons atletas irão aparecer para nadar. A existir qualquer competição alternativa esta terá de se desenrolar nos meses de Outubro e Novembro durante 6 a 8 semanas no máximo. Por outro lado, os australianos estão discordantes a este modelo porque dizem que o pagamento ás “estrelas” ainda vai encarecer mais a organização e todo o mercado.

A nova Taça do Mundo ou outro qualquer evento que a vai substituir será apresentada na reunião da FINA em Setembro em Madrid.

Etiquetas:

A pior prova do mundo

(Trabalho apresentado no site da Best Swimming)
Alguém já parou para ver qual é a pior prova do mundo: Estamos falando de qual estilo e distância não tem evolução nenhuma nos últimos 15 anos? Não é pouca coisa não!

Os recordes mais antigos da natação mundial pertencem a Janet Evans, seus 400L, 800L e 1500L datam do final da década de 80. Entretanto, ano a ano, temos tido nadadoras que chegam perto, e agora, mais que nunca, a americana Katie Ziegler e a francesa Laura Manaudou são nomes em potencial para quebrar estas marcas históricas.

Mas temos uma prova, que também é na natação feminina, que ninguém nem chega perto e praticamente não há evolução. Os 200C feminino é, sem dúvida alguma, a pior prova da natação mundial na actualidade.

O recorde asiático 11 anos. O recorde da Comunidade Britânica talvez seja o mais recente: 3 anos. Mas por países a situação dos 200C feminino também é impressionante: Estados Unidos, 4 anos da marca de Natalie Coughlin 2:08:53; Holanda 12 anos, De Rover 2:12:38; Alemanha 14 anos, Hase 2:09:46; Japão, 2 anos, Nakamura 2:09:88; Grã-Bretanha, 3 anos, Katy Sexton 2:08:74; China, 12 anos, He Gihong 2:07:40; Canadá, 5 anos, Fratesi 2:11:16; Austrália, 14 anos, Stevenson 2:10:20; Rússia, 2 anos, Stanislava Komarova 2:08:82.

E em Portugal também é assim?
Infelizmente sim! O recorde nacional absoluto dura já desde 1993 com 2:16.28 e pertence a Ana Barros. O recorde júnior pertence a Petra Chaves desde 1994 com 2:19.60. As vencedoras dos nacionais absoluto de verão têm feito tempos como 2:25.75 (2005), 2:21.61 (2004), 2:26.18 (2003), 2:27.80 (2002), 2:24.11 (2001), no recente Open de Portugal a vencedora realizou o tempo de 2:24.56, ou seja, sempre muito longe de qualquer recorde! Tal como no resto do mundo, esta é sem duvida a pior prova de todas!

- A melhor nadadora dos 200C femininos: Krisztina Egerszegi
- Os 10 melhores tempos mundiais de sempre
- Os parciais do recorde do mundo
- O balanço dos últimos anos

Etiquetas:

segunda-feira, maio 08, 2006

Reviver Baptista Pereira

Com o intuito de fazer renascer o espírito aventureiro da natação em águas abertas em Portugal, relativamente adormecido desde a década de 50 aquando dos brilhantes feitos de Baptista Pereira, os atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas, definiram como objectivo a realização de eventos e provas que lhes permitam sonhar em realizar a Travessia do Canal da Mancha.

A Travessia do Canal da Mancha entre Inglaterra e França é considerada a prova rainha da natação de águas abertas em todo o mundo, por ser uma prova com 34 quilómetros de extensão, correntes fortes e temperaturas baixas, sendo que estes atletas portugueses (Nuno Vicente - Campeão da Europa de Águas Abertas Master em 2005 e Miguel Arrobas - Nadador Olímpico em Barcelona 1992 e ex-recordista nacional de natação pura) esperam iniciar agora estas "aventuras" em Portugal como forma de preparação para esse grande evento. Refira-se a título de curiosidade que o único português a constar da lista dos nadadores que com sucesso atravessaram a nado o Canal da Mancha foi o mítico Batista Pereira.

No próximo dia 13 de Maio, os nadadores de águas abertas já referidos, aproveitando a organização do LISBOA LD INTERNATIONAL TRIAHLON que irá decorrer no Parque das Nações no dia 14 de Maio, aceitaram o desafio e pretendem lançar-se às águas do Rio Tejo para percorrerem a nado, a distância que separa Alhandra e o Parque das Nações, mais precisamente na área circundante do Oceanário de Lisboa, num percurso de 21km e com partida agendada para as 14:30 e chegada prevista entra as 18:45 e 19:30. Este evento conta com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal que disponibilizará um barco de apoio aos atletas que permitirá garantir a sua segurança, orientação e abastecimentos.

Esta Travessia no Rio Tejo será apenas o primeiro de muitos "passos" de preparação e divulgação para a Travessia do Canal da Mancha. Actualmente já está confirmada a sua presença no último fim-de-semana de Agosto na Madeira para fazer a ligação a nado entre o Caniçal e as Ilhas Desertas numa extensão de 25 quilómetros. Outros eventos, no Algarve, no rio Tejo e Berlengas/Peniche estão a ser equacionados.

- Entrevista de Nuno Vicente ao Jornal O Ribatejo
- Outros artigos relacionados: Record / O Jogo / FPN

Etiquetas:

Distrital de Clubes de Leiria

Decorreu neste fim-de-semana, o Campeonato Distrital de Clubes, que teve lugar na Piscina de Alcobaça. Sagrou-se Campeão Distrital Absoluto e Masculino o ASAL, enquanto que o CNAL conquistou o título de Campeão Distrital Feminino.

Classificação Geral
1º ASAL Leiria – 209 pontos
2º CNAL Alcobaça - 201 pontos
3º PIMPÕES Caldas da Rainha - 145 pontos
4º ADBA Bairro dos Anjos - 137 pontos
5º DNMG Marinha Grande - 125 pontos
6º ABCD Benedita - 69 pontos
7º IDV Vieira - 41 pontos

- Resultados das provas / Classificação

Fernando Teixeira eleito o treinador do ano

A Gala da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) consagrou Fernando Teixeira (Bombeiros Estoris) como treinador do ano, Pedro Faia (GDNVN Famalicão) como treinador de Jovens e José Machado (Vasco da Gama) como treinador Revelação. Foi ainda atribuído o Prémio Carreira a Filipe Vaz, enquanto Vasconcelos Raposo e José Manuel Borges foram designados Sócios de Mérito.

A APTN levou a efeito o seu Congresso anual de técnicos, no passado fim-de-semana, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Neste encontro estiveram presentes cerca de 250 profissionais de natação, assistindo a cerca de 18 comunicações em plenário e 18 comunicações livres. Para apresentar os trabalhos, a APTN convidou 16 prelectores nacionais, espanhóis e brasileiros. (In O Norte Desportivo On-line)

domingo, maio 07, 2006

Curiosidade 8

Equipa é equipa! Roland Schoeman a nadar bruços?

Sim, para quem não sabe o primeiro estilo de Schoeman foi bruços. Desde que se mudou para os Estados Unidos onde foi estudar e treinar na Universidade do Arizona passou a dedicar-se mais nas provas de velocidade de livres e mariposa.

Mas, voltando as origens, Schoeman integrou a estafeta dos 4x100E da África do Sul na prova que encerrou os Jogos da Comunidade Britânica. A África do Sul terminou no 6º lugar e o parcial de Schoeman foi 1:03:24. Nada mau para quem não tem competido neste estilo.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 05, 2006

Regional de Clubes de Aveiro cheirou mal

Decorreu no passado fim-de-semana na piscina da Anadia o Campeonato Regional de Clubes da Associação de Natação de Aveiro.

O Sport Clube Beira Mar, clube que embora tenha algumas dividas a saldar com a ANAveiro fez as suas inscrições para este campeonato em tempo devido, mas um ligeiro atraso da recepção do cheque relativo a essas mesmas inscrições chegou para não introduzir na start-list dos campeonatos os atletas auri-negros. Depois da recepção do cheque a ineficácia e má vontade da ANAveiro fez com que o Beira Mar nadasse só as provas em que havia pistas livres na primeira série.

Conclusão, a equipa não nadou algumas provas incluindo todas as estafetas uma vez que havia exactamente 8 equipas inscritas e principalmente não pontuou para a classificação final. Alem disso ainda se viu obrigada a fazer os aquecimentos no tanque de 15 metros porque as pistas estavam distribuídas para as outras equipas “devidamente” inscritas.
È este o desporto que queremos? O que ganha a modalidade com esta parvoíce?

No campo estritamente desportivo o grande vencedor, como já era esperado foi o Clube Galitos de Aveiro (338,5 pontos) que venceu 16 das 26 provas do campeonato mesmo sem contar com Diogo Carvalho (a representar a Selecção Nacional no Brasil na Taça Latina) e Sara Gamelas (a representar a Selecção Regional na Taça Vale do Tejo).

A 2ª posição foi para a equipa de Viseu - AVFC com um total de 281 pontos e o terceiro lugar para a equipa de São João da Madeira - AEJ com 269 pontos.

- Resultados e Classificação do Regional de Clubes da ANA
- Noticias dos clubes: Galitos / Beira Mar

Etiquetas: ,

O melhor treinador de 2005

Mesmo no último dia de votação o treinador russo Vladimir Smirnov do Clube de Natação de Rio Maior passou para a frente de mais uma votação do blog. Foi eleito pelos visitantes como o melhor treinador de 2005 com 89 dos 385 votos (23%), muito graças ao trabalho que tem vindo a realizar com o Pedro Diogo Oliveira. Este facto pode estar relacionado com o seu desempenho no Campeonato Europeu de juniores onde se destacou com o 2º lugar nos 200C (muito perto do recorde nacional absoluto) e o 4º nos 200M, mesmo sendo ainda júnior de 1º ano.

Em segundo lugar ficou Fernando Teixeira (ex-ABVE) recentemente premiado no Congresso da APTN com esta mesma distinção. Conhecido por muitos por Teixeirinha, esteve sempre na frente da votação até ontem, obteve 72 dos 385 votos (19%). Tal como Smirnov teve também uma atleta em super-destaque no Campeonato Europeu de juniores, onde a nadadora Diana Gomes se sagrou bi-campeã europeia com dois novos recordes nacionais absolutos.

Os terceiros mais votados foram António Vasconcelos (CFV) e Pedro Faia (GDNVNF) ambos com 38 dos 385 votos (10%). Ambos orientam equipas do norte com vários atletas em destaque na natação nacional. Do lado Vilacondense temos como principais figuras de cartaz Adriano Niz e Fábio Pereira, o primeiro esteve em Montreal e Trieste onde foi o destaque nacional, o segundo esteve em Montreal. Do lado dos famalicenses temos João Araújo e Jorge Maia como principais referências. Araújo desde Atenas que não falha uma competição internacional de importância e Jorge Maia um dos melhores juniores de 1º ano em Portugal.

- Ver quadro total das votações