quinta-feira, agosto 30, 2007

35 Nadadores nos 3km de Porto Santo

O Porto Santo recebe pela primeira vez, a 1 de Setembro, uma prova do calendário nacional do Circuito de Águas Abertas. O evento integrado no Festival Náutico que assinala as “Bodas de Prata” do Clube Naval do Porto Santo, contará com a presença de atletas que integram a selecção nacional.

O evento desportivo, apresentado 4ª feira, será organizado em parceria com a Federação Portuguesa de Natação e respectiva associação sedeada no Funchal, estando prevista a realização de duas categorias em competição, federados e a populares.

A directora da prova, Magna Correia, destacou que a competição destinada aos atletas federados faz parte do circuito nacional e regional de Águas Abertas, num percurso de três mil metros, com partida na praia do Penedo, junto ao porto de abrigo, terminando na praia das Pedras Pretas, próximo do hotel do Porto Santo.

Confirmadas estão as presenças de atletas da selecção nacional de Águas Abertas, participantes nos Campeonatos da Europa e do Mundo, nos quais foram obtidos resultados positivos para Portugal.

“Temos até à data 35 atletas federados inscritos (NOTA BA: Apenas 8 continentais), distribuídos por diversos escalões e alguns destes, participam no circuito nacional, nomeadamente, Daniela Inácio, sexta classificada nos Campeonatos da Europa de Juniores esta temporada, além de Daniel Viegas que integrou a selecção da disciplina e que participou na Taça do Mundo, em Sevilha e de Daniela Pinto, também da selecção nacional”, revelou Magna Correia.

Por outro lado, e dando um cunho particular à competição, estarão presentes os nadadores Miguel Arrobas, Nuno Vicente e Duarte Mendonça que no ano passado realizaram a travessia com sucesso entre a Madeira e as Desertas. Os dois primeiros continuam a treinar para concretizarem a travessia do Canal da Mancha.

A concentração dos nadadores está prevista para as 9 horas, do dia 1 de Setembro, no Clube Naval do Porto Santo, seguindo-se uma reunião com os clubes, nadadores e organização, estando a partida prevista para as 11 horas, com chegada prevista para duas horas mais tarde junto à praia das Pedras Pretas.

Entretanto, a prova destinadas aos populares, cujas inscrições decorrem até sexta-feira, terá início às 12 horas, na praia da Fontinha, junto ao hotel Torre Praia, com término na praia das Pedras Pretas. Tal como na prova federada, haverá uma classificação geral individual e por equipas. (Texto in Jornal da Madeira de 29-08-2007)

- Regulamento 3km / Regulamento 1km / Percurso 3km

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 29, 2007

Sara Oliveira – Época de Ouro

Declarações após os 2:11.57 de Paris
“Ao longo dos anos, antes mesmo de falhar Atenas-04, pensei muito em como iria festejar quando conseguisse os mínimos para os Jogos. Nunca imaginei que fosse tão tranquilamente. Quando cheguei à parede e vi o tempo... foi encostar a cabeça ao lado, respirar fundo e dizer: Obrigado”, Sara Oliveira em Paris depois da eliminatória dos 200M (2:11.57 – mínimo para Pequim e Recorde Nacional Absoluto).

Mais rápida em longa
Com a série de recordes nacionais obtidos ao longo destes últimos meses, Sara Oliveira terminou a época a nadar mais rápido em piscina de 50metros do que em piscina de 25metros. Ela que actualmente detém todos os recordes de mariposa (em ambas as piscinas), na prova mais curta é 3 centésimos mais rápida em piscina longa – 27.63 Vs 27.66.
Nos 100M já nadou por duas vezes abaixo dos 60s (Aveiro-59.66 e Paris), enquanto que em curta o melhor recorde nacional “ainda” é 1:00.17 dos Europeus de Helsínquia. Na prova mais longa, onde obteve o seu 1º passaporte para uns Jogos Olímpicos, e para contrariar a regra, a Sara é mais rápida em curta com 2:11.44 Vs 2:11.57.

Viagem para Pequim com “partida” do Brasil
As férias de Agosto estão prestes a terminar e Sara Oliveira está a caminho do Brasil, local onde se reencontrou para a Natação de Competição em 2005/2006.
Agora e em inicio de trabalhos para o Ano da Olimpíada, Sara volta a nadar no Brasil (de novo pelo Pinheiros) de 4 a 9 de Setembro, no 36º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, que se realiza em Florianópolis.
A prova conta com a aprovação da FINA para a obtenção de mínimos olímpicos, mas muito dificilmente Sara procurará melhorar os tempos que trás de Agosto em Paris. De qualquer forma será possível vê-la lutar pelos lugares no pódio dos 50M, 100M e 200M.

- Lista de recordes de Sara Oliveira
- Start-List Troféu José Finkel 2007
- Recordes femininos do Troféu José Finkel

Etiquetas: ,

Gorgulho de bronze

Ao segundo dia de competições em Kranj, na Eslovénia, onde está a decorrer o 11º Campeonato da Europa Master, David Gorgulho na sua primeira experiência como nadador Master, subiu esta manhã ao pódio no 3º lugar.

O nadador do Clube de Natação do Litoral Alentejano, a competir no escalão 25-29 anos, nadou os 200 metros livres em 1:59.32 vencendo assim a primeira medalha para Portugal nestes Campeonatos

Já ontem Ana Ferreira UDCA, no escalão dos 55-59 anos foi 6ª nas duas provas que realizou (200E-3:34.31 e 800L-12:56.45). Armando Costa da equipa dos Pimpões foi 24º nos 800L no escalão 40-44 (tempo de 11:49.83) e Vitor Carvalho da EDV foi 40º nos 200E do escalão 40-44 (tempo de 3:11.14).

- Site oficial do 11º Campeonato da Europa Master Kranj 2007
- Resumo FPN da 1ª Jornada (2 Recordes Nacionais)

Etiquetas:

Circuito Nacional com 38 inscritos

O Circuito Nacional de Águas Abertas, composto por cinco etapas num total de sete provas pontuáveis para a classificação final e que vai decorrer durante o mês de Setembro, tem 38 nadadores inscritos, 30 masculinos e oito femininos.

No sector feminino, estão inscritas a vencedora da edição de 2006, Marta Villar, do Algés, a segunda classificada, Amélia Fernandes, do Vitória de Guimarães, e Soraia Ribeiro, do Vilacondense, que terminou o circuito da época passada no quarto posto.

Daniela Inácio, do Belenenses, que ficou em sexto lugar no Campeonato da Europa de juniores de águas abertas que decorreu em Milão no mês de Julho, também vai disputar a competição.

Em masculinos, o ucraniano Arseniy Lavrentyev, do Algés, vencedor do circuito em 2006 e quarto classificado na Taça do Mundo de Setúbal deste ano, é um dos nadadores que vai participar, tal como o colega de equipa e segundo classificado na anterior edição, Duarte Mourão. Duarte Mendonça (Individual da Madeira) e Nuno Vicente (Torres Novas), respectivamente terceiro e quarto classificados na época transacta, também estão inscritos. O vencedor em 2005, Ricardo Rego, do Sporting de Braga, é um dos participantes deste ano.

Nuno Vicente e Miguel Arrobas (Estoris) vão entrar no circuito como mais uma etapa da preparação para realizarem a travessia do Canal da Mancha em 2008.

Dos 38 inscritos, o nadador mais velho é José Luís Correia, dos Estoris, com 48 anos, e a representante mais nova a jovem Soraia Ribeiro, do Vilacondense, com 15.

O Circuito Nacional é constituído por cinco etapas e tem início no sábado, dia 1 de Setembro, com a 1.ª Prova de Mar de Porto Santo (3 km), seguindo-se no dia 8 o 5.º Challenge Open Water (10 e 5 km), a II Travessia Bessone Basto no dia 16 (8 e 3 km), a Travessia do Sado no dia 22 (2,6 km) e a XIX Travessia dos Templários no dia 30 (5 km).

As provas de 10 quilómetros do 5.º Challenge Open Water e de cinco quilómetros da XIX Travessia dos Templários servirão simultaneamente para apurar os Campeões Nacionais de Águas Abertas nas respectivas distâncias, títulos que serão atribuídos pela primeira vez em Portugal. (Texto in FPN On-Line)

- Lista de nadadores inscritos no Circuito Nacional
- Novidades no Circuito Nacional de AA (Post BA)
- Site do Circuito e Campeonato Nacional de AA

Etiquetas: ,

Prova de Mar da Praia de Albufeira

A 7ª etapa do Circuito de Mar do Algarve 2007 decorreu no passado domingo (dia 26) na Praia dos Pescadores em Albufeira numa extensão de 1.000 metros.

O vencedor absoluto foi Ricardo Filipe do Louletano, logo seguido de Daniel Viegas da Amadora (vencedor do circuito). Mais atrás chegou Pedro Pinotes da Aminata.

Ana Boavista do CNLA voltou a vencer. Na consagração da vitória do circuito, venceu pela 5ª vez no Algarve. Nos restantes lugares do pódio e mesmo em cima da 1ª classificada, ficaram Lara Pinheiro da SFUAP e Joana Santa do CNLA.

Participantes do Circuito sem Prémios
Daniel Viegas CNA e Ana Boavista CNLA são os vencedores do Circuito de Mar do Algarve de 2007 tal como tinha sido anunciado na semana passada. A surpresa foi não ter havido qualquer celebração e/ou entrega de prémios do Circuito tal como em anos anteriores (escalões, geral e equipas), o que acabou por “acinzentar” a festa.

Próximo fim-de-semana
Decorre no próximo dia 1 de Setembro (sábado) na Praia de Porto Santo (inscrições por mail) pelas 11h uma prova com uma extensão de 3.000metros. Esta será a primeira prova do Circuito Nacional.
No dia seguinte e sem contar para qualquer circuito, temos a prova da Barragem da Queimadela com várias distâncias (1,0km, 2,5km e 5,0km). (inscrições por mail)

Toucas BA à venda
Façam reservas para entregas de Toucas BA nas próximas provas do Circuito Nacional e Circuito ANDS de Águas Abertas através do mail bebaaguavitalis@sapo.pt (também via msn). Para outras encomendas é favor contactar para o mesmo e-mail para se combinar local e forma de entrega. O custo de cada touca é fixo e é de 5,00 euros.

- Resultados completos da Praia de Albufeira
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho / Rocha / Tavira / Faro / Quarteira / Altura

Etiquetas:

terça-feira, agosto 28, 2007

Mendonça e Cerdas vencem clássica José da Silva 'Saca'

O individual Duarte Mendonça venceu domingo (dia 26) a prova José da Silva 'Saca', que inaugurou o Circuito Regional de Águas Abertas de 2007 e foi organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e Associação de Natação da Madeira. Para percorrer os 1200 metros entre o cais da cidade e a Barreirinha gastou 12.35,14 minutos, batendo o seu próprio tempo 13.36,78 registado o ano passado nesta prova.

E se Duarte Mendonça chegou completamente isolado à meta, curiosa foi a luta pelo segundo lugar entre os nacionalistas, Paulo Franco, Luís Pinto e Óscar Melim, que acabariam por esta ordem.

Quanto ao sector feminino, no qual se notou a ausência da nacionalista Fabiana Quintal, vencedora em 2006, a vitória pertenceu a Sara Cerdas, do Naval do Funchal, impôs-se à sua colega de equipa, Mariana Marques, e à nacionalista Ana Pita.

A próxima prova do Circuito Regional de Águas Abertas é no Porto Santo, a 01 de Setembro, prova que conta também para o Circuito Nacional. (Excerto do Texto in Diário de Noticias da Madeira)

Selecção para Porto Santo
Destaque ainda para o acréscimo de interesse desta prova uma vez que servia de selecção para o IDRAM/ANM com vista à deslocação e participação na prova de Porto Santo.
Apuraram-se os 4 melhores seniores, os 2 melhores juniores, os 2 melhores juvenis e 2 melhores infantis (só masculinos):
MAS – 1º Duarte Mendonça INDMAD SEN, 2º Paulo Franco CDN SEN, 3º Luís Pinto CDN SEN, 4º Óscar Melim CDN SEN, 5º Tomás Freitas CDN JUN, 6º Vítor Castanheiro CDN JUV, 7º Emanuel Gonçalves CDN JUN e 13º Gonçalo Ventura CNF JUV, 18º João Afonso Vargas CNF INF e 19º Pedro Cotrim CNF INF.
FEM – 1ª Sara Cerdas CNF SEN, 2ª Mariana Marques CNF SEN, 3ª Ana Pita CDN JUV, 4ª Joaquina Freitas CNF JUV, 5ª Debora Pereira CDN SEN, 7ª Maria Silva CDN SEN, 9ª Marília Aveiro CNMAD JUN, 10ª Joana Vítor CDN JUN.

- Resultados Completos

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 27, 2007

Temporal não permite realização das finais de Beach Polo

As finais da segunda etapa do I Circuito de Beach Polo da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), a Basto Beach Polo, não se realizaram devido ao temporal que surgiu no Rio Tâmega, em Mondim de Basto.

As condições climatéricas não permitiram a conclusão da competição, pelo que as equipas apuradas para as finais, em conjunto com a organização, acordaram em que o primeiro lugar seria «ex-aequo» para os finalistas, ou seja, Polo Sharks e Tubaralhos, em seniores masculinos, e Fluvial IBS e Ch Vandoma, em feminino/juvenis masculinos. Estiveram em competição 17 equipas.

O vencedor do Circuito de Beach Polo só será conhecido na terceira e última etapa, agendada para dia 1 de Setembro, na Barragem da Queimadela, em Fafe.

Lembre-se que a primeira etapa, a Jopel Beach Polo, realizada em Julho, na Piscina Solário Atlântico, em Espinho, foi ganha pelo Polo Sharks, em seniores masculinos, e pelo Fluvial IBS, em femininos/juvenis masculinos.

Lusoswim, Associação Desportiva de Fafe, Câmara Municipal de Fafe, Câmara Municipal de Espinho, Confecções Jopel e Junta de Freguesia de Mondim de Basto são as entidades que apoiam este evento. (Texto in ANNP On-Line)

Etiquetas:

Nuno Rola suspenso por dois anos

A Federação Angolana de Natação declarou que Nuno Rola é culpado no caso de doping em que foi acusado e que será suspenso de toda a actividade durante dois anos.

O nadador acusou esteróides anabolisantes nos jogos de Africa que decorreram entre 11 e 23 de Julho na Argélia, embora se tenha defendido que apenas tomou uma bebida energética que continha essa substância sem estar referenciada na sua constituição.

Declarações de esclarecimento de Nuno Rola
Beba Água, eu nunca disse “energético”, isso é um erro na fonte da notícia. Eu ainda não fui informado de nada e parece que já esta tudo decidido desde dia 18. Enfim, não percebo.
O que eu defendo é que foi tudo causado por um suplemento, eu e toda a equipa médica! Agora, e como as leis são para ser cumpridas, a Federação não podia deixar de as cumprir.

- Primeiro post BA sobre o tema
- Artigo num Jornal de Angola

Etiquetas:

domingo, agosto 26, 2007

Novidades no Circuito Nacional de AA

Porto Santo
A grande novidade é mesmo a troca da Queimadela por Porto Santo. A prova organizada pela ANNP na época passada teve muitos problemas. Com esta troca o Circuito não sai a perder em termos de distância, isto porque, se a Queimadela era anunciada como de 5km a verdade é que os primeiros realizaram cerca de 35minutos, ou seja, nunca mais de 3km. Sendo Porto Santo uma prova de 3km, as condições da primeira prova apenas se alteram de “barragem” para “mar”.

Challenge
A maior alteração prende-se com a realização das provas de 5km e 10km em voltas de 2,5km. Esta novidade vai trazer mais espectáculo para quem assiste, podendo assim ver mais do que apenas a partida e chegada, como em anos passados. Para os nadadores aumenta a segurança, porque os meios de apoio estarão mais perto, mas também será certamente mais monótono e menos “estimulante”.

Bessone Basto
Na primeira edição (2006) a chegada foi na praia de Santo Amaro de Oeiras, desta feita será na Marina de Recreio de Oeiras, à imagem do que sucedeu em 2005 no Desafio Bugio – Oeiras. A prova fica assim com mais alguns metros, cerca de 500/1000 metros.

Sado
Tal como a Travessia Bessone Basto, a chegada tem sido historicamente nas praias de Tróia, mas desta feita será na nova Marina do Tróia Resort. A partida será no Parque Verde Urbano de Albarquel, local da futura sede das Taças do Mundo de 2008 e 2009.

Templários
Já na sua 19ª edição, esta prova é a única a não apresentar novidades em termos de percurso / organização. Esperemos apenas que não aproximem tanto as bóias das margens, para não acontecer como no ano passado, com nadadores a terem de se por de pé para não se aleijarem.

- Site Oficial da FPN para o Circuito e Campeonato Nacional de AA

Etiquetas:

sábado, agosto 25, 2007

Stoychev bate recorde na Mancha

O Búlgaro hexavencedor da Taça do Mundo FINA das Águas Abertas e líder do novo Circuito Grand Prix, bateu ontem o Recorde da Travessia do Canal da Mancha (34km).

Petar Stoychev de 31 anos nadou dia 24 de Agosto de 2007 em 6h57m50s, pelo primeira vez abaixo das 7horas, apagando o anterior recorde do alemão Christof Wandratsch de há 2 anos de 7h03m53s.

Stoychev já no ano anterior tinha tentado este recorde, mas na segunda parte da Travessia perdeu muito tempo, isto depois de a meio Canal ter passado com 4minutos de avanço sobre o tempo do recorde. Nessa tentativa terminou em 7h21m.

Etiquetas:

Todos de Férias? Nada disso!!!

Destaques do 2º dia no Open do Japão – Coventry em 59s
- Kirsty Coventry ZIM nos 100C passa a ser a 3ª do mundo abaixo dos 60s e a 2ª mais rápida de sempre com 59.85 - novo Recorde Africano.
- Liam Tancock GBR também nos 100C, igualou o Recorde da Europa com 53.46 - novo máximo da Commonwealth.
- Libby Lenton AUS venceu os 100L com 53.58, a única abaixo de 54s. Aproximou-se do recorde do mundo de 53.30, mas não ficou perto dos seus 52.99.

Destaques do 3º dia no Open do Japão – Ezergzegui por um fio
- Kirsty Coventry ZIM voltou a ser a protagonista do dia. Se no 1º dia venceu os 400E com 4:36.07 (Recorde da Commonwealth), no 2º dia venceu os 100C com 59.85 (2ª melhor nadadora de sempre), a surpresa maior chegou ao 3º dia com a performance nos 200C. A zimbabueana nadou os 200C em 2:06.83, aproximando-se como nunca se tinha visto em 16 anos, dos 2:06.62 da “Rainha do Costas” a húngara Krisztina Ezergzegui.
- Leisel Jones AUS venceu os 200B com a naturalidade do costume. O tempo obtido foi de 2:21.45, melhor que os 2:21.84 d o Mundial de Melbourne. Rebecca Soni USA voltou a melhorar para 2:23.36 e passa a ser séria candidata ao pódio de Pequim.
- Kosuke Kitajima JPN venceu os 200B com muito mais luta que na prova dos 100B. Mesmo assim venceu com 2:10.02, deixando em 2º lugar a surpresa do dia: Kristopher Gilchrist GBR com 2:10.32 – Recorde da Commonwealth.
- Grant Hackett AUS está de volta. O australiano venceu os 1500L com 14:48.70, relegando o campeão mundial e recordista europeu Mateusz Sawrimowicz POL para 2º com 14:50.72. Também se desforrou de Tae Hwan Park KOR dos 400L, que terminou em 3º com 14:58.43.

Destaques do 4º dia no Open do Japão – Cate Campbell vira estrela
- Cate Campbell AUS de 15 anos nadou os 50L em 24.48 – novo Recorde da Commonwealth!!! Inacreditável, esta fase da natação mundial em que as “velhotas” Therese Alshammar SWE e Dara Torres USA e esta jovem batem recordes e se aproximam do máximo mundial de Inge de Bruin com 24.13.
- Liam Tancock GBR de novo! Desta feita nos 200E, realizou 1:59.19 melhorando o seu próprio Recorde Britânico.
- Quarto dia, quarta vitória. Kirsty Coventry ZIM também venceu os 200E com 2:10.83 na única prova em que não chegou ao Recorde Africano.
- Grande prova da equipa da casa no fecho dos Campeonatos. Na estafeta masculina de 4x100E os Japoneses bateram o Recorde Asiático com a melhor performance do ano. O tempo foi obtido por Tomomi Morita (54.00), Kosuke Kitajima (59.14-melhor bruços), Ryo Takayasu (52.27) e Hysayo Sato (47.94-melhor crol), totalizando 3:33.35.

- Página Oficial do Open Japão 2007
- Resultados do Open Japão 2007
- Report BA do 1º dia do Open Japão 2007

Etiquetas: ,

Etapa Basto Beach Polo com 17 equipas inscritas

O rio Tâmega, em Mondim de Basto, acolhe no próximo sábado, a partir das 10h00, a Basto Beach Polo, segunda etapa do I Circuito da variante de pólo aquático da Associação de Natação do Norte de Portugal, com a participação de 17 equipas.

A equipa Polo Sharks, formada por jogadores do Salgueiros, venceu a Jopel Beach Polo no escalão masculino (seniores/juniores), primeira etapa do Circuito desta variante de pólo aquático, que decorreu na Piscina Solário Atlântico, em Espinho.

Vencedores das edições de Beach Polo de 2005 e 2006, os Polo Sharks, com Rui Moreira em grande destaque, não deram hipóteses à concorrência no primeiro Circuito da história da modalidade, derrotando na final por 6-1 a equipa dos Tubaralhos, também composta por jogadores salgueiristas.

O Sederap, formado por jogadores do Paredes, que se tem intrometido na luta pelos lugares cimeiros nas anteriores competições de beach polo, garantiu o terceiro lugar em Espinho, depois de derrotar o Fluvial IBS por 8-4.

No escalão feminino e juvenis e infantis masculinos, as meninas do Fluvial IBS foram as vencedoras, ao derrotarem na final a equipa masculina de juvenis do Vandoma por 6-4. As fluvialistas, com Inês Braga, Vânia Vieira, Mariana Sarmento e Loulou, jogadora da Selecção francesa, estiveram a perder por 3-0, mas conseguiram dar a volta ao marcador no derradeiro período. O terceiro lugar foi conquistado pelos lousadenses do 2 Barões que bateram o CDUP Liberty por 7-5.

A terceira etapa, Fafe Beach Polo, vai realizar-se na Barragem da Queimadela, em Fafe, no dia 1 de Setembro, a partir das 9h30.

Lusoswim, Associação Desportiva de Fafe, Câmara Municipal de Fafe, Câmara Municipal de Espinho, Confecções Jopel e Junta de Freguesia de Mondim de Basto são as entidades que apoiam este evento. (Texto in ANNP On-Line)

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 24, 2007

Site do Circuito e Campeonato Nacional de AA

O site oficial do Circuito e do Campeonato Nacional de Águas Abertas já está online, através do endereço http://www.cnaguasabertas.com/.

O site inclui as fichas de inscrição para ambas as competições, os regulamentos das duas competições nacionais, bem como os regulamentos das diferentes etapas.

Aproveitamos ainda para informar que o prazo para as inscrições no VII Circuito Nacional de Águas Abertas, termina na próxima sexta-feira, dia 24. (Texto in FPN On-Line)

Etiquetas: ,

5ª Prova de Mar “Porto de Sines”

A Baía de Sines volta a ser o palco da Prova de Mar “Porto de Sines”, que já vai na sua 5ª edição. Perspectiva-se um número recorde de inscrições e a presença, pelo segundo ano consecutivo, de algumas das grandes figuras da natação nacional, que prometem um grande espectáculo na manhã do dia 2 de Setembro na Praia Vasco da Gama.

A Prova de Mar “Porto de Sines 2007” realiza-se este ano no dia 2 de Setembro (Domingo), a partir das 11:00h e tem duas distâncias: 1800m e 400m. A prova de 1800m é aberta a atletas federados e não federados com idade igual ou superior a 14 anos, à data de realização da prova. A prova de 400m é aberta a jovens federados e não federados com idade compreendida entre os 11 e 13 anos (inclusive), à data de realização da prova.

São aceites inscrições até ao dia 27 de Agosto às 20:00h, através do endereço electrónico secretaria@cnla.net, do fax 269 862 279, ou por correio para o endereço da organização (Estrada da Costa do Norte, Lote B – R/C, Loteamento das Percebeiras, 7520-134 Sines). Após o prazo normal, admitem-se inscrições chamadas de “última hora” e que poderão efectuar-se no secretariado da prova até uma hora antes do início da competição.

Com organização do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), a competição conta para o Circuito de Travessias do Vale do Tejo, sob a égide da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS). A prova tem como patrocinador oficial a APS – Administração do Porto de Sines, SA e o apoio da Câmara Municipal de Sines. A organização conta igualmente com a colaboração, entre outros, da Associação de Bombeiros Voluntários de Sines, Capitania do Porto de Sines, Clube Náutico de Sines e Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano.

Prémios monetários
À imagem das provas do Circuito Nacional os prémios dos 3 melhores absolutos masculinos e femininos é de: 1º 150euros; 2º 100euros; 3º 50euros.

Vencedores absolutos da Prova de Mar “Porto de Sines”
2003 - Miguel Pires (Louletano) & Joana Guerra (Belenenses)
2004 - Robert Cardoso (Portinado) & Ana Rita Boavista (CNLA)
2005 - António Barbosa (F.C. Porto) & Margarida Barbosa (F.C. Porto)
2006 - Duarte Mourão (Algés) & Ana Paula Grilo (UDCA)

- Press-Release CNLA sobre o evento
- Página da Internet do CNLA
- Regulamento e fichas de Inscrição para 5ª Prova de Mar “Porto de Sines”

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 23, 2007

Challenge 10 km Open Water

É já no dia 8 de Setembro a 5ª edição do “Challenge 10 km Open Water”, nas águas da Barragem de Castelo do Bode, junto ao Parque Náutico de Aldeia do Mato, estando prevista a presença de mais de 350 nadadores, entre federados e não federados.

Procurando organizar um evento em que a prática da modalidade seja acessível a todas as idades, o 5º Challenge 10km será constituído por provas de pequena, média e longa distância: 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000m sempre a nadar.

Considerada a principal a nível nacional de águas abertas, a prova contará este ano com a presença de nadadores de fundo e meio-fundo, nacionais, federados e não federados, olímpicos e ex-olímpicos e equipas estrangeiras.

Tal como na edição de 2006, a organização irá doar 15 cêntimos à instituição “Raríssimas” (Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras) por cada km nadado. As provas começam às 10h30 e decorrem ao longo do dia. A cerimónia da entrega de prémios está marcada para as 16h30.

A organização do evento é da Associação de Nadadores dos Estoris e conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes. (In Infordesporto de 16/08/2007)

- Site 5º Challenge 10 km Open Water
- Open Water Portugal (tudo sobre provas de Águas Abertas em “Competições AA” – calendário, regulamentos, inscrições e percursos)

Etiquetas:

Muito bons tempos em Chiba

Decorre desde 3ª feira e termina 6ª feira o Open do Japão 2007 no Chiba International General Swimming Center, torneio criado à imagem do Open de Paris.
Uma vez que este ano os Mundiais foram no mês de Abril em Melbourne, não havia nenhuma grande competição de Verão, o que fez com que algumas organizações tentassem chamar a si o protagonismo da maior competição de Verão.

Vencedores e destaques do 1º Dia
Bronte Barrat AUS (18 anos) venceu os 400L com 4:05.93 e bateu o Recorde da Commonwealth de Tracey Wickham de 4:06.28 que durava já há 29 anos (24/08/1978), e que na altura foi Recorde Mundial.

Pawel Korzeniowski POL venceu com 1:54.93, bem próximo do Recorde Europeu que persegue há já algum tempo (1:54.62 de Franck Esposito em 2001, aos 31 anos!). Passa a ser o 4º melhor homem e a deter o 5º melhor tempo de todos os tempos! Ryuichi Shibata foi 2º mas também obteve uma marca de registo histórico – 1:54.99.

Kirsty Coventry ZIM venceu os 400E com um Recorde Africano em 4:36.07 e Stephanie Rice AUS foi 2ª com 4:37.18, novo Recorde da Commonwealth.

Ainda não foi desta que Grant Hackett se desforrou de Tae Hwan Park. Nos 400L Park venceu com 3:44:77 contra os 3:45:27 do australiano, isto depois de ter estado 350 metros na “cola” e atacando forte na piscina final.

Leisel Jones dominou os 100B como já era esperado com 1:06.15. Destaque ainda para a americana em franca ascensão: Rebecca Soni 1:06.94.

Kosuke Kitajima novamente abaixo dos 1:00! Pela 21ª vez nadou-se abaixo desta barreira: 11 por Brendan Hansen; 8 por Kosuke Kitajima e 2 por Roman Sloudnov. Desta vez e em casa nadou em 59.74 a sua 3ª melhor marca de sempre.

A Austrália nos 4x100L masculinos foi a estafeta do dia com Eamon Sullivan em 48.68, Andrew Lauterstein em 48.19, Matt Target em 48.78 e Kenrik Monk em 48.61. Venceram com larga margem e com o tempo final de 3:14.26.

Na mesma prova mas em femininos, nova vitória para a Australia com destaque para Lisbeth Lenton k fechou para 52.91. As restantes nadadoras nadaram para 55s e o tempo final ficou-se pelos 3:38.84.

- Página Oficial do Open Japão 2007
- Resultados em directo

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 22, 2007

Novos Vídeos em tempo de Verão

Nacional Absoluto Aveiro 2007
Estão já disponíveis os vídeos da reportagem televisiva dos Nacionais Absolutos que decorreram em Aveiro entre 26 e 29 de Julho onde foram registados novos 12 Recordes Nacionais Absolutos e 1 Júnior.
- Reportagem Televisiva: Parte1 / Parte2 / Parte3
- Report BA do evento

Travessia Berlengas Peniche
Estão também já disponíveis as 8 reportagens na TV relativas a esta Travessia de dia 7 de Junho de 2007 com Nuno Vicente e Miguel Arrobas.
- Directo da partida na TVI (Jornal da Uma)
- Reportagens nos Telejornais da Noite: RTP / SIC / TVI
- Outras reportagens do dia seguinte: Bom Dia Portugal / RTPN / SIC Noticias
- Documentário de 30minutos na SPORT TV: Parte1 / Parte2 / Parte3 / Parte4
- Site Open Water Portugal (mais informação sobre esta Travessia e outras dos nadadores)

Etiquetas: , , ,

Prova de Mar da Praia da Nazaré

A 26ª Prova de Mar da Praia da Nazaré decorreu no passado sábado dia numa extensão de 800 metros, isto depois de inicialmente marcada para o feriado de dia 15 como é hábito. Foi ainda realizada uma prova de 100metros para os mais novos.

O vencedor absoluto foi Francisco Freitas dos Pimpões, na frente do seu companheiro de equipa Filipe Meca. Na 3ª posição ficou o nadador de Alcobaça Diogo Silva.

Em femininos a vencedora foi Rita Gomes do CNAL, seguida de Ana Oliveira e Telma Grilo, ambas dos Pimpões.

Por equipas os Pimpões, equipa das Caldas da Rainha foi o grande dominador, superiorizando-se ao CNAL e Maris Immuris.

- Resultados: Geral Individual / Por Escalões / Equipas
- Resultados prova de 100metros

Etiquetas:

terça-feira, agosto 21, 2007

Prova de Mar da Praia de Altura

A 6ª etapa do Circuito de Mar do Algarve 2007 decorreu no passado domingo (dia 19) na praia de Altura em Castro Marim numa extensão de 1.200 metros.

O vencedor absoluto em Altura foi Daniel Viegas da Amadora, ele que já tinha vencido duas provas no fim-de-semana passado. Nos restantes lugares do pódio ficaram Ricardo Filipe do LCD e Pedro Pinotes da Aminata.

O pódio foi feminino foi de novo dominado pelo CNLA, com Joana Santa e Ana Cordeiro a ficarem nos primeiros lugares. Cátia Valente do CCLV foi a 3ª classificada.

Por equipas à geral e em femininos, o vencedor foi a equipa do Clube de Campismo Luz e Vida, enquanto que a vencedora masculina foi o Aminata de Évora.

Vencedores do 15º Circuito de Mar do Algarve
Daniel Viegas CNA e Ana Boavista CNLA são os vencedores do Circuito de Mar do Algarve de 2007. Viegas ganhou em Faro, Quarteira e Altura e ainda foi 3º na Praia da Rocha. Boavista venceu todas as 4 provas em que participou: Rocha, Tavira, Faro e Quarteira.

Próximo fim-de-semana
Decorre no próximo dia 26 de Agosto (domingo) na Praia dos Pescadores em Albufeira (inscrições por mail) pelas 11h uma prova com uma extensão de 1.000metros. Esta será a ultima prova do Circuito de Mar do Algarve. Não conta para o ranking, mas serve de celebração com a entrega de todos os prémios do Circuito.

Toucas BA à venda
Façam reservas para entregas de Toucas BA nas próximas provas do Circuito Nacional e Circuito ANDS de Águas Abertas através do mail bebaaguavitalis@sapo.pt (também via msn). Para outras encomendas é favor contactar para o mesmo e-mail para se combinar local e forma de entrega. O custo de cada touca é fixo e é de 5,00 euros.

- Resultados completos da Praia de Altura
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho / Rocha / Tavira / Faro / Quarteira

Etiquetas:

Inscrições para a Queimadela

As inscrições para a quarta edição de águas abertas da Barragem da Queimadela, em Fafe, terminam a 24 de Agosto. A prova realiza-se a 1 de Setembro, com a organização a cargo da Associação de Natação do Norte de Portugal, apoios da Câmara Municipal de Fafe e Associação Desportiva de Fafe e colaboração do Clube Náutico de Fafe e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

- Mais informação sobre a Queimadela
- Open Water Portugal (tudo sobre provas de Águas Abertas em “Competições AA” – calendário, regulamentos, inscrições e percursos)

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 20, 2007

14ºC depois de 5h a nadar...

Nuno Vicente e Miguel Arrobas nadaram sábado (dia 18) entre a Costa de Santo André e Sines na mais dura etapa até hoje realizada por ambos para preparar a Travessia do Canal da Mancha em 2008. Os nadadores saíram da Praia da Costa de Santo André pelas 11h00 e chegaram à Praia Vasco da Gama pelas 17h15 com muitas ondas e água fria pelo meio.

Inesperadamente os nadadores tiveram de enfrentar águas muito mais gélidas do que aquelas que estavam previstas. Os primeiros quilómetros foram nadados a 15ºC e o resto do percurso até ao Porto de Sines sempre a 16ºC. Já dentro do Porto de Sines os nadadores tiveram de enfrentar a sua última hora de desafio a 14ºC (!) quando o cansaço já se fazia sentir de forma notória, numa altura em que apareceram as primeiras cãibras.

Outro dos adversários foi o vento, que ao invés do que se supunha, nos primeiros 17km soprou de Oeste em vez de Norte, que favoreceria os nadadores. Aquando da chegada ao Cabo de Sines o vento estava desordenado provocando correntes várias que não facilitaram o evoluir destes aventureiros.

Com paragens rápidas a cada 30 minutos, após o primeiro abastecimento aos 45’, os nadadores nadaram sempre num ritmo forte, diminuindo ligeiramente na parte final. O tempo oficial final foi de 6h14m56s.

Com todas estas dificuldades os nadadores sentem-se agora mais bem preparados para o Grande Objectivo de 2008, além de que com o relatório da arbitragem a esta prova podem assim apresentar o certificado à Channel Swimming Association com todos os requisitos exigidos – equipamento utilizado, temperatura da água e duração mínima de 6h. (In Open Water Portugal)

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 17, 2007

Start-List Europeu Master

Decorre na Eslovénia, na cidade de Kranj entre os dias 28 de Agosto e 2 de Setembro o 11º Campeonato da Europa Master e estarão presentes vários nadadores portugueses de várias equipas.

Mesmo assim o maior destaque, nem vai para as classificações tugas nestas start-list’s onde até “temos” 1º lugares, mas sim para a “recém naturalizada”, Ana Paula Grilo, agora espanhola sob o nome Ana-Paula Grillo, em representação da equipa Esports Masters Esmas.

Equipas portuguesas presentes em Kranj: Escola Desportiva de Viana, Pimpões/Cimai, União Desportiva e Columbófila Adoslouquense, Associação dos Nadadores dos Estoris, Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, Clube de Natação do Litoral Alentejano, Clube Portugal Telecom e ainda dois nadadores individuais pela Associação de Natação de Lisboa. Estranha é a ausência do Clube Futebol Benfica, uma equipa que apareceu esta época com muita dinâmica e com vários nadadores habituados a participar nestas competições.

Esperanças em medalhas
Sem “Ana-Paula Grillo”, as cores portuguesas depositam as suas esperanças na obtenção de medalhas em (consideradas apenas entradas nos 12 primeiros):
David Gorgulho CNLA 200L 25-29anos 1º
David Gorgulho CNLA 100L 25-29anos 1º
Ana Maria Ferreira UDCA 800L 55-59anos 3ª
Ana Maria Ferreira UDCA 400L 55-59anos 3ª
Ana Maria Ferreira UDCA 200E 55-59anos 5ª
David Gorgulho CNLA 200C 25-29anos 6º
David Gorgulho CNLA 100C 25-29anos 8º
Nair Gomes Sá ANE 100C 65-69anos 11ª

Não percam este excerto da Nadar – Revista Brasileira dos Esportes Aquáticos, onde se fala de uma forma interessante sobre o que é o espírito Master. Façam ainda o teste proposto e descubram se são genuínos nadadores masters, ou se estão na altura de dar o salto para este escalão da Natação.

- Site oficial do 11º Campeonato da Europa Master Kranj 2007
- Start-List: Natação Pura / Águas Abertas

Etiquetas:

Prova de Mar da Ilha de Faro

A 4ª etapa do Circuito de Mar do Algarve 2007 decorreu no passado sábado (dia 11) na praia da Ilha de Faro numa extensão de 800 metros.

O vencedor absoluto foi Daniel Viegas da Amadora, tal como viria a acontecer no dia seguinte em Quarteira. Nos restantes lugares do podia ficaram Vasco Gaspar da SFUAP e Pedro Pinotes da Aminata.

O pódio foi feminino foi igual ao do dia seguinte, com Ana Boavista do CNLA a vencer, seguida da companheira de equipa Joana Santa e por Micheline Cardoso do Louletano.

Próximo fim-de-semana
Decorre no próximo dia 19 de Agosto (domingo) na Praia de Altura em Castro Marim (inscrições por mail) pelas 11h uma prova com uma extensão de 1.200metros. Esta será a ultima prova pontuável para o Circuito de Mar do Algarve (contam as 4 melhores provas).

Toucas BA à venda
Façam reservas para entregas de Toucas BA nas próximas provas de Águas Abertas através do mail bebaaguavitalis@sapo.pt (também via msn). Para outras encomendas é favor contactar para o mesmo e-mail para se combinar local e forma de entrega. O custo de cada touca é fixo e é de 5,00 euros.

- Resultados completos da Ilha de Faro
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho / Rocha / Tavira / Quarteira

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 16, 2007

Santo André – Sines é já sábado

Dois nadadores portugueses querem preparar-se para realizar a travessia do Canal da Mancha, considerada a mais difícil do mundo, percorrendo a nado uma distância de 26 quilómetros, entre Santo André (Santiago do Cacém) e Sines.

Nuno Vicente, 28 anos, e Miguel Arrobas, 32, vão ser os únicos nadadores portugueses a aventurarem-se, daqui a um ano, na mítica travessia do Canal da Mancha, que separa Inglaterra e França, num percurso de 34 quilómetros.

"O nosso sonho é conseguir chegar ao fim da travessia do Canal da Mancha e acreditamos que o podemos fazer num tempo máximo de dez horas", disse hoje Miguel Arrobas aos jornalistas, durante a apresentação do percurso da Costa de Santo André.

Este "desafio", agendado para 18 de Agosto, constituirá a maior travessia empreendida pelos atletas da disciplina de Águas Abertas (AA) durante a fase de "treinos" com o objectivo Mancha.

"Queremos endurecer mais os treinos em águas abertas e percebemos que esta zona tem condições semelhantes às do Canal da Mancha. Por isso, vamos nadar 26 quilómetros de seguida, entre a Costa de Santo André e a Praia Vasco da Gama, em Sines", explicou Nuno Vicente. (Excerto do Texto in Agência LUSA de 9 de Agosto de 2007)

- Site Open Water Portugal / Cartaz do evento

Etiquetas: ,

Prova de Mar da Praia de Quarteira

A 5ª etapa do Circuito de Mar do Algarve 2007 decorreu no passado domingo (dia 12) na praia de Quarteira numa extensão de 1.500 metros. Fica a faltar o report da prova de sábado (dia 11) na Ilha de Faro, uma vez que não há resultados.

O vencedor absoluto foi Daniel Viegas da Amadora, logo seguido de Ricardo Filipe do Louletano e de Vasco Gaspar da SFUAP, ele que tinha vencido uma semana antes em Tavira.

Em femininos, nova vitória de Ana Boavista do CNLA, ela que assim repete as vitórias na Rocha e Tavira. Nos restantes lugares do pódio ficaram Joana Santa CNLA e Micheline Cardoso LDC.

Por equipas à geral e em masculinos, o vencedor foi a equipa da “casa”, o Louletano, enquanto que a vencedora feminina foi o CNLA.

Próximo fim-de-semana
Decorre no próximo dia 19 de Agosto (domingo) na Praia de Altura em Castro Marim (inscrições por mail) pelas 11h uma prova com uma extensão de 1.200metros. Esta será a ultima prova pontuável para o Circuito de Mar do Algarve (contam as 4 melhores provas).

Toucas BA à venda
Façam reservas para entregas de Toucas BA nas próximas provas de Águas Abertas através do mail bebaaguavitalis@sapo.pt (também via msn). Para outras encomendas é favor contactar para o mesmo e-mail para se combinar local e forma de entrega. O custo de cada touca é fixo e é de 5,00 euros.

- Resultados completos da Praia de Quarteira
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho / Rocha / Tavira

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 15, 2007

Nando em 15:16.22

Abriu com 28.12, fechou com 29.32 e fez todos os outros 28 parciais em 30segundos (excepto um a 31.13, nos 1200/1250m). Deixou o anterior recorde nacional a 5segundos, o mínimo olímpico a 6segundos e acabou assim, por ao último dia de competições em Banguecoque, ser o maior destaque da selecção nacional na Tailândia.

Declarações de Fernando Costa: “Tudo correu na perfeição”
Fernando Costa há três anos que não melhorava o recorde absoluto e em três semanas bateu-o por duas vezes. “Foi preciso ser paciente para conseguir melhorar a marca. Há muito tempo que ambicionava baixar o tempo e consegui fazê-lo em Aveiro. Agora estava à espera de o voltar a fazer aqui nas Universíadas, porque há três semanas nos Nacionais ainda estava com carga de treino.” O nadador afirmou que a marca obtida “é muito boa. Nem tenho noção do que vale em termos de ranking mundial.”

O 4.º posto alcançado em Banguecoque “também é muito bom. Costuma dizer-se que o quarto lugar é injusto, porque é o primeiro fora do pódio, mas no meu caso, considero que é um prémio.” O estudante de nutrição revelou que “entrei na prova bastante mais rápido do que nos Nacionais e tudo correu na perfeição.”

A qualificação para Pequim permite-lhe “ficar mais tranquilo para preparar os Jogos Olímpicos. Agora vou tirar uns dias de férias e depois começo novamente a treinar, já sem a preocupação de ter de atingir os mínimos.” O nadador vai gozar férias em Portugal até dia 31 de Agosto, data em que parte novamente para os Estados Unidos, onde está a tirar o curso de nutrição. O facto de em Setembro mudar de Universidade e de Estado – saiu da Florida para estudar em Detroit – não o preocupa. “Tive de sair da Universidade em que estava porque o curso só tinha dois anos, que já completei.

Para acabar o curso superior tinha de ir para outra instituição e optei por Detroit, devido ao programa de treino. Escolhi a Universidade com melhor programa de treino para fundistas, por isso sei que fiz a opção certa.”

Fernando Costa afirmou que “a minha opção de ir estudar para os Estados Unidos obrigou-me a abdicar de algumas coisas e a ter de estar afastado da minha família. É um sacrifício que faço e é por momentos destes que vale a pena abdicar de tanta coisa. Nada vem facilmente e esta foi uma aposta ganha.”

O fundista fez questão de agradecer “aos meus treinadores, em especial ao Vasco Sousa [treinador do Leixões] que esteve aqui comigo nas Universíadas e que foi importante na obtenção dos mínimos.” (declarações à FPN On-Line)

Etiquetas: ,

Nuñez Campeã e Stoychev quase…

Decorreu no passado dia 4 de Agosto a 7ª etapa do Circuito Grand Prix da FINA em Águas Abertas. A prova decorreu no Lago Memphrémagog no Canadá com a extensão de 34km e teve como vencedores o búlgaro Petar Stoychev e a australiana Shelley Clark.

Esther Nuñez Morera foi apenas 5ª em virtude de vários problemas de saúde que se sucederam à última prova no Lago St-Jean (“anginas, mucho dolor de garganta y un malestar importante”), mas mesmo assim assegurou desde já a vitoria neste Circuito. A uma prova do final tem já 33 pontos de avanço sobre a argentina Maria Celeste Punet, quando a pontuação máxima por prova é de 20 pontos.

Shelley Clark venceu com 8h09m11s deixando bem longe todas as opositoras. Erica Rose USA e Patricia Perreault CAN terminaram com 8h19m46s e 8h35m38s, respectivamente.

Petar Stoychev obteve no Lago Memphrémagog a sua 5ª vitória em etapas do Grad Prix assumindo-se como o principal favorito à conquista de mais um Circuito FINA. Neste momento tem 10 pontos de avanço sobre o argentino Damian Blaum, mas que nestas ultimas etapas tem ficado sempre longe do búlgaro. Nesta prova foi “apenas” 4º.

Stoychev venceu com 7h44m30s superiorizou-se ao seu compatriota Tihomir Ivanchev (7h45m15s) e ao canadiano Simon Tobin (7h46m15s).

- Report BA: 1ªetapa / 2ªetapa / 3ªetapa / 4ªetapa / 5ªetapa / 6ªetapa
- Resultados completos da La Traversée Internationale Memphrémagog 2007
- Ranking FINA Grand Prix

Etiquetas:

terça-feira, agosto 14, 2007

Fernando Costa em Pequim e à beira do pódio

O recordista nacional da prova mais longa em piscina, foi hoje 4º nas Universiadas na sua prova predilecta. O tempo obtido é excelente e supera o anterior máximo (15:21.35, em Aveiro no Open de Portugal 2007) em mais de 5 segundos o que lhe dá desde já o passaporte para Pequim. O novo recorde a registar é de 15:16.22.

O nadador do Leixões nadou nas séries lentas, na série dois, onde saiu vencedor. Depois ficou a roer as unhas na sessão de finais ao assistir à série rápida com o 3º classificado a fazer 15:13.04. De qualquer forma esta foi a melhor participação portuguesa em todas as Universiadas que hoje terminaram.

Ainda nos 1500L tivemos José Parente em 15º com 15:53.71 e nos 50L Alexandre Agostinho 22º em 23.34.

Destaques Internacionais
Neste 6º e último dia de competição foram batidos 6 novos Recordes das Universiadas: 50L Nicholas Santos 22.12, 1500L Chad Latourette 15:00.26, 100C Helge Meeuw 53.85, 4x100E RUS MAS 3:36.17, 50L Britta Steffen 24.87, 200M Audrey Lacroix 2:06.83.

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas
- Post’s BA: Convocatória / Apresentação / Dia09 / Dia10 / Dia11 / Dia12+Dia13
- Report FPN: Dia09 / Dia10 / Dia11 / Dia12 / Dia13 / Dia14

Etiquetas: , ,

Prova da Nazaré adiada para sábado

Comunicado da Organização
Atendendo às condições climatéricas previstas para o próximo dia 15 de Agosto, a Organização da XXVI Grande Prova de Natação e da IV Prova Infantil de Natação Joaquim Bernardo de Sousa Lobo, comunica que as mesmas foram adiadas para o próximo Sábado, dia 18 de Agosto de 2007, pelas 16 horas, uma vez que não se prevê que estejam reunidas as condições necessárias de segurança para a efectivação das provas.

As inscrições estarão abertas até às 12:30 horas do dia da prova. A chamada dos atletas e a respectiva entrega de toucas será efectuada pelas 14:30 horas, junto ao portão da Capitania. Neste contexto, mantém-se válido o Regulamento anunciado, com as necessárias adaptações em função de tal adiamento.

Nazaré, 14 de Agosto de 2007
P’la Organização

Etiquetas:

Nystrand Fenomenal

Stefan Nystrand foi o maior destaque do recente Open de Paris com 47.91 nos 100L. Esta é a 3ª melhor marca de todos os tempos e dá-lhe o “título” de 2º homem abaixo de 48s depois de Peter van den Hoogenband o ter realizado por 3 vezes: 47:84 Jogos Sydney Olímpicos de 2000, 47:86 Berlim Europeu 2002 e 47:97 semifinal do Europeu Berlim 2002.

Nystrand ainda venceu os 50L com 21.93, mas a surpresa veio no fim do Open de Paris quando questionado sobre o seu método de treino. O nadador sueco declarou que não faz mais de 20km semanais em piscina e que apenas realiza dois treinos fora de água. A surpresa foi imensa e têm feito correr muita tinta internacionalmente.

- Resultados Completos do Open de Paris

Etiquetas: ,

segunda-feira, agosto 13, 2007

Report BA do 4º e 5º dia na Tailândia

Mais dois dias sem portugueses a atingirem finais ou lugares nos 16 primeiros. Fernando Costa foi aquele que mais se aproximou nos 400L com os 3:59.60 que lhe deu o 17º lugar, mesmo assim muito aquém dos 3:55.36 que fez em Aveiro (novo recorde nacional). Na mesma prova José Parente foi 24º com 4:02.73.

Ainda no domingo, Filipa Silva foi 33ª nos 200L com 2:06.35 e Bruno Freitas 36º nos 100C com 58.56.

Já hoje (2ª feira), Filipa Silva foi 26ª nos 50M com 28.46 e João Araújo 41º nos 200L com 1:56.75.

Amanhã, no último dia de competição para a natação temos Alexandre Agostinho nos 50L e Fernando Costa e José Parente nos 1500L.

Destaques Internacionais
Nestes 4º e 5º dia de competição foram novamente batidos 5 recordes diários como em todos os dias até agora: 400L Dragos Coman ROM 3:48.29, 100C Helge Meeuw GER 54.06, 4x200L USA MAS 7:13.72, 200L Federica Pellegrini ITA 1:57.67 e 400E Yana Klochkova UKR 4:37.50 no domingo e 200L Adam Ritter USA 1:47.42, 400E Patrick Mellors USA 4:12.94, 1500L Flavia Rigamonti SUI 16:05.90, 50M Aliaksandra Herasimenia BLR 26.63 e 4x100E JPN FEM 4:03.11 no dia de hoje (2ª feira).

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas
- Post’s BA: Convocatória / Apresentação / Dia09 / Dia10 / Dia11
- Report FPN: Dia09 / Dia10 / Dia11 / Dia12 / Dia13

Etiquetas: ,

sábado, agosto 11, 2007

Agostinho em 50 segundos

Alexandre Agostinho fez a sua melhor marca de sempre nos 100L com o tempo de 50.80 (a primeira vez abaixo de 51s, tinha 51.39) que lhe valeu a vitória na 5ª das 10 séries da prova. Ficou em 23º a apenas 21 centésimos de se apurar para a final B.

Bruno Freitas também foi 23º classificado, mas na prova dos 50C. Com 26.94 ficou a 20 centésimos do seu tempo de inscrição (26.74) e a 37 centésimos da Final B (26.58).

Depois de ter estado no seu melhor no 1º dia, hoje Duarte Mourão nos 200E não manteve o nível qualitativo ao obter o tempo de 2:07.42 (33º classificado).

Amanhã em competição temos Fernando Costa e José Parente nos 400L, Bruno Freitas nos 100C e Filipa Silva nos 200L.

Destaques Internacionais
Neste 3º dia de competição foram batidos novamente 5 novos Recordes das Universiadas: 50C Helge Meeuw GER 25.42, 200E Brian Johns CAN 1:59.97, 400L Federica Pellegrini ITA 4:06.11, 200B Ki Jung KOR e 4x200L USA FEM 7:57.87.

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas
- Post’s BA: Convocatória / Apresentação / Dia09 / Dia10
- Report FPN: Dia09 / Dia10 / Dia11

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 10, 2007

Parente é 19º na Tailândia

José Parente foi o mais bem classificado português do dia. O bracarense na prova dos 800L realizou o tempo de 8:18.40 e obteve o 19º lugar na geral.

Filipa silva esteve ontem em acção nos 100L e 100M, ficando em ambas as provas pelas eliminatórias. Na prova de livres fez 59.26 (37ª) e na de mariposa 1:02.78 (28ª).

Amanhã em competição temos Bruno Freitas nos 50C, Alexandre Agostinho nos 100L e Duarte Mourão nos 200E.

Destaques Internacionais
Neste 2º dia de competição foram batidos mais 5 novos Recordes das Universiadas: 50C Aliaksandra Herasimenia BLR 28.72 (nas eliminatórias), 50C Aya Terakawa JPN 28.61 (na final), 100L Britta Steffen GER 54.36, 800L Chad Eric Latourette USA 7:49.90 e 4x100L USA MAS 3:16.06.

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas
- Post’s BA: Convocatória / Apresentação / Dia09
- Report FPN: Dia09 / Dia10

Etiquetas: ,

Rankings Nacionais 2007

Já escrevi um post parecido quando faltavam 555 dias para Pequim… Agora a 365 dias da inauguração dos Jogos Olímpicos a 08-08-2008 e em fim de época venho actualizar as Tabelas BA “A Caminho de Pequim”, onde se pode ver os tempos de acesso (A, COP/FPN e B) e os melhores tempos Tugas de 2007, 2006 e os recordes nacionais.

Não percam também os Rankings Nacionais (in SwimRankings) com os 100 melhores em cada prova. As provas de 800L/1500L têm só os 50 melhores.

- A Caminho de Pequim: Masculinos / Femininos
- Rankings Nacionais p50m 2007: Masculinos / Femininos

Etiquetas: ,

Mourão é 15º na Tailândia

Duarte Mourão foi o destaque da participação portuguesa no 1º dia das Universiadas. O nadador luso apurou-se para a Final B dos 200M e classificou-se em 15º lugar com um novo recorde pessoal. O anterior melhor tempo de Mourão tinha já 3 anos!

Nas eliminatórias Duarte Mourão foi 15º com 2:01.51, enquanto que o outro nadador português também em prova, João Araújo ficou-se pelos 2:03.46 (23º). Na Final B Mourão melhorou o tempo para 2:00.78.

Hoje em competição temos Filipa Silva nos 100M e 100L e José Parente nos 800L.

Destaques Internacionais
Neste 1º dia de competição foram batidos 5 novos Recordes das Universiadas: 800L Flavia Rigamonti SUI 8:25.59, 4x100L USA 3:40.85, Britta Steffen GER 54.40, 200M Ryusuke Sakata JPN 1:55.92 e 200C Markus Rogan AUT 1:56.66.

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas
- Post’s BA: Convocatória / Apresentação
- Report FPN: Dia09

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 09, 2007

Prova de Mar da Ilha de Tavira

A 3ª etapa do Circuito de Mar do Algarve 2007 decorreu no passado domingo na Ilha de Tavira numa extensão de 1.500 metros.

O vencedor foi absoluto foi Vasco Gaspar da SFUAP logo seguido de Miguel Lopes do ABCD. No 3º lugar ficou o nadador Ivo Margarido do CNLA que tinha vencido a etapa do Pintadinho.

Do lado feminino a vencedora foi Ana Boavista, ela que no dia anterior tinha vencido na Praia da Rocha. No segundo lugar ficou Micheline Cardoso LDC e em 3º Joana Leitão da SFUAP.

Próximo fim-de-semana
No próximo dia 11 de Agosto na Ilha de Faro (inscrições por mail) pelas 12h e no dia seguinte na Praia de Quarteira (inscrições por mail) também pelas 12h. A prova de Faro tem 1.000metros e a de Quarteira 1.200metros.

Toucas BA à venda
Façam reservas para entregas de Toucas BA nas próximas provas de Águas Abertas através do mail bebaaguavitalis@sapo.pt (também via msn). Para outras encomendas é favor contactar para o mesmo e-mail para se combinar local e forma de entrega. O custo de cada touca é fixo e é de 5,00 euros.

- Resultados completos da Ilha de Tavira
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho / Rocha

Etiquetas:

Stoychev e Nuñez com a 4ª vitória

Decorreu no passado dia 28 de Julho a 6ª etapa do Circuito Grand Prix da FINA em Águas Abertas. A prova decorreu no Lago St-Jean no Canadá com a extensão de 32km e teve como vencedores o búlgaro Petar Stoychev e a espanhola Esther Nuñez Morera, que além de repetirem o sucesso na etapa anterior na Macedónia, venceram pela 4ª vez no Circuito.

A “Traversée Internationale du Lac St-Jean 2007” teve no bulgaro Petar Stoychev o vencedor absoluto no tempo de 6h36m29s. O nadador da casa, Simon Tobin ficou a apenas 9segundos enquanto que o argentino Damian Blaum terminou em 6h36m53s.

Do lado feminino Nuñez voltou a vencer com grande à vontade em 7h03m09s. Nos restantes lugares do pódio ficaram Shelley Clark da Austrália e Patricia Perreault do Canadá em 7h06m47s e 7h18m07s, respectivamente.

- Report BA: 1ªetapa / 2ªetapa / 3ªetapa / 4ªetapa / 5ªetapa
- Resultados completos da La Traversée Internationale du Lac St-Jean 2007
- Ranking FINA Grand Prix

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 08, 2007

Nuno Rola com esteróides anabolizantes

Desde há mais de uma semana a tentar contactar o nadador angolano infrutiferamente, tenho agora de publicar sobre um tema que detesto. De qualquer maneira fica em aberto o direito de resposta e de defesa.

Durante os Jogos Africanos que decorreram na Argélia em Julho passado, o angolano Nuno Rola foi surpreendido por um teste anti-doping positivo que acusou esteróides anabolizantes. Mesmo sem ter obtido qualquer resultado de destaque ou lugar no pódio, os seus resultados serão anulados e suspenso preventivamente.

O nadador que treina e compete em Portugal pelo Clube Futebol “Os Belenenses” aguarda agora pelo resultado da contra-amostra e consequente desenrolar do processo que poderá resultar em 2 anos de suspensão.

- O mesmo caso noticiado no estrangeiro: InSweep / BestSwimming
- Blog de Nuno Rola “Belém Sempre”

Etiquetas:

Abertura hoje em Banguecoque

A capital da Tailândia recebe a 24ª edição dos Jogos Mundiais Universitários – Universiadas, que decorre de 8 a 18 de Agosto. As provas de natação decorrem entre os dias 9 (amanhã – 5ª feira) e 14 (3ª feira).

A precisamente um ano da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, as Universiadas fazem hoje a inauguração de uma competição que vai reunir 20 desportos olímpicos e centenas de países no maior evento do desporto universitário do mundo.

- Site oficial das Universiadas
- Resultados das Universiadas 2005 (Izmir)
- Convocatória de Portugal

Etiquetas: ,

Balanço do Open Paris

Sara Oliveira foi o grande destaque desta competição de final de época, com dois mínimos olímpicos e dois novos máximos nacionais absolutos. Os mínimos de acesso a Pequim 2008 vieram nos 100M e 200M, enquanto que os recordes nacionais caíram nos 50M e 200M.

Diana Gomes também conseguiu o apuramento para aqueles que serão os seus segundos Jogos Olímpicos. O apuramento foi conseguido na prova dos 200B, ficando na prova mais curta a cerca de 1segundo do mínimo exigido pelo COP/FPN, isto depois de uma semana antes ter ficado a apenas 3centésimos desse tempo com um novo recorde nacional absoluto.

Sara Madeira também esteve no seu melhor, apenas saiu ofuscada pelo domínio da Sara Oliveira. A única hipótese de ir a Pequim será fazer melhor que Sara Oliveira, ou irem as duas se nadarem abaixo dos mínimos A da FINA – 59.35 nos 100M e 2:10.84 nos 200M.

Boa participação de Pedro Oliveira, mas apenas nos 200M (recorde pessoal e 3º melhor performance portuguesa de sempre). As provas de costas não lhe correram de feição, provavelmente pela aposta em conseguir este mínimo para Pequim (200M), isto depois de estar 99% certo em Pequim para os 200C.

Tiago Venâncio também esteve discreto ao não obter nenhum máximo pessoal. De qualquer forma a sua presença em Pequim é certa, uma vez que não parece haver quem lhe faça frente nos 100L e 200L, e ainda tem a estafeta de 4x200L. Estranho foi não o ver nadar os 200L em Paris, de qualquer forma justifica-se pela tentativa de se aproximar dos máximos absolutos de Simão Morgado nos 50M e 100M.

Depois de no primeiro dia ter-se apresentado em bom nível nos 200L, Adriano Niz não conseguiu manter o patamar de performances que prometia. De qualquer forma fica o registo de qualidade na prova mais importante do seu calendário e que lhe poderá dar o passaporte olímpico (4x200L).

Fábio Pereira também esteve bem nos 200L, acrescentando-se ainda as boas performances nas provas dos 400L e 200M. Em todos os casos ficou à beira do seu melhor ou mesmo no melhor. O acesso aos Jogos Olímpicos também provavelmente chegará via 4x200L, embora se reconheça qualidade para evoluir nos 400L e 200M e sonhar com os mínimos.

Diogo Carvalho não se aproximou dos seus melhores tempos nas suas provas principais: 200E e 200M. Mesmo assim esta foi sem duvida a sua melhor época de sempre e a de afirmação ao nível absoluto. O mínimo olímpico obtido nos 200E em Espanha não o deixa 100% descansado, já que Carlos Almeida será séria ameaça no decorrer da próxima época. De qualquer forma deve ser o 4º elemento da estafeta dos 4x200L para Pequim.

Nuno Quintanilha e Luís Pinto, depois do Open de Espanha voltaram à selecção e esperava-se um pouco mais. Os recordes pessoais não caíram e ficaram assim com menos margem de manobra para a próxima época.

Rui Magalhães: “Três resultados de ponta”
O Seleccionador Nacional considerou que “tivemos em Paris três resultados de ponta, que corresponderam aos três mínimos olímpicos. Estes resultados eram expectáveis porque quer a Diana Gomes, nos 200 metros, quer a Sara Oliveira, nos 100 metros, já tinham nadado abaixo dos tempos de qualificação para Pequim.”
Rui Magalhães admite que “esperava que houvesse mais mínimos, dado que todos os nadadores vieram imbuídos desse espírito. Haveria mais duas ou três provas onde esperávamos que os atletas pudessem obter as marcas de acesso aos Jogos.”
O responsável técnico admite que o conjunto de resultados alcançados “poderia ter sido bem melhor, até porque se apontava o pico de forma para esta competição.” (Declarações in FPN On-Line)

- Resultados do Open de Paris
- Report BA: Dia2m / Dia2t / Dia3m / Dia3t / Dia4m / Dia4t
- Página oficial do Open de Paris
- Fotos FPN: Dia31 / Dia1 / Dia2_p1 / Dia2_p2 / Dia2_p3 / Dia3_p1 / Dia3_p2 / Dia4 / Dia5
- Report FPN: Dia2m / Dia2t / Dia3m / Dia3t / Dia4m / Dia4t / Dia5m /Dia5t

Etiquetas: ,

terça-feira, agosto 07, 2007

O que só o BA viu

Decorreu no passado domingo a ligação inédita a nado entre Lagos e Portimão, em mais uma iniciativa interessante ao nível da divulgação da disciplina de Águas Abertas. Junto acrescento algumas notas que certamente têm muito interesse e que marcaram este evento.

1 - Seis nadadores deliberadamente a treinarem para o Circuito Nacional (todos excepto Leonel Mendes), com destaque para o bom desempenho de Diogo Pinto e Francisco Freitas.

2 - Mariana Santos e Diogo Martins foram também destaque ao terminarem a menos de meia hora do primeiro grupo, descrevendo no final esta Travessia como única no seu percurso de nadadores.

3 - David Gorgulho a nadar 1h08m (acompanhou o 1º grupo no inicio) em treino para os Europeus Masters onde vai “arriscar” a prova de Águas Abertas (5km) para tentar renovar este título para Portugal.

4 - Muitas ondas na parte final chegaram a enjoar Daniel Viegas, mas a Marina de Portimão já estava tão próxima que esse facto nem deu para preocupar.

5 – Também na parte final Diogo Pinto e Francisco Freitas sofreram com frio, mas graças ao chá quente tudo se solucionou.

6 - Um peixe voador, grande e gordo brindou todos os presentes a meio do percurso com uns belos voos rasantes.

7 - Destaque para a visita dos nadadores: Francisco Vital ABVE à partida; Nuno Laurentino SAD a meio percurso pregando um susto (ou tentando) aos nadadores aparecendo com mascara e tubo de mergulhador; e ainda Marta Villar SAD à chegada acompanhando o grupo de moto de água no ultimo quilometro.

8 - Destaque ainda para Zé Freitas SFUAP, que entre os populares que assistiram à chegada, foi o mais efusivo nos cumprimentos aos nadadores, ele que é o maior fã nacional desta disciplina da Natação.

9 - Boa organização da Portinado com o apoio das duas Câmaras Municipais e Marinas.

- Mais informações e fotos em OWP

Etiquetas: ,

Prova de Mar da Praia da Rocha

A prova de mar da praia da Rocha em natação organizado pela Portinado teve lugar no passado Sábado, e contou com uma das maiores participações dos últimos anos. Cerca de 300 atletas entre nacionais e muitos espanhóis, cumpriram o percurso no mar de 1200 metros, acompanhados por milhares de veraneantes que se encontravam na praia e ao longo do molhe da praia da Rocha.

O vencedor absoluto da 18ª edição da prova de mar da Praia da Rocha foi Arseniy Lavrentyev do Sport Algés e Dafundo, seguido do brasileiro Artur Pedroza do Clube Flamengo e em 3º lugar ficou Daniel Viegas do Clube de Natação da Amadora.

No sector feminino, a vencedora absoluta foi Ana Catarina Boavista do Clube Natação do Litoral Alentejano, seguida de Micheline Cardoso do Louletano/Habipro e na 3ª posição ficou Inês Bringel da Portinado.

Colectivamente, a Portinado venceu no sector masculino e feminino, tendo também arrecadado o troféu da melhor equipa absoluta.

A Prova de Mar da Praia da Rocha contou com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Clube Naval de Portimão, Portisub - Clube Subaquático de Portimão, Montepio Geral, Powerade, Gaser, Lavandaria 4 estradas, Penedo & Filhas Lda (Honda), Urbiciol, Heath Value (Clínica da Rocha), Bemposa e Algarjovicam.

- Resultados completos da Praia da Rocha / Resultados Resumo
- Post BA de apresentação do Circuito de Mar do Algarve
- Report BA: Pintadinho

Etiquetas:

sábado, agosto 04, 2007

Sara Oliveira em Pequim nos 100M

Sara Oliveira continua a afirmar-se como a estrela portuguesa do momento. Esta tarde voltou a nadar os 100M abaixo dos 1:00 pela segunda vez, com os 59.79. Mesmo não batendo o recorde nacional de 59.66 apurou-se para a final de amanhã com o 7º melhor tempo e apurou-se nesta prova para Pequim. Na final e para terminar a época em beleza, sai novo recorde?

Sara Madeira nadou novamente abaixo de 1:01, e com 1:00.71 realizou a sua 2ªmelhor marca de sempre. Mesmo assim teve de se contentar com o 11º lugar.

Diana Gomes não repetiu o feito de ontem (melhorar o tempo à tarde e fazer mínimo olímpico) e piorou o tempo nos 100B com a marca de 1:10.82, que a deixa fora da final de amanhã (foi 10ª).

Adriano Niz depois da boa prestação nos 200L do primeiro dia, apagou-se e muito nos 400L de ontem. Esta tarde reagiu nos 100C onde terminou a meia-final no 13º lugar com 57.74.

- Resultados em directo
- Report BA: Dia2m / Dia2t / Dia3m / Dia3t / Dia4m
- Página oficial do Open de Paris
- Fotos FPN: Dia31 / Dia1 / Dia2_p1 / Dia2_p2 / Dia2_p3 / Dia3
- Report FPN: Dia2m / Dia2t / Dia3m / Dia3t / Dia4m / Dia4t

Etiquetas: ,