quinta-feira, novembro 30, 2006

Venda on-line de equipamento de natação

Numa parceria Beba Água & Adriano Niz e a sua loja de desporto Olimpikos como forma a celebrar o 1º ano de existência deste blog de referência em Portugal, está agora disponível para todo o país o acesso a material desportivo em geral, mas principalmente o acesso à compra de material específico para natação de competição, como é o exemplo dos Fatos de Natação de Competição muito na moda.

- Flier de Apresentação / Logótipo
- Fotos da Loja Olimpikos: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9
- Fatos de Natação de Competição:
Arena Homem / Arena Mulher / Speedo Homem / Speedo Mulher
Diana Homem1 / Diana Homem2 / Diana Mulher1 / Diana Mulher2

Contactos da Loja Olimpikos para encomendas:
Morada: Loja Olimpikos, Complexo das piscinas olímpicas,
Rua Varzim Sport Club, 97, 4490-588 Póvoa de Varzim
Telefones: 252 615 885 / 962 861 216
E-mail: niz@net.sapo.pt / adriano_niz@hotmail.com

Etiquetas: ,

1º Aniversário - Resumo do Ano

O blog Beba Água faz hoje um ano! Só este simples facto já era motivo de festa, mas a verdade é que esta festa se torna muito maior com a quantidade de visitas (147.000), comentários (12.000) e notícias (630).

A comunidade aquática já se habituou à sua visita diária e de vez em quando a um comentário para apimentar cada post. O número de contactos do msn não para de crescer e com isso todos ficamos ainda mais próximos para nos conhecermos melhor, debatermos ideias, discutir opiniões, esclarecer duvidas, ao fim ao cabo “viver” ainda mais este desporto que amamos.

O blog arrancou de uma necessidade de expressar alguns sentimentos sobre temas que me incomodavam, mas cedo se transformou num espaço mais amplo e de divulgação da modalidade em geral. O lema inicial foi: Um espaço para dizer o que me vai na alma, no que à Natação diz respeito”. Olhando para este percurso de um ano e para o que espero do futuro, continuo a achar que este lema continua actual.

Destaques em cada mês:
Novembro 2005 – O começo
Dezembro 2005 – As previsões e report’s dos Nacionais de Clubes e a brincadeira com o Clube do Tejo valeram a primeira chuva de comments
Janeiro 2006Os melhores de 2005 / Noticia da Taça do Ribatejo passa os 100 comments / A primeira entrevista
Fevereiro 2006 – A estreia das novelas Thorpe / Especial dia dos Namorados / Primeiro Report de Águas Abertas / Votações: A Piscina mais rápida e Quantos km treinas semanalmente?
Março 2006 – Report de todos os Campeonatos Regionais de Inverno e Open de Portugal (sessões: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8)
Abril 2006Partida de 1 de Abril / Report de Xangai e Zonais Norte e Sul / Despedimento de Teixeira do ABVE (passou os 200 comments)
Maio 2006 – Votações: A Melhor Performance de 2006 em P50? e O melhor treinador de 2005 / Reviver Baptista Pereira / José Manuel Borges no CNAC (em primeira mão – quase 100 comments) / Primeira entrevista a um treinador
Junho 2006 – Meetings Internacionais: Loulé / Porto e Farsas em Loulé (tudo com mais de 100 comments)
Julho 2006O melhor Meeting de 2006 / Report do Europeu de Juniores / Comentários Filtrados / Baltar Leite saiu do Leixões / O Melhor Regional foi... / Os melhores Infantis / Report do Nacional Absoluto (sessões: 1 / 2 / 3 / 4)
Agosto 2006Os melhores de Coimbra / Reports exaustivos e em directo do Europeu de Budapeste / O melhor clip de sempre / Europa Vs Estados Unidos da América / Diana e Venâncio no SLB? (150 comments) / Heróis do Oceano
Setembro 200616 Recordes Mundiais num mês! / Organograma FPN definido / Transferências 2006/2007 (225 comments) / Report Circuito Nacional de AA: Challenge / Oeiras / Templários / Nando no Algés / Os melhores Infantis e Juvenis / Post 500 e 100.000 visitantes! / Algés na ANDLeiria / Natação a Norte, mas que norte?
Outubro 2006Afirmação do BA internacionalmente / Report BA dos 10km de Setúbal / Não se podem aldrabar os resultados
Novembro de 2006Amor à modalidade / Lançamento do 1º Jogo de Apostas BA

Tal como no 1º dia de existência onde houve direito a 5 post’s, como hoje é dia de festa deixo-vos com estes 4 post’s (o 5º chega mais à noite). Espero que gostem.

- Ver evolução de: Visitas / Page Views

Etiquetas:

1º Aniversário – Vídeos BA

Já muito fora de tempo, mas ainda relevante para muitos visitantes, apresento os vídeos da 1ª Travessia António Bessone Basto. Esta competição decorreu dia 17 de Setembro e foi composta por duas provas distintas, sendo uma de 3.500m (Prova Aberta com partida na Praia de Caxias, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras), e outra de 7.000 (Prova Elite com partida na Praia de Algés, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras).
- Parte1 / Parte2 / Parte3 / Parte4

Apenas como aperitivo apresento 3 provas do recente Meeting de Tavira. As restantes serão apresentadas no decorrer da próxima semana.
- 1500L / 50L / 50B (tudo em masculinos, as meninas que me perdoem)
- Votação BA: “O Melhor em Tavira foi?

Aproveito desde já a oportunidade para antecipar que vão estar disponíveis logo após as Competições dos Nacionais de Clubes de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Divisões, vários vídeos das provas mais interessantes e representativas desses Campeonatos.

Não percam todos os Vídeos BA no YouTube até agora, e olhem que são já 78!!!

Etiquetas:

1º Aniversário - Entrevista a Henriqueta Domingos

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 04/11/2006 a Henriqueta Teixeira Domingos (HD). Esteve em destaque num fim-de-semana de treinos fora da piscina habitual do BA ao fazer um conjunto de sons realmente inacreditável enquanto se tomava um duche após um treino muito complicado. Nestes últimos 12 anos tem sido empregada de limpeza da Câmara Municipal de Portimão nas Piscinas Municipais daquela localidade. Tem a virtude de aturar uma série de comportamentos estranhos, embora usuais em todas as piscinas do país. Tem 45 anos e cerca de 1m50 e 65kg (não tive a lata de perguntar!). Tem o 9º ano de escolaridade.

BA: O que costuma fazer na Piscina Municipal de Portimão?
HD: Bem, para alem de ler as revistas “Tv Mais” e “Maria” onde tento arranjar um novo parceiro, adoro ver os treinos dos “bonzões” dos jogadores de Pólo-Aquático. Tirando isso passo mais de metade do meu tempo no bar da piscina. O trabalho a sério passa por limpar os balneários, desentupir as sanitas do balneário dos treinadores… esse tipo de coisas.
BA: Desentupir as sanitas do balneário dos treinadores?
HD: Sim é verdade! Parece que comem muito McDonalds ao almoço e fazem grandes jantaradas em conjunto… Já houve quem escrevesse mensagens para deitar os papéis no caixote do lixo em vez da sanita, mas não resultou!
BA: Já alguma vez apanhou uma conversa da equipa feminina enquanto limpava o balneário?
HD: Sim… Várias vezes!
BA: E o que pode dizer acerca do ambiente vivido lá dentro?
HD: Bem nem sei como explicar… penso que elas têm um comportamento normal para a idade… Por exemplo já as vi falar sobre os rabos dos rapazes mais velhos do clube, parece que o Amaral tem um rabo flácido. Também falam bastante de quem apalparam durante as séries de costas e quem será o próximo alvo… Cuidado Leonel! Já as ouvi cantar DZRT com decibéis acima da média, a que canta melhor é a Renata, apesar da Adriana e Sara não serem más.
BA: E no dos rapazes?
HD: Bem no dos rapazes a matéria é mais picante! Costumam falar bastante das saídas à noite e das trafulhices que fazem em conjunto! Lembro-me de ouvir uma conversa sobre a última passagem de ano em que se encontraram com alguns nadadores de outro Clube de Natação e que houve pessoas a ficar num estado lastimável…
BA: Sabe me dizer quem é o campeão de tempo durante o duche? Masculino e Feminino.
HD: Bem no lado masculino há duas vertentes distintas!!! Há o Robert que costuma ficar 30min no duche durante o treino, fingindo que está na casa de banho a tentar imitar os treinadores no “entupimento das sanitas” e os que realmente demoram muito tempo no duche como o Agostinho ou o Cascão. Há ainda os que nem sequer se dão ao trabalho de tirar o cloro como por exemplo o Hugo Amaral. No lado feminino acho que as campeãs são a Inês e Catarina com os seus fantásticos 30min debaixo do duche. Consta também que algumas delas põem perfume antes do treino na manhã!
BA: Aqueles gritos ainda há pouco? Estava a cantar?
HD: Não me diga que ouviu? Estava a cantarolar umas músicas que estavam a dar da RFM.
BA: Costuma navegar na Internet?
HD: Só em sites para arranjar encontros e coisas do tipo. Vou muito ao hi5 enviar mensagens a desconhecidos… tirado isso, só para ver o tempo do dia seguinte.
BA: Sites ou blogs de Natação? Conhece?
HD: Não. Mas porquê?
BA: Por nada, era só para saber… Obrigado pela atenção e até à próxima.
HD: Para a próxima? Mas vai voltar? A ver de da próxima não gasta tanta água!
BA: Agora só devo voltar lá para Janeiro. Adeus.
HD: Adeus. Vá pela sombra.
Nota BA no dia seguinte ao aniversário:
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. Tal como no dia 1 de Abril, este post não passa de uma brincadeira conjunta entre o BA e alguns membros da equipa Portinado. Obrigado a todos pela boa disposição neste ano que passou.

Etiquetas:

1º Aniversário - Novela Thorpe é para continuar

Thorpe quer brilhar como apresentador
Uma semana depois do adeus oficial à natação, Thorpe já está a pensar em brilhar noutro domínio. O australiano pretende apresentar e produzir um programa especial de duas horas para um canal australiano de televisão por cabo.De acordo com o jornal The Daily Telegraph, Thorpe está em negociações para levar a efeito um programa dedicado à forma como os jovens australianos podem contribuir para o desenvolvimento do país.
Por outro lado, também deverá participar numa série de 13 programas, em que viajará pelos quatro cantos do mundo, dando a conhecer nomeadamente as tendências de moda. (Texto in Jornal Record de 27-11-2006)

Thorpe não se aposentou e pode voltar
Está nas manchetes dos jornais desta quarta-feira (eles estão 13 horas na frente do horário de Brasília). Ian Thorpe não preencheu todos os formulários necessários para a retirada oficial de um atleta ranqueado pela FINA.
Este protocolo é requerido pelo WADA no controle de doping dos atletas que muitas vezes anunciam suas aposentadorias apenas para fugir dos testes. O psicólogo da Seleção Australiana Clark Perry também destacou que Thorpe não falou em aposentadoria ou retirada.
As palavras que usou na sua entrevista coletiva foram: "descontinuando a carreira de nadador". Será que foi uma jogada? Sinceramente não acredito. (Texto de Alex Pussieldi no seu blog em 28-11-2006)

quarta-feira, novembro 29, 2006

Tugas com poucos adversários

Decorre entre os dias 1 e 3 de Dezembro em Barcelona a prova de controlo de tempos de acesso ao Mundial de Melbourne. A selecção portuguesa será composta por Simão Morgado, Carlos Almeida, Diogo Carvalho, Pedro Oliveira, Alexandre Agostinho e Sara Madeira.

Esta prova e tal como o nome indica, tem como objectivo principal a realização de tempos de acesso para o Mundial para os nadadores espanhóis. Além de portugueses vão estar presentes 5 italianos, com destaque para Alessandro Calvi e Matteo Pelliciari muito fortes nos 50L, 100L e 200L.

Em relação à participação Pedro Oliveira e Carlos Almeida são os que mais se podem queixar da qualidade e participação de nadadores neste Torneio. Estes nadadores vão participar em provas com muito poucos adversários ou mesmo nenhuns! Carlos Almeida vai nadar os 400E sozinho! Nas provas de costas o Pedro tem como melhores adversários nos 200C com 2:10.2 e nos 100C com 59.5. Todos os outros terão forte oposição nas suas provas.

- Ver Start-List Barcelona

Etiquetas:

Estafeta masculina no Projecto Pequim

A estafeta masculina de 4x200 metros livres da Federação Portuguesa da Natação foi incluída no Projecto Olímpico Pequim 2008 do Comité Olímpico de Portugal (COP), com o nível 4, anunciou hoje o organismo.

A natação, que já estava representada por Diana Gomes, nas provas de 100 e 200 m bruços, viu o lote aumentar com as entradas de Adriano Niz, Duarte Mourão, Fábio Pereira, Miguel Pires, João Araújo e Tiago Venâncio, os membros da estafeta de 4x200 m livres.
Com as seis novas "aquisições", o Projecto passou a contar com um total de 86 atletas de 19 modalidades, 43 dos quais no Nível 4 (critério COP), o mais baixo na hierarquia do organismo olímpico.

Excluindo o futebol, modalidade colectiva com um total de 20 jogadores, a natação passou a ser a terceira modalidade mais representada, com um total de sete atletas, atrás do atletismo (12) e da vela (8). (Texto in Jornal Record de 28-11-2006)

Etiquetas:

Mais resultados do fim-de-semana

Aqui apresento mais alguns resultados do fim-de-semana passado para todos poderem fazer apostas mais correctas nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª à 4ª divisão.

Etiquetas: ,

terça-feira, novembro 28, 2006

Previsões BA para 3ª e 4ª divisões

Mesmo sem start-list o BA vai arriscar aqui uma previsão para as classificações da 3ª e 4ª divisão. Aguardo palpites que ajudem a dissipar alguns erros que provavelmente tenha cometido ao realizar esta previsão numa análise muito grosseira…

Grupo A – Sobem quase de certeza (3)
Grupo B – Têm de se superar para subir (7)
Grupo C – Quase impossível de subir e muitos a fazer contas para não descer (10)
Grupo D – Descem quase de certeza (4)

3ª Divisão Masculina
Grupo A – LDC, CNS, VSC
Grupo B – CNAC, GESLOURES, PIMPÕES, CNRM, CDUP, CL, GESPAÇOS
Grupo C – CNMAIA, CNAL, DNMG, EDV, FOCA, ADP, CNM, GCF, ANSE, ADBA
Grupo D – AAC, CDE, AMINATA, ADF

3ª Divisão Feminina
Grupo A – LDC, CL, CNLA
Grupo B - CNM, CDN, FOCA, CFP, GCF, CGA, PIMPÕES
Grupo C – AEFDTV, CNAC, AMINATA, SLB, DNMG, ADF, GESPAÇOS, AVFC, ESJB, ADBA
Grupo D – CNBEJA, ANSE, CDE, GCST

4ª Divisão Masculina
Grupo A – CNVR, AVQA, GCVR
Grupo B – PDEM, CPN, SCBM, CNPD, TNC, CE2000, SCE
Grupo C – CFBE, AEJ, CNV, CDF, AVFC, CLAC, AIRFA, ABCD, SCC, AEFDTV
Grupo D – EDL, CNBEJA, CNMC, CDCA

4ª Divisão Feminina
Grupo A – GCVR, TNC, CNS
Grupo B – PDEM, ADCM, CAPGE, SCE, CNRM, CPN, AVQA
Grupo C – ABCD, CNMC, CNTN, CE2000, AEJ, NSIT, CNV, SFUS, CLAC, SCBM
Grupo D – CNPD, CDCA, EDL, BUZIOS
Adenda 15:20
Só para chatear saíram agora as Start-List’s dos Campeonatos Nacionais de Clubes de 3ª e 4ª Divisão que vão decorrer nas Caldas da Rainha dias 1 e 2 de Dezembro. Para consultar:
- Start-List da 3ª Divisão / Start-List da 4ª Divisão
Adenda de 30-11-2006 às 14horas
Se as start-list’s fossem tudo, os resultados finais seriam estes!

Site do Campeonato Nacional de Clubes

Já está online um site dedicado aos Campeonatos Nacionais de Clubes das quatro divisões, que vão decorrer no mês de Dezembro.
O site inclui notícias, as equipas que vão disputar cada um dos campeonatos, a lista de campeões das épocas passadas, os resultados das três últimas épocas, os programas e os regulamentos.
Quando a competição tiver início, além das notícias e dos resultados, serão também incluídas fotografias das provas. (Info FPN On-Line)

- Site do Campeonato Nacional de Clubes

Report do Regional do Norte

Decorreu entre os dias 24 e 26 de Novembro nas Piscinas Municipais de Felgueiras o Campeonato Regional de Piscina Curta da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Os grandes vencedores da competição foram Adriano Niz do CFV e Carolina Peres do LSC ambos com 4 vitórias individuais. Niz venceu os 50L com 23.30, os 100M com 53.47 os 50M com 24.74 e os 200C com 2:03.58. A Carolina foi a melhor nos 400E com 5:01.26, 200E com 2:23.60, nos 200C com 2:23.47 e nos 100E com 1:06.75.

Estiveram ainda em destaque Amélia Fernandes do VTSC e Teresa Ferreira do FCP ambas com 3 triunfos individuais e Bruno Monteiro do LSC, Henrique Neiva do CFV e João Araújo GDNVNF com duas provas ganhas cada um.

Ao nível das melhores performances o destaque é claro para Adriano Niz com os tempos de 53.47 nos 100M (o recorde nacional é de 53.19) e os 24.74 dos 50M. De seguida aparecem os irmãos Araújo com as suas performances nos 400L, com destaque para Paulo Araújo que melhora e muito o seu melhor tempo para 3:57.76 (tinha 4:05.33). Do lado feminino a prova mais pontuada foi a de Teresa Ferreira do FCP nos 400L com 4:25.96.

- Resultados completos / Tabela de melhores Performances

Etiquetas: ,

Report do Regional do Minho

Decorreu entre os dias 24 e 26 de Novembro nas Piscinas Municipais de Braga o Campeonato Regional de Piscina Curta da Associação de Natação do Minho.

O grande vencedor da competição foi Ricardo Rego do Braga com 5 títulos individuais. Venceu os 100C com 59.90, os 100E com 1:00.29, os 200C com 2:10.19, os 200E com 2:13.80 e os 200B com 2:27.26. Foi ainda o 3º mais pontuado de todos os Campeonatos com a sua performance nos 100E.

Do lado masculino há ainda a destacar Carlos Sotelo do EDV, Pedro passos do SCB e Ricardo Couto do CE2000 todos com 3 vitórias individuais. Estiveram ainda em destaque Rui Ribeiro e José Parente, ambos do SCB, com as maiores pontuações individuais da Competição nas provas de 50B e 400L.

Do lado feminino as maiores vencedoras do Torneio foram Márcia Freitas do SCB e Filipa Pinheiro do EDV ambas com 3 triunfos individuais. A atleta do Braga foi mesmo a mais pontuada no feminino com os seus 4:35.56 na prova dos 400L.

- Resultados completos / Tabela de melhores Performances

CNVV Não Morreu
Muito se disse neste blog sobre o Clube de Natação de Vila Verde. Para aqueles que o mataram e enterraram, no final da época passada apenas queria deixar aqui alguns dados curiosos: de 24 a 26 de Novembro decorreu, nas Piscinas da Rodovia, em Braga, o Campeonato Regional de Absolutos, organizado pela Associação de Natação do Minho no qual esteve presente o "defunto" Clube de Natação de Vila Verde. Nos ditos campeonatos o CNVV arrecadou 18 pódios em masculinos e 6 em femininos entre primeiros, segundos e terceiros lugares, sendo a 4ª equipa mais medalhada.

Apesar de ainda estarem a treinar numa piscina sem água, pois a piscina de Vila Verde continua na mesma, foram vários os recordes pessoais obtidos incluindo as estafetas, tanto femininas como masculinas. Parabéns ao André Costa pelas medalhas obtidas (o nadador mais medalhado do clube). (desabafo anónimo de um visitante do blog Beba Água)

Etiquetas: ,

segunda-feira, novembro 27, 2006

Vilacondense passa FC Porto na última jornada

O Clube Fluvial Vilacondense foi a melhor equipa nos Campeonatos Regionais Absolutos de piscina curta, da Associação de Natação do Norte de Portugal, que decorreram na Piscina Municipal de Felgueiras.

Os vila-condenses ultrapassaram, na última jornada da competição, o FC Porto, conquistando 15 medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. Os «azuis e brancos» conseguiram o maior número de pódios no Regionais, com 14 primeiros lugares, 10 segundas posições e nove terceiros postos. O Leixões garantiu o terceiro lugar no «medalheiro» com sete vitórias, 10 medalhas de prata e sete de bronze.

Adriano Niz (Vilacondense) voltou a estar em destaque no último dia de competição, ao vencer individualmente mais duas provas. O atleta internacional, que no dia anterior havia estado muito perto de fixar um novo recorde nacional nos 100 metros mariposa (0:53.47), foi primeiro nos 50 metros mariposa (0:24.74) e nos 200 metros costas (2:03.58). (Info ANNP On-Line)

- Resultados Completos
- Post “Dois Recordes Nacionais em Felgueiras

Etiquetas: ,

Jogo BA Nacional de Clubes

Onde estão as meninas? Onde estão os(as) árbitros(as)? E os dirigentes? Não tenham medo e participem!
Neste momento o Jogo Beba Água Nacional de Clubes 2006 conta já com 15 participantes - 12 nadadores, 1 ex-nadador, 1 treinador, 1 pai de atleta - todos do sexo masculino.

Atenção que no final também será apurada a classificação por Clubes, Associações e Tipo de apostador (nadador, treinador, árbitro, outros) para fomentar também a competição entre colegas de equipa, treinadores, dirigentes e árbitros.

Convém relembrar que a aposta bonificada com 10 pontos (bónus máximo) termina às 12h00 do dia 4 de Dezembro. Boas Apostas…

- Post de apresentação do Jogo
- Regulamento e Ficha de Aposta individual (ficheiro ZIP)

sábado, novembro 25, 2006

Provas em Barcelona e Helsínquia

Depois de ter sido noticiado aqui no blog e no Jornal A Bola a 10 de Novembro os convocados para o Meeting de Barcelona em piscina longa (1-3 Dezembro) e Europeu de piscina curta em Helsínquia (7-10 Novembro), a FPN vem agora comunicar as provas em que cada atleta vai participar.

- Provas em Barcelona / Provas em Helsínquia

Etiquetas: ,

sexta-feira, novembro 24, 2006

Dois Recordes Nacionais em Felgueiras

As equipas do Futebol Clube do Porto bateram esta tarde dois recordes nacionais de 4x50L. A equipa feminina composta por Marta Marinho, Cláudia Moreno (atletas juniores) e Sara Loureiro e Sara Oliveira (seniores) bateram o recorde nacional absoluto com o tempo de 1:48.37 batendo o tempo de 1:48.58 do CFB.

Os nadadores juniores Daniel Pinto, Francisco Quintal, Paulo Santos e Tiago Costa nadaram em 1:35.76 e cilindraram o anterior máximo de 1:38.10.

- Tempos em Directo / Resultados completos

Etiquetas:

Diferenças

Porque será que algumas associações têm calendários “espelho” do calendário nacional e outras não?

Passo a explicar, no fim-de-semana passado e no próximo desenrolam-se os Campeonatos Regionais de Curta em várias Associações, antes dos Nacionais de Curta. Na “época” de piscina longa as Associações realizam dois Campeonatos Regionais de Longa antes dos respectivos nacionais.

Depois há outras Associações que realizam apenas dois Campeonatos Regionais por época, sendo um em curta e outro em longa. Claro que nestes casos se vê as diferenças nos Campeonatos Nacionais de Longa…

Não seria a FPN capaz de uniformizar estas provas dos calendários regionais fixando datas obrigatórias para a realização dos mesmos? Fixando datas para provas de modo a se poder comparar os tempos e os desempenhos dos nadadores e clubes? Que tal criar um calendário “nacional” para Campeonatos Regionais de Curta, Longa de Inverno e Longa de Verão? Campeonatos Regionais de Clubes? Nadador Completo, neste caso até com regulamento de provas igual para todos para se poder apurar o campeão nacional?

Etiquetas:

Resultados ANDS e ANSUL

Decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro na piscina Municipal de Santarém o Torneio Regional Fundo para Infantis e Juvenis da Associação de Natação de Santarém. Esta competição foi composta pelas provas de 400E e 800L/1500L. As restantes provas serviram apenas de apuramento conjuntamente com os atletas absolutos.
- Ver resultados completos ANDS

Decorreu no passado dia 18 Novembro na piscina Municipal de Estremoz a Prova de Apuramento da Associação de Natação do Sul, que tem em fase final de construção o seu novo site. Reflexos do post “Sites da Natação Portuguesa” aqui no BA?
- Novo site da ANSUL
- Ver resultados completos ANSUL

Etiquetas: ,

quinta-feira, novembro 23, 2006

Report do Regional de Coimbra

Decorreu entre os dias 17 e 19 de Novembro Piscina Rui Abreu em Coimbra o Campeonato Regional Absoluto Piscina Curta da Associação de Natação de Coimbra.

Os maiores vencedores desta competição foram Nádia Amado Laezza e Maria Inês Ribeiro ambas do CNAC e ambas com 5 vitórias individuais. Nádia Laezza ganhou os 100L, 200L, 400L, 800L e os 200E, enquanto que Maria Ribeiro venceu os 50B, 100B, 200B, 50L e 50M. Solange Patrícia Azevedo também se destacou com 3 triunfos: 50C; 100C e 100M.

Do lado masculino houve vários atletas com 2 títulos individuais cada: Pedro Miguel Conde do CNAC, Pedro Fragoso Lopes do SCC, Jorge Miguel Mendes do CNAC, António Francisco Pita do AAC, Jorge Manuel Roque do GCF e Luís Miguel Santos do CNM. Destes 6 atletas aquele que mais se destacou foi o atleta do CNAC de 1990 Jorge Miguel Mendes com as suas prestações aos 400L e 1500L, com os tempos de 4:09.95 e 16:26.27.

- Resultados completos / Melhores Performances / Fotos

Taça do Mundo de Setúbal antecipada

Ainda há um mês a FINA anunciou que a partir desta época desportiva iria dividir a Taça do Mundo em duas competições distintas: a FINA Open Water Swimming Grand Prix 2007, composta por 11 provas com extensões superiores a 10km, e a FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2007, de distância olímpica.

A prova portuguesa dos 10km da Baía de Setúbal nesta altura foi anunciada para o dia 8 de Setembro mas agora foi alterada para dia 26 de Maio de 2007 (sábado). As outras provas desta competição são em Santos (Brasil), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Sevilha (Espanha), Londres (Inglaterra), Roberval (Canadá), Viena (Áustria), Belém (Brasil), Shantou (China), Hong Kong, Singapura e Cancun (México).

A primeira edição da Taça do Mundo de Setúbal foi realizada no passado dia 15 de Outubro, saldou-se por um enorme sucesso (ver elogios FINA) e teve como vencedores o britânico Alan Bircher e a checa Jana Pechanová.

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 22, 2006

Jogo Beba Água Nacional de Clubes 2006

Podem participar no “Jogo Beba Água Nacional de Clubes 2006” todos os interessados, mesmo os atletas, técnicos, dirigentes e árbitros directamente envolvidos na competição. As apostas são gratuitas.

Após o apuramento da classificação final do Campeonato Nacional de Clubes da 1ª e 2ª divisão de 2006, serão apurados os resultados de todos os participantes no passatempo com apostas válidas. Existem 6 critérios de pontuação (para masculinos e femininos), que irão atribuir pontos aos participantes da seguinte forma:

1ª Divisão: Grupo A: 1º, 2º, 3º; Grupo B: 4º, 5º 6º; Grupo C: 7º, 8º
Critério C1 - Quem acertar no grupo em que cada equipa se classifica, ganha 4 pontos por equipa (8 equipas = máximo de 32 pontos)
Critério C2 - Quem acertar na equipa que vence (campeão nacional) e nas equipas que descem de divisão, ganha 10 pontos por equipa (máximo de 30 pontos)
Critério C3 - Quem acertar na totalidade de um grupo (A, B ou C), pela ordem de classificação correcta (não são aceites ordens trocadas) ganha 10 pontos por grupo (3 grupos = máximo de 30 pontos)

2ª Divisão: Grupo D: 1º, 2º, 3º, 4º; Grupo E: 5º, 6º, 7º, 8º; Grupo F: 9º, 10º, 11º, 12º; Grupo G: 13º, 14º, 15º, 16º
Critério C4 - Quem acertar no grupo em que cada equipa se classifica, ganha 2 pontos por equipa (16 equipas = máximo de 32 pontos)
Critério C5 - Quem acertar nas equipas que sobem à 1ª divisão e nas que descem à 3ª divisão, ganha 5 pontos por equipa (máximo de 30 pontos)
Critério C6 - Quem acertar na totalidade de um grupo (D, E, F ou G), pela ordem de classificação correcta (não são aceites ordens trocadas) ganha 8 pontos por grupo (4 grupos = máximo de 32 pontos)

No final, apurado o total das pontuações destes 6 critérios, somam-se a esse resultado a bonificação prevista pela data de entrega da aposta (10, 5 ou 0 pontos) e vence o apostador que tiver maior pontuação (Pontuação máxima com bonificação = 382 pontos). Como último critério de desempate, nos casos de igualdade pontual final, vence aquele que tiver enviado a aposta com maior antecedência.

Só serão consideradas válidas as apostas entradas no e-mail da organização (bebaaguavitalis@sapo.pt) até às 15h00 do dia 11 de Dezembro de 2006 (2ªfeira), hora do continente português.

Haverá prémios para os 3 primeiros classificados conforme descrito no regulamento do Jogo, embora se salvaguarde a possibilidade de estes virem a ser diferentes, mas sempre para melhor. Participem e divirtam-se. E já agora: Boa Sorte a todos os intervenientes na 1ª e 2ª Divisão Nacional de Clubes.

- Regulamento e Ficha de Aposta individual (ficheiro ZIP)

Report do Regional da Madeira

Decorreu entre os dias 16 e 19 de Novembro no Complexo de Natação Desportiva do Funchal os Campeonatos Regionais Absolutos da Associação de Natação da Madeira.

Os maiores vencedores desta competição foram Fabiana Quintal do CDN com 6 vitórias (200B, 50C, 50L, 200E, 50M e 100E) e Sara Cerdas do CNF com 4 triunfos (200M, 400L, 100M e 200L). Do lado masculino 3 atletas destacaram-se com 3 títulos cada: Guilherme Reis do CNF (100L, 50L e 50M), João Franco do CNF (100M, 50B e 100E) e Paulo Franco do CDN (400E, 200E e 1500L).

Mas provavelmente o maior destaque do Campeonato foi Luís Pinto do CDN que venceu “apenas” os 200L e 400L. Nas três provas de livres (100L na abertura da estafeta, 200L e 400L) melhorou as suas melhores marcas: 51.62 Vs 51.68; 1:54.60 Vs 1:55.06; 4:03.59 Vs 4:18.97. A prova dos 400L, que não é de longe a sua especialidade foi sem duvida a mais espectacular, passou com um parcial de 2:04.14 e fechou com 1:59.45 passando o mais que favorito Paulo Franco no final. Melhorou mais de 15 segundos!

- Resultados completos / Melhores Performances

terça-feira, novembro 21, 2006

Report do Regional de Lisboa

Decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro na piscina do Pinhal Novo o Open Regional Juniores e Seniores da Associação de Natação de Lisboa. Embora muitos dos melhores nadadores tenham estado ausentes por estarem a participar no Meeting de Tavira, houve alguns tempos de relevo.

As duas melhores pontuações IPS deste Open foram para a brucista Ana Brito do Benfica nas provas de 50B e 100B com os tempos de 33.15 e 1:12.35. Refira-se que estas provas foram ganhas em Tavira por Ana Meneses com 34.14 e Diana Gomes com 1:12.28. As seguintes melhores performances foram também para nadadoras, neste caso Daniela Inácio do CFB nos 800L e Nádia Vieira GesLoures nos 400E.

Do lado masculino a maior pontuação IPS foi para Pedro Silva do SLB nos 50L com o tempo de 23.64 seguido de perto de Pedro Oliveira do CFB nos 1500L com 16:13.66.

Á parte da qualidade dos tempos, os maiores vencedores desta competição foram Pedro Oliveira do CFB (100L, 200L, 400L e 1500L), Pedro Silva do SLB (50L, 50M e 50B) e Ana Santos da SFUAP (100L, 200L e 200E).

- Resultados completos / Tabela de melhores IPS

Report do Regional de Leiria

Decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro nas Piscinas Municipais de Óbidos o Campeonato Distrital de Piscina Curta da Associação de Natação de Leiria. Estiveram presentes 244 nadadores em representação de 12 clubes.

Ao contrário do Regional de Lisboa, em Leiria as prestações masculinas foram superiores às femininas. O melhor foi César Faria do ASAL nos 200L com 1:57.79, logo seguido de outro nadador nascido em 1990, Diogo Fonseca do CNAL nas provas de 400L e 1500L com 4:11.53 e 16:42.55.

Do lado feminino a maior pontuação IPS foi para Ana Costa do CNAL nos 1500L com 18:34.89, logo seguida de Rita Gomes da mesma equipa nos 400L e 400E com 4:42.43 e 5:17.96.

Á parte da qualidade dos tempos, os maiores vencedores desta competição foram Rita Gomes do CNAL com 8 vitórias e Miguel Lopes do ABCD com 6 triunfos nas provas individuais. Convém ainda realçar Aarão Teixeira do ASAL, Ana Costa do CNAL, Andreia Anjos do ASAL, Diogo Fonseca do CNAL e Sara Cruz do ASAL todos com 5 títulos individuais.

- Resultados completos / Tabela de melhores IPS

segunda-feira, novembro 20, 2006

Thorpe vai parar de nadar!!!

Isso ainda não é fato, mas é o que se leva a concluir. O jornal australiano Sydney Morning Herald anuncia que nesta segunda-feira, Ian Thorpe irá anunicar em entrevista coletiva a sua decisão sobre o seu futuro. Thorpe é um ídolo nacional e tudo que envolve o seu nome merece uma entrevista coletiva, uma conferência, um show! Com certeza, transmitido ao vivo apenas pelo Canal Sete, detentor dos direitos de imagem do nadador.

Thorpe já inventou de tudo que foi desculpas, doenças, viagens, compromissos de patrocínio, troca de treinadores, de país, de treinamento, pressão de imprensa, falta de motivação, mas o que realmente se passa com o nadador é "falta de saco"! Assim, não fique surpreso se nesta segunda-feira o maior nadador australiano de todos os tempos anunciar o seu fim. (Texto de Alex Pussieldi in Blog do Coach)
Adenda de 21-11-2006
Há alguns minutos atrás, Ian Thorpe anunciou em entrevista fim de sua carreira alegando falta de motivação para continuar a treinar e competir.
- Ver resumo da carreira de Ian Thorpe (in BestSwimming)

ANNP conquista Torneio Inter-Associações

A selecção da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) conquistou o Torneio Inter-Associações, no escalão de juvenis, que decorreu na Piscina de Ponte da Barca sábado doa 18 de Novembro.

Os nortenhos somaram 387 pontos e deixaram bem distante a Associação de Natação do Minho, com 287, a Associação de Natação de Coimbra, com 232, e a Associação de Natação de Aveiro, com 209.

No total de medalhas, a ANNP arrecadou 12 de ouro, sete de prata e cinco de bronze. O internacional Rui Costa, atleta-revelação do Vitória de Guimarães na temporada passada, foi a principal figura da competição, ao ser o melhor nadador masculino com 740 pontos nos 400 metros livres, cronometrado em 4:02.30, marca muito próxima do recorde nacional (4:01.35) na posse de Diogo Carvalho.

No sector feminino, a melhor atleta foi Ana Fernandes, da Associação de Natação do Minho, que com 4:42.88 nos 400 metros livres somou 620 pontos. (Info ANNP On-Line)

- Resultados completos do Torneio Inter-Associações de juvenis / Votação BA

Etiquetas: ,

domingo, novembro 19, 2006

Destaques de Tavira – 2º Dia

Tiago Venâncio mais uma vez em grande velocidade… Desta vez foi aos 50M com 24.04 muito perto do recorde nacional absoluto de 24.01 pertença de Ricardo Coxo desde 2002. Mais tarde na sessão ainda venceu os 100L com 49.99, ainda longe dos 48.38 que são a sua melhor marca e recorde nacional absoluto.

Boa prova de 50M de Filipa Silva (recordista nacional com 27.71) que bateu Sara Oliveira com 28.02 Vs 28.26. A amadorense ainda venceu os 100L com 58.24 batendo Sara Loureiro (58.55) que ontem tinha ganho a prova mais curta de livres.

Mas a prova feminina do dia foi os 200M femininos onde Sara Oliveira e Sara Madeira nadaram lado a lado toda a prova. No final a portista aguentou melhor o esforço e venceu com o excelente tempo de 2:13.02. A atleta do Vasco da Gama terminou em 2:13.69. Convém destacar que o recorde nacional absoluto é de Raquel Felgueiras com 2:12.34 desde 2001.

As restantes vitórias femininas foram para Sara Madeira nos 400E com 4:55.36, Ana Rolo nos 50C com 32.43, Diana Gomes nos 100B com 1:12.28, Susana Miguel nos 200C com 2:21.03, Diana Gomes nos 100E com 1:06.66 e Teresa Ferreira nos 400L com 4:23.69.

A prova masculina do dia foi os 200C com Adriano Niz e Pedro Oliveira a disputar o 1º lugar. A diferença fez-se no último parcial com 29.28 do Niz contra os 30.18 do Oliveira. O tempo final do Adriano Niz foi de 1:57.46 batendo Pedro Oliveira com 1:58.41. Com esta marca Niz carimbou a sua presença em Melbourne nos 200C uma vez que superou o TAC (1:57.55) definido no PAC 2007.

Do lado masculino venceram Carlos Almeida nos 400E com 4:25.55, Nuno Laurentino nos 50C com 26.18, Henrique Neiva nos 100B com 1:03.66, Diogo Carvalho nos 200M com 1:58.70, Ricardo Rego nos 100E com 57.83 e Fábio Pereira nos 400L com 3:58.12.

Na estafeta masculina a Amadora teve a desforra da derrota de ontem e venceu o Algés nos 4x50L. Antes do último percurso o SAD seguia na frente, mas Simão Morgado com um bom parcial (22.97) conseguiu a vitoria em 1:35.24 contra os 1:35.74 do SAD. Do lado feminino o Porto venceu com 1:50.68 batendo as vencedoras de ontem, Amadora com 1:51.02.

- Resultados em directo

Etiquetas:

sábado, novembro 18, 2006

Destaques de Tavira – 1º Dia

Tiago Venâncio abriu a sessão matinal de finais com uns extraordinários 22,44 nos 50L. Recorde-se que o recorde nacional absoluto está na posse de Pedro Silva com 22,26. Mais tarde na sessão venceu ainda os 100M com 53,60. Estranho foi o facto de não participar na prova dos 200L onde está inserido no projecto olímpico (4x200L).

O outro grande destaque desta 1ª sessão de finais foi Adriano Niz também com duas vitórias em tempos expressivos: 200L 1:47,17 E 100C 54.40. Recorde-se que os recorde nacionais estão fixados em 1:46.25 (Niz) e 53.04 (Laurentino). Na prova dos 200L convém ainda referir o excelente desempenho de Diogo Carvalho com 1:49.44 Relegando Miguel Pires para a 3ª posição com 1:50.36.

Do lado feminino a maior figura foi sem duvida Sara Oliveira. Na prova dos 100M demonstrou estar muito perto do seu melhor de sempre. Realizou a marca de 1:01.05 deixando na piscina um sabor a recorde (o recorde nacional absoluto pertence-lhe desde 2002 com 1:00.87).

As vitórias masculinas foram para Duarte Mourão nos 200E com 2:01.18, Carlos Almeida nos 200B com 2:18.53, Henrique Neiva nos 50B com 29.44, José Parente nos 1500 com 15:48.56.
Do lado feminino venceram Sara Loureiro nos 50L com 27.25 e 200L com 2:06.27, Ana Meneses nos 50B com 34.14, Filipa Silva nos 200E com 2:20.63, Marta Marinho nos 100C com 1:07.00, Diana Gomes nos 200B com 2:35.24 e Terresa Ferreira nos 800L com 9:10.67.

As estafetas de 4x50E foram ganhas em masculinos pelo Algés e em femininos pela Amadora. Os nadadores do SAD (1:44.29) superiorizaram-se por muito pouco a Vilacondense (1:44.54) e Amadora (1:44.56). As meninas da Amadora venceram com mais facilidades com o tempo de 2:01.73, na frente do Colégio Vasco da Gama (2:03.82) e Porto (2:05.03).

- Resultados em directo

sexta-feira, novembro 17, 2006

Pedro Oliveira fora do nacional de clubes

“É pertinente também referir que a prova de Barcelona choca com o campeonato nacional de clubes de 3ª e 4ª divisão, ficando assim o Pedro impossibilitado de dar o seu contributo ao seu clube.

Vejamos, se o Pedro tivesse um contrato com o seu clube no qual lhe fosse atribuído um subsídio chorudo, não seria impraticável a sua ida a Barcelona?” (in blog CNRM / Ver post completo)

Com as contratações de Filipe Alves (ex-CNA) e Miguel Oliveira (ex-ALDESP) esta época a equipa do Rio Maior era séria candidata pelo menos à subida à 2ª divisão masculina. Assim fica tudo mais difícil, ou mesmo impossível. As outras equipas que aproveitem!

Taça do Mundo de Setúbal na capa da FINA

A Taça do Mundo de Setúbal, prova de 10 quilómetros de águas abertas que se realizou no rio Sado no dia 15 de Outubro e que constituiu a última etapa do circuito mundial da modalidade olímpica, é o tema de capa da revista da FINA do mês de Novembro.

A publicação da Federação Internacional de Natação Amadora, distribuída em mais de 200 países e junto de milhares de agentes, praticantes e adeptos das disciplinas aquáticas em todo o mundo, inclui uma reportagem de três páginas sobre a prova, com várias fotografias, todas cedidas pela FPN.

A capa, uma produção da FPN, mostra os vencedores do circuito 2006, o búlgaro Petar Stoychev e a alemã Britta Kamrau-Corestein, no pódio de Setúbal, com os troféus conquistados. A reportagem inclui uma descrição da prova, os vencedores e uma análise do circuito mundial que terminou em Portugal. (Info FPN On-Line)

- Reportagem da Revista FINA

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 16, 2006

Maus hábitos mantêm-se

“Dar total cumprimento ao calendário de provas aprovado para 2006/07 e à execução rigorosa do orçamento para o mesmo ano;” frase do discurso de tomada de posse do novo presidente da direcção da ANDS.

Ainda bem que não sou treinador de nenhuma equipa da ANDS! A esta hora era bem possível que andasse a trepar às paredes… No seguimento de algumas “belas” situações do passado a nova direcção presenteia ao seu 4º dia de actividade mais uma mítica pedrada na modalidade!

Está agendado para este fim-de-semana na piscina de Santarém a primeira prova de apuramento de categorias da época 2006/2007 que coincide com o Torneio de fundo para infantis e juvenis (ver regulamento). Em sequência das muitas inscrições (vejam os TAC’s - Estavam à espera do quê?) a ANDS decidiu anular os 1500L para juniores/seniores, os 200B para infantis/juvenis e ainda os 200L e os 4x100L para todos!

Com esta situação os treinadores das equipas que preparavam os nacionais de clubes ou tentativas de TAC’s para os nacionais de Felgueiras ficam em terra a ver a banda passar. Qual é capacidade de incentivar um atleta no treino desta tarde sabendo que o atleta vai ser impedido de nadar aquilo para que estava inscrito desde há uma semana? Mais vale ficar em casa a ver os morangos com açúcar e jogar playstation!

Não é assim que se resolvem as coisas! Ou alteram os horários das provas, ou não se tem a ambição de fazer as provas todas do calendário num fim-de-semana, ou se começa a dificultar os TAC’s ou se começa a limitar as inscrições dos clubes por prova, ou se começa a limitar o número de atletas de cada escalão por prova. Façam qualquer coisa, mas não eliminem provas, não eliminem a possibilidade de se fazer aquilo que mais se gosta e para que se trabalha! Olha o bom senso!

Nem quero imaginar o que se vai passar na reunião de delegados no dia da prova. Não quero imaginar no número de mails e telefonemas inconformados com isto… Ou ainda está tudo em estado de graça?
Espero que a inexperiência seja a causa deste caso e que não volte a acontecer!

Etiquetas:

Resultados da Madeira e Lisboa

Não foi só em Faro e Mealhada que decorreram provas no fim-de-semana passado. Na Madeira e em Lisboa decorreram três Festivais: Rogério Rodrigues, Sporting Clube de Portugal e Estrelas São João de Brito.

Ver os resultados das competições:
- Festival Rogério Rodrigues (ANMadeira)
- Festival de Novembro SCP (ANLisboa)
- III Festival de Inverno dos ESJB (ANLisboa – infantis)

Etiquetas: , ,

Resultados de Palo Alto

A pedido de alguns fãs portugueses de natação americana, mesmo que sejam apenas provas de preparação em jardas para o NCAA, seguidamente anexo os resultados do Grand Prix de Palo Alto que decorreu no fim-de-semana passado em Austin no Texas.

Conforme antecipado num post anterior, Aaron Peirsol e Brendan Hansen nadaram provas que não estamos habituados a vê-los, mas não todas em que se encontravam inscritos uma vez que se “baldaram” no domingo. Peirsol venceu a final dos 200L com 1:35.68 (vale 1:50.61 em 50m) e as eliminatórias dos 400E com 3:58.31 (vale 4:35.50 em 50m). Hansen venceu os 200B com 1:57.75 (vale 2:17.24 em 50m) e ficou em 4º nas eliminatórias dos 400E com 4:06.43 (vale 4:44.89 em 50m). Ambos faltaram à final dos 400E. Ian Crocker ficou em 2º nas duas provas que nadou: 50L e 200L. Na primeira perdeu para Cullen Jones e na segunda para Aaron Peirsol.
Relativamente às melhores performances destes campeonatos temos:
Allison Wagner nos 50L com 22.97
Flavia Rigamonti nos 500L com 4:42.55
Nikki White nos 1650L com 16:26.76
Margaret Hoelzer nos 200C com 1:54.67 e 100M com 54.00
Tara Kirk nos 100B com 1:00.25
Cullen Jones nos 50L com 19.70
Camilo Becerra nos 100L com 45.32 e 100M com 48.59
Titus Knight nos 500L com 4:31.06
Brendan Hansen nos 200B com 1:57.75
Neil Caskey nos 200M com 1:50.78

- Resultados completos do Grand Prix de Palo Alto
- Tabelas de conversão de piscina de 25 jardas para 25/50 metros

quarta-feira, novembro 15, 2006

Novos Vídeos BA

A partir de hoje estão disponíveis no BA YouTube vários novos vídeos de Setúbal, Sines, Castelo do Bode e Torres Novas:
- Taça do Mundo de Setúbal (Filme FPN – Desporto2): 1 / 2 / 3 / 4 / 5
- 4º Challenge Open Water 10km (Filme ANE): 1 / 2 / 3 / 4
- Regional de Clubes ANDS 2006: Prova dos 100M masculinos
- 1ª Aventura Nocturna: Primeiro Jornal SIC
- Fase de Qualificação para a 4ª Divisão: 50L-s1 / 50L-s3 / 100C-partida

Não percam ainda as playlist’s do BA no YouTube para mais fácil consulta de material antigo:
- 4º Challenge Open Water 10km
- Jogos Olímpicos de Atenas 2004
- Taça do Mundo de Setúbal 2006
- Televisão
- Travessia António Bessone Basto 2006
- Travessia da Baía de Cascais 2006
- Travessia do Sado 2006
- Travessia dos Templários 2006
- Vários que não bebem água

Conto ter disponível durante a próxima semana os vídeos da 1ª Travessia António Bessone Basto que foi transmitida no programa Desporto 2: em Setembro.

Etiquetas: ,

Sites da Natação Portuguesa

O balanço é fraquinho! Queremos mais!

O site da FPN é confuso e navegabilidade impossível em baixas velocidades. Os conteúdos de resultados antigos deveriam ser mais completos e intuitivos de procurar. De qualquer forma é a melhor página da Natação Portuguesa, mas devia e tem a obrigação de ser ainda melhor.

Em relação aos sites das Associações Regionais, tenho a referir que o da ANNP é o melhor. Apresenta boa navegabilidade, é intuitivo, tem notícias sempre actualizadas e oferece muita informação relevante. O site é relativamente novo e foi uma aposta ganha.

O segundo melhor é o da ANDS, que apenas se superioriza ao da ANM porque ainda vai apresentando alguns textos de temas relevantes. Convêm referir que actualmente o site da Associação Madeirense se encontra em baixa uma vez que se esqueceram de pagar o aluguer anual… espera-se que a situação se resolva em breve.

Seguidamente temos a nova página da ANL ainda em fase de definição. Tem bases para se afirmar, mas ainda há muito trabalho pela frente. Depois há vários sites com fraca actualização e com muito poucos conteúdos: ANC, ANDL, ANMIN e APTN. Só falta evoluir e dinamizar a página, não desistam!

Não esquecer ainda as outras associações que não têm site : ANA, ANALG, ANDP, ANRA, ANS, ARNN e NPA. Façam o esforço e criem uma página, a comunidade aquática vai agradecer.

- FPN - Federação Portuguesa / ANDS - Associação de Santarém
- ANC - Associação de Coimbra / ANDL - Associação de Leiria
- ANL - Associação de Lisboa / ANM - Associação da Madeira
- ANMIN - Associação do Minho / ANNP - Associação do Norte Portugal
- APTN - Associação de Técnicos

Etiquetas:

terça-feira, novembro 14, 2006

Meeting de Tavira 2006

Começa já esta sexta-feira o 2º Meeting de Natação Pura de Tavira. Depois do sucesso de 2005 a cidade Algarvia mantêm a aposta e recebe os melhores atletas portugueses para 3 dias de avaliação com vista à participação das selecções nacionais no Meeting de Barcelona (1-3 Dezembro) e Campeonatos da Europa de Helsínquia (7-10 Dezembro).

Ao contrário do ano passado onde recebemos equipas de bom nível inglesas e suíças, este ano é marcado pela presença de uma única equipa de fora, os espanhóis do Clube de Natação de Mairena Del Aljarafe. Participa ainda neste Torneio a brasileira Ivi Monteiro (Individual) e as 2 contratações brasileiras do Louletano (Micheline Cardoso e Edison Fortunato Junior).

- Ver Start-List por prova / Site do 2º Meeting de Tavira

Etiquetas:

Resultados de Aveiro, Algarve e Sul

Decorreu no passado fim-de-semana (11/12 Novembro) em Faro o Torneio Regional de Fundo da Associação do Algarve e na Mealhada o Torneio Regional de Meio-Fundo da Associação de Aveiro. No fim-de-semana anterior (4/5 Novembro) também decorreu na Associação do Sul, em Portalegre o Torneio Regional de Fundo.

- Resultados: Faro / Mealhada / Portalegre

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, novembro 13, 2006

FC Porto vence Speedo na última estafeta

O FC Porto conquistou o XVIII Troféu Speedo, que se realizou na Piscina Municipal de Paços de Ferreira, ao vencer a última estafeta da competição.

Em desvantagem de um ponto para o Clube Natação da Amadora à partida para a última prova, João Carvalho, no derradeiro percurso, levou a melhor sobre Simão Morgado, oferecendo o triunfo aos «azuis e brancos» que assim somaram 75 pontos, contra 74 dos amadorenses. O Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão foi terceiro classificado na competição com 63 pontos.

O FC Porto conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma bronze na soma dos escalões de cadetes, infantis e absolutos. Os triunfos foram alcançados nos 4x100 metros costas masculinos (4:04.73), 8x50 metros livres masculinos (3:14.29), 4x200 livres femininos (8:33.07), 4x100 metros costas femininos (4:41.90) e 8x50 livres femininos (3:47.13).

A melhor pontuação do Troféu Speedo foi obtida pelo quarteto do FC Porto, formado por Teresa Ferreira, Sara Loureiro, Marta Marinho e Sara Oliveira, que somou 775 pontos nos 4x200 livres femininos.

Além dos «golfinhos», participaram na competição o Clube de Natação da Amadora, o Clube Náutico Académico de Coimbra, o Colégio Vasco da Gama, o Clube Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, o Gespaços, o Sport Algés e Dafundo, o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. (Info ANNP On-Line)

Classificação por equipas:
1.º FC Porto, 75 pontos
2.º CN Amadora, 74
3.º GDNVN Famalicão, 63
4.º Colégio Vasco da Gama, 46
5.º Sporting de Braga, 43
6.º CNAc, 34
7.º Gespaços, 23

- Resultados completos / News FCP / Fotografias / Votações BA

Gala nas Caldas

Decorreu ontem nas Piscinas Municipais das Caldas da Rainha a II Edição da Gala da Associação de Natação do Distrito de Leiria (ANDL), uma organização daquela associação, com a colaboração do município das Caldas da Rainha.

Após um jantar de gala oferecido pela Câmara Municipal a todos os convidados e homenageados, decorreu a cerimónia de entrega dos Galardões ANDL 2005/ 2006.

Foram atribuídos cerca de cinquenta galardões e vários diplomas aos nadadores que se destacaram durante a época e a outras individualidades que pelo seu contributo à Natação. Convém referir que o prémio para nadador revelação e treinador do ano foram para Francisco Freitas (Pimpões) e João Fróis (ASAL).

Ouve ainda uma exibição de Natação Sincronizada pelas nadadoras do Clube de Ovar. Estiveram ainda presentes por parte da FPN Paulo Frischknecht e José Sacadura e os presidentes da ANCoimbra, ANAveiro e ANNortePortugal.

- Ver galardoados por categoria

sábado, novembro 11, 2006

FóFó apura-se para a 4ª divisão

A Fase de Qualificação para a 4.ª Divisão decorreu no sábado nas Piscinas Municipais de Torres Novas e apurou as seis equipas masculinas e nove femininas que vão disputar o Campeonato Nacional da 4.ª Divisão nos dias 1 e 2 de Dezembro nas Caldas da Rainha.

No sector feminino ficaram apurados o Ginásio Clube de Vila Real (169 pontos), Tavira Natação Clube (147), Clube de Propaganda da Natação (144), Associação 20km Almeirim (139), Assoc. Beneditense de Cultura e Desporto (137), Clube Náutico de Miranda do Corvo (133), Clube de Natação de Torres Novas (128), Clube Esposende 2000 (110) e BUZIOS – Associação Nadadores Salvadores de Coruche (81).

Em masculinos, vão participar nos Nacionais o Clube de Natação de Vila Real (214 pontos), Associação 20km Almeirim (211), Ginásio Clube de Vila Real (194), Tavira Natação Clube (158), Clube Esposende 2000 (153) e Clube de Futebol Benfica (150). (Info FPN On-Line)

- Resultados completos das provas
- Classificação Masculina / Classificação Feminina

Report BA
Comparando com as previsões iniciais aqui publicadas, todas as equipas colocadas nos grupos 1 e 2 foram apuradas. À parte destas equipas mais favoritas, apuraram-se ainda Ginásio Clube de Vila Real, Associação Beneditense de Cultura e Desporto e BUZIOS – Associação Nadadores Salvadores de Coruche (em femininos) e Clube Futebol Benfica (em masculinos).

O Clube de Futebol Benfica foi mesmo o protagonista – equipa com média de idades de 35,2 anos! Durante todo o dia foi motivo de conversa no cais da piscina e ganhou mesmo a simpatia de todos. Mesmo com uma baixa de ultima hora (Ricardo Dias não pode nadar), os 4 atletas do FóFó superaram-se batendo vários recordes pessoais e classificando-se em várias provas acima das expectativas.

Etiquetas:

Filipa Frazão abandona FPN

Filipa Frazão abandonou a Federação Portuguesa de Natação, depois de ter liderado os destinos da natação sincronizada nos últimos 14 anos. Carla Carmo é a nova seleccionadora nacional.

O novo organigrama do departamento técnico da Federação Portuguesa de Natação (FPN), anunciado a 7 de Setembro, teve a sua primeira baixa. Filipa Frazão termina a sua ligação ao órgão federativo ao fim de 14 anos, abandonando o cargo de seleccionadora de natação sincronizada, depois de já ter sido directora-técnica nacional.

“Invoquei motivos pessoais. Eu sou mãe de três filhos e professora. Terei agora mais tempo para a minha família”, refere a ex-técnica nacional que ao longo do seu «reinado» teve momentos de crispação com os poucos clubes que existem. “A minha relação com os clubes foi cordial, de acordo e desacordo, o que revela vitalidade. Houve pessoas que me criticaram e outros que me elogiaram. Existiu um misto de crítica mas também de entreajuda”, revela Filipa Frazão que elege a participação em eventos internacionais de sincronizada e a colaboração em competições das outras disciplinas como os melhores momentos enquanto elemento federativo.

sexta-feira, novembro 10, 2006

PAC 2006/2007

O mais procurado documento do momento já está disponível no blog Beba Água para vossa consulta. Entretanto já foi publicado na FPN On-Line...

De qualquer forma alerto que esta versão do PAC só conhecerá a sua versão definitiva após o habitual processo de negociação com o IDP, para discussão das respectivas verbas.

- Ver PAC 2006/2007 / Ver PAC 2006

Etiquetas:

6 Dispensados de Helsínquia

Simão Morgado, Carlos Almeida, Diogo Carvalho, Pedro Oliveira, Alexandre Agostinho e Sara Madeira foram dispensados do Europeu de piscina curta em Helsínquia. Estes atletas vão competir em Barcelona num Meeting em piscina longa (1-3 Dezembro) com o objectivo de tentarem os mínimos para o Mundial de Melbourne 2007. Esta decisão foi partilhada entre os treinadores dos atletas e o novo seleccionador nacional, Rui Magalhães.

Em Helsínquia (7-10 Dezembro) a selecção portuguesa será representada pelos seguintes 10 nadadores: Adriano Niz, Diana Gomes, Duarte Mourão, Fábio Pereira, Fernando Costa, João Araújo, Miguel Pires, Sara Oliveira, Susana Miguel e Tiago Venâncio. Estes atletas serão avaliados no Meeting de Tavira (17-19 Novembro) e no estágio a realizar após o mesmo (termina dia 24 de Novembro).

- Ver artigo completo por Miguel Candeias in Jornal A Bola de 10-11-2006

Etiquetas: ,

Em provas diferentes…

Decorre este fim-de-semana em Austin no Texas o Grand Prix de Palo Alto, uma nova competição americana em piscina curta que tem garantida a presença de vários nadadores olímpicos.

Será curioso observar os resultados de Aaron Peirsol nos 200L, 200E e 400E e Brendan Hansen nos 100M. Ian Crocker aposta somente nas suas melhores provas: 50L, 100L e 100M.

quinta-feira, novembro 09, 2006

“Meta é a obtenção de mínimos para os JO”

Depois da grande entrevista ao O Norte Desportivo em finais de Setembro, Rui Magalhães deu uma entrevista mais curta ao Jornal Record.

O novo seleccionador de natação pura afirma que continua ligado ao Algés e que o contracto com a FPN é de 1 ano. Mas mesmo assim os objectivos traçados são até Pequim 2008, sendo que esta época terá dois momentos altos: Mundial de Melbourne e Grand Prix de Paris. Fala ainda da assimetria entre os valores masculinos e os femininos, onde apenas se destaca Diana Gomes.

- Entrevista completa in Jornal Record de 08-11-2006 (Clipping)

Etiquetas: ,

Apresentação do Plano de Carreira do Nadador

No seguimento das acções realizadas em 2005, a Federação Portuguesa de Natação vai apresentar o resultado das propostas discutidas do Plano de Carreira do Nadador (PCN), para posterior implementação como o modelo a seguir na modalidade.

O Plano de Carreira do Nadador vai ser exposto por Paulo Cunha no dia 18 de Novembro, em Tavira, durante o Meeting local, a partir das 21h00. Esta apresentação está isenta de taxa de inscrição e tem duração de cerca de 2 horas. (Info FPN On-Line)

- Ficha de Inscrição

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 08, 2006

Quem sobe à 4ª Divisão?

A FPN publicou ontem à tarde a start-list da Fase de Qualificação à 4ª divisão, desse modo, o BA fez uma previsão com a distinção das equipas que sobem de certeza (G1), as com fortes possibilidades de subir (G2) e aquelas que vão ter de se superar para poder sonhar com os últimos lugares de acesso ao patamar superior (G3).

Grande destaque para a presença de João Mártires Costa que após alguns anos a nadar na 1ª divisão pelo SCP, volta à sua equipa de origem (Ginásio Clube de Vila Real). Provavelmente vencerá as suas 3 provas individuais (100L, 100M e 200E) e ajudará o GCVR a subir à 4ª divisão a par da equipa rival da mesma cidade (CNVR).

Masculinos (sobem 6 equipas de 19)
G1 – Natação de Vila Real; Almeirim; Ginásio de Vila Real
G2 – Esposende; Tavira Natação Clube
G3 – Elvense; Gafanha da Encarnação; Clube Futebol Benfica; Natação do Tejo; Associação de Mora; Estremoz;

Femininos (sobem 9 equipas de 16)
G1 – Almeirim; Torres Novas; Tavira Natação Clube
G2 – CPNatação; Miranda do Corvo; Esposende
G3 – Estremoz; Elvense; Salvaterra de Magos; Portalegre; Ginásio de Vila Real; Lousanense

- Start-List da Fase de Qualificação à 4ª divisão / Regulamento e Programa

Festival de Inverno de Absolutos na ANL

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 4 e 5 de Novembro na Piscina Municipal das Palmeiras em Setúbal o Festival de Inverno de Absolutos da Associação de natação de Lisboa.

Os melhores atletas masculinos foram: 1º Pedro Fontoura Oliveira 1990 CFB 100E 1:01.68 646 pontos; 2º Luís Filipe Alves 1988 ABVE 100E 1:02.01 635 pontos; 3º João Pedro Glória 1987 CNCVG 100C 1:00.04 618 pontos.
Em femininos as mais pontuadas foram: 1ª Sara Alexandra Madeira 1987 CNCVG 100L 59.37 703 pontos; 2ª Inês Romão Reis 1992 CNS 100E 1:09.63; 3ª Ana Filipa Pardal 1989 CNCVG 100E 1:10.19 631 pontos.

Destaque ainda para os tempos obtidos nesta fase da época de Francisco Fezas Vital de 1992 da ABVE nos 100L e 100M. Venceu ambas as provas e na primeira fez 56.37 e na segunda 1:00.64 (recorde pessoal).

- Resultados completos

terça-feira, novembro 07, 2006

Regional de Clubes ANDS 2006

Decorreu no passado sábado na Piscina Municipal de Sines a 2ª edição dos Campeonatos Regionais de Clubes da Associação de Natação de Santarém. Participaram 9 equipas (só 7 contaram para a classificação final) e 113 nadadores.

Tal como na edição anterior a equipa vencedora foi o Clube de Natação do Litoral Alentejano, mas ao contrário do ano passado teve forte oposição do Clube de Natação de Rio Maior. A disputa foi animadíssima e à entrada da última prova, a estafeta de 4x100E masculinos, estava tudo em aberto, quem ganhasse a prova, venceria o Campeonato Regional.

Pedro Oliveira (CNRM) abriu a estafeta para 56.5 contra os 1:02.5 de Carlos Simões (CNLA), ou seja, cerca de 6 segundos na frente e com o título à vista. Depois André Pacheco (1:10.4) e Ivo Margarido (59.5) recuperaram cerca de 1 segundo cada a Miguel Vitorino (1:11.2) e Filipe Alves (1:00.3), deixando os 4 segundos restantes para David Gorgulho ganhar a Miguel Oliveira. Num final espectacular, na última braçada, Gorgulho (52.4 Vs 57.2) chega na frente 31 centésimos e as bancadas explodiram de alegria com a vitória final da equipa da casa.

Como balanço final fica o sinal de evolução desta competição que no 1º ano não teve tanta aceitação das equipas (6 em 2005 e 9 em 2006) e principalmente na evolução da qualidade de tempos, muito por causa da maior qualidade do CNLA e participação do CNRM. Nota negativa para o CNTN (tem a equipa masculina na 2ª divisão) que novamente não compareceu nesta competição.

- Report BA edição 2005
- Resultados das Provas / Classificações Finais de Equipas / Vídeo dos 100M masculinos

Etiquetas: